in

Curiosidades sobre o filme O Homem de Aço (2013)

No final da década de 70 o mundo conheceu o Superman de Christopher Reeve; já o Super-Homem de Richard Donner foi lançado em 1978 e conquistou milhares de fãs ao redor do mundo.

Era a primeira vez que um herói da DC Comics saía das páginas dos gibis e ganhava uma superprodução cinematográfica.

O grande escoteiro azul ganhou mais três continuações e, após a morte do seu protagonista, Christopher Reeve, em outubro de 2004, já não era mais possível realizar um outro filme com o eterno Superman dos cinemas.

Curiosidades sobre o filme O Homem de Aço (2013)
Superman de Christopher Reeve

Mas em 2006, a Warner resolveu se aventurar com o Homem de Aço nos cinemas novamente e assim, surgiu “Superman – O Retorno” com direção de Bryan Singer e Brandon Routh no papel de Super-Homem. O longa foi bem recebido por parte da crítica, apesar de todas as polêmicas envolvidas.

Curiosidades sobre o filme O Homem de Aço (2013)
Superman de Brandon Routh

Até hoje, ele está com uma boa aceitação no Metacritic e no Rotten Tomatoes. Uma aceitação quase 20% menor que “O Homem de Aço“, filme que vamos contar algumas curiosidades e segredos de sua produção.

Curiosidades sobre o filme O Homem de Aço (2013)
Superman de Henry Cavill

Sete anos depois de lançar um filme do Superman, surgiu o filme que daria início ao Universo Cinematográfico da DC Comics. O Homem de Aço é um filme com produção britânico-americana, lançado em 2013, dirigido por Zack Snyder e roteirizado por David S. Goyer. Com Henry Cavill no papel principal, o longa conta novamente a história de um garoto que descobre ter poderes extraordinários e não ser do planeta Terra. Ao se tornar um jovem adulto, ele viaja para descobrir de onde veio e a razão pela qual foi enviado para cá. Mas o herói dentro dele deve se manifestar se ele quiser salvar o mundo da aniquilação e se tornar um símbolo de esperança para a humanidade.

Leia mais: Curiosidades sobre Superman (1978)

Algo que qualquer fã do Homem de Aço está cansado de saber né? Mas vamos ao que interessa, O Homem de Aço tem algumas curiosidades e segredos interessantes em seus bastidores, e você vai conhecer muitos deles a seguir:

• O desenvolvimento do filme começou em 2008, quando a Warner Bros. começou a receber propostas de quadrinistas, roteiristas e diretores, optando por reiniciar a franquia.

• Uma decisão judicial em 2009 entregou os direitos da origem de Superman de volta para a família de Jerry Siegel junto com o direito autoral. A decisão afirmava que a Warner não devia à família os royalties adicionais dos filmes anteriores, porém se não começassem a produção de um filme do personagem até 2011, os espólios de Siegel e Joe Shuster poderiam processar o estúdio pelo lucro perdido por um filme não produzido.

• Christopher Nolan foi um dos produtores do filme. Tudo começou quando ele apresentou a ideia de Goyer durante a pré-produção de “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” (2012), com Snyder sendo contratado em outubro de 2010. As filmagens começaram em agosto de 2011 em West Chicago, Illinois, indo depois para Plano e Vancouver.

• A ligação de Ben Affleck com os filmes da DC não começou em “Batman vs Superman”, mas sim em O Homem de Aço. Ben Affleck, assim como Darren Aronofsky, Duncan Jones, Tony Scott, Matt Reeves e Jonathan Liebesman, foram diretores considerados para assumir o longa. Affleck recusou o cargo por falta de experiência com efeitos especiais.

•  Henry Cavill é o primeiro ator não americano a vestir a capa do Superman.

Curiosidades sobre o filme O Homem de Aço (2013)
Kevin Costner em “O Homem de Aço”

•  Dennis Quaid, Bruce Greenwood, Michael Biehn e Kurt Russell foram alguns dos nomes cotados para interpretar o pai adotivo de Clark Kent. O papel acabou indo para Kevin Costner.

Curiosidades sobre o filme O Homem de Aço (2013)
Diane Lane “O Homem de Aço”

•  Julianne Moore, Lisa Rinna, Jodie Foster, Bridget Fonda e Elisabeth Shue foram alguns nomes cotados para interpretar Martha Kent. A escolhida foi Diane Lane.

•  A atriz Amanda Seyfried chegou a fazer testes para o filme, mas desistiu de trabalhar na produção.

Curiosidades sobre o filme O Homem de Aço (2013)
Amy Adams em “O Homem de Aço”

•  A relação de Amy Adams com o universo do Superman começou muito tempo antes de O Homem de Aço. Amy esteve na série Smallville interpretando Jodi Melville e trabalhou com James Marsden, que fez Richard White em “Superman – O Retorno” (2006).

• Natalie Portman, Anne Hathaway, Dianna Agron, Kristen Stewart, Malin Akerman, Rachel McAdams, Mary Elizabeth Winstead, Kristen Bell, Lake Bell e Jessica Biel foram cotadas para viver Lois Lane.

