Final Fantasy VII Remake | Dicas para platinar o clássico inovado

Leia em: 13 minutos

Final Fantasy VII Remake foi com toda certeza uma das surpresas e alegria de 2020. Mesmo que ainda esteja no começo o coração sempre aquece só de pensar nas horas jogadas e missões completadas. Mas melhor ainda são os troféus que chegam durante a campanha. Para aqueles que curtem um desafio e conquistar a platina, assim como eu, FFVII é uma ótima ideia já que o game apresenta muitas coisas e que pode parecer complicado, mas vou te ajudar mostrando que é possível conseguir de forma fácil e bem show.

É claro que irei ficar em missões que necessitam mais atenção e sejam às vezes um pouco mais complexas, mas que quando entendemos seu funcionando o troféu chega fácil em nossas mãos. Mas não deixarei de comentar aqueles que também são fáceis, já que nem sempre é tão óbvio assim e uma coisa feita de forma diferente em certo capítulo pode nos fazer perder a chance da conquista.

Leia mais: Final Fantasy VII Remake | A verdadeira renovação do passado

Começando por uma dica bem importante já aqui que é o seguinte: o game tem quatro tipos de dificuldade, sendo elas a “Clássica”, “Fácil” e “Normal”. Apenas depois de zerar a primeira vez é quando liberamos a “Difícil” para a história. Caso você deseje conquistar os troféus básicos, como o de conquistar os discos de música, fazer missões secundárias e baús de itens colecionáveis, já recomendo que faça as missões no fácil para não ter nenhum problema durante o processo, mas sendo bem sincera isso vai depender de habilidades apenas, já que a dificuldade “normal” ainda é tranquila de fazer as coisas.

Todas as secundárias contam com marcações em verde no mapa, Todas serão encontradas nos capítulos 3, 8, 9 e 14, somando um total de 26 missões. Na primeira vez que completarmos a campanha apenas 24 estarão disponíveis, em que o restante será aberta na seleção de capítulos que poderemos fazer novamente um por um em dificuldade diferente ou como desejar. No mapa será possível observar a marcação dessas missões, em que veremos qual já foram concluídas ou precisam ser feitas, facilitando a vida do jovem brasileirinho. Falaremos sobre colecionáveis e outros no meio do caminho, mas enquanto isso vamos começar falando dos mais “complicados” que nos levará até a Platina “Mestre do Destino”.

Jogar várias vezes será necessário

Em Final Fantasy VII Remake jogar mais de uma vez, até pelo menos três vezes, será necessário para conquistar algum troféu que pode ter passado despercebido ou que às vezes só pode ser conquistado em outro modo de jogo. Só vem:

 

Exterminador de caixas (Conclua todos os desafios de Quebra-Caixa no nível Normal)

Quando estamos no capítulo 8 enfrentaremos as missões de patrulha das crianças do Setor 5, que irão passar variadas tarefas, em que principalmente as crianças que estão sempre próximas de Aerith vão pedir favores ou guiar o próximo caminho com quem devemos conversar. Após isso teremos a missão secundária “Um Herói Verificado” em que faremos algo que deveria ser simples, quebrar caixas. Para conquistar o Exterminador de Caixas devemos superar a pontuação máxima de 30.000 pontos em caixas. Nela teremos caixas que dão mais tempo para o jogador – que são de cor vermelha – e pontuação de 50, 100 e 1500 pontos, lembrando que as amarelas são de pontos e a azul é tempo/medidor de ATP.

Final Fantasy VII Remake | Dicas para platinar o clássico inovado

A melhor forma de alcançar essa conquista é a seguinte: será necessário passar por vários pontos com caixas, então a melhor forma é avançar e não se prender em apenas um local; na hora de destruir as caixas amarelas será necessário apenas um hit, já a azul dois hits, mas que se equipado com a espada Lâmina de Ferro – que desbloqueia o ataque Corte Triplo – ficará muito mais fácil e rápido, já que o hit será mais potente. Tudo isso será realizado no modo normal de campanha, lembrando que também desbloqueamos o troféu no modo ‘Difícil’ da mesma forma chamado de “Quebra-Caixa Sagaz”.

