DC Comics

Tudo sobre “Futures End” a nova saga que chega ao Brasil em 2015

A saga mais recente da DC Comics publicada no Brasil, chamada Vilania Eterna, acabou em janeiro. Quando Vilania teve seu fim, imediatamente (no mesmo mês de Maio de 2014) a editora lançou, lá fora, um título semanal e deu início a sua saga atual, chamada Futures End.

Apesar de Futures End estar batendo à nossa porta, existem poucas informações (e muitas especulações) oficiais da editora que publica DC atualmente no Brasil, sobre o título e principalmente sobre o formato em que esses títulos serão lançados aqui.

No entanto nós nos antecipamos e vamos contar nesse guia rápido (e quase sem spoilers) tudo que você precisa saber sobre a saga que já mudou muita coisa na editora lá fora.

O que é o “Futures End” (Fim dos Tempos, no Brasil)?

DC Comics | Tudo sobre "Futures End" a nova saga que chega ao Brasil em 2015

Daqui a 35 anos o Universo DC é um lugar sombrio.

A ideia inicial de Futures End é que daqui a trinta e cinco anos o Universo DC sente os efeitos catastróficos de um misterioso conflito através do Multiverso. A Terra, já muito fragilizada, é atacada e dominada pela inteligência artificial chamada “Irmão Olho” (aquele mesmo). Os quase todos os super-heróis foram dominados pelo agente tecnológico e agora são versões disformes e malignas do que foram um dia.

É LÓGICO que sempre tem alguém para resistir bravamente a esse tipo de hecatombe em sagas apocalípticas desse tipo. E é LÓGICO também que, em se tratando de DC Comics, esse alguém é SEMPRE o Batman.

Sendo assim, Bruce Wayne se vale de um dos conceitos mais banalizados nas histórias em quadrinhos e constrói uma máquina do tempo para impedir que o Irmão Olho seja construído. O problema é que a Batcaverna é invadida pelos ciborgues meta-humanos do Irmão Olho e Bruce, totalmente dominado pelos mesmos, encarrega Terry McGinnis (o Batman do Futuro) com a missão de impedir a ascensão da perversa inteligência artificial.

Por danos resultantes do conflito com os ciborgues, a máquina do tempo de Batman não funciona da maneira esperada e Terry chega cinco anos atrasado, nos colocando diretamente na época em que os eventos de Futures End ocorrem. Ou seja: a saga é ambientada no Universo DC Comics daqui há cinco anos.

Partindo desta premissa Futures End semanalmente conta histórias paralelas, com vários núcleos narrativos que se interligam. As histórias mostram um Universo DC muito diferente do que conhecemos atualmente e dão pistas de uma misteriosa guerra entre as forças de Apokolips, a Terra-2 e a Terra-0 que acontece no meio desse caminho e acaba misturando personagens de ambos Universos.

Consequências terríveis para os habitantes de nosso planeta e para os heróis da DC são mostradas de maneira breve e, eventualmente, vamos descobrindo mais e mais sobre este futuro sombrio.

Os roteiristas responsáveis pela HQ são Brian Azzarello, Keith Giffen, Dan Jurgens e Jeff Lemire. A revista tem artistas itinerantes, por exemplo Patrick Zircher, Ethan Van Sciver, Jesus Merino, Dan Jurgens, Aaron Lopresti, Scot Eaton, Dexter Vines, entre outros.

Quem faz parte do elenco da saga?

Apesar de Futures End tratar do Universo DC da Terra-0 (e um pouco da Terra-2) como um todo e ter participações e aparições breves de quase todo o elenco atual da editora, temos alguns personagens centrais que carregam as principais histórias da saga.

Batman do Futuro (Terry McGinnis)

DC Comics | Tudo sobre "Futures End" a nova saga que chega ao Brasil em 2015

– Um favorito dos fãs está de volta. Nas primeiras edições, Terry McGinnis é o personagem central da saga. O pupilo de Bruce Wayne voltou no tempo para tentar impedir a ascensão do Irmão Olho, e com a ajuda da inteligência artificial “Alfred”, este viajante do tempo tenta de todas as formas impedir que o flagelo de seu tempo seja criado.

Sr. Incrível (Michael Holt)

DC Comics | Tudo sobre "Futures End" a nova saga que chega ao Brasil em 2015

– O “Steve Jobs/Usain Bolt” da DC Comics está de volta e é o bendito pai do tal “Irmão Olho”. Holt é introduzido inicialmente na apresentação de seu novo produto revolucionário, a chamada “Esfera U” (uSphere, no original), que é capaz de armazenar toda a consciência e memórias dos humanos em um HD, além de possuir uma infinidade de outras funções práticas. Não é necessário dizer que Michael entra em conflito direto com McGinnis e que os dois fazem parte do mesmo núcleo narrativo, né?

Robin Vermelho (Tim Drake)

DC Comics | Tudo sobre "Futures End" a nova saga que chega ao Brasil em 2015

–  O líder dos Titãs foi um dos personagens que mais sofreu com as consequências da Guerra entre Apokolips e os heróis da Terra. Cinco anos no futuro, Tim é um homem cheio de cicatrizes emocionais, fugindo de seu passado de glória. A história mostra sua relação com Madison Payne, filha do criminoso de guerra Maxwell Payne, que é conturbada e confusa.

