in

HQ do Dia | Melhores de 2014

2014 – Um ano bastante esquisito. E nos quadrinhos não foi diferente.

– 2014  foi o ano em que a DC Comics abriu as portas e janelas de seu novo Multiverso, colocou vilões e heróis para lutar lado a lado e nos levou até seu distante e distópico futuro.

– 2014 foi o ano em que a Marvel fez sua declaração e mostrou que “Sinergia” entre todas as mídias é o direcionamento da empresa – Pecados originais e retcons em seus personagens, vilões e heróis trocando de lugar, um multiverso em colapso.

– 2014 foi o ano em que a Image Comics se consolidou como uma fonte inesgotável de histórias mensais de qualidade – horror, ficção, fantasia, temas adultos e quebra de formatos. Títulos da editora que estrearam em 2013 ou antes, se estabeleceram em termos de crítica, vendas e público.

– 2014 foi o ano em que a Valiant Comics mostrou sua cara e seus objetivos – ser o Universo de quadrinhos integrado mais consistente do mercado americano. Personagens interagiram entre si sem afetar sua cronologia e o mundo aprendeu que você pode ter um universo de quadrinhos vivo, dinâmico e totalmente interligado sem um milhão de títulos e caminhões de inconsistências.

Aqui apresentamos o que aconteceu de melhor em 2014. A lista abaixo contém somente títulos e séries que estrearam em 2014. Naturalmente muitas séries que estrearam antes estariam entre os melhores títulos publicados este ano, mas a intenção da lista é mostrar o que o mercado nos trouxe de novo e de melhor de Janeiro até hoje, mesmo porque não é justo avaliar séries em andamento por mais de um ano com coisas que estrearam agora. Então, com vocês, na categoria HQ, AS MELHORES DE 2014:

Wytches

HQ do Dia | Melhores de 2014

EDITORA: Image Comics

EQUIPE CRIATIVA: Scott Snyder, Jock

DATA DE ESTREIA: 8 de Outubro de 2014.

Scott Snyder deixa de lado os Vampiros Americanos e o Cavaleiro da Trevas, e nos transporta para uma cidadezinha do interior dos Estados Unidos, para nos contar a trágica e horrível história da família Rooks. A protagonista é a adolescente chamada Sailor e, assim como criou sua própria mitologia em relação aos Vampiros em Vampiro Americano, aqui o autor expande o universo da bruxas e transforma um conceito bem batido em uma pérola de horror moderno recheada de sensibilidade, sutileza, crueldade e crueza. Wytches é densa, atmosférica e agustiante – tudo que um fã de terror espera. A arte de Jock no título é grosseira, torta, sombria e beira o artesanal. A HQ toda transpira maldade e desespero e é uma das melhores leituras de horror do ano. Wytches em breve será adaptada para o cinema e espere ouvir muito sobre este título em 2015.

Leia minha resenha: HQ do dia | Wytches #1

Silver Surfer

HQ do Dia | Melhores de 2014

EDITORA: Marvel Comics

EQUIPE CRIATIVA: Dan Slott, Michael Allred, Laura Allred.

DATA DE ESTREIA: 2 de Abril de 2014.

Felizmente Dan Slott não vive só de enlouquecer os fãs do Homem-Aranha. Este ano a Marvel encarregou o roteirista e o genial ilustrador Michael Allred com a tarefa de nos levar para passear até os confins mais obscuros do Universo Marvel em cima de uma prancha prateada. A equipe fez então o que ninguém havia pensado: deu ao Surfista alguém com quem ele possa se divertir e contemplar o universo na forma da cativante jovem Dawn Greenwood. Esqueça o épico-filosófico de outrora, isto aqui é o Guia do Mochileiro das Galáxias desenhado sob efeito de LSD. Silver Surfer é viva e reluzente, tem histórias simples e geniais e tem o que falta a 90% dos títulos do mercado atualmente: coração. Com uma das melhores equipes de arte em atividade no quadrinhos (composta por Michael e sua esposa Laura Allred), Silver Surfer é o melhor título mensal da Marvel sendo publicado no momento.

