Curiosidades sobre o filme 'A Mosca' (1986)
in

Curiosidades sobre o filme ‘A Mosca’ (1986)

Os bastidores e segredos do clássico cult de terror!

“A Mosca” (The Fly) é um filme de ficção cientifica e terror lançado em 1986 e tem direção de David Cronenberg. Esse filme foi muito aclamado pela crítica e fez bastante sucesso por aqui na década de 90, quando foi transmitido pela rede Globo. Naquela época vídeo cassete ainda era luxo, portanto o acesso aos filmes eram bem difíceis depois que eles saiam das salas de cinema, o jeito era aguardar o “passar na televisão”.

Em “A Mosca”, o cientista Seth Brundle (Jeff Goldblum) testa uma máquina de teletransporte de matéria e inadvertidamente permite que uma mosca entre na câmara junto com ele. Quando se dá a reintegração, o DNA de Seth funde com o do inseto, dando início a uma perigosa mutação genética. A transformação é testemunhada pela jornalista Veronica Quaife (Geena Davis).

Após essa fusão ele passa a ser um Homem-Mosca e a trama vai mostrar Seth tendo que lidar com esse novo eu. O filme se tornou um clássico cult e para celebrar sua importância, veja algumas curiosidades sobre o longa dirigido Cronenberg.

Curiosidades sobre o filme 'A Mosca' (1986)

• O filme foi lançado em 15 de agosto de 1986 e teve orçamento de 15 milhões de dólares.

• Ele arrecadou 60,6 milhões de dólares em bilheterias ao redor do mundo.

• Fizeram o “A Mosca 2” (1989), na qual o enredo se baseava na história do filho de Seth Brundle, que tinha características físicas e intelectuais acima do normal e era explorado por um grupo de cientistas.

• “A Mosca” ganhou Óscar de Melhor Maquiagem em 1987 e também o Saturn Award de Melhor Ator para Jeff Goldblum, Melhor Filme de Terror e Melhor Caracterização.

• “A Mosca” é um remake de “A Mosca da Cabeça Branca” de 1958.

• Originalmente o diretor do projeto seria Tim Burton.

Curiosidades sobre o filme 'A Mosca' (1986)

• A maquiagem do personagem de Jeff Goldblum levava cerva de cinco horas para ficar pronta.

• Foram várias cenas deletadas que não entraram na versão final do filme. Entre elas, está um teleporte feito pelo personagem Seth Brundle com um babuíno e um gato juntos, resultando em uma criatura híbrida ao término da operação. A outra seria um final alternativo, na qual Verônica tem outro sonho com seu bebê, desta vez com belas asas de borboleta.

• A frase: “Estou dizendo, sou um inseto que sonhou que era um homem e adorou, mas agora esse sonho acabou e o inseto está acordado”. é uma referência à famosa história Butterfly Dream do autor Zhuangzi. É também uma referência ao famoso conto de Franz Kafka , “A Metamorfose”.

• Cronenberg é um dos melhores diretores de “Terror” do cinema, e um dos poucos que conseguem aterrorizar de verdade. No Filme ele faz uma ponta, como um ginecologista.

Curiosidades sobre o filme 'A Mosca' (1986)

• Depois de assistir a alguns de seus primeiros filmes, o diretor Martin Scorsese pediu para conhecer David Cronenberg . Ao conhecê-lo, Scorsese disse que ele parecia um cirurgião plástico de Beverly Hills. Isso inspirou Cronenberg a fazer uma participação especial como médico.

• Foi a melhor atuação de Jeff Goldblum fez em sua carreira.

• Em uma entrevista de 1987 no Sinister Image (1987), Vincent Price revelou que quando este remake foi lançado, Jeff Goldblum lhe escreveu uma carta dizendo: “Espero que você goste tanto quanto eu gostei do seu”. Price ficou emocionado com a carta, redigiu uma resposta e foi ver o filme, que descreveu como “maravilhoso até certo ponto… foi um pouco longe demais”.

• Foi oferecido a Michael Keaton o papel de Seth Brundle, mas ele recusou.

• Mel Gibson foi considerado para o papel de Seth Brundle. Mas recusou para fazer “Máquina Mortífera” (1987).

• Willem Dafoe também foi considerado para o papel de Seth Brundle.

Curiosidades sobre o filme 'A Mosca' (1986)

• O vômito da Mosca era feito de mel, ovos e leite.

• David Cronenberg ficou surpreso quando o filme foi visto por alguns críticos como uma metáfora cultural para a AIDS, já que originalmente pretendia que o filme fosse uma analogia mais geral para a própria doença, condições terminais como câncer e, mais especificamente, o processo de envelhecimento.

• Embora seu roteiro tenha sido amplamente reescrito, Charles Edward Pogue ainda recebe crédito na tela pelo roteiro. David Cronenberg exigiu que Pogue recebesse crédito alegando que ele nunca saberia como escrever o roteiro se não fosse pela versão de Pogue.

• O slogan para este filme; “TENHA MEDO, TENHA MUITO MEDO!” tornou-se uma frase de efeito instantânea na cultura em geral e as pessoas ainda a usam hoje por várias razões.

• David Cronenberg nomeou Seth Brundle em homenagem ao piloto Martin Brundle.

• A inspiração para o design dos teleportes veio da forma do cilindro na moto Ducati vintage de David Cronenberg.

Curiosidades sobre o filme 'A Mosca' (1986)

• Antes da produção, Robert Bierman foi contratado para dirigir o filme, mas desistiu da produção porque sua filha havia morrido e quando a produção de “O Vingador do Futuro” (1990) foi cancelada, David Cronenberg assumiu a direção do filme.

• Sobre sua participação como ginecologista, David Cronenberg menciona que raramente faz participações especiais em seus próprios filmes. Ele preferiria contratar atores para todos os papéis em seus filmes. No entanto, Geena Davis pediu que ele interpretasse esse papel, pois se sentia mais confortável com o diretor na cena com ela.

“A Mosca” está entre os “1001 filmes que você deve ver antes de morrer”, editado por Steven Schneider .

“A Mosca” está disponível no Star+.

+ Aproveite para conhecer os segredos e bastidores de filmes marcantes do cinema.

E aí, curtiu?

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe uma resposta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Loading…

    Loading…

    0
    Jaspion: 34 anos do maior herói japonês do Brasil

    Jaspion: 34 anos do maior herói japonês do Brasil

    Os mangás de tokusatsu invadiram o País! Bora se apaixonar por eles?