 

Rainha da pista (Receba os brincos de Aniyan por concluir o desafio de dança)

Durante o capítulo 9 estaremos andando pelo setor alto concluindo o plano para invadir o teste feito por Don Corneo para escolher sua esposa, é claro para resgatar Tifa. Então antes de tudo, Cloud e Aerith precisam consultar pessoas próximas a Don que indicam mulheres que tenham mais seu gosto – em questão visual. Mas em um certo momento somos levados para a boate Honeybee Inn, em que buscaremos a aprovação de Andrea para entrar na casa com a carta de recomendação.

Enfrentaremos um mini jogo de dança, claro que antes passando por um tutorial que pode ser bacana ser feito para conseguir um dos Discos de Música. Logo depois somos levados até Andrea, que irá desafiar Cloud para uma disputa de dança para saber se ele é realmente merecedor da carta de recomendação e suas mãos mágicas para deixar nosso Cloud mais estiloso. Devemos seguir o esquema como um Guitar Hero, selecionando os botões que vão aparecendo na tela assim que a linha brilhante chegar próxima e ele começar a brilhar é a hora de apertar. 

Final Fantasy VII Remake | Dicas para platinar o clássico inovado

Sequência: O, O, X, O, O, X, O, X, TRIÂNGULO, O, QUADRADO, O, QUADRADO, O, TRIÂNGULO, X, O, O, TRIÂNGULO, QUADRADO, O, O, TRIÂNGULO, QUADRADO, X, O, X, X

Será necessário para conquistar o tão querido troféu Rainha da Pista finalizar a dança com uma classificação a altura. Quando nossa sequência se mantém correta por muito tempo teremos a visão de Aerith se divertindo com as mãos para o alto. Se a dança terminar com ela batendo palmas feliz o troféu já está garantido, mas caso ela diga “Você tentou” já saiba que será necessário fazer novamente. Uma opção é criar um save alternativo antes de entrar na missão da dança, que caso falhe carrega e faz novamente, se não quando jogar novamente é só brilhar e conquistar essa maravilha. Principalmente para passar vergonha assistindo Cloud dançando novamente.

Leia mais: Final Fantasy VII Remake | Dicas para se tornar o mestre do RPG

 

Noiva inteligente (Vista todos os trajes de candidata à noiva)

Os vestidos serão bem importantes para o progresso caso tenha a vontade de conseguir a platina. No troféu ‘Noiva Inteligente’ temos a chance de conseguir 9 vestidos diferentes, sendo três para cada personagem no episódio – Tifa, Cloud e Aerith. Tudo irá depender das escolhas feitos do capítulo 3 ao 9, em que Tifa devemos focar em diálogos do capítulo 3, Aerith no 8 e Cloud no 9.  Ambos estarão de vestidos para a missão principal de Don Corneo para serem apresentados para o homem rico da cidade. Fazer um save alternativo pode ser uma opção, mas talvez não a melhor, já que só recebemos o  troféu ao final do capítulo 9 após serem feitos todos. Mas uma opção é fazer novamente após terminar o jogo a primeira vez apenas os capítulos necessário para a liberação.

Para escolher o vestido de Tifa, tudo depende de uma resposta dada por Cloud no capítulo 3 durante sua conversa ela. O evento especial aparece em roxo em seu quarto na pousada. As três opções contam com: madura, esportiva e exótica, determinando qual será seu visual no capítulo 9. Caso ocorra de ignorar essa opção o jogo escolherá o padrão de forma randômica. O vestido “maduro” funciona como o padrão no game, então caso você não conserve com ele no evento roxo apontado no mapa e ignorar as missões secundárias, essa será a opção determinada para o capítulo de Don Corneo; o vestido “esportivo” conta com um visual mais oriental de roupas tradicionais japonesas; e por último o vestido “exótico” tem também um estilo oriental, mas com mais enfeites.

Os vestidos de Aerith vão depender da quantidade de missões completadas no capítulo 8. Caso seja completado 6/6 das missões secundárias teremos um belo vestido vermelho muito elegante; caso sejam feitas 3/6 missões teremos um vestido rosa; e caso você não complete nenhuma teremos o vestido rosa básico, lembrando muito um conjunto infantil. 

