in

HQ do dia | Outcast #1

Outcast é o novo título do criador de The Walking Dead e Invincible, Robert Kirkman lançado pela Image / Skybound como série mensal recentemente. Como definido pelo próprio autor trata-se de uma HQ de horror com uma pegada um pouco mais realista do que TWD e situada em West Virginia, onde Kirkman residiu por alguns anos. Nesta primeira edição somos apresentados a Kyle Barnes, um homem amargo, solitário e literalmente no fundo do poço que durante sua vida inteira foi atormentado por incidentes relacionados a possessões demoníacas e… OPA! É… Eu sei… Você vai me questionar o que tem de “realista” em ser possuído pelo Tinhoso e etc. Bom, segundo o roteirista, em comparação com um apocalipse zumbi e uma família de super-heróis Outcast é até bem realista.

Outcast

O roteiro de Kirkman segue o modelo storyboard silencioso como em muitas passagens de TWD. Muitos quadros tensos e diálogos casuais que aos poucos vão nos dando pistas sobre o elenco e apresentando todo mundo de forma muito natural. Ao mesmo tempo em que as devidas introduções são feitas o roteirista consegue já nesta edição tirar o protagonista da inércia e dar a todo o elenco motivação e conflitos. Apesar da temática totalmente CHUPADA de filmes sobre exorcismo em cidades do interior, percebi o roteiro muito mais focado nas relações conturbadas entre os personagens do que nos Capirotos por assim dizer (marca registrada de Kirkman). Antes de me perguntarem já digo: O roteiro é violento pra cacete e já temos algumas cenas polêmicas envolvendo violência infantil logo nas primeiras páginas.
A arte de Paul Azaceta é tudo que você queria na tua Hellblazer e às vezes não tinha. O sujeito tem um traço medonho, enquadramentos muito inteligentes, uso de perspectiva na medida certa e expressões faciais incríveis. A arte é parecida com a de David Aja em Hawkeye da Marvel, só que ao invés de flechas, cachorrinhos e pizza aqui você vai ver sangue, vômito e padres. Uma colorização que só poderia ser fosca pra acentuar a morbidez da trama e um acabamento visual caprichadíssimo nesta primeira edição.
Outcast 1 estréia com os dois pés na porta da igreja e é “tudo isso aí” que a crítica especializada vem dizendo. O roteiro de Kirkman é um tributo a tudo que já foi escrito sobre possessões demoníacas no passado, mas sabiamente não foca sua atenção no sobrenatural e sim no impacto desses acontecimentos sinistros na vida dos personagens. A arte é absurdamente macabra e a primeira edição termina com aquele clima de “Agora a p@#$% ficou séria!” que todos nós adoramos. O canhoto arrumou mais uma revista mensal pra sangrar tua carteira, literalmente. 

Ah, esqueci de mencionar: Um episódio de TV piloto baseado em Outcast já foi encomendado pelo Canal Cinemax e em breve você verá isso tudo aqui na TV. É a tua chance de começar a ler antes que a HQ vire modinha.

Escrito por Igor Tavares

Carioca do Penhão. HQ e Videogames desde 1988. Bateria desde 1996. Figuras de ação desde 1997. Impropérios aleatórios desde 1983.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

HQ do dia | Legendary Star-Lord #1

Trailer completo da última temporada de Sons of Anarchy