Curiosidades sobre o filme 'Baile de Formatura' (1980)
in

Curiosidades sobre o filme ‘Baile de Formatura’ (1980)

Filme marcou a década de 80 por agregar coisas novas aos gênero terror

Apesar de ser esquecido pelo grande público, “Baile de Formatura” (1980) é um clássico entre os filmes de terror dos anos 80. Ele foi uma parte importante do movimento e ajudou a começar muitas das tendências que se repetiriam em outros filmes do gênero.

Mesmo carregando um grande nome como Jamie Lee Curtis, que já havia estourado no fim dos anos 70 com “Halloween” (1978), “Baile de Formatura” teve alguns problemas para conseguir ser lançado por todo o Estados Unidos e pelo mundo afora. Ainda assim, “Baile de Formatura” conseguiu se destacar e hoje figura entre os grandes títulos dos anos 80.

Que tal  uma sinopse antes de começar com as curiosidades? Se liga: um grupo de adolescentes, que esconde um obscuro segredo de infância, é perseguido por um maníaco em busca de vingança, e eles vão descobrir que, na noite de formatura, qualquer coisa pode acontecer.

Jamie Lee Curtis

Curiosidades sobre o filme 'Baile de Formatura' (1980)

Não dá para começar a falar do filme sem falar da lenda, a rainha do grito. “Baile de Formatura” enfrentava problemas de financiamento até o nome dela ser atrelado ao projeto. Jamie entrou para o elenco quase de última hora, substituindo a atriz Eve Plumb no papel principal. É valido ressaltar que Curtis fez todas suas cenas de dança e as cenas de ação no final do filme. A mulher é uma máquina do terror.

Canadá

Curiosidades sobre o filme 'Baile de Formatura' (1980)

Ao contrário do que muitos pensam, o gênero slasher dos anos 80 não foi uma exclusividade dos Estados Unidos, tendo grande parte de sua essência sido criada em filmes como “Baile de Formatura” e “Dia dos Namorados Macabros” (2009), entre outros filmes. A história de um assassino com motivos pessoais desconhecidos atacando vítimas envolvidas em acontecimentos do passado foi repetida em inúmeros filmes que vieram depois.

Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado

Curiosidades sobre o filme 'Baile de Formatura' (1980)

Falando dessa história de acontecimentos do passado, crianças cometendo um erro e um pecado mortal que voltaria a assombrá-los mais tarde é a trama que conhecemos de “Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado” (1997), de Kevin Williamson, que já se mostrou ser um apaixonado pelos clássicos do terror.

Um Assassino Empático

É comum os fãs de slasher ou torcerem para o assassino ou pela final girl, mas em “Baile de Formatura”, nós fomos apresentados a um vilão que poderíamos facilmente sentir empatia depois de entender seus motivos e ações. É um dos primeiros casos em que isso aconteceu no gênero.

Trila Sonora

Curiosidades sobre o filme 'Baile de Formatura' (1980)

Apesar de uma trilha sonora marcante e muito coesa com o filme, um álbum oficial só foi lançado em junho de 2019. Houve também um problema durante a produção do filme, já que as músicas usadas durante as gravações não poderiam ser utilizadas na versão final por falta de verba para conseguir o direito das músicas, então o compositor Paul Zaza teve menos que uma semana para recriar toda uma trilha sonora que combinasse com um baile de formatura.

Michael Myers

Curiosidades sobre o filme 'Baile de Formatura' (1980)

Sim, o grande vilão do filme de Jamie Lee Curtis teria uma participação especial em “Baile de Formatura”, mas a cena foi cortada da edição que foi aos cinemas.

Carrie, a Estranha

Curiosidades sobre o filme 'Baile de Formatura' (1980)

Ambos os filmes “Carrie, a Estranha” (1976) e “Baile de Formatura” têm histórias que se passam ao redor da noite do baile de formatura e ambos têm “vilões” que conquistam a simpatia do público por estarem se vingando de uma pegadinha.

Classificação Indicativa

A versão original do filme recebeu uma classificação PG, mas o estúdio estava com medo de que ninguém fosse assistir um filme de terror slasher com essa classificação. Eles aumentaram a violência para conseguir uma classificação R, quando menores de 17 anos só podem assistir acompanhado dos pais ou responsáveis.

Curiosamente, o primeiro e único filme slasher a receber classificação PG (quando menores de 13 anos só podem assistir acompanhado dos pais ou responsáveis) foi “Armadilha para Turistas” (1979), lançado um ano antes desse filme. Também ironicamente, a refilmagem americana de “Baile de Formatura” de 2008 recebeu essa indicação.

Edição de colecionador

No final de 2020, a 1Films lançou os quatro filmes da franquia em DVD. O box conta com luva especial e quatro cards. A quadrilogia de “Baile de Formatura” pode ser comprada aqui!

Existem muitas outras curiosidades que poderiam ser acrescentadas, mas vamos evitar os spoiler, né? Conhecer esse filme que marcou uma geração e influencia o terror até hoje, é uma boa dica!

+ Aproveite para conhecer os segredos e bastidores de filmes marcantes do cinema.

E aí, curtiu?

Escrito por Charlie Grandchamp

Devoradora de cultura pop que não se importa em levar spoiler. Sonha em ser o cara da locadora. Carteira assinada na comunidade LGBTQ+. Realmente acredita que é a Garota Esquilo.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

Loading…

0
Sweet Tooth | Os paralelos entre a série, quadrinhos e vida

Sweet Tooth | Os paralelos entre a série, quadrinhos e vida

Alex Kidd in Miracle World DX | Uma viagem nostálgica e divertida

Alex Kidd in Miracle World DX | Uma viagem nostálgica e divertida