Curiosidades sobre o filme "A História Sem Fim" (1984)
in

Curiosidades sobre o filme “A História Sem Fim” (1984)

Se você tem pouco mais de 30 anos, com certeza deve ter visto esse filme nos tempos dourados da “Sessão da Tarde”. “A História Sem Fim (1984) marcou a infância de muitas pessoas e o longa se tornou um clássico da fantasia.

As aventuras de Bastian foi dirigido e co-escrito por Wolfgang Petersen, lançado em 1984 e com produção germano-americana. O sucesso foi tanto, que “A História Sem Fim” ganhou mais duas sequências, “A História Sem Fim 2” e “A História sem Fim 3“.

“A História Sem Fim” conta mostra a jornada de Bastian (Barret Oliver) um garoto sonhador, que usa a imaginação como refúgio para as coisas que o deixa triste, como as provas de matemática, brigas na escola e, especialmente, a perda de sua mãe. Num belo dia, enquanto caminhava para a escola, Bastian briga com outros garotos e foge para uma livraria, onde toma o conhecimento de um livro chamado “A História Sem Fim“. Ele começa a folhear o livro, a leitura faz com que ele seja transportado para o mundo fantástico chamado “Fantasia”, habitado por um caracol de corrida, um morcego planador, um dragão da sorte, elfos, uma Imperatriz Criança (Tami Stronach), o guerreiro Atreyu (Noah Hathaway) e uma pedra ambulante chamada “Come-Pedra”. O jovem começa a visualizar o que lê. A imperatriz que governa “Fantasia” está morrendo e, junto com ela, todo aquele mundo habitado por criaturas maravilhosas. Um jovem guerreiro é a única esperança para encontrar a cura para a doença da imperatriz e impedir que aquele mundo fosse engolido pelo “Nada”.

Leia mais:

Curiosidades sobre o filme "A História Sem Fim" (1984)

Veja abaixo algumas curiosidades e segredos de “A História Sem fim” (1984)

• “A História Sem Fim” foi o filme mais caro já produzido na Alemanha.

• Foi o primeiro filme em inglês do diretor Wolfang Petersen. Entre os destaques estão, “Força Aérea Um” (1997), “Mar em Fúria” (2000), “Troia” (2004) e “Poseidon” (2006), seu ultimo filme.

Curiosidades sobre o filme "A História Sem Fim" (1984)

• O filme é baseado no livro “Die unendliche Geschichte” do escritor alemão Michael Ende.

• “A História Sem Fim” em si, “acaba” na metade do livro.

• A maior parte das filmagens foram realizadas na Alemanha, no verão de 1983, um dos anos mais quente do país em 25 anos.

• A música tema foi cantada por Limahl, que era o vocalista da banda pop Kajagoogoo.

Leia mais: Curiosidades sobre o filme “Jovens Bruxas” (1996)

Curiosidades sobre o filme "A História Sem Fim" (1984)

• Steven Spielperg é o dono do Auryn original utilizado nas filmagens, ele encontra-se na sala do cineasta protegido por uma redoma de vidro.

• Para fazer a adaptação chegar mais perto do livro, a equipe de maquiagem tentou pintar “Noah Hathaway” de verde, mas o ator se negou e disse: “Não era crível. Que eu parecia um fungo!“.

• Noah Hathaway, foi ferido várias vezes durante a produção do filme. No treinamento de equitação ele foi arremessado por um cavalo que depois pisou em cima dele. E durante as filmagens da sequência de afogamento no “Pântano de Tristeza” sua perna ficou presa no elevador e ele foi puxado para debaixo d’água. Hathaway ficou inconsciente no momento em que foi trazido para a superfície.

Leia mais: Curiosidades sobre “Os Batutinhas” (1994)

Curiosidades sobre o filme "A História Sem Fim" (1984)

• Além disso, ele quase perdeu um olho durante uma cena de luta contra o Gmork. Uma das garras de suas patas gigantes penetrou em seu rosto. O robô do lobo era tão pesado que ele perdeu o fôlego, quando foi atingido por ele. Esta cena foi feita em apenas uma tomada, pois era muito arriscada.

• Noah Hathaway hoje em dia é proprietário e opera um estúdio de tatuagem em Los Angeles, Califórnia, com sua esposa.

• O anão que ficou muito conhecido como “Oompa-Loompa” no reboot da “Fantástica Fábrica de Chocolates”, teve a sua voz dublada em “A História Sem Fim”.

• Tami Stronach, a Imperatriz Menina, perdeu os dois dentes da frente pouco tempo antes das filmagens. A produção teve que fazer dentes falsos para a menina pudesse continuar as gravações.

Leia mais: Curiosidades sobre O Grande Dragão Branco (1988)

Curiosidades sobre o filme "A História Sem Fim" (1984)

Tami Stronach tinha 11 anos quando interpretou a Imperatriz Criança.

• De acordo com o livro, o nome que Bastian grita e que soa quase inteligível é “Moonchild”, mas não é todo muito que acredita nisso e muitas vezes isso vira tema de debate entre os fãs.

• No livro o nome do lugar mágico é Fantástica, ao invés de Fantasia.

• Michael Ende, autor do livro no qual “A História Sem Fim” foi baseado, pediu que seu nome não fosse incluído nos créditos iniciais, por não ter gostado da versão final do filme. Ende apenas é citado nos créditos finais.

• Se você olhar com muita atenção durante a primeira cena na Torre de Marfim quando os Fantasianos estão reunidos, Yoda, Mickey Mouse, Chewbacca, C3PO, os Ewoks, ET e Gumby, ou seres muito semelhantes a eles, podem ser vistos no meio da multidão.

Leia mais: Curiosidades sobre Jumanji (1995)

Curiosidades sobre o filme "A História Sem Fim" (1984)
Clique na imagem para ampliar

• Apenas as cenas gravadas na cidade e na casa de Bastian não foram realizadas pela Baviera Studios em Munique, mas em Vancouver, Canadá.

• Você pode “montar” nas costas de Falcor no set na Baviera Studios em Munique, Alemanha.

Curiosidades sobre o filme "A História Sem Fim" (1984)

• Falcor é realmente uma criatura motorizada de 43 metros de comprimento com 6.000 escamas de plástico e pena rosa. Sua cabeça tem três metros de altura, por três de comprimento e tem uma língua gigante na boca.

Se você se interessou, o blu-ray de “A História Sem Fim” está por um preço excelente na Amazon e você pode ajudar o Proibido Ler comprando aqui!

Caso tenha a curiosidade de conhecer o livro de “A História Sem fim”, está por um preço excelente na Amazon e você pode ajudar nos ajudar comprando aqui!

E aí, curtiu?

Escrito por Bruno Fonseca

Jornalista, apaixonado por quadrinhos, filmes, séries e retrogames. Espero que você alcance o sétimo sentido em todos os âmbitos da vida.

Comentários

Deixe uma resposta

    2 Pings & Trackbacks

    1. Pingback:

    2. Pingback:

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Loading…

    Loading…

    0
    15 melhores filmes de viagem espaciais

    15 melhores filmes de viagem espaciais

    “PopCult” debate influência da cultura pop na sociedade em podcast