Guerras Secretas

O que eu preciso saber para começar a ler?

Guerras Secretas – a principal saga Marvel de 2015 – começou este mês com duas belas e chocantes edições escritas por Jonathan Hickman e desenhadas por Esad Ribic. Segundo a própria editora, a saga marca o fim do Universo Marvel como conhecemos e o início de uma nova fase ainda meio obscura e misteriosa em suas publicações.

Muitas pessoas, no entanto, têm dúvidas sobre o contexto geral do universo da saga, de como este universo foi criado e o que é necessário ler para apreciar totalmente esta história. Esta matéria tem o propósito de informar sobre as origens do novo Mundo de Batalha e da super saga da editora.

Os eventos descritos abaixo podem ser considerados spoilers para quem não está acompanhando as publicações dos Vingadores nos últimos meses. No entanto, o artigo não tem o intuito de revelar a trama toda e estragar a sua leitura, mas somente oferecer um guia para você entender as forças em ação durante a saga.

OBS: Para uma compreensão mais completa, antes de ler esta matéria, leia: Guerras Secretas | O que está acontecendo com o Multiverso Marvel?

Guerras Secretas | O que eu preciso saber para começar a ler?

As Guerras começaram.

Qual a origem do Universo de Guerras Secretas?

A resposta mais simples e direta que se pode dar a um leitor que queira entender as origens das novas Guerras Secretas é: leia as 33 edições de New Avengers escritas por Jonathan Hickman. Se você está disposto a encarar a leitura (que, diga-se de passagem, é bastante agradável em geral, apesar de algumas “barrigas”) não precisa nem ler mais esta matéria.

Noventa por cento do que estamos vivenciando na saga atualmente tem origem nesta publicação e é desenvolvido ali com detalhes até em demasia. No entanto se você não quer ler, ok. Vamos dar uma repassada rápida nos principais personagens e pontos mostrados na publicação.

– Os Iluminatti: primeiramente se você não sabe quem são os Iluminatti vamos explicar: os Iluminatti são um grupo secreto composto pelos mais poderosos, brilhantes e influentes seres do Universo Marvel. Uma pequeno “clube do bolinha” (não tem mulheres) secreto criado para lidar com ameaças de grande magnitude para o Planeta Terra sem que ninguém saiba.

Guerras Secretas | O que eu preciso saber para começar a ler?

Os Iluminatti

O grupo originalmente é composto por Doutor Estranho, Tony Stark, Professor Charles Xavier, Blackagar Boltagon – Raio Negro, Namor – o Príncipe Submarino e Reed Richards. Ao longo dos anos, alguns membros saíram e outros entraram no clube, mas o núcleo original se mantém relativamente estável.

O grupo também é de conhecimento do ex-soberano de Wakanda, T’challa – o Pantera Negra, no entanto o mesmo aconselhou os membros contra sua formação inicialmente e resolveu não se envolver a princípio. Ironicamente o próprio T’challa foi o primeiro a presenciar o embrião de Guerras Secretas e do fim do Universo Marvel 616 na primeira edição de New Avengers.

E esse é o gatilho para o envolvimento dos Iluminatti em toda essa história. A partir daí o Pantera passa a fazer parte desta equipe e os Iluminatti se tornam os principais envolvidos nos eventos que levam às Guerras Secretas.

Guerras Secretas | O que eu preciso saber para começar a ler?

O Pantera Negra presencia a primeira incursão do Universo Marvel 616 em Wakanda.

– Incursões:  se você leu algo sobre o mais recente volume da revista dos Vingadores com certeza se deparou com o termo “incursão”. Mas que diabo é isso e o que isso te a ver com as Guerras Secretas? Da maneira mais didática possível: é preciso entender que existe um Multiverso Marvel – um aglomerado de muitas realidades nas quais existem versões de todos os personagens, lugares e histórias da editora.

Este é um conceito bem antigo na Marvel (e nos quadrinhos em geral) e que ocasionalmente é explorado em alguma trama ou usado para justificar alguma história fora de continuidade. Em cada um destes universos Marvel existe ou existiu um Planeta Terra (talvez haja algum em que a Terra já tenha sido destruída, mas isso não vem ao caso).