Nuclear (Jason Rusch/Ronnie Raymond)

DC Comics | Tudo sobre "Futures End" a nova saga que chega ao Brasil em 2015

– Após acontecimentos trágicos ocasionados pela guerra, um dos personagens mais poderosos da DC Comics é um arremedo do que já foi um dia. Aqui acompanhamos Jason Rusch e Ronnie Raymond, em um conflito que vai mudar para sempre o destino de Nuclear no Universo DC.

Frankenstein

DC Comics | Tudo sobre "Futures End" a nova saga que chega ao Brasil em 2015

– O monstro guerreiro secular vive em reclusão após os eventos da guerra. Ele é recrutado novamente pela organização S.H.A.D.E., para investigar o misterioso desaparecimento de todo o Stormwatch. O monstro, então, se junta a Ray Palmer e Ametista, e eles viajam através da Zona Fantasma para descobrir muito mais do que imaginavam sobre as origens do Irmão Olho.

Bandoleiro (Cole Cash)

DC Comics | Tudo sobre "Futures End" a nova saga que chega ao Brasil em 2015

– Cole passa seus dias de pós-guerra tranquilamente, fazendo o que mais gosta (e talvez a única coisa que saiba) de fazer: caçar a raça alienígena conhecida como “Daemonite”. Devido às suas habilidade de detecção de poderes e alienígenas, ele é sequestrado por King Faraday e forçado a trabalhar na Ilha Cadmus, juntamente com a irritante e onipotente garotinha chamada Fifty Sue, e com o Exterminador. Neste núcleo narrativo, descobrimos o que a Cadmus vem fazendo com os heróis refugiados da Terra-2.

Lois Lane

DC Comics | Tudo sobre "Futures End" a nova saga que chega ao Brasil em 2015

– A repórter mais famosa do Universo DC desempenha um papel importantíssimo na saga, investigando acontecimentos em quase todas as linhas narrativas da história e revelando os mistérios do pós-guerra no Universo DC. Entre suas descobertas atuais estão os experimentos na ilha Cadmus, além de uma história chocante sobre o motivo pelo qual Superman começou a esconder o rosto após a guerra.

Superman

DC Comics | Tudo sobre "Futures End" a nova saga que chega ao Brasil em 2015

– O Superman e, na verdade toda a Liga da Justiça, foram afetados severamente pela guerra. O Homem de Aço teve de fazer algo muito horrível que ainda não foi revelado, cujas sérias consequências o obrigam a usar uma máscara e um novo uniforme. Não há muito o que revelar sobre esta linha narrativa sem estragar a leitura, mas pode-se dizer que é um período sombrio para o herói.

Sim. Existem muitos outros personagens figurando as páginas da revista, mas qualquer menção mais aprofundada pode estragar a sua leitura do título, o que não é a intenção do artigo.

As minhas mensais serão afetadas pelo evento?

DC Comics | Tudo sobre "Futures End" a nova saga que chega ao Brasil em 2015

Uma das capas dos tie-ins de Futures End

Não se preocupe com o rumo que as suas mensais vão tomar com o advento de Futures End. O título semanal não tem interligação direta (ainda) com a linha de publicações da DC Comics. Se você está lendo Flash, Mulher-Maravilha ou até a própria Liga da Justiça, saiba que os eventos mostrados na saga se passam em um futuro relativamente distante.

No entanto, no mês de Setembro de 2014, em comemoração aos 3 anos dos “Novos 52” a editora lançou histórias em uma parte (edições simples de número 1) mostrando toda a sua linha editorial cinco anos no futuro. Com isso os leitores tiveram a oportunidade de vislumbrar a situação de seus heróis favoritos no Universo de Futures End durante aquele mês.

Como o público recebeu a saga lá fora?

A princípio Futures End foi recebida com um misto de curiosidade e desconfiança pelo público da DC Comics. Muitos fãs, no entanto, desistiram momentaneamente de acompanhar a história que fica excessivamente – e intencionalmente – cheia de “pontos cegos” e mistérios a partir de seu segundo mês.

Entretanto, as recentes revelações mostradas nos núcleos de Frakenstein, no resgate do Stormwatch na Ilha Cadmus e principalmente sobre a situação do Superman, re-aqueceram o mercado e Futures End, atualmente, é considerada uma leitura semanal extremamente interessante. Portanto, para quem tem paciência de ler as primeiras 15 edições, o futuro reserva ótimas surpresas.

Qual a relação de Futures End com a nova saga Convergence?

DC Comics | Tudo sobre "Futures End" a nova saga que chega ao Brasil em 2015

É impossível responder esta pergunta sem estragar a leitura de Futures End. O que é possível dizer é que com o advento do novo título semanal “Earth 2 – Worlds End”, que conta explicitamente como a Terra-2 foi invadida e destruída pela invasão das forças de Apokolips, e com a revelação bombástica mostrada no núcleo protagonizada por Frankenstein e Ametista, “Convergence” parece ser uma consequência direta do caos multiversal que assola a DC Comics atualmente, mostrado nesses dois títulos.

DC Comics | Tudo sobre "Futures End" a nova saga que chega ao Brasil em 2015

OBS: O guia acima tem o intuito de introduzir o conceito da saga e apresentar seus principais personagens e ramificações para o Universo DC. Não há como fornecer mais informações sem acabar revelando algum spoiler, mas se você tiver alguma dúvida comente abaixo ou entre em contato via Twitter e ficaremos felizes em bater um papo sobre a saga.


A primeira edição da saga acabou de chegar em terras brasileiras e está em pré-venda. Clique e compre: FIM DOS TEMPOS #1


Veja também:


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.