Guia prático para começar a ler e comprar HQs

Muitos leitores do ProibidoLer perguntam qual é o segredo para quem está no início e quer ler histórias em quadrinhos sem ficar perdido. O que comprar, por onde começar, mensais ou encadernados, arcos fechados ou histórias em aberto, valores, preço justo, e etc.

Para ajudar, vou contar o que eu fiz quando comecei a ler quadrinhos, e o que faço para adquirir cada um deles – como pesquiso preço, em quais lojas compro e etc. Tudo que será publicado aqui vem da minha experiência pessoal como leitor, ou seja, aprendi sozinho ou com ajuda de amigos que colecionam e compram HQs todo santo mês. Ou seja, este guia não se trata de algo absoluto, mas sim, de uma forma descomplicada que eu encontrei para entrar nesse mundo, e talvez possa ser útil para você!

Guia prático para começar a ler e comprar HQs

Quero ler histórias em quadrinhos. Por onde eu começo?

Comece pelos encadernados. A maioria deles possui histórias fechadas, ou seja, com início, meio e fim em um único volume. Claro que existem aqueles encadernados que se dividem em dois ou mais volumes para contar uma história, mas ainda assim, é melhor começar por eles. Você vai compreender toda a história, não ficará perdido e nem terá que esperar até o mês seguinte para saber como vai terminar.

Qual o problema de iniciar pelas mensais?

Não tem problema nenhum, porém você tem duas opções:

Ter a sorte de pegar o início da série – a HQ número #1 – na época de seu lançamento (na verdade, se a série estiver na edição #5, por exemplo, ainda é possível conseguir as revistas anteriores)

Acompanhar uma série que já está em andamento, e tentar recuperar as edições anteriores em grupos de venda/troca de HQs, sebos, feiras, etc. Também tem a opção de você acessar as HQs anteriores via internet.

Quero ler HQs da Marvel, mas não sei por onde começar.

Nesse caso é muito mais simples do que você imagina. Além dos encadernados e das séries mensais, existem às coleções da Salvat. Nelas você encontra as melhores histórias dos super-heróis da Marvel, e a melhor parte é que todas são de arcos fechados.

Guia prático para começar a ler e comprar HQs

Na Livraria Cultura você consegue comprar a maioria dos volumes lançados pela Salvat, clique aqui.

Quero ler HQs da DC Comics, mas não sei por onde começar.

No caso da DC Comics fica um pouco mais difícil, a Eaglemoss ficou de lançar uma coleção semelhante à da Salvat. Mas até o momento só tivemos publicações setoristas realizadas no ano de 2014. Com exclusividade, no ano passado, nós conseguimos a informação de que esta coleção seria lançada em 2015, mas não temos uma previsão exata de quando ela chegará às bancas oficialmente.

Guia prático para começar a ler e comprar HQs

Então, sugiro que você leia os encadernados, pois infelizmente, as mensais já estão em um número avançado. Mas não esqueça da opção mencionada antes, sobre você acompanhar uma série mensal em andamento, e depois tentar recuperar as edições anteriores.

Esses dois tópicos sobre o que ler da DC ou Marvel se tratam de sugestões bem genérica, que resolvi dividir com você porque foi a forma que comecei. Em breve teremos uma lista mais aprofundada sobre o que ler dessas duas editoras, que poderá te ajudar de uma forma mais abrangente.

Guia prático para começar a ler e comprar HQs

Onde eu posso comprar HQs online?

Existem vários sites que comercializam histórias em quadrinhos. Abaixo eu separei algumas lojas onde eu já comprei e são confiáveis:

Liga HQ
Comix
Rika
Castelo do Gibi
Geek.etc
Comic House

Existe também o Comixology, nele você pode comprar HQs digitais. Não existe versão em português ainda, mas é daí que está saindo a maioria dos lançamentos da Marvel, DC, Image e etc.

OBS: como dito nos comentários pelo leitor Bred Mello, uma característica legal da Comixology é fazer promoções ou deixar a edição #1 de algumas revistas disponíveis gratuitamente, para o pessoal ver se realmente compensa comprar as próximas edições.

São vendidas HQs em sites como Submarino, Americanas, Extra e Ponto Frio?

Esses sites não comercializam HQs mensais, mas alguns deles vendem encadernados. É o caso do Extra e Ponto Frio, por exemplo, que são sites onde eu já realizei compras para o meu humilde acervo.

São vendias HQs em sites de grandes livrarias como Amazon, Saraiva e FNAC? 

Sim, inclusive todos eles praticam bons descontos com frequência. É importante sempre pesquisar em cada um deles para saber em qual loja você encontra o melhor preço. Se desejar, use os links abaixo para realizar suas compras.

Amazon
Saraiva
FNAC

Existem lojas físicas especializadas em vendas de HQS?

Sim, existem. Porém eu conheço apenas lojas em São Paulo e Grande São Paulo. As duas que eu mais frequento são a Comix e a Geek.etc. Para mim, elas são as melhores neste segmento.

