in

Curiosidades sobre “O Grande Dragão Branco” (1988)

Lembro quando era apenas um jovem gafanhoto e os filmes de ação e artes marciais tomavam conta das prateleiras das locadoras. Estamos falando dos saudosos anos noventa, o gênero atraia um público enorme, justamente porque trazia os astros famosos nas capas como  Arnold Schwarzenegger, Sylvester Stallone e, claro, um dos meus preferidos, Jean Claude Van Damme

Um dos seus melhores filmes é sem dúvidas o “Grande Dragão Branco” (1988), Van Damme estava no  auge da sua carreira. A princípio, conheci o filme através da  famosa “Tela Quente” no meio dos anos noventa também. O que atraia era suas chamadas com vozes marcantes que deixava qualquer pessoa curiosa para que a noite chegasse logo. O que lembra da icônica frase dos antagonista do filme, o famoso Bolo Yeung com a pérola: “Tijolo não revida”.

Curiosidades sobre O Grande Dragão Branco (1988)
Frank Dux (Jean Claude Van Damme) em o Grande Dragão Branco

Leia mais: Frank Dux | Verdades sobre um mito

No filme, Jean Claude vive Frank Dux, um soldado americano que abandona seu posto para participar do Kumite, um torneio de artes marciais realizado no submundo de Hong Kong. Como treinou parte da sua vida com o mestre Tanaka  Tanaka (Roy Chiao), ele acreditava que participar desse torneio seria uma honra e demonstraria tudo que aprendeu. Porém, alguns oficiais do exército não aceitam facilmente, o que leva Frank Dux a fugir. O cuidado será essencial também nas lutas, pois um dos seus grandes oponentes será o matador casca grossa Chong Li (Bolo Yeung).  

Curiosidades sobre O Grande Dragão Branco (1988)
Chong Li (Bolo Yeung) em O Dragão Branco.

Com mais de trinta anos de seu lançamento, selecionamos algumas curiosidades sobre a produção, bastidores e surpresas de “O Grande Dragão Branco”. É uma boa chance também para você rever esse filmão. 

Leia mais: Curiosidades sobre Superman (1978)

  • O verdadeiro Frank Dux trabalhou como coordenador das lutas no filme. Entre 1975 e 1980 ele participou de 329 lutas, sem ter sido derrotado.

 

  • Quando Jean-Claude Van Damme foi contratado, Frank Dux disse que ele não estava na forma adequada para o papel. Por isso o colocou em um programa de treinamentos de três meses, classificado pelo ator como “o treinamento mais difícil de sua vida”.

 

  • Paulo Tocha, intérprete do lutador de Muay Thai chamado Paco, posteriormente se tornou campeão da luta.

 

  • Apesar da apresentação feita por Jean-Claude Van Damme ser fictícia, o Dim Mak (Toque da Morte) é um movimento lendário no folclore das artes marciais chinesas. O Dim Mak é um ataque sob pressão onde o agressor acerta rapidamente e várias vezes diversas partes do corpo da vítima. Sua aplicação resultaria em espasmos e paralisia muscular, vários ossos quebrados e poderia levar à morte. A personagem Jade Fox, interpretada por Pei-Pei Cheng em O Tigre e o Dragão (2000), aplica este golpe.

 

  • Jean-Claude Van Damme e Donald Gibb aparecem jogando o arcade “Karate Champ (1984)”

 

  • A maioria das falas de Bolo Yeung é idêntica às de Bruce Lee em Operação Dragão (1973), na qual Yeung também aparece.

 

  • Mesmo após o término das filmagens, “O Grande Dragão Branco” corria o risco de jamais ser lançado. Foi o próprio Jean-Claude Van Damme quem ajudou na edição, sem ser creditado pela função.

 

 

  • Mortal Kombat, da Midway (1992), se inspirou muito no filme e até usou uma paródia de Jean-Claude Van Damme para o personagem Johnny Cage, que tem uma fantasia semelhante, uma história por trás e um soco de divisão familiar. Segundo o criador do jogo, John Tobias, eles queriam fazer um jogo “corajoso” baseado no filme.

 

  • O personagem de Bolo Yeung, Chong Li, é da Coreia do Sul.

 

  • O flashback é executado a 10 minutos e 56 segundos o evento de flashback mais longo do mundo em um filme de todos os tempos.

 

  • Gloria Wu, irmã do ator Daniel Wu, pode ser vista no filme “Special Lady” (2017).

 

  • Os comandos do oficial, “Junbi”, “Haji” e “Hajimae”, que iniciam cada combate no Kumite, são japoneses. Junbi traduz mais de perto como “Prepare”, enquanto Hajimae significa “começar”. Livremente traduzidas, as três palavras seriam “Ready, Set, Go”.

 

  • Nenhum dos combatentes do Kumite tem qualquer diálogo, exceto Jackson, Dux, Hussein e Chong Li.

 

  • Quando a equipe do exército visita o chefe de polícia local, o inspetor Chen, o ator que o interpreta mais tarde estrelaria ao lado de Van Damme em “Duplo Impacto” (1991), interpretando o chefe da Tríade, Raymond Zhang.

 

  • “Chong” não existe na gíria do exército israelense.

 

  • Van Damme disse que pesava 85 kg na época que atuou no “O Grande Dragão Branco” em uma entrevista de rádio para o Collider Live, aceitável e até mesmo realista porque na época seu corpo era puro músculo para um homem de um metro e oitenta e três de altura.

 

  • A cena que Van Damme fica cego durante a luta teria acontecido de verdade, segundo Dux. “Quando você está em uma situação desesperada como esta, você precisa encontrar seu nirvana para entrar na luta novamente”.

 

  • Segundo Frank Dux, não havia nenhum dublê no filme. “Não estávamos pagando por nenhum dublê. Quando fizemos o casting, não era necessário saber artes marciais, mas todos tinham que aprender a levar um soco. Muitos dos caras eram especialistas em dança”.

 

  • Jean-Claude Van Damme faz o seu chute voador, sua marca registrada nos filmes, um total de sete vezes.

 

  • A versão finlandesa foi censurada em mais de 20 minutos. Os cortes incluem quase todas as lutas do filme, a primeira luta de Jackson, a luta de todo Chong Li foi cortada em pedaços. Toda a sequência em que a música “Kumite” é ouvida e mostra várias lutas foi removida, e o conflito final entre Dux  e Chong Li foi dilacerada.

Leia mais: Warrior – 1ª Temporada (2019) | Porradaria e uma boa história

Veja as melhores cenas do filme no vídeo abaixo

Escrito por Rafael Tanaka

Publicitário, amante de cinema, quadrinhos, filmes e séries. Sempre existe coisas para se descobrir nesse mundo da cultura pop.

Comentários

Deixe uma resposta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Loading…

    A vingança sanguinária do cachorro de John Wick

    A vingança sanguinária do cachorro do John Wick

    As expectativas para 2020 no mundo dos games

    Cyberpunk 2077 e os games mais esperados de 2020