Leia minha resenha: HQ do dia | Silver Surfer #4

Rai

HQ do Dia | Melhores de 2014

EDITORA: Valiant Entertainment

EQUIPE CRIATIVA: Matt Kindt, Clayton Crain

DATA DE ESTREIA: 30 de Abril de 2014.

Pense em uma HQ de ação com um Ninja como protagonista. Pense em uma história de investigação no Japão. Agora imagine este Japão no ano 4001. É difícil? Não para Matt Kindt. O roteirista re-escreve a franquia da editora Valiant como um misto de Blade Runner e Robocop, e torna Rai um ícone da ação no ano de 2014. No século 41 o Japão é um continente pacífico orbitando ao redor do nosso Planeta (e orbitando quer dizer “em órbita” de fato). Séculos já se vão desde o último assassinato reportado no continente quando um crime randômico coloca Rai, o super ninja e protetor do Japão contra seu governo. Rai tem aquela vibe de utopia desmoronando que nós, fãs de futuros distópicos, adoramos ler, comentar e discutir, e é uma re-imaginação de um futuro sob a ótica oriental. Uma mitologia grande e cuidadosamente detalhada nasceu este ano assim como um protagonista forte e icônico. Ah, e o gibi tem a arte fantástica de Clayton Crain transbordando foto realismo, movimento e culhões por todos os quadros.

Justice League United

HQ do Dia | Melhores de 2014

EDITORA: DC Comics

EQUIPE CRIATIVA: Jeff Lemire, Mike McKone, Marcello Maiolo.

DATA DE ESTREIA: 23 de Abril de 2014.

Dos destroços de Vilania Eterna, subitamente e sem muita explicação (como a maioria das grandes equipes super-heroicas normalmente se junta) surge a JLU. Que fique bem claro: Jeff Lemire não inventou a roda com essa equipe. O autor simplesmente deu aos fãs de super equipes da DC Comics o que eles querem ler desde o início dos Novos 52: um primeiro arco com roteiro simples e direto. Um elenco com favoritos dos fãs como Arqueiro Verde, Homem-Animal e Adam Strange aliados ao Caçador Marciano, Stargirl e a novíssima Equinox. Missões que vão da tundra Canadense aos confins do espaço. Diálogos personalizados e vozes distintas para cada um dos protagonistas. Interação humana entre os protagonistas. Isso tudo apresentado com a arte energética de Mike McKone. Fato: JLU não mostra nada além do feijão com arroz super heróico que você devorou sua vida inteira, mas pra quem cresceu comendo este tipo de prato nas décadas de 1980 e 1990 é o melhor que você vai encontrar em 2014. Se você quer algo muito original, corra. JLU é HQ pra fã de quadrinhos, não de arte.

Leia minha resenha: HQ do dia | Justice League United #1

The Autumnlands: Tooth and Claw

HQ do Dia | Melhores de 2014

EDITORA: Image Comics

EQUIPE CRIATIVA: Kurt Busiek, Ben Dewey

DATA DE ESTREIA: 5 de Novembro de 2014

Tooth and Claw é Kurt Busiek mostrando seu lado místico. O aclamado autor e criador de Astro City nos presenteou esse ano com o embrião de um estranho e encantador universo de criaturas antropomórficas em um mundo de ocultismo e magia. Sacerdotes de todos os tipos, criaturas fantásticas, violência, morte de protagonistas e desgraça desde a primeira edição. A primeira edição de Tooth and Claw é uma das HQs mais classudas, envolventes e surpreendentes deste ano. Busiek tem um estilo muito peculiar e quase que raro de escrita e isso se reflete em personagens completos e vivos. O mundo de Tooth and Claw é um presente desenhado pelo (relativamente) novato Ben Dewey com originalidade, imaginação e um esmero raro. Qualquer fã de fantasia e ficção deve ao menos dar uma chance ao título. Tooth and Claw é um universo nascendo diante de nossos olhos.

Leia minha resenha: HQ do Dia | Tooth and Claw #1

Ms. Marvel

HQ do Dia | Melhores de 2014

EDITORA: Marvel Comics

EQUIPE CRIATIVA: G. Willow Wilson, Adrian Alphona

DATA DE ESTREIA: 5 de Fevereiro de 2014.

