Curiosidades sobre "Constantine" (2005)
in

Curiosidades sobre “Constantine” (2005)

Conheça algumas curiosidades e fatos interessantes sobre um dos melhores filmes de quadrinhos

Apesar de ser formado por um elenco de ponta, “Constantine” (2005) dividiu o público e a crítica por talvez não representar o tipo de adaptação cinematográfica de quadrinhos que os espectadores queriam ver. O longa que fez de Keanu Reeves protagonista, é baseado no personagem da DC Comics.

Constantine” (2005) é até hoje relembrado por seu tom sombrio e, mesmo podendo não ter apresentado o tom de seu material original, ele mostrou uma ótima jornada para John Constantine. Um humano com a habilidade de perceber quem dentre os meros mortais, é um meio-anjo ou meio-demônio – visto que os seres híbridos agora habitam quietamente o mundo terreno, influenciando as pessoas das formas mais cruéis possíveis.

Constantine eventualmente cruza caminho com a detetive Angela Dodson (Rachel Weisz), que não acredita que sua irmã gêmea, uma devota católica-romana, cometeu suicídio e parte em busca de John, que aparentemente tinha alguma conexão com ela.

Curiosidades sobre "Constantine" (2005)

O drama, na verdade, se estende para controversas histórias mitológicas do catolicismo e, talvez por essa razão, tenha causado desconforto com um público mais sensível. Afinal, Weisz também interpreta Mammon, o filho de Lúcifer, que utiliza o corpo de Angela para escapar do reino do pai e se infiltrar na Terra – em que os planos irão se concretizar com a ajuda do arcanjo Gabriel, interpretado pela figura andrógina e aplaudivel de Tilda Swinton. Além disso, Shia LaBeouf também faz sua aparição no filme como o pupilo de John Constantine, Chas Kamer, que não perde oportunidade de ajudá-lo em seus casos.

Embalado na energia mística de Constantine, conheça algumas curiosidades sobre o filme e fatos interessantes que rolou nos bastidores.

Curiosidades sobre "Constantine" (2005)

•  A “Lança do Destino” utilizada no filme é a mesma de “Hellboy” (2004).

• A “Lança do Destino” também é conhecida como a lança de Longinus. Longinus foi o nome do soldado romano que usou a lança para perfurar o lado de Cristo durante a crucificação.

• A bandeira nazista usada na produção, foi destruída depois das gravações para impedir que caísse nas mãos de grupos neo-nazistas.

• Originalmente, Tarsem Singh estava cotado para dirigir o filme no lugar de Francis Lawrence, e Nicolas Cage daria vida a John Constantine. Porém, Singh disse que “com Cage, não posso fazer o filme que queria” e saiu do projeto; logo depois, o ator fez o mesmo. Já imaginou como seria Nicolas Cage como Constantine?

• As granadas sagradas, na verdade, eram ornamentos de Natal preenchidas com água.

• Durante a narrativa, o protagonista é visto fumando treze cigarros – e o número geralmente não está associado a algo bom.

Curiosidades sobre "Constantine" (2005)

• O roteiro original tinha o Inferno representado como um vazio negro com um piso coberto de óleo.

•  A aparência do Inferno foi baseada em imagens antigas de testes nucleares, especificamente a repentina onda de choque causada imediatamente após a explosão que desintegra qualquer coisa em seu caminho, por isso a aparência de paisagem em ruínas.

• Rachel Weisz permaneceu vários dias visitando o necrotério como pesquisa para sua personagem.

•  A premiere do filme, no Cinema Bergen, na Noruega, contou com 666 pessoas.

•  Constantine é a segunda colaboração nos cinemas de Weisz e Keanu Reeves. Eles já atuaram juntos em “Reação em Cadeia” (1996).

•  Mel Gibson e Kevin Spacey também foram considerados para o papel principal.

•  Uma réplica em tamanho real de Weisz foi utilizada para representar o cadáver da irmã gêmea de Angela, Isabel, que alegadamente cometeu suicídio.

Curiosidades sobre "Constantine" (2005)

• Quando Gabriel (Tilda Swinton) está no hospital explicando seu plano e o de Mammon para Constantine, é possível ver duas palavras em seus pulsos: “tristeza” e “paixão”, ambas conversando com a história bíblica do personagem.

• O título original seria “Hellblazer” (mesmo nome dado as histórias em quadrinhos do personagem publicadas até então pela Vertigo), mas a produção achou que se assemelhava muito a “Hellboy”, lançado um ano antes. Dessa forma, o nome foi mudado para não confundir o público.

• Segundo o comentário do diretor no DVD, o pano que Constantine acende para derrotar os demônios voadores é um pedaço da mortalha de Moisés, dada a ele por Beeman.

• As juntas de bronze de Constantine são feitas de ouro que foi abençoado por um bispo durante as Cruzadas.

• Quando a garota possuída rasteja no teto no início do filme, ela diz: “Papatayin natin sila!” Esta é uma frase em tagalo (filipino) que significa “Mataremos todos!”.

Curiosidades sobre "Constantine" (2005)

• A tatuagem nos braços de Constantine é o símbolo alquímico do Rei Vermelho, que foi usado (por ele) para proteção. É “o triângulo do fogo com três setas radiantes abaixo representa o ‘Rei Vermelho Perfeito’, o enxofre dos filósofos”.

• Shia LaBeouf foi recomendado por Akiva Goldsman para participar do longa-metragem após sua impressionante performance em “Eu, Robô” (2004).

• Além de John Constantine, os únicos personagens que sobreviveram a transição da história em quadrinhos para o cinema são Ellie (uma demônio principalmente cortada do lançamento teatral original), Papa Midnite, Chaz Kramer e Gabriel. Todos os outros personagens foram inventados para o filme.

• O táxi de Chaz leva o número “3333”. Na numerologia bíblica, o número 3 representa a divindade, ou o Pai, Filho e Espírito Santo, enquanto o número 4 representa Deus, colocando as coisas em ordem. Assim, o número do táxi de Chaz significa não apenas que Deus tem um plano para Constantine, mas também que Chaz é uma parte divina desse plano.

• Este é o segundo filme em que o anjo Gabriel está preso na Terra como humano. O primeiro foi “Anjos Rebeldes 2” (1998).

“Constantine” está disponível pra assistir na Hbo Max.

+ Aproveite para conhecer os segredos e bastidores de filmes marcantes do cinema.

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

A paixão de Hollywood em destruir a Golden Gate

A paixão de Hollywood em destruir a Golden Gate

No Place For Bravery | Novo game da Glitch Factory já está disponível