Leia mais: Curiosidades sobre Constantine (2005)

•  Henry Cavill não ficou sabendo que tinha sido escalado para ser o Superman em O Homem de Aço no mesmo momento em que Zack Snyder divulgou a informação. Cavill estava jogando “World of Warcraft” na hora e só viu o anúncio algum tempo depois.

Curiosidades sobre o filme O Homem de Aço (2013)
Treinamento de Henry Cavill para “O Homem de Aço”

•  Para conseguir o corpo perfeito para o papel, Cavill teve que aderir a uma dieta de 5000 calorias por dia e praticar duas horas e meia de exercícios diários.

•  O ator também se recusou a tomar qualquer tipo de esteroides e/ou receber tratamento digital em cenas que ele aparece sem camisa.

Curiosidades sobre o filme O Homem de Aço (2013)
Henry Cavill nos bastidores de “O Homem de Aço”

•  Matthew Goode, Armie Hammer, Matt Bomer, Robin O’Donoghue e Henry Cavill estavam na lista final para o papel principal. Cavill foi o escolhido.

•  Henry Cavill tentou ser o Homem de Aço em “Superman: O Retorno” (2006), porém perdeu o papel para Brandon Routh.

Curiosidades sobre o filme O Homem de Aço (2013)
Superman de Henry Cavill

•  “O Homem de Aço” foi o primeiro filme onde o herói deixou de usar a cueca vermelha por cima da calça. Apesar de Zack Snyder desejar manter o uniforme tradicional do herói, “O Homem de Aço” contou com a alteração desse “pequeno detalhe”.

•  Zack Snyder desejava realizar “O Homem de Aço” de forma mais intimista e, por isso, decidiu filmar em 2D, além de gravar muitas cenas com a câmera nos ombros. A conversão para 3D foi realizada na pós-produção.

•  A data de lançamento de “O Homem de Aço” foi muito especial. Naquele ano, o Superman comemorava o seu 75º aniversário.

•  Man of Steel (O Homem de Aço) é o primeiro filme do Superman que não leva o nome do herói em seu título

•  Hans Zimmer, parceiro do produtor Christopher Nolan na trilogia de Batman – O Cavaleiro das Trevas é o cara que assina a trilha sonora deste longa também.

Leia mais: Curiosidades sobre Corpo Fechado (2000)

•  A Língua Kryptoniana usada no filme foi uma exigência dos produtores. Eles contrataram Christine Schreyer, uma linguista da Columbia Britânica, no Canadá.

Curiosidades sobre o filme O Homem de Aço (2013)
Superman de Henry Cavill

•  A letra “S” no peito do Homem de Aço não seguiu o conceito simbólico adquirido com os filmes clássicos do Super-Homem. Nestes filmes, o S simbolizava o arauto/mensagem da casa Kryptoniana de El. Já em “O Homem de Aço“, o “S” o peito do Superman significa “Esperança”, um conceito adquirido na HQ de Mark Waid, Superman: Legado das Estrelas.

curiosidades-sobre-o-homem-de-aco-201314

•  A regra de “nunca matar” que sempre foi uma das características do herói, foi totalmente desrespeitada em “O Homem de Aço“. No filme, Zack Snyder e David S. Goyer queriam que a morte do General Zod fosse um evento que marcasse para sempre a vida de Clark Kent.

•  Viggo Mortensen e Daniel Day-Lewis foram cogitados para viver General Zod, papel que acabou nas mãos de Michael Shannon.

•  “O Homem de Aço” faturou US$ $291,045,518 só nos EUA. Ao redor do mundo a arrecadação foi de US$668,045,518. As informações são do Box Office Mojo.

•  Zack Snyder fez questão de dirigir todas as cenas de “O Homem de Aço”, ele abriu mão totalmente de uma segunda equipe para auxiliá-lo na direção do longa.

• “O Homem de Aço” foi rodado totalmente em 2D. Para ser exibido em 3D o filme teve que ser convertido totalmente para suportar esse formato.

•  A escolha de Laurence Fishburne para o papel de Perry White, editor-chefe do Planeta Diário, quebrou paradigmas, já que o personagem originalmente é branco.

Leia mais: Curiosidades sobre o filme Labirinto – A Magia do Tempo (1986)

•  Mark Millar planejou uma trilogia de filmes, que narra a história de vida do Superman. Ele havia roteirizado a ideia, enquanto Bryan Singer ainda estava ligado à direção. No entanto, depois que o reboot foi anunciado, Millar foi desligado da produção.

• Henry Cavill e Russell Crowe tinham uma história juntos, anos antes de interpretarem pai e filho kryptonianos: quando Henry era um coadjuvante em “Prova de Vida” (2000), pediu para Crowe autografar uma foto e recebeu algumas palavras de encorajamento para não desistir da carreira de ator.

E aí, curtiu?

Escrito por Bruno Fonseca

Jornalista, apaixonado por quadrinhos, filmes, séries e retrogames. Espero que você alcance o sétimo sentido em todos os âmbitos da vida.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0

Alice Através do Espelho (2016) | Uma fantasia regada ao “mais do mesmo”

Arlequina | Filme da personagem está em desenvolvimento