Kamala Khan é a personalidade dos quadrinhos em 2014. Fato consumado e ninguém tira isso da Marvel. A autora G. Willow Wilson acertou em cheio e não criou uma simples personagem, mas sim,  um ícone que sintetiza e representa com justiça todos os novos leitores e consumidores de quadrinhos e derivados de cultura pop da atualidade. Se você está lendo este artigo e tem entre 12 e 24 anos, Kamala te representa, quer você queira ou não. E a menina te representa muito bem pra dizer a verdade. Ms. Marvel pega carona diretamente nos eventos que elevaram os Inumanos ao status atual no Universo Marvel e usa uma premissa das mais básicas da história da arte sequencial pra nos mostrar a Nova Jersey da jovem nerd muçulmana e fã da Marvel que, subitamente, descobre os ônus e os bônus de se ter super poderes sendo uma adolescente. O jeito como Wilson retrata Kamala é real, vivo, atual, relevante, intimista e extremamente familiar. Kamala é hoje o que Peter Parker foi para a geração das décadas de 1960 e 1970. E isso é ótimo não só para a Marvel, mas para o mercado inteiro.

Leia minha resenha: HQ do dia | Ms. Marvel #7

The Multiversity

HQ do Dia | Melhores de 2014

EDITORA: DC Comics

EQUIPE CRIATIVA: Grant Morrison, Ivan Reis e vários artistas

DATA DE ESTREIA: 20 de Agosto 2014.

Se considerarmos que o conceito do Multiverso DC Comics foi criado lá na década de 1940 temos que também reconhecer a hercúlea tarefa de se escrever qualquer coisa sobre o tema sem parecer redundante. Felizmente existe um ser chamado Grant Morrison para provar que ainda é possível escrever histórias divertidas, relevantes e inovadoras usando o Multiverso DC como tema. Em se tratando de formato de roteiro, apresentação e conceito The Multiversity é a série mais inovadora e original já realizada em uma editora “Major” talvez desde a criação do selo Vertigo. The Multiversity é um tributo aos quadrinhos em forma de gibi. Ou um gibi que celebra e exalta tudo de bom, ruim, confuso, irritante, emocionante, perturbador e genial que esta mídia representa para seus fãs. Com histórias que vão de contos mais simples que um desenho de sábado de manhã até conceitos extremamente elaborados apresentados da forma mais confusa possível, a revista explode a mente, desafia e surpreende a cada edição. O título mais especial a estrear na DC Comics e talvez na mídia este ano, executado de maneira impecável pelo autor e pela equipe de artistas escolhida a dedo para cada universo. Imperdível.

Leia minha resenha: HQ do dia | The Multiversity #1

Os Delinquentes

HQ do Dia | Melhores de 2014

EDITORA: Valiant Entertainment

EQUIPE CRIATIVA: James Asmus, Fred Van Lente e Kano.

DATA DE ESTREIA: 20 de Agosto de 2014.

Imagine se a sua mensal do Homem-Aranha ACABASSE toda vez que uma mini-série protagonizada pelo Cabeça-de-teia fosse lançada? Inviável? Impensável? Inconcebível? Pois a Valiant fez isso acontecer e fez isso funcionar em 2014. A editora sumariamente acaba com uma de suas mensais mais populares e logo em sequência lança uma mini/crossover com os mesmos personagens SEM VOLTAR com a mensal. Os Delinquentes é uma declaração de independência da Valiant para todo um mercado. A mini-série estreou imediatamente após o final da mensal de Quantum e Woody e mostrou que não há necessidade de se manter um título mensal sendo publicado simultaneamente a uma mini-série com os mesmos personagens. Unindo as equipes criativas de Archer e Armstrong Quantum e Woody a mini-série mostra que crossovers entre personagens dentro da cronologia da editora podem ser relevantes e divertidos sem interferir sem bagunçar o andamento de nenhuma das publicações de origem. Fora isso temos um dos roteiros mais engraçados, leves, sarcásticos e empolgantes do ano. Quantum, Woody, Archer, Armstrong e a Cabra Vincent Van Goat em uma road trip pelos Estados Unidos regada a absinto e canções de andarilhos. A mini mais divertida de 2014 com uma arte impecável do genial Kano. Uma leitura revigorante, fácil e com cara de clássico instantâneo.

