Curiosidades sobre 'Mestres do Universo' (1987)
in

Curiosidades sobre ‘Mestres do Universo’ (1987)

Dolph Lundgren é o príncipe de Eternia nesse longa cheio de trasheira maravilhosa

Enquanto o desenho do He-Man fazia sucesso nos anos 80, algum estúdio precisava se mexer para ter um filme também baseado na série animada e na linha de brinquedos produzida pela Mattel.

Quase no final da década de 80, a Cannon Films resolveu embarcar nessa aventura e lançou “Mestres do Universo” com o grande Dolph Lundgren como He-man e Frank Langella como Esqueleto

Apesar de ter sido um fracasso nas bilheterias, hoje ele é considerado pelos fãs um filme cult. Abaixo contarei alguns segredos de bastidores e curiosidades sobre “Mestres do Universo”.

• Dolph Lundgren disse em uma revista francesa que trabalhar neste filme foi “um pesadelo”. O cronograma de filmagem foi de cinco meses, incluindo dois meses de filmagem noturna. Ele disse que foi abordado para fazer uma sequência durante as filmagens e recusou a oferta. No entanto, em entrevista ao site IO9 promovendo “Os Mercenários” (2010), Lundgren disse que voltaria a aparecer em um novo filme de “Mestres do Universo”, como uma participação especial.

Curiosidades sobre 'Mestres do Universo' (1987)

• Frank Langella falou em uma entrevista que fazer o Esqueleto foi um de seus papéis favoritos. Seu filho pequeno era um grande fã e estava correndo pela casa gritando “Pelo poder de Grayskull”. Ele escreveu algumas de suas próprias falas, como: “Fale-me sobre a solidão do bem, He-Man. É igual à solidão do mal?”

• Um roteiro para a sequência, com o nome “Masters of the Universe 2: Cyborg” foi escrito. A história seria de He-Man retornando à Terra para lutar contra Esqueleto, que havia transformado o planeta em um deserto pós-apocalíptico. O filme deveria contar com Mandíbula (Trap Jaw), She-Ra e a direção de  Albert Pyun. Como o filme fracassou nas bilheterias, a Mattel e a Cannon decidiram cancelar a produção da sequência. Pyun reescreveu o roteiro, que se tornou “Cyborg: O Dragão do Futuro” (1989) estrelado por Van Damme.

• A Mattel, que produzia a linha de brinquedos “Masters of the Universe”, determinou no início da produção que He-Man não poderia matar ninguém na tela. É por isso que as tropas do Esqueleto são robôs.

Curiosidades sobre 'Mestres do Universo' (1987)

• O conjunto da Sala do Trono do Castelo Grayskull era originalmente dois grandes palcos de som adjacentes. A parede entre os sets foi derrubada para fazer um gigantesco palco sonoro. Naquela época, este era o maior set que Hollywood tinha visto em mais de 40 anos

• Na época das filmagens, Dolph Lundgren tinha pouca experiência de atuação, falava com um forte sotaque sueco e ainda não era fluente em inglês. O diretor Gary Goddard havia planejado que todas as falas de Lundgren fossem dubladas por outro ator. No entanto, o contrato de Lundgren estipulava que ele teria pelo menos três oportunidades para redublar suas falas na pós-produção. Com o filme atrasado, Goddard decidiu usar a voz natural de Lundgren.

• Os dentes protéticos do Homem-fera (Beastman) eram tão grandes que o artista Tony Carroll não conseguia fechar a boca quando estava fantasiado. Depois de um tempo, ele começava a babar, enchendo o queixo de saliva e isso atrapalhava muito a sua atuação.

• Quando Blade e He-Man se envolve em uma luta de espadas, o general diz a He-Man “Eu tenho esperado muito tempo por isso!”. Na história do personagem, Blade perdeu o olho esquerdo em uma briga com He-Man.

• A máscara Esqueleto ganhou nova vida nos sets de “Jornada nas Estrelas: A Nova Geração” (1987) e “Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine” (1993) como o rosto do alienígena com cara de caveira que o tenente Worf frequentemente luta no holodeck. 

Curiosidades sobre 'Mestres do Universo' (1987)

• Por causa de dificuldades financeiras, a Cannon Films decidiu encerrar todas as filmagens três dias antes do final programado, deixando o filme em um dilema. Todas as cenas mais dramáticas foram concluídas, exceto a batalha final e a resolução entre He-Man e Esqueleto. Depois de dois meses, os executivos do Cannon permitiram que o diretor Gary Goddard filmasse o final de maneira completa, embora apressada.

• O orçamento inicial era de US$ 16,8 milhões, mas aumentou para US$ 22 milhões e este se tornou o filme mais caro da Cannon Films.

• Dolph Lundgren admitiu em uma entrevista que se sentiu estúpido por fazer o filme e ter que brincar de bonecos.

• A ideia original era ambientar o filme inteiro em Eternia e ser muito mais fiel a série animada “He-Man e os Mestres do Universo” (1983), mas desde o primeiro rascunho, o roteiro foi ambientado na Terra para reduzir o número de cenários e personagens estranhos que eles precisariam criar.

Curiosidades sobre 'Mestres do Universo' (1987)

Uma edição especia e limitada de “Mestres do Universo” foi lançada em blu-ray pela 1Films. Nela você encontra: edição especial limitada em blu ray contendo *disco blu ray + *2 opções de luva em cartão 350 gramas empastado + *capa impressa frente e verso + *box blu ray + *cd (minilp): trilha sonora original  + *4 cards + *miniposter.

• Dolph Lundgren foi o primeiro a ser escalado para o filme e Frank Langella foi o último.

• O diretor Gary Goddard esclareceu em uma carta para “Next Men #26”, de John Byrne, que Byrne estava correto na comparação do filme com as histórias e personagens dos Novos Deuses, de Jack Kirby, para a DC Comics, mas o filme também foi uma homenagem a toda a Marvel de Kirby. Quadrinhos também funcionam. Goddard tentou contratar Kirby como artista conceitual e também planejava dedicar o filme nos créditos finais a ele, mas a Cannon Films, se opôs a ambas as ideias. Apesar de uma das outras propriedades licenciadas do estúdio em desenvolvimento na época ser o Homem-Aranha, a visão de Goddard de uma “história em quadrinhos” do filme foi recebida com a posição do estúdio de que “os quadrinhos são apenas para crianças”.

• Havia rumores de que Frank Langella foi dublado por outro ator no filme. No entanto, é a própria voz de Langella no filme e não foi dublada.

• A Mattel se recusou a ter qualquer personagem baseado em action figure morto no filme. Ironicamente, um dos três personagens do filme que a Mattel transformou em figura de ação, Saurod, é morto logo no início.

+ Aproveite para conhecer os segredos e bastidores de filmes marcantes do cinema.

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Logitech lança mouse personalizado para canhotos

Chorus | Trilha sonora é lançada em plataformas digitais