Star Wars

Guia completo para ler os livros lançados pela Editora Aleph

Nos encontramos numa nova fase em relação ao universo de Star Wars. Desde 2005 quando o último filme da saga -Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith- foi lançado, nós não víamos algo tão parecido com o que está acontecendo agora. Teremos um novo episódio ou melhor dizendo, um novo despertar da força. Temos uma série de quadrinhos, jogos e livros sendo lançados. Na cabeça de quem está conhecendo tudo isso agora, e na cabeça de alguns que já estavam familiarizados com o universo de Star Wars, está uma verdadeira bagunça.

A Panini tem lançado diversas HQs contando algumas histórias de Star Wars, a Planeta deAgostini está lançando a série clássica dos quadrinhos e a editora Aleph entrou no campo da literatura e está publicando uma linha completa de livros sobre o universo de Star Wars. São livros que fazem parte do universo expandido, livros do novo cânone e livros que pertencem ao selo “Legends”.

A seguir nós vamos te mostrar por onde começar a ler e qual é a linha do tempo de cada um dos livros lançados pela Aleph até o momento.

Antes de mais nada, é necessário explicar algumas coisas como o que é: Universo Expandido, Novo Cânone e o selo Legends.

Universo Expandido

São histórias originais de Star Wars, mas que não aparecem nos filmes, elas contam histórias que aconteceram antes de “Uma Nova Esperança”, por exemplo, ou histórias que podem ter ocorrido entre “O Império Contra-Ataca” e “O Retorno de Jedi”. E  também histórias que aconteceram depois disso tudo.

Novo Canône

São as histórias oficiais de Star Wars que passam a fazer parte do mesmo universo dos filmes, séries e desenhos lançados pela Disney. Ou melhor dizendo, são histórias que a Disney classificou como verdadeiras. Todos os livros que não são do selo Legends são considerados cânones.

Selo Legends

São histórias lançadas antes da Disney adquirir os direitos da Lucas Film. Ou seja, o estúdio não tem obrigação alguma de seguir a cronologia dos filmes em seus lançamentos futuros. Portanto, fica a critério de cada fã considerar as histórias do selo Legends como verdadeiras ou não.

Antes de mais nada, é correto afirmar que não existe uma ordem predeterminada para começar a ler o Universo Expandido. Portanto, você pode escolher a história que mais lhe atrair e assim, passar a preencher as diversas lacunas que os filmes apresentam.

E se eu quiser começar a ler algum livro do Universo Expandido, existe algum que vocês indicam?

Sim, existe. Pela falta de um, existem dois. Essa informação foi alinhada junto à Editora Aleph. A recomendação fica para os seguintes livros:

Star Wars – Herdeiro do Império
Autor: Timothy Zahn

star-wars-guia-completo-para-ler-os-livros-lancados-pela-editora-aleph

O primeiro volume da consagrada trilogia Thrawn.

Luke, Han e Leia enfrentam uma nova ameaça. Cinco anos após a destruição da Estrela da Morte, a ainda frágil República luta para restabelecer o controle político e curar as feridas deixadas pela guerra que assolou a galáxia. O Império, porém, parece não ter morrido com Dath Vader e o imperador. Habitando os confins da galáxia, o grão-almirante Thrawn, gênio militar por trás de diversas ações imperiais, ainda luta para reconquistar o poder perdido. A bordo do destroier estelar Quimera, ele descobre segredos que lhe darão a chance de destruir definitivamente o que restou da Aliança Rebelde, para assim retomar o domínio da galáxia e controlar os últimos dos Jedi.
Herdeiro do Império é considerado um dos mais importantes marcos do Universo Expandido de Star Wars.

Star Wars – Kenobi
Autor: John Jackson Miller

star-wars-guia-completo-para-ler-os-livros-lancados-pela-editora-aleph3

A República foi destruída, e agora a galáxia é governada pelos terríveis Sith. Obi-Wan Kenobi, o grande cavaleiro Jedi, perdeu tudo… menos a esperança.

Após os terríveis acontecimentos que deram fim à República, coube ao grande mestre Jedi Obi-Wan Kenobi a missão de proteger aquele que pode ser a última esperança da resistência ao Império. Vivendo entre fazendeiros no remoto e desértico planeta Tatooine, nos confins da galáxia, o que Obi-Wan mais deseja é manter-se no completo anonimato e, para isso, evita o contato com os moradores do local. No entanto, todos esses esforços podem ser em vão quando o “Ben Maluco”, como o cavaleiro passa a ser conhecido, se vê envolvido na luta pela sobrevivência dos habitantes de um oásis esquecido no meio do deserto e em seu conflito contra o perigoso Povo da Areia.