As incursões são eventos de colisões entre dois Planetas Terra em universos diferentes. O fenômeno, que tem duração de oito horas tem dois possíveis resultados: O primeiro é que os dois universos são destruídos. O segundo é que um desses universos sobrevive.

Guerras Secretas | O que eu preciso saber para começar a ler?

Um dos infográficos de Reed Richards para demonstrar as incursões.

A causa das incursões foi a morte prematura de um destes Universos Marvel de forma não natural em virtude de um evento misterioso. Isso causou uma contração imprópria no Multiverso Marvel inteiro e gerou um efeito dominó que se propagou através das incursões.

Ao final do arco de 33 edições em New Avengers é revelada a natureza deste evento inicial e algumas perguntas sobre a origem das incursões são parcialmente respondidas se você prestar atenção na leitura.

O impacto das incursões no Multiverso Marvel é imenso, ao ponto de que os últimos dois Universos que sobram ao final destas tragédias são o Universo 616 (onde se passam a maior parte das histórias da Marvel que você conhece) e o Universo 1610 (mais conhecido como Ultiverso ou Universo Ultimate).

A primeira edição de Guerras Secretas tem início justamente durante a última das incursões, enquanto os heróis do Universo 616 e do Ultiverso se enfrentam para salvar suas respectivas Terras.

Guerras Secretas | O que eu preciso saber para começar a ler?

A última incursão e o início das Guerras Secretas.

– Sacerdotes Negros: é lógico que com o advento das incursões e o fim iminente de todo um Multiverso os Iluminatti não seriam os únicos a tomar ações para prevenir uma catástrofe com esta proporção. Os Sacerdotes Negros são um grupo de misteriosos seres que se envolveram no teatro multiversal com o intuito de impedir o fim dos universos.

Guerras Secretas | O que eu preciso saber para começar a ler?

Sacerdotes Negros durante uma incursão.

A diferença entre eles e os Iluminatti é que a estratégia utilizada pelos Sacerdotes é destruir uma quantidade de Planetas Terra suficiente para estabilizar as contrações no multiverso e impedir seu fim. Isto os coloca em conflito direto com as forças protetoras dos universos que visitam, além de outros conflitos com os seres chamados Cisnes Negros, os Reis de Marfim e seus Cartógrafos. Mais tarde durante as edições de New Avengers é revelada uma profunda relação entre um dos membros dos Iluminatti e os Sacerdotes.

– Reis de Marfim, Cartógrafos e Sidera Maris: os Reis de Marfim também chamados de Beyonders ou Lordes Brancos do espaço selvagem são entidades alienígenas no limite da onipotência que realizam experimentos através de todo o multiverso desde seu início.

Seu maior experimento consiste na destruição simultânea programada de TODAS as realidades da Marvel. Para isso os Reis criam uma versão de Owen Reece, o Homem Molecular em cada um dos planetas Terra do Multiverso Marvel e o usam como uma espécie de “bomba universal” programada para destruir aquele universo quando o personagem morrer.

O Homem Molecular é, na verdade, um dispositivo de destruição multiversal criado pelos Beyonders e sua morte causa a morte de todo o universo que ele habita. As mortes são programadas para acontecer todas ao mesmo tempo e destruir todo o Multiverso enquanto os Beyonders observam e estudam este fenômeno.

Guerras Secretas | O que eu preciso saber para começar a ler?

A descoberta dos Reis de Marfim, também chamados de Beyonders.

Pouco se sabe sobre estes seres ainda, no entanto é revelado que o Beyonder que organizou o primeiro confronto chamado Guerras Secretas (a saga original) no Universo Marvel no qual heróis e vilões da Terra se enfrentaram era na verdade um jovem Rei de Marfim de sua espécie brincando com a realidade do universo 616 naquela época.

Após a intervenção do ser conhecido como Rabum Alal em seus planos de destruição do Multiverso Marvel, os Reis de Marfim criam os seres conhecidos como Cartógrafos que tem a intenção de mapear universos nos quais haja algum tipo de interferência, coletar amostras e informações. Os Beyonders ainda criaram uma outra raça de seres denominados Sidera Maris, que são responsáveis por garantir que não haja interferência no curso das incursões.

