Guerras Secretas

O que está acontecendo com o Multiverso Marvel?

Ao longo dos últimos dois meses estamos acompanhando uma série de anúncios referentes a sagas passadas da Marvel como Marvel Zombies, A era do Apocalipse, Futuro Imperfeito, sendo divulgados pela editora.

Recentemente descobrimos através de um teaser que estas linhas narrativas formam o mapa do Mundo de Batalha (Battleworld no original) do evento do ano que vem da editora chamado Guerras Secretas.

Guerras Secretas será o evento principal da Marvel em 2015. A saga se inicia imediatamente após os eventos atuais do título dos Vingadores ao final do arco “Times Runs Out” no verão americano do ano que vem.

Guerras Secretas | O que está acontecendo com o Multiverso Marvel?

A guerra do Multiverso Marvel começa em 2015.

Somente como lembrete Guerras Secretas originalmente é o primeiro grande crossover da editora publicado na década de oitenta. Foi a primeira série lançada pela Marvel a reunir os seus maiores heróis e vilões em uma luta épica em um campo de batalha organizado pelo ser chamado Beyonder.

Na época, Guerras Secretas reuniu desde membros do Quarteto Fantástico, X-Men e Vingadores, até vilões como Doutor Destino, Doutor Octopus, Magneto e a Gangue da Demolição.

E o que diabos “Guerras Secretas” tem a ver com o Multiverso Marvel?

TUDO!

Primeiramente se você olhar casualmente o lindo poster de divulgação da saga desenhado por Alex Ross, mesmo que casualmente vai notar a presença de várias versões diferentes de seus personagens favoritos. Isso vai desde personagens do MC-2, passando por Poder Supremo, o Ultiverso e até encarnações futuras de velhos conhecidos como Arno Stark.

Os personagens estão se enfrentando em larga escala e isso quer dizer que algo de muito errado está acontecendo com o Multiverso Marvel.

Esses encontros entre personagens de universos e linhas temporais alternativas são cada vez mais frequentes nas publicações recentes da editora. Alguns exemplos são os X-Men originais presos na linha temporal atual, sem condições de retornar ao passado e agora perdidos no universo Ultimate.

A estreia de Angela vinda de outro ramo dos “Nove Mundos” de Yggdrasil na mitologia nórdica. A recente chegada do Homem-Aranha 2099 ao universo 616. A invasão do Galactus 616 ao Ultiverso e finalmente as benditas incursões e contrações entre universos que dominam a linha narrativa do título dos Vingadores desde o início de 2013.

Guerras Secretas | O que está acontecendo com o Multiverso Marvel?

O novo Mundo de Batalha. Cada um dos “países” representa uma saga Marvel.

Esses são só alguns exemplos, mas segundo o presidente de publicações da Marvel, Dan Buckley todas as histórias da editora atualmente se encaminham para este cataclisma no Multiverso chamado Guerras Secretas e aqui você vai descobrir onde começou essa bagunça toda.

No início haviam os Construtores…

Para entendermos como o Multiverso se quebrou e entrou em colapso é fundamental voltarmos ao início do Universo Marvel e entender um pouquinho como ele foi criado. Segundo a recente versão de Jonathan Hickman, no início havia a Uni-Força (representada atualmente por sua hospedeira a Capitã Universo).

A partir da Uni-Força foram criados o seres chamados Construtores. Os Construtores são compostos de 7 raças: Criadores, Engenheiros, Curadores, Cuidadores, Alephs, Abyssi e os Jardineiros. Por milênios essa raça agiu na formação do Universo Marvel, imaginando, criando, mantendo e cuidando de todo o cosmo com conhecimento de muitos poucos seres.

Guerras Secretas | O que está acontecendo com o Multiverso Marvel?

Os Construtores já sabiam da crise no Multiverso Marvel e tentam impedir atacando a Terra.

Na recente saga Infinito porém, os Construtores se revelaram uma enorme ameaça se voltando contra todo o Multiverso. Os Construtores alegam que o Planeta Terra no Universo 616 (o Universo principal da Marvel) é o nexo causal do colapso e eventual morte de todo o Multiverso.

Com isso lançam um ataque em larga escala ao Universo 616 e causam em uma feroz batalha espacial envolvendo quase todo o universo Marvel. Eventualmente os Construtores são derrotados pelos esforços dos Vingadores, porém a ameaça da morte do Multiverso permanece.

Tá… Quem quebrou o meu espaço-tempo?

A resposta mais óbvia para esta pergunta seria: os roteiristas. No entanto eles não assumem este tipo de irresponsabilidade, então temos que voltar um pouco na cronologia para contar onde é que a coisa desandou no fluxo do espaço-tempo na Marvel. Espero que não acabemos criando uma linha temporal alternativa no processo…

Guerras Secretas | O que está acontecendo com o Multiverso Marvel?

Wolverine testemunha várias de suas linhas temporais em “A Era de Ultron”

Muitas pessoas, inclusive na editora, assumem que o evento responsável por “descaralhar” totalmente o espaço-tempo na Marvel foi o final da saga “A Era de Ultron”. Na história, em um futuro alternativo dominado pela inteligência artificial criada por Hank Pym, o que resta dos maiores heróis da Terra tentam lutar contra a tirania do déspota digital.

Em um desses esforços Wolverine e Sue Richards voltam no tempo para impedir a criação da inteligência artificial. Sem entrar em muitos detalhes da saga estes abusos repetitivos no fluxo temporal da editora são considerados a gota d’água para que o espaço-tempo na Marvel entrasse em colapso e de fato o final desta saga culminou na era atual da editora onde os encontros entre personagens de Universos e linhas temporais distintas são cada vez mais frequentes.

