9 Melhores filmes de Tim Burton

Tim Burton é um dos nomes mais originais da indústria cinematográfica contemporânea. O diretor iniciou suas investidas fílmicas ainda quando criança, realizando produções caseiras que transmitia para seus pais e para seu cachorro – que inclusive era um dos recorrentes protagonistas. Desde então, lançou-se em uma estética literária e imagética que beirava o obscurantismo do expressionismo alemão, sempre criando personagens bizarros, distorcidos, com olhos esbugalhados e narrativas tristes e bastante fora do convencional.

Burton alcançou sucesso já na década de 1980, trabalhando como concept artist e ficando responsável pelo storyboard de diversas animações da Disney, incluindo O Cão e a Raposa (1981) e Tron – Uma Odisseia Eletrônica (1982), mas ficaria conhecido apenas em 1988 com Os Fantasmas se Divertem, trazendo nomes como Michael Keaton e Geena Davis para as telonas, bem como o jovem rosto de Natalie Portman.

Entretanto, não seria até a década seguinte que Burton ficaria ainda mais famoso com duas de suas obras-primas, ainda que não tenha atuado como diretor em ambos os filmes. O primeiro, Edward Mãos-de-Tesoura (1990), trouxe Portman para uma incrível fábula aos moldes de A Bela e a Fera, porém embebido em incríveis respaldos artísticos e bastante expressionistas – e, como se não bastasse, aproveitou para ajudar na construção da carreira de Johnny Depp, que viria a ser um incrível colaborador. O segundo, em que trabalhou como autor, foi um musical lindamente produzido por Henry Selick ambientado na horripilante Halloweentown, intitulado O Estranho Mundo de Jack (1993) e que seria um dos marcos para a continuidade das habilidades narrativas do diretor.

É claro que, considerando a época, as inovações para o mundo das animações fundiam-se entre técnicas bem estruturadas e fluidas e uma nostalgia das construções em stop-motion, revividas não apenas com Jack Skellington, mas também trazidas em produções como A Noiva Cadáver (2005) e Frankenweenie (2012).

Entretanto, a carreira de Burton não seria formada apenas de boas produções, mas também encontraria alguns tristes deslizes pelo caminho. Desde o remake de A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) até Sombras da Noite (2012), as decisões do cineasta esbarrariam em alguns obstáculos complicados, indicando uma possível saturação de tudo o que já havia contribuído nos primeiros anos de sua carreira. E mesmo que se reencontrasse com algumas investidas não tão boas, mas relativamente razoáveis, os fãs ainda esperam que ele retorne à sua boa forma – e talvez isso aconteça ainda neste ano com o a releitura em live-action de Dumbo.

Mas para celebrar um diretor tão visionário quanto este e que foi bastante importante para retomar até mesmo preceitos clássicos do cinema, separamos uma lista com seus melhores filmes. Confira nossas escolhas abaixo e não se esqueça de deixar seu comentário!

SSweeney Todd, o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007)

116 min|Drama, Horror, Musical, Thriller|21 Dec 2007
7.4Rating: 7.4 / 10 from 317,342 users
Benjamin Barker é um antigo barbeiro que foi condenado por um crime que não cometeu, perdeu a sua mulher e foi forçado a afastar-se da sua única filha. Quinze anos depois, regressa cheio de desejo de vingança, sob a alcunha de Sweeney Todd, disposto a reabrir a sua velha barbearia e a encontrar, e matar, o invejoso e ciumento juiz Turpin, responsável por todos os seus infortúnios.

 

A Noiva Cadáver (2005)

77 min|Animation, Drama, Family, Fantasy, Musical, Romance|23 Sep 2005
7.4Rating: 7.4 / 10 from 219,177 users
Victor Van Dorst está prestes a casar com Victoria Everglot. Porém, acidentalmente, Victor casa-se com a Noiva-Cadáver, que o leva para conhecer o Mundo dos Mortos. Assim, o desejo inicial de Victor de pôr fim ao equívoco e casar com a sua noiva verdadeira vai cedendo, à medida que descobre todo um mundo mais animado e alegre do que aquele onde cresceu.

