Filmes animados em Stop Motion – Parte 1

Você já deve ter visto algum filme com técnica de Stop Motion. Ela é bastante usada pela Disney, e também na criação de animações caseiras, nem sempre tão reconhecidas. Stop motion consiste basicamente em filmar ou fotografar objetos, movendo-os quadro a quadro, isso tudo para simular o movimento do objeto no longa.

Traduzindo livremente, Stop Motion significa “movimento parado”, e é uma técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado. Estas fotografias, ou quadros, como queira chamar, normalmente são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma pequena mudança de lugar, dando a sensação que o objeto realmente se move por conta própria. Os materiais mais utilizados em Stop Motion são: plástico e massa de modelar, pois produzem efeitos artísticos diferenciados. A técnica foi bastante utilizada em ficções científicas e terror, tudo para dar vida aos monstros e mortos vivos horripilantes (principalmente nos anos 90).

Georges_MeliesA história desse tipo de animação vem de longa data. O mágico e ilusionista francês, George Mélies, viu no Stop Motion uma possibilidade para dar vida aos seus truques. A partir da técnica, ele alcançou o ápice de sua carreira cinematográfica. O que pode ser visto no curta-metragem “Viagem à Lua” de 1902.

A base para seus filmes eram contos de fadas, contos populares e as sagas de ficção científica de Júlio Verne. O Stop Action ou Stop Motion possibilitou a Meliés criar incríveis ilusões, e múltipla exposição. Ele foi o primeiro a criar efeitos e truques incríveis em seus filmes. Ele filmava uma imagem, parava a câmera, alterava a imagem, filmava novamente, parava a câmera e alterava de novo.

Como não deixaria vocês sem essa obra prima do cinema. Confira o primeiro stop motion do cinema:

Ao longo do século XX a técnica foi aprimorada por inúmeros diretores, e durante muito tempo foi a base para efeitos especiais em filmes, como citei no inicio desta pequena introdução. Essa lista aborda filmes produzidos com esta técnica, citarei muitos conhecidos, mas como já é costume, incluirei alguns longas que nem todo mundo conhece, mas que deveriam. Dividirei em partes, apenas pelo fato de que ficaria muito grande para uma lista só. Nessa primeira, citarei 3 filmes que são uma conquista no mundo do Stop Motion:

O primeiro da lista, é também o primeiro filme feito inteiramente com essa técnica.

O Estranho Mundo de Jack (1993) – Henry Selick

Filmes animados em Stop motion o estranho mundo de jack

Título original: The Nightmare Before Christmas

Tudo começou em 1982, com um poema escrito por Tim Burton. Um ano depois, seu “projeto” foi exibido para os chefes como um especial de TV. Mas eles acharam a trama estranha demais, como era de se esperar, e então o mundo de Jack foi deixado em “banho-maria” até que Beetlejuice e Batman deram destaque ao diretor.
Um conto de fadas meio assustador e musical, conta a história de Jack Esqueleto, rei do Halloween. O filme que se tornou aclamado em todo mundo, por todo tipo de público, de diversas idades, lançou um renascimento em animações stop motion.
 
Claro, que muitos espectadores estavam familiarizados com a técnica. Mas os objetos e figuras pitorescas aumentaram o interesse do público, de forma que eles pareciam estar realmente em movimento.
Isso era visto em pequenas doses, em sequências de efeitos especiais em filmes como King Kong. Ou de forma bruta, em programas de TV como Gumby. Mas apenas no estranho mundo de Jack, um estúdio de Hollywood fez uma aposta em um filme de animação de longa-metragem em stop motion, e aposta deu tão certo, que ele se tornou um clássico. 

Desde então, uma série de características excelentes de stop motion, são comparadas ao longa, muitos deles tão macabros e estranhos quanto na animação.

Dirigido por Henry Selick, o filme levou quinze animadores, e quase três anos para ser concluído. Trabalhando com mais de 227 bonecos, eles completaram apenas um minuto do filme por semana. Consegue imaginar o baita trabalho que deu? Eu consigo, e é muito bonito ver que todo esse trabalho apresentou uma das criaturas mais adoráveis (de uma forma estranha) das animações em stop motion para o mundo, e por motivos óbvios de amor, nenhum outro filme poderia ser o primeiro da lista. Afinal, aposto que a maioria de vocês ~ membros da legião ~ sabem de cabo a rabo as canções, e quiseram comemorar o natal assim como Jack, de uma forma estranhamente linda. 