– Rabum Alal e seus Cisnes Negros: Rabum Alal é uma misteriosa entidade envolvida na trama das incursões há muitos anos. Seu objetivo é também salvar o multiverso Marvel. No entanto sua estratégia difere dos demais. Rabum Alal descobre sobre os planos dos Reis de Marfim de destruição do multiverso e com a ajuda do próprio Homem Molecular viaja ao passado para outra realidade para matar uma contraparte de Owen Reece.

O próprio Owen assassina o Homem Molecular daquele universo causando a morte prematura daquela realidade e dando origem às incursões. O Homem Molecular então convence Rabum Alal a matar suas contrapartes através do Multiverso para tentar frustrar os planos dos Reis de Marfim. Tem início a jornada de Rabum Alal para tentar salvar algo do Multiverso Marvel da melhor maneira possível.

No final do arco mostrado em New Avengers, Rabum Alal (agora tendo revelado sua verdadeira identidade que não iremos estragar) confronta os Beyonders e esta batalha causa a redução da quantidade de realidades do Multiverso Marvel de milhares para somente algumas dúzias, acelerando muito o processo que leva a última incursão e a criação do mundo de Guerras Secretas.

Guerras Secretas | O que eu preciso saber para começar a ler?

Cisne Negro durante a primeira incursão ao Universo 616 em Wakanda.

Os Cisnes Negros são um culto de adoração a Rabum Alal que, a princípio o auxiliam na sua tarefa de assassinar Owens pelo multiverso. Algum tempo depois um grupo dissidente de Cisnes Negros começa a destruir planetas Terra do multiverso como oferenda para Rabum Alal e na tentativa de dar mais tempo aos universos restantes.

Uma destas Cisnes é derrotada durante a primeira incursão no universo 616 pelo Pantera Negra e capturada pelos Iluminatti. Através dela Reed Richards obtém as informações para dar início a seus planos para salvar seu universo da destruição.

Tá, mas quem causou o fim do Multiverso Marvel?

Se você teve paciência de ler até aqui (ou se leu todo o run de Jonathan Hickman em New Avengers) já entendeu que não há um culpado pelo fim do multiverso e sim um conjunto de fatores. Agora que você conhece os principais atores desta verdadeira ópera multiversal podemos fazer um pequeno resumo dos fatos que levaram à destruição do Multiverso Marvel e a criação do Mundo de Batalha mostrado em Guerras Secretas. Vamos lá:

Primeiramente os Reis de Marfim planejavam destruir todos os universos Marvel simultaneamente através de várias versões do Homem Molecular, que funciona como uma bomba universal. No entanto, seu plano foi descoberto por Rabum Alal que com a ajuda do próprio Homem Molecular, viajou para outra realidade e assassinou uma de suas contrapartes.

O assassinato do Homem Molecular causa a morte prematura daquele primeiro universo e este evento não natural dá início às incursões. As incursões são um mecanismo de destruição do multiverso que não foi planejado originalmente pelos Reis de Marfim, no entanto sem ver outra alternativa os mesmos criam os Cartógrafos e os Sidera Maris para garantir que estas incursões destruam todo o multiverso.

Rabum Alal confronta os Reis de Marfim e o resultado deste conflito reduz drasticamente a quantidade de realidades do Universo Marvel de milhares para poucas dúzias. No final das incursões restam somente dois universos – o 616 e o 1610. A incursão final entre estes dois universos dá origem ao Mundo de Batalha no qual se passam as Guerras Secretas.

Guerras Secretas | O que eu preciso saber para começar a ler?

Reed estava certo desde o início.

É lógico que muitos outros personagens tem participação marcante durante os eventos que precedem a saga. A Cabala de Thanos poderia ser citada; os personagens do Ultiverso como Reed Richards; os Vingadores e o Capitão América.

Entretanto o artigo já é confuso o suficiente com esta quantidade de atores mostrada e ficaria ainda mais indigesto se cada participação na saga das incursões fosse esmiuçada em detalhes. Todo o arco que dá origem à saga é bastante complexo e cheio de participações marcantes de personagens Marvel. Então se você se interessou o ideal é cair dentro de New Avengers.

O intuito do artigo foi dar algumas ferramentas para que o leitor que chega “crú” ao evento consiga entender um pouco de suas origens e da razão pela qual após o fim da saga muita coisa pode mudar no Universo Marvel.


Veja também:


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.