Mas se você quiser deixar os livros do selo Legends de lado e ler somente o que é cânone, a editora Aleph criou uma linha de tempo para ajudar o leitor a saber onde se passa cada livro e, claro, cada um dos selos, tanto cânone quanto legends. A linha de tempo parte de dois acontecimentos históricos do universo Star Wars.

Antes da Batalha de Yavin  x  Depois da Batalha de Yavin

A Batalha de Yavin foi a maior batalha da Guerra Civil Galátctica, ela foi retratada no episódio IV: Uma Nova Esperança. O resultado desta batalha foi a destruição da primeira Estrela da Morte pela Aliança Rebelde. Este é o acontecimento usado como “ano zero” pela editora.

Portanto vamos seguir as duas siglas já usadas pela Aleph:

A.B.Y.: Antes da Batalha de Yavin
D.B.Y.: Depois da Batalha de Yavin

A linha de tempo segue da seguinte forma

196 A.B.Y

star-wars-guia-completo-para-ler-os-livros-lancados-pela-editora-aleph8Star Wars – Academia Jedi
Autor: Jeffrey Brown

O jovem Roan Novachez está ansioso! Agora que terminou a escola primária, tudo o que ele deseja é se juntar aos amigos na Academia de Pilotos. Mas seus planos vão por água abaixo quando ele descobre que foi rejeitado por essa escola e convidado a participar da Academia Jedi.
Agora, sob a tutela do mestre Yoda e cercado por aliens, robôs e outros Jedi, Roan vai enfrentar todos os desafios comuns à idade, além de aprender diversas lições importantes, como utilizar a força, duelar com seu sabre de luz e o mais difícil: dançar com uma garota.

 

 

  52-46 A.B.U

star-wars-guia-completo-para-ler-os-livros-lancados-pela-editora-aleph

Star Wars – Darth Plagueis 

Autor: James Luceno

Darth Plagueis, mais que qualquer lorde Sith antes dele, ansiava pelo poder absoluto. E de fato se torna capaz de desenvolver uma habilidade de força inimaginável: o controle da vida e da morte. Seu aprendiz Darth Sidious, ou Palpatine, aprende a dominar em segredo o lado sombrio da Força, enquanto aos olhos da galáxia procura seguir sua escalada de poder, alcançando postos cada vez mais altos na hierarquia do governo.

Um deseja viver para sempre; o outro busca o controle político supremo. Juntos, eles poderão enfim destruir os Jedi e dominar a galáxia. A não ser que impiedosas tradições Sith fiquem em seu caminho…

Em uma trama envolvente, com estudos do domínio da Força, golpes políticos, complexa diplomacia, assassinatos e lutas ambiciosas, James Luceno, um dos mais elogiados autores do Universo Expandido de STAR WARS, mostra como dois dos mais poderosos Sith definirão o destino da galáxia.

A partir daqui entram na linha de tempo os filmes da segunda trilogia.

32 A.B.Y
Episódio I: A Ameaça Fantasma

22. A.B.Y
Episódio II: Ataque dos Clones

19 A.B.Y
Episódio III: A Vingança dos Sith

18.5 A.B.Y
Kenobi (Legends)
(Já falamos dele no inicio)

14 A.B.Y

Lords of The Sith – Cânone (Lançamento em 2016)

No mesmo ano se passa também outra história cânone abordada no livro abaixo:

star-wars-guia-completo-para-ler-os-livros-lancados-pela-editora-aleph9Star Wars – Tarkin
Autor: James Luceno

Após o golpe que deu fim à Ordem dos Cavaleiros Jedi, com os tempos da Velha República cada vez mais no passado, Wilhuff Tarkin é um oficial de confiança em um Império ainda jovem, e sua atual tarefa é gerir a construção de um empreendimento decisivo nos planos da nova ordem: a estação espacial conhecida como Estrela da Morte. A mando do próprio Imperador, o oficial divide com o perturbador Darth Vader a liderança de uma força-tarefa dedicada a encontrar e deter os responsáveis pelo atentado.

