in

Frank Dux | Verdades sobre um mito

Você se lembra do clássico “O Grande Dragão Branco” (1988)? Filme que consagrou Jean-Claude Van Damme nas telonas? Sim? Pois bem, neste filme Van Damme interpreta o grande “mestre” nas artes marciais chamado “Frank Dux”.

A história de Frank Dux é recheada de mistérios e talvez (quase 90%) um pouco de mentiras. Ele é um lutador de artes marciais americano e um coreógrafo de lutas para filmes. Dux criou seu próprio estilo da arte marcial no ano de 1975 conhecida como Ninjútsu, chamado de “Dux Ryu Ninjutsu”. Como falado no inicio, sua história serviu de inspiração para o filme de 1988 estrelado por Van Damme.

Frank Dux | Verdades sobre um mito

Frank diz que foi introduzido e treinado na arte marcial Koga Yamabushi Ninjútsu por Senzo Tanaka, seu grande mestre. Ele também foi o único ocidental que participou do mortífero e clandestino torneio “Kumite” e conseguiu ser campeão. Dizem por aí, que ao longo de sua vida como lutador ele  venceu mais de 500 lutas de forma invicta e chegou a quebrar um vidro à prova de balas com as próprias mãos. Dux já fez missões militares pro governo americano, inclusive sua participação no “Kumite” se deu através de uma delas.

Mas será que tudo isso é verdade? Ou são apenas mitos? Vamos fazer o cruzamento entre os acontecimentos de “O Grande Dragão Branco” com a realidade para chegarmos numa conclusão.

Leia mais: Kengan Ashura (2019) | Uma porrada com bons personagens

O “Kumite” é um torneio secreto?

Frank Dux | Verdades sobre um mito

Em “O Grande Dragão Branco”, o “Kumite” é um torneio secreto que reúne lutadores de todo o mundo no estilo de vale tudo. Porém, o “Kumite” nada mais é que um nome genérico para denominar treinamento de luta.

Golpe Dim Mak

Frank Dux | Verdades sobre um mito
“Tijolo não revida”

No filme, como prova de pertencer ao Clã Tanaka Dux, Frank Dux teve que demonstrar o golpe “Dim Mak” nome dado ao golple “toque da morte”. O Golpe em si, existe! Porém com adaptações incluindo uma lâmina de vidro entre os tijolos. Ou seja, isso é uma meia verdade!

No vídeo abaixo, ele mostra esse golpe em um programa de televisão norte-americano. Veja como é o processo de preparação dele. 

A premiação do “Kumite” seria uma espada?

Frank Dux | Verdades sobre um mito

O filme demonstra que o vencedor do torneio recebe em reconhecimento dos seus feitos uma espada. Mas na verdade, fatos contraditórios envolvem a premiação. Frank Dux já disse ter recebido um troféu e não uma espada. Depois disse ter recebido também uma espada, mas teria se desfeito dela na suposta tentativa de salvar crianças em uma das suas missões militares. Segundo o jornal “Los Angeles Times”, o troféu que ele afirma ter ganhado, foi comprado por ele mesmo em uma loja bem próxima a sua residência.

Senzo Tanaka realmente existiu?

Frank Dux | Verdades sobre um mito

No longa, Frank é treinado por Senzo Tanaka juntamente com seu filho que vem a falecer sem poder representar o clã Tanaka no “Kumite”. Mas na verdade, fontes e especialistas em artes marciais consultados em artigos publicados em jornais e revistas dizem que não existe nenhuma referência a Senzo Tanaka.

O “Kumite” foi realizado em Hong Kong?

Frank Dux | Verdades sobre um mito

No filme o torneio Kumite é realizado em Hong Kong a cada 5 anos. Mas segundo o próprio Frank Dux, o torneio “Kumite” foi realizado em Nassau, Bahamas, em 1975. Já o jornal “Los Angeles Times” diz que a organização que supostamente organizou o “Kumite”, tinha o mesmo endereço da casa de Frank Dux.

Leia mais: Warrior – 1ª Temporada (2019) | Porradaria e uma boa história

Frank Dux | Verdades sobre um mito
Cartaz feito por fã sobre a grande final do torneio “Kumite”, entre Frank Dux e Chog Li

Chog Li existiu?

Frank Dux | Verdades sobre um mito

No filme Chog Li foi o ultimo campeão do torneio “Kumite” e lutaria para defender o título. Já na realidade, nenhuma fonte pesquisada consegue explicar ou provar de forma consistente a existência dele.

Frank Dux | Verdades sobre um mito

Ray Jackson foi o grande parceiro de Frank Dux?

Frank Dux | Verdades sobre um mito

Ray Jackson foi o grande parceiro que acompanhou Frank Dux durante o torneio, mas na realidade as referências apontam grande convergência entre Rey Jackson e pessoas reais. Porém, o personagem teria sido inventado da junção de outros dois lutadores.

Frank Dux | Verdades sobre um mito
Criador e criatura

Para Frank Dux tudo isso é uma conspiração criada pelos seus críticos para desacreditá-lo, liderada pelo mestre Ninjitsu Stephen k. Hayes, que o vê como ameaça.

Leia mais: Curiosidades sobre O Grande Dragão Branco (1988)

Assista abaixo ao trailer do filme “O Grande Dragão Branco” (1988) inspirado na vida de Frank Dux.

 

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Veja como Jogos Vorazes daria um ótimo jogo em 8-bit

Capas de discos clássicos vistas pelo ângulo reverso