A Comix por ter todos as novidades primeiro que todo mundo, inclusive primeiro que as bancas de jornais da cidade. E também pela facilidade de encontrar números atrasados.

A Geek.etc pelo ambiente da loja, pelo atendimento e pela variedades de itens do universo nerd/geek. Um diferencial da Geek é que você pode comprar HQs importadas e a maioria delas não tem versão brasileira. Então se você é um leitor do tipo apressadinho tem a opção de pegar a versão gringa. Existem outras casas que você pode encontrar HQs em São Paulo, segue o endereço de algumas abaixo, inclusive as duas já citadas nesta questão.

Empório HQ

Endereço: Rua Teodoro Sampaio, 2550 – Loja
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 11h às 18h
Sábado das 9h às 19h

Comix Book Shop

Endereço: Alameda Jaú, 1998 – Cerqueira César, São Paulo – SP
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 11h às 20h
Sábado e feriados das 10h às 18h

Geek.etc

Endereço: Conjunto Nacional – Alameda Santos, 2152 – Cerqueira César, São Paulo – SP
Horário de funcionamento: Todos os dias das 10h às 22h

Rika Comic Shop

Endereço: R. Augusta, 1371 – Consolação, São Paulo – SP
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 10h às 18h45
Sábado das 10h às 13:45

Geek House Book Store

Endereço: Alameda Franca, 1055 – Jardim Paulista, São Paulo
Horário de funcionamento: Segunda das 11h às 20h – Terça e Quarta das 11h às 21h
Quinta a Sábado das 11h às 22h.

Cidade de Papel

Loja Shopping Metrô Tatuapé

Endereço: Avenida Radial Leste, sem número, Piso G2 (ao lado do cinema)
Horário de funcionamento: Segunda a Sábado das 10h às 22h, e aos Domingos das 14h às 20h.

Loja Vila Madalena

Cidade de Papel

Endereço: Rua Nazaré Paulista, 267 – Loja Vila Madalena
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 18h e aos Sábados das 9h às 15h.

Multiverso HQ

Endereço: Rua Batista de Azevedo N° 403, Osasco – SP
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 10h às 19h
Sábado das 10h às 17h.

É de fora de São Paulo e conhece lojas de HQs? Envie o endereço delas para o [email protected] que atualizaremos essa lista.

Agora que você já sabe como começar a ler histórias em quadrinhos e também onde comprá-las eu vou dar algumas dicas sobre como achar encadernados por um preço bacana.

Guia prático para começar a ler e comprar HQs

Sempre compre encadernados de capa dura nas grandes livrarias online. O valor é bem mais em conta do que nas livrarias físicas ou em Comic Shops. Para encontrar o preço mais acessível, utilize ferramentas como o Buscapé e o Zoom. Às vezes o encadernado sai até pela metade do preço cobrado nas lojas físicas – isso serve também para livros.

Para a compra de HQs antigas e coleções completas, eu recomendo pesquisar bastante para não cair em nenhuma cilada. Sempre passe pela Estante Virtual, através dela eu já achei bastante coisa legal por um preço justo. E também pela Rika que é especializada em hqs antigas. Visite alguns sebos, pois neles você pode encontrar bastante coisa interessante por uma pechincha. Se você for de São Paulo, sempre pesquise no sebo especializado em HQ –  o Multiverso HQ –  que fica em Osasco (colocamos o endereço acima).

Compras no Mercado Livre:

Separei um tópico exclusivo para compras neste site. O motivo é o preço cobrado nas HQs por alguns vendedores. A maioria deles eleva o preço a níveis estratosféricos, principalmente se a HQ for considerada “rara” ou não tenha previsão de reimpressão. Muito cuidado também com o considerado “raro” – pesquise muito e deixe o ML como opção de compra somente quando esgotar as opções anteriores. Claro que existem vendedores que comercializam HQs por um preço justo, mas infelizmente não é a maioria.

Eventos:

Eventos como a Fest Comix e o Festival do Guia de Quadrinhos são uma boa oportunidade de iniciar ou fazer um belo upgrade em sua coleção. Eles acontecem uma vez por ano, no caso da Fest Comix, são vendidas HQs a partir de 1 real, e os lançamentos tem 20%, em média, de desconto em relação ao preço de capa. No Festival do Guia de Quadrinhos existe o famoso “mercado de pulgas”, onde você pode encontrar muita coisa boa por um preço daora. O PL sempre divulga quando vai rolar cada um deles, portanto fique ligado nas notícias que publicamos por aqui e também na nossa página no Facebook.

Esse guia é para quem deseja iniciar a leitura de histórias em quadrinhos de uma forma simples e prática. Serve para qualquer HQ, e não somente para as histórias de super-heróis. Todos os dias nós publicamos o review de uma HQ que você pode ler na seção de Quadrinhos. Caso você tenha alguma dúvida, ou queira dicas do que ler, fale conosco através dos comentários, via e-mail: [email protected], através de mensagem enviada pela página do PL no Facebook ou via Twitter para o @IgorLTavares (nosso colunista de Quadrinhos) , @loucifreud (a louca das HQs) ou eu mesmo através do @proibidoler.

 


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.