 

 

 

11 A.B. Y

star-wars-guia-completo-para-ler-os-livros-lancados-pela-editora-aleph10

Star Wars – Um Novo Amanhecer (Cânone)
Autor: John Jackson Miller

Desde os terríveis acontecimentos em STAR WARS – Episódio III: A vingança dos Sith, quando todos os Jedi foram perseguidos e condenados à morte, Kanan Jarrus tem vivido na clandestinidade, evitando criar problemas com o Império. Porém, um embate mortal entre as impiedosas forças imperiais e os revolucionários desesperados se mostra próximo demais e impossível de se ignorar. A honra e o senso de justiça do cavaleiro Jedi despertam, e ele volta à ação em uma batalha de grandes proporções contra o mal. Mas Kanan não vai lutar sozinho. Ele contará com a ajuda de aliados improváveis, incluindo a misteriosa Hera Syndulla – que parece ter suas próprias motivações. Enquanto uma crise de proporções apocalípticas surge no planeta Gorse, o grupo enfrenta as forças mais poderosas da galáxia, em defesa de um mundo e de seu povo. Nesta primeira aventura juntos, os protagonistas da série Rebels conquistam seu espaço entre os maiores heróis da série STAR WARS, rumo à luta contra o Império.

A partir daqui entra a série de TV Rebels em 5 A.B.Y.

1 A.B.Y

star-wars-guia-completo-para-ler-os-livros-lancados-pela-editora-aleph6Star Wars – Troopers da Morte (Legends)
Autor: Joe Schreiber

Nesta intrigante e singular história de terror, consagrados heróis da saga terão de enfrentar pesadelos imensuráveis. Quando a nave-prisão imperial Purgação – residência temporária de quinhentos dos mais cruéis assassinos, rebeldes e ladrões – quebra em um ponto isolado do espaço, a única esperança da tripulação parece estar em um destróier estelar encontrado vagando no vazio. Uma equipe de inspeção é então enviada à nave abandonada, em busca de peças para o conserto da Purgação. No entanto, somente metade dos integrantes da equipe retorna… trazendo consigo uma terrível doença, tão letal que, em questão de horas, quase toda a tripulação a bordo do Purgação morre dos modos mais assustadores. E a morte é apenas o começo.

 

A partir daqui entra o marco zero, passamos a andar depois da batalha de Yavin na linha do tempo.

O ano zero começa com o primeiro filme da trilogia clássica de Star Wars.

0 D.B.Y
Episódio IV: Uma Nova Esperança

No mesmo ano surgiu a história do:

Herdeiro do Jedi – Cânone (Lançamento em 2016)

0.5 D.B.Y
Scoudrels – Legends (Lançamento em 2016)

A partir daqui entra o segundo filme da trilogia clássica de Star Wars.

3 D.B.Y

Episódio V: O Império Contra-Ataca

3.5 D.B.Y

star-wars-guia-completo-para-ler-os-livros-lancados-pela-editora-aleph7Star Wars – Sombras do Império (Legends)
Autor: Steve Perry

São tempos sombrios na galáxia. Enquanto a princesa Leia organiza uma missão para resgatar Han Solo do terrível Jabba, o Hutt, Darth Vader vasculha a galáxia atrás de Luke Skywalker, com o objetivo de recrutá-lo para o lado sombrio da Força.
Para atender a ordem do imperador Palpatine, o Lorde Sombrio une seus esforços a Xizor, poderoso líder de uma organização criminosa. Mas Vader não é o único a querer as graças do imperador, e seus planos podem ser colocados em risco, já que o chamado Príncipe Negro pode ter outros interesses nessa empreitada.

 

 

 

A partir daqui entra o terceiro e último filme da trilogia clássica.

4 D.B.Y

Episódio VI: O Retorno de Jedi

4.5 D.B.Y

star-wars-guia-completo-para-ler-os-livros-lancados-pela-editora-aleph25Star Wars – Marcas da Guerra (Cânone)
Autor: Chuck Wendig