Veja também: Curiosidades sobre O estranho mundo de Jack (1993)

Partindo para uma aulinha de história de cinema, nada melhor do que citar um clássico:

Planeta Fantástico (1973) – René Laloux

Título original: La Planète Sauvage

Um épico filme de ficção científica francesa, que usa recortes stop-motion, criando algo que se parece com desenhos 2D tradicionais, mas usando figuras de papel, como Terry Gilliam fez por Monty Python e Trey Parker e Matt Stone fizeram para o episódio piloto de South Park.
O diretor Rene Laloux, utiliza o meio recorte para criar um mundo surreal que parece algo fora de Dali ou Bosch.

Aqui, os seres humanos são uma espécie menor em um planeta governado por Traags, humanóides cem vezes maiores que humanos, que nos julgam quase como animais de estimação, ou até mesmo insetos. 

Começa a guerra entre as duas espécies, e nesse meio tempo, estátuas dançando, foguetes e chapéus são detalhes para se admirar. A combinação de futurista sci-fi, e uma técnica retrô de animação tornam essa história fascinante

Com muita imaginação visual, este filme, meio que antecipou o mundo de Avatar, de James Cameron.
Um filme que deveria ter mais visibilidade, na vida das pessoas, nas escolas e principalmente nas aulas de Sociologia e Filosofia, por abordar passagens que remetem a nossa organização social, aos paradigmas e preconceitos nela introjetados e gerados, e até a nossa própria existência.

Veja também: 10 animações “lado b” que você deve conhecer

O último filme que será listado nessa primeira parte, não é nem de longe “apenas” uma animação. É uma das melhores fantasias do cinema, que une dois mundos em um só.

Alice (1988) – Jan Svankmajer

 
Filmes animados em Stop motion alice
 Título original: Neco z Alenky
 
O Animador Tcheco, Jan Svankmajer, é um dos artistas mais originais, surreais e inquietantes do cinema. Trabalhando em Claymation e Pixilation (animação de objetos encontrados), ele cria mundos onde metamorfoses bizarras onde objetos banais e comuns, assumem a vida de forma ameaçadora, Em seu primeiro longa-metragem, ele traz essa sensibilidade a sua adaptação de “Alice Stories” de Lewis Carroll, um “Alice no país das Maravilhas”, com um olhar maduro e surrealista.
 
 
Combinando técnicas de animação e atores reais, ele deu uma nova e fascinante dimensão para uma das melhores fantasias já escritas, e também para as animações. Alice é interpretada por uma menina real, mas seu coelho de pelúcia ganha vida e leva-la a um estranho mundo cheio de stop motion e criaturas pixeladas. Quando Alice encolhe, ela se torna uma boneca. O que é lindo de se ver. Principalmente para a época. Vale lembrar que a terra natal de Svankmajer, ainda fazia parte da comunista Europa Oriental, quando o filme foi feito. Alguns dos seus filmes anteriores eram perturbadores de forma peculiar o suficiente para que fossem proibidos no cinema.
É difícil não ler Alice como um pesadelo, tanto de uma criança, quanto uma alegoria política, sobre uma terra onde a autoridade é arbitrária e cruel, e principalmente onde a razão não existe. O que é fácil de se observar nesse longa.
A ligação entre Lewis Carroll e Franz Kafka nunca foi tão evidente quanto em Alice. E no filme de Jan, toda a magia e sofrimento podem ser vistos em Stop Motion. Ou seja, um banho de arte, história e literatura na sétima arte.
 

 
Esses filmes não poderiam ser deixados para segunda parte, pois fizeram e fazem história no mundo do cinema. Espero que tenha se interessado em saber mais sobre o cinema em Stop Motion. Comente aqui o que achou dos filmes que indiquei, e quais filmes pretende assistir, ou já assistiu que abusam dessa técnica. A segunda parte da lista de filmes estará amanhã aqui no PL, com muitos filmes, história do stop motion e arte de sobra. Não perca!

ATUALIZAÇÃO:
A segunda parte já está pronta, corre pra conferir:
Filmes animados em Stop Motion – Parte 2


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.