Já com Cloud irá depender do pack de missões escolhido para definir o vestido. As decisões tomadas também influenciam bastante caso você obtenha as missões “A Festa Nunca Acaba” e “O Corpo Explosivo” ou “O Preço do Roubo” e “Contra-ataque das tesouras“. Quando se aceita os dois primeiros os dois últimos são cancelados e não podem ser feitos, e vice e versa. Não se esqueça também de concluir a missão ‘Queima das Coxas‘, ela estará sempre disponível, então não se preocupe. Então quando vamos pelo caminho de fazer as missões A Festa Nunca Acaba e O Corpo Explosivo, Cloud terá um vestido preto com azul com tranças; caso decida ir pelo caminho dois com as missões O Preço do Roubo e Contra-ataque das Tesouras contamos com um vestido preto com roxo bem claro; e a terceira opção é que se não completarmos nenhuma das secundárias teremos um vestido preto simples.

 

A Vida de Johnny (Testemunhe todos os incidentes com o Johnny)

No capítulo três quando estamos ajudando Tifa com algumas tarefas, conhecemos rapidamente o personagem de Johnny, um cara estranho do setor 7 que tem uma queda por ela. Por incrível que pareça o personagem não só acaba sendo um alívio cômico, como também ganhou seu próprio troféu para a alegria do público e quem conhece o personagem. Para a conquista devemos presenciar vários eventos que estarão ocorrendo com ele em alguns capítulos específicos, sendo eles os capítulos 3, 9 (duas vezes) e 14 (duas vezes).

No capítulo 3 encontraremos com ele sendo levado por um grupo de segurança da Shinra, na esperança de descobrir quem são os Avalanches. Essa missão estará marcada como principal no mapa, em que encontraremos uma multidão em frente ao bar Sétimo Paraíso. Já no capítulo 9 teremos dois momentos diferentes: o primeiro é quando o encontramos correndo de Cloud pela estrada ao sul de Chadley, precisaremos correr atrás dele e simplesmente dizer ‘Sim”; o segundo momento é quando encontramos Johnny novamente e precisamos segui-lo por vários cantos da cidade falando com pessoas para ajudar um homem no bar. Já no capítulo 14 também passamos por dois momentos que valem para a mesma missão, quando iniciamos seu pedido para encontrar sua carteira e logo depois quando fazemos a entrega do objeto roubado. Esse será o último momento em que falamos com o personagem.

Leia mais: The Witcher 3: Wild Hunt | Dicas para platinar o melhor jogo da franquia

 

O Melhor do Ramo (Conclua todas as missões)

Essa conquista é aquela que define muita coisa dentro da campanha, a de completar todas as missões. Dentro do jogo temos o total de 26 missões para serem completadas totalmente, mas que não iremos conseguir concluir logo na primeira vez que jogamos. Lembra que quando decidimos o vestido de Cloud precisamos escolher entre quatro missões fazer apenas duas e as outras são canceladas, pois é são essas que acabam faltando e precisam ser concluídas na segunda jogatina de campanha. Todas as missões sem exceção precisam ser feitas totalmente, lembrando que apenas alguns capítulos contém as secundárias, como é o caso dos capítulos 3, 8, 9 e 14. Todas contam com uma marcação em verde no mapa, mas caso seja necessária saber se está concluída ou aberta é só tocar no botão do touchpad do controle.

 

Serviço de inteligência (Conclua todos os informes de combate)

Durante nossa campanha conhecemos o jovem, Chadley um gênio que trabalha desenvolvendo materiais e modelos de combate VR para a Shinra. Conhecemos o jovem no capítulo 3 enquanto fazemos algumas missões de mercenário com Tifa. O jovem pede para Cloud usar uma materia de analise, em que durante a batalha ativamos e conhecemos mais sobre as criaturas ou máquinas, sabendo suas fraquezas e ajudando até mesmo na hora na batalha qual a melhor forma para derrotar. Após concluirmos a lista de tarefas de Chadley devemos encontrá-lo e entregar, dessa forma ele poderá montar uma matéria diferente para Cloud e até mesmo liberar uma invocação nova para ser testada. Teremos a chance de encontrá-lo em pontos fixos dos capítulos 3, 8, 9, 14 e 16.