Leia minha resenha: HQ do Dia | Os Delinquentes

Outcast

HQ do Dia | Melhores de 2014

EDITORA: Image Comics

EQUIPE CRIATIVA: Robert Kirkman e Paul Azaceta.

DATA DE ESTREIA: 25 de Junho de 2014.

O criador de The Walking Dead e Invincible produzindo uma história sobre possessão demoníaca por si só já é um puta de um convite para gastar dinheiro. Agora imagine isso desenhado no traço desgraçado de Paul Azaceta. Outcast não decepciona fãs de quadrinhos de horror. Robert Kirkman escreve uma história humana, dramática, cheia de tons de cinza, mas extremamente macabra e violenta. Se você é fã de The Walking Dead e tem um desejo profundo por histórias que retratam desgraça e sofrimento alheio, Outcast é o canhoto te chamando pra brincar. 2015 é o ano do capiroto e Outcast vem puxando a carruagem do inferno das HQs direto para uma adaptação televisiva no ano que vem. Um dos melhores gibis de horror de 2014 e uma franquia a ser observada daqui pra frente pois tem tudo pra se tornar um marco multimídia em 2015.

Leia minha resenha: HQ do dia | Outcast #1

The Wicked + The Divine

HQ do Dia | Melhores de 2014

EDITORA: Image Comics.

EQUIPE CRIATIVA: Kieron Gillen, Jamie McKelvie e Matt Wilson.

DATA DE ESTREIA: 18 de Junho de 2014.

Kieron Gillen e Jamie McKelvie são uma das duplas de criadores mais entrosadas dos quadrinhos atualmente. Este ano os dois uniram sua paixão por ícones musicais e misticismo e nos deram The Wicked + The Divine. A obra nos transporta para um Planeta Terra no qual deuses, demônios e divindades diversas vivem em nossa sociedade como ícones da cultura pop. Com um conceito extremamente frutífero, diálogos ácidos, violência, sátira religiosa e uma arte soberba a HQ é indecifrável e não se encaixa em categoria alguma. Leitura ideal para quem está cansado dos velhos moldes de quadrinhos de super heróis e tem saudades dos bons e velhos tempos da Vertigo na década de 1990. The Wicked + The Divine talvez seja o título mais alternativo e avant gard da lista em termos de conceito, visual e roteiro e prova que andar para frente e em direção ao futuro nem sempre é uma coisa ruim em se tratando de quadrinhos.

Leia minha resenha: HQ do dia | The Wicked + The Divine #1

———————————————————————————————————————————————————————————————

2014 se vai, e vai mostrando para muitos descrentes que, independente da sua editora e dos seus personagens favoritos, o mercado de quadrinhos continua produzindo obras de qualidade. É muito fácil se armar usando o escudo do “na minha época era tudo muito melhor” e ignorar material lançado recentemente. Hoje temos, sim, grandes autores e obras relevantes sendo criadas e publicadas, então você não precisa ficar relendo “A queda de Murdock” ou “A piada mortal” e achando que nada mais presta. É só querer.

Fora estas obras citadas acima, ainda temos muitos títulos mensais com qualidade incontestável sendo publicados regularmente, tanto na Marvel, DC, Image, Dark Horse entre outras que merecem ser lidos. No entanto, como foi ressaltado antes, preferimos citar somente material que estreou este ano.

É lógico que faltou alguma coisa ou que tem algum título ali que, na sua opinião, não deveria entrar na lista. Então deixe seu comentário abaixo e que venha 2015.

VEJA TAMBÉM: As novas musas dos quadrinhos

Escrito por Igor Tavares

Carioca do Penhão. HQ e Videogames desde 1988. Bateria desde 1996. Figuras de ação desde 1997. Impropérios aleatórios desde 1983.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

O Abutre (2014) | Uma injeção de adrenalina numa sociedade anestesiada

A Entrevista (2014) | Apenas mais um besteirol americano