O que aconteceu depois da destruição da segunda Estrela da Morte? Qual o destino dos remanescentes do Império Galáctico e dos antigos Rebeldes, agora responsáveis pela fundação da Nova República? Marcas da guerra é o primeiro livro do cânone oficial a mostrar o que acontece depois do clássico Episódio VI: O retorno de Jedi, dando pistas sobre o que podemos esperar da nova trilogia que se inicia com o O despertar da Força, a ser lançado nos cinemas em dezembro. Nesse novo panorama galáctico, vamos descobrir que a guerra ainda não chegou ao fim… e que os traumas deixados por ela ainda serão sentidos por muitos e muitos ciclos. Capitão Wedge Antilles, almirante Ackbar, almirante Sloane, o garoto Temmin e a mãe, Norra Wexley, a caçadora de recompensas Jas Emari, o antigo agente imperial Sinjir: novos personagens e velhos conhecidos dos amantes da saga, que sempre estiveram envolvidos na luta, agora devem escolher o lado a que deverão jurar lealdade. Deverão colocar-se ao lado da Nova República, procurando estabelecer um novo governo democrático na galáxia? Ou juntar-se às fileiras imperiais, na tentativa de voltar ao poder absoluto depois das mortes dos lordes Sith Palpatine e Darth Vader?

9 D.B.Y
Trilogia Thrawn (Legends) escrita por Timothy Zahn

Herdeiro do Império (Já falamos dele no inicio)

star-wars-guia-completo-para-ler-os-livros-lancados-pela-editora-aleph11Star Wars – STAR WARS – Ascensão da Força Sombria

No segundo volume da consagrada Trilogia Thrawn, a luta de Luke, Han e Leia em defesa da Nova República continua. Mais uma vez, eles enfrentarão as tropas imperiais dissidentes, comandadas pelo poderoso grão-almirante Thrawn. Quando Talon Karrde é capturado por forças inimigas, Mara Jade relutantemente recorre à ajuda de Luke Skywalker, que é forçado a interromper seu treinamento com um curioso mestre para ampliar o domínio da Força. Enquanto isso, Han Solo e Lando Calrissian seguem com suas investigações, afim de descobrirem um possível traidor da Nova República. E, cumprindo a promessa feita a Khabarakh, Leia Organa viaja a Honoghr em busca de novos aliados contra a tirania de Thrawn.

 

 

 

star-wars-guia-completo-para-ler-os-livros-lancados-pela-editora-aleph5Star Wars: O Último Comando

Depois de Herdeiro do Império e Ascensão da Força Sombria, chega ao fim a legendária trilogia com o grão-almirante Thrawn, no auge de seu poder. Após resgatar a tecnologia de clonagem de soldados do derrotado Império, Thrawn se prepara para o ataque definitivo à Nova República. Nesse cenário, Han Solo e Chewbacca seguem com os últimos esforços para montar uma parceria com antigos traficantes; Leia, prestes a dar à luz seus filhos gêmeos, tenta manter a Aliança unida e Luke lidera uma importante missão para acabar com as forças remanescentes do Império. O grandioso final da trilogia que fez história no Universo Expandido de STAR WARS traz alianças inusitadas, muita ação e grandes revelações, na aventura final para salvar a galáxia muito, muito distante.

 

 

A partir daqui entra o primeiro filme produzido pela Disney.

34 D.B.Y

Episódio VII: O Despertar da Força

45 D.B.Y

star-wars-guia-completo-para-ler-os-livros-lancados-pela-editora-aleph12Star Wars – Provação (Legends)
Autor: Troy Denning

UMA ÚLTIMA AVENTURA PARA HAN, LUKE E LEIA. STAR WARS: Provação se passa 40 anos após o acontecimentos do filme STAR WARS – Episódio VI. A trama se inicia quando Lando Calrissian pede ajuda para enfrentar um grupo de piratas em uma de suas minas. Dois grandes vilões, movidos por vingança e ambição e talvez ainda mais perigosos que o próprio Império, farão o ex-contrabandista e a esposa, agora cavaleira Jedi, se unirem novamente a Luke nessa aventura que explora dinâmicas da Força de uma forma nunca antes feita. Repleto de ação do começo ao fim, Provação traz de volta os principais personagens da saga STAR WARS em uma trama que combina perfeitamente chantagens, sequestros e batalhas tão épicas quanto as da trilogia original.

A editora, além de criar todo esse aparato para os fãs entenderem como funciona a linha de tempo dos livros a coleção Star Wars, ela também dispões de um canal no Youtube que explica também a linha de tempo e  também fala de outros assuntos pertinentes aos livros que são publicados por ela. Confira abaixo o vídeo sobre o assunto que falamos ao longo deste artigo:

Todos os livros que contem imagem e sinopse já foram lançados pela Aleph e estão a venda nas grandes livrarias do Brasil inteiro.

Esperamos que este artigo tenha ajudado e que a Força esteja com você!

Veja também: Star Wars: O Despertar da Força | Trailer final


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.