No primeiro informe de combate pedido pelo jovem devemos avaliar dois tipos de inimigos, tendo a recompensa de uma matéria de auto-cura; já no informe de combate 2 devemos usar cada um dos elementos para atacar criaturas e entender seu comportamento, em que seremos recompensado  com uma matéria de vento; no terceiro informe de combate devemos carregar nosso medidos ATP usando apenas habilidades especiais, sendo melhor usar apenas em lutas que duram pouco tempo, mas que vale a recompensa da matéria de firsk strike. Esses dois foram apenas exemplos do que deve ser feito, mas a lista conta com até 20 informes de combate, então nem preciso te passar a lista completa, já que o próprio Chadley disponibilizar ela para você no campo de missões. Apenas leia atentamente e nenhum erro será  cometido, principalmente por estar bem explicado.

Que Cheiro é Esse? (Derrote um Malboro)

Para termos uma luta contra o Malboro primeiro de tudo será necessário já ter finalizado o game pelo menos uma vez, liberando o Modo Difícil. Logo após isso ocorrer seremos notificados que novas batalhas já estão disponíveis no simulador VR de Chadler no capítulo 17. O monstro Malboro é o quinto de treze desafios feitos, conhecida como “Equipe de três pessoas vs. Monstros Lendários”. Essa opção está disponível apenas para o Modo Difícil, então não perca tempo procurando caso esteja em um modo abaixo disso.

Para derrotar a criatura do desafio o melhor time para isso deve ser composto por Cloud, Aerith e Tifa. Os ataques corpo-a-corpo de Cloud ajudam muito durante o desafio, a velocidade de Tifa com os ataques não tem igual e o poder de cura e restauração de Aerith serão importantes durante o processo. Lembrando que antes de Malboro devemos derrotar ainda quatro criaturas sendo elas; uma Bomba, um Tonberry, Behemoth tipo zero e então as duas primeiras criaturas no formato de equipe. Para derrota-los de maneira prática, rápida e eficiente é bom atacar aos poucos com Cloud e freneticamente com Tifa, já que ela mantém o ataque mais rápido. Já com Aerith tente ao máximo recuperar sua vida e o de seus companheiros, dessa forma não será necessário ficar se preocupando toda hora, e ainda consegue atacar seus inimigos a distância.

Leia mais:  Resident Evil 3 Remake | 6 Dicas para sobreviver ao apocalipse

É claro que Final Fantasy VII Remake conta com uma ampla variedade de troféus que iremos conquistar, mas esses são aqueles que mais precisam ser explicados e que podem ser meio confusos a primeira vista de se conseguir, mas acredito que dando uma lida aqui não vai ter erro algum em pegar essa platina no sábado a tarde depois do almoço. Mas para não falar apenas das difíceis, acho que algumas simples podem ser destacadas rapidamente para ninguém se perder.

A primeira é a “Minha Primeira Habilidade”, em que devemos focar ao máximo em uma arma, nesse caso a de Cloud e chegar ao máximo de proficiência de sua arma para deixá-la mais forte. A arma pode começar a ser mudada a partir do capítulo 3. Mais uma que pode parecer complicada, mas caso você faça no modo fácil se não acreditar em suas habilidades gamer pode funcionar é a “Piloto Experiente”, em que devemos completar com proeza a missão de moto com Jessie junto e após finalizar sermos elogiados pela nossa maestria, nesse caso a de Cloud. Para aqueles que curtem um bom mini game se divertir no jogo de dardos também vale uma conquista. Com o nome “Mira Perfeita” devemos jogar o game no Sétimo Paraíso e assim passar o placar de quem está em primeiro com mais pontos, mas não deixe de fazer logo no capítulo 3 já que mais para frente não será possível fazer novamente e será perdida, sendo possível apenas depois de finalizar a campanha selecionando o capítulo.

Espero que esse guia ajude você ai, pequeno gafanhoto que ama RPGs e Final Fantasy assim como minha pessoa, e que não só isso deseja um desafio interessante e conquistas a platina tão desejada e amado por todos nós. Jogue com calma, preste bem atenção e jogue com o texto do lado, quem sabe não vira sua bíblia sagrada durante esse tempo.

Quer comprar jogos com um belo descontão e ainda por cima ajudar o Proibido Ler? Selecionamos ótimas dicas de games na Amazon e a maioria com frete grátis para clientes prime. Clique aqui e pegue aquele game que está faltando na sua coleção. E venha nos conhecer em nosso canal da Twitch.