 

Eduardo Mãos de Tesoura (1990)

105 min|Drama, Fantasy, Romance|14 Dec 1990
7.9Rating: 7.9 / 10 from 407,210 users
Eduardo é um ser humanóide que foi criado por um inventor que faleceu antes de poder terminá-lo, deixando-o com enormes tesouras no lugar dos dedos e mãos. Após muitos anos só e esquecido, em meio às ruínas da mansão abandonada do seu criador, foi encontrado por Peg, uma vendedora de cosméticos…

 

Ed Wood (1994)

127 min|Biography, Comedy, Drama|07 Oct 1994
7.9Rating: 7.9 / 10 from 155,334 users
Ed Wood é um produtor e diretor de filmes trash e ficção científica, que usa da inventividade para fazer frente aos parcos recursos técnicos e orçamentários dos quais dispõe. A história passa-se na década de 1950, quando Ed se envolve com um grupo de atores desajustados, entre os quais estava Bela Lugosi, já em final de carreira.

 

Os Fantasmas se Divertem (1988)

92 min|Comedy, Fantasy|30 Mar 1988
7.5Rating: 7.5 / 10 from 225,389 users
Após morrerem num acidente de carro, Barbara e Adam Maitland passam a assombrar a sua antiga casa na Nova Inglaterra. Porém, para seu desespero, a casa é vendida a Charles e Delia Deitz, um casal de novos-ricos com uma filha rebelde, Lydia. À medida que os esforços dos Maitland’s para assustar os recém-chegados se revelam um fracasso, torna-se evidente que irão precisar de ajuda para voltar a ter a sua casa inteiramente só para eles…

 

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999)

105 min|Adventure, Horror, Mystery, Drama, Fantasy|23 Oct 1999
5.1Rating: 5.1 / 10 from 793 users
Ichabod Crane, a Yankee wanderer, arrives in Sleepy Hollow and becomes the new schoolmaster. He meets Katrina Van Tassel, and blissfully fantasizes about how can marry her, ultimately, …

 

Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (2003)

125 min|Adventure, Drama, Fantasy, Romance|09 Jan 2004
8.0Rating: 8.0 / 10 from 384,643 users
Ed Bloom (Albert Finney) é um grande contador de histórias. Quando jovem, Ed saiu da sua pequena cidade natal para uma volta ao mundo. A diversão predileta de Ed, já velho, é contar as aventuras que viveu, mesclando realidade com fantasia. As histórias fascinam todos com exceção de Will (Billy Crudup), seu filho, até que Sandra (Jessica Lange), mãe de Will, tenta aproximar pai e filho.

 

Frankenweenie (2012)

87 min|Animation, Comedy, Family, Horror, Sci-Fi|05 Oct 2012
7.0Rating: 7.0 / 10 from 87,594 users
Victor adora fazer filmes caseiros de terror, quase sempre protagonizados pelo seu cão, Sparky. Quando ele morre atropelado, Victor fica triste e inconformado. Inspirado por uma aula de ciências que teve na escola, onde um professor mostra ser possível estimular os movimentos através da electricidade, ele constrói uma máquina que permita ressuscitar Sparky.

 

Grandes Olhos (2014)

106 min|Biography, Crime, Drama, Romance|25 Dec 2014
7.0Rating: 7.0 / 10 from 75,143 users
Este drama apresenta a história da pintora Margaret Keane (Amy Adams), uma das artistas comerciais mais rentáveis dos anos 1950, graças aos seus retratos de crianças com olhos grandes e assustadores. Esta mulher, defensora das causas feministas, teve que lutar contra o próprio marido no tribunal, já que o também pintor Walter Keane (Christoph Waltz) afirmava ser o verdadeiro autor de suas obras.


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.