Curiosidades sobre 'Superman - O Filme' (1978)
in

Curiosidades sobre ‘Superman – O Filme’ (1978)

Tudo sobre o filme que abriu as portas para os super-heróis no cinema

Se há algo que faz parte das várias gerações e transformam o cinema desde o século passado, são os filmes de super-heróis. Desde a Era Clássica das produções cinematográficas, os superseres ganharam força descomunal como esperança de dias melhores e de otimismo para uma sociedade marcada pela constante tragédia – afinal, tais narrativas foram criadas na época em que o mundo inteiro canalizava seus esforços para lutar por um mundo melhor.

Desde então, nomes como Alan Moore e Stan Lee despontaram no mercado editorial e tiveram as maravilhosas aventuras de clássicos personagens adaptadas para filmes e seriados. Super-Homem, personagem criado pela dupla Joe Shuster e Jerry Siegel, é a referência e o mais emblemático no universo dos super-heróis. Nada teria acontecido sem a existência dele. E digo mais, se não fosse “Smallville”, as séries atuais da The CW não existiriam. Mas isso é papo pra outra hora.

É muito difícil encontrarmos alguém que não conheça o escoteirão azul vindo de Krypton, o alienígena que se mantém preso a identidade secreta de Clark Kent, o indestrutível Super-Homem ou Superman, como você preferir.

Partindo do final da década de 1970, mais precisamente no momento em que Christopher Reeve lapidava seu nome como a primeira versão live-action de “Superman – O Filme” (1978).

Curiosidades sobre 'Superman - O Filme' (1978)

“Superman – O Filme” (1978) foi um sucesso de público e crítica, e até hoje serve de base para novas produções. O longa foi indicado para quatro categorias do Oscar de 1979, levando para casa apenas a estatueta de Melhores Efeitos Especiais. Para celebrarmos esse clássico da cultura pop, selecionamos algumas curiosidades de sobre “Superman – O Filme” (1978).

• Para ganhar a musculatura necessária para viver o super-herói, Christopher Reeve passou por um regime restrito supervisionado por David Prowse – que interpretou Darth Vader na trilogia Star Wars.

• Segundo a autobiografia de Roger Moore, quando Reeve passava vestido como Superman, atraía o olhar de várias admiradoras; quando vestido como Clark Kent, ninguém prestava atenção nele.

• A cadeira de direção foi oferecida a Steven Spielberg, mas logo a proposta foi retirada após o alto salário que o cineasta exigia.

• Gene Hackman inicialmente recusou-se a raspar seu bigode para viver Lex Luthor.

• Richard Donner, diretor do longa, conseguiu convencê-lo após dizer a ele que também rasparia o seu.

• Joe Shuster e Jerry Siegel ficaram emocionados e honrados com o resultado do filme.

Curiosidades sobre 'Superman - O Filme' (1978)
Joe Shuster e Jerry Siegel, criadores do Superman

• Marlon Brando se recusou a decorar as falas com antecedência. Durante algumas sequências, o ator estava lendo ao vivo os diálogos.

• Brando processou a Warner Bros. em cinquenta milhões de dólares por ter se sentido deixado de fora nos lucros da bilheteria. Por essa razão, ele não aparece em “Superman II: A Aventura Continua” (1980).

Curiosidades sobre 'Superman - O Filme' (1978)
Valerie Perrine e Marlon Brandon

• Para encarnar Clark Kent, Reeve baseou sua performance no personagem de Cary Grant no clássico “Levada da Breca” (1938).

• À época de seu lançamento, “Superman – O Filme” (1978) ficou no topo das bilheterias por treze semanas consecutivas.

• Robert Redford, Clint Eastwood e James Caan foram cotados para participar do filme. Redford, porém, exigia um salário muito alto; Eastwood estava muito ocupado; e Caan disse que “não tem chance de eu usar esse traje ridículo”.

• Mais de duzentos atores passaram pelo processo de seleção para viver o super-herói.
“Superman – O Filme” (1978) foi o segundo filme mais rentável de 1978, perdendo apenas para o musical adolescente “Grease – Nos Tempos da Brilhantina” (1978).

• O filme estrelado por Reeve arrecadou $300,5 milhões de dólares, enquanto de John Travolta e Olivia Newton-John arrecadou 395 milhões.

• Em toda cena na qual Lois Lane (Margot Kidder) entrevistava Superman na varanda, o herói respondia “eu nunca minuto”. O produtor Ilya Salkind disse que tal momento era decisivo, porque, vivendo sob a identidade de Clark, o protagonista estava “contando a maior mentira de todos os tempos”.

• Dustin Hoffman recusou o papel de Lex Luthor.

• Mario Puzo, autor do clássico “O Poderoso Chefão” (1969), foi contratado inicialmente como colaborador para dar mais credibilidade ao roteiro.

+ Assista ao trailer de “Superman – O Filme” (1978) e relembre um pouco deste clássico.

• A princípio, a Warner Bros. queria terminar o filme com um holograma gigante do Superman voando para fora das telonas.

• O compositor John Williams utilizou a mesma orquestra que tocou na trilogia Star Wars. Por isso é muito fácil encontrar similaridade entre as duas franquias.

+ Aproveite para conhecer os segredos e bastidores de filmes marcantes do cinema.

E aí, curtiu?

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0

Casio lança modelo G-Shock de Dragon Ball Z

Happiest Season (2020) | Seja quem você é de verdade neste Natal