No entanto existe uma linha narrativa de 2010 no início da Era Heroica na Marvel escrita por Brian Michael Bendis que talvez seja a causa raiz de todos os problemas atuais no fluxo cronológico de seu Multiverso. A trama envolve o “zelador” do tempo na Marvel, o ser chamado Immortus, que tem múltiplas versões como Rapaz de Ferro e Kang. Immortus tem como diretiva manter as linhas temporais da Marvel em ordem e isso o faz entrar em conflito com os heróis do Multiverso por diversas vezes na história da editora.

Immortus é figura fundamental para a manutenção do fluxo cronológico da editora.

Guerras Secretas | O que está acontecendo com o Multiverso Marvel?

Seriam os “Next Avengers” responsáveis pelo colapso do espaço-tempo?

Resumidamente, em uma das primeiras aventuras dos Vingadores na chamada “Era Heroica”, os heróis são recrutados por Immortus para uma missão que consiste em salvar o fluxo temporal. O vilão disfarçado em sua versão Kang manipula os Vingadores e os convence a viajar ao futuro para prevenir um anomalia temporal causada pelos filhos dos Vingadores conhecidos como “Next Avengers”.

Após algumas batalhas naquela época e no futuro da Marvel envolvendo anomalias temporais e o próprio Ultron, os Vingadores conseguem aparentemente sanar os todos problemas temporais. Quando os Vingadores retornam ao tempo presente, Immortus, ainda no futuro, revela sua verdadeira face, escraviza o Homem de Ferro e o Hulk do futuro, mas é assassinado pelos Next Avengers.

Apesar de Immortus eventualmente retornar a vida através do limbo algum tempo depois, este evento em particular, somado a fragilizada condição do espaço-tempo na Marvel pode muito bem ter dado a partida para a destruição de todos os presentes, passados e futuros da editora e consequentemente o colapso no Multiverso.

É claro que a editora alega que este não é o evento gatilho, se referindo sempre a Era de Ultron e outros abusos temporais no universo 616 para a condição atual do Multiverso. O fato é que o Multiverso já não vem bem das pernas há bastante tempo e mais ou menos na mesma época da morte de Immortus, pode-se notar uma preocupação do autor Jonathan Hickman (na época escrevendo sua aclamada passagem pelo Quarteto Fantástico e Fundação Futuro) com um eventual colapso temporal.

Em Fantastic Four #582, uma Valeria Richards adulta avisa sua mãe sobre um futuro evento onde todas as realidades se fundem em uma linha temporal única. Segundo Valeria, ela e seu irmão Franklin serão as âncoras da resultante deste evento e se sacrificarão para manter este novo futuro. Este evento está prestes a acontecer e se você está lendo qualquer título da Marvel atualmente é possível que já tenha detectado isso.

Guerras Secretas | O que está acontecendo com o Multiverso Marvel?

Valéria Richards já sabia de tudo lá em 2010.

E como está essa zona agora?

Às portas de uma mega crise (pode usar essa palavra pra falar da Marvel, né?) Multiversal os Universos Marvel estão colidindo e se misturando cada dia de maneira mais aparente.

Recentemente o autor Dan Slott deu início nas revistas do Homem-Aranha ao evento chamado Spiderverse no qual os Aranhas de todo o Multiverso se unem contra uma ameaça em comum.

No campo dos Vingadores presenciamos uma recente história na qual o Capitão América salta milhares de anos no futuro e confronta Immortus, Kang e o Rapaz de Ferro e é alertado sobre o fim de tudo.

Guerras Secretas | O que está acontecendo com o Multiverso Marvel?

O vilão Zarrko em “Hulk” explica quem “quebrou” o espaço-tempo na Marvel.

Ainda no campo dos Vingadores a equipe híbrida com os X-Men chamada de Fabulosos Vingadores recentemente foi responsável pela criação de mais uma realidade alternativa ao tentar impedir (com a “ajuda” de Kang e Immortus novamente) que o gêmeos Apocalypse destruíssem o planeta Terra.

Normalmente quando os personagens retornam de universos alternativos não se lembram dos eventos vividos lá. Não é o caso deste arco: Alex Summers e Janet Van Dyne tiveram uma filha neste futuro alternativo e se lembram perfeitamente destes eventos. Isso denota o quanto as barreiras dimensionais estão fragilizadas.

O Universo Ultimate foi severamente afetado pelo enfraquecimento das barreiras multiversais recentemente. Além de ter que encarar um faminto Galactus do 616, agora os heróis do Ultiverso recebem a visita dos X-Men originais que foram transportados após o encontro com um mutante tão poderoso que o próprio Charles Xavier teve de “desligar” seus poderes.

Guerras Secretas | O que está acontecendo com o Multiverso Marvel?

Os novos X-men estão presos no Ultiverso atualmente.

Fora isso o próprio Hulk recentemente foi responsável por uma “faxina” temporal lutando contra os “Crono Anarquistas” em um festival de realidades alternativas.

O fato é que Guerras Secretas não será um evento comum de verão na Marvel. Além de durar praticamente o ano que vem inteiro a saga é uma declaração de amor a todas as versões alternativas já apresentadas na editora ao longo dos anos.

Guerras Secretas tem tudo para modificar radicalmente o Multiverso Marvel e iniciar uma nova era na divisão de quadrinhos da empresa.

As pistas foram dadas lá atrás, o campo de batalha está definido, o Multiverso se desmantela assustadoramente e a guerra se aproxima.

E Você? Está preparado?


Veja também:


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.