in

Mangá do Dia | O Marido do meu Irmão – Vol. 1

Há dez anos o irmão gêmeo de Yaichi se mudou do Japão para o Canadá. Essa mudança criou um abismo entre eles e o contato se tornou mínimo pra não dizer nulo. A distância conseguiu apagar muitas coisas e uma delas foi a relação de ambos. Mas, um mês atrás, Yaichi recebeu a notícia do falecimento de seu irmão e, pouco depois, recebeu a visita de Mike, seu cunhado.

Tudo muda na vida de Yaichi e sua filha, a pequena Kana, com a chegada surpresa do tio Mike. Essa mudança tem mais a ver com a forma como Yaichi vai passar a lidar e a encarar seus dilemas pessoais, e principalmente como ele vai passar a enxergar a homossexualidade do irmão e a de seu marido.

A presença de Mike é importante também para Kana. Ela começa a compreender mesmo com uma certa limitação por conta da idade, as diferenças de cultura entre seu país e o Canadá.

Tudo em “O Marido do meu Irmão” é muito sutil. Gengoroh Tagame é um dos mais influentes mangakás de histórias para a comunidade LGBT. Sua característica principal é de retratar a hipermasculinidade com uma riqueza gráfica incrível. Jogue o nome do autor no Google e você vai compreender melhor o que eu estou falando.

Leia mais: 21 melhores filmes do Studio Ghibli

HQ do Dia | O Marido do meu Irmão - Vol. 1

Diferente de tudo que ele fez em outras obras, aqui Tagame optou por criar uma história que pudesse ser lida por qualquer um. “O Marido do meu Irmão” traz uma singularidade em tudo que rodeia o universo dos homossexuais desde o preconceito até a aceitação. A narrativa não milita, não serve de cartilha e nem quer fazer o leitor engolir todo o preconceito que ele possa carregar. Ele mostra de uma forma bem bacana que não há problema nenhum em ser quem você é independemente de sua orientação sexual.

Leia mais: 25 melhores animes para assistir no Crunchyroll 

HQ do Dia | O Marido do meu Irmão - Vol. 1

Imagina que aqui é um norte-americano indo passar um tempo em um país conservador. E em nenhum momento desse período, Mike se escondeu ou renegou quem era para se enquadrar dentro dos padrões daquela sociedade. Ele simplesmente viveu do jeito que ele sempre fez no Canadá. E o autor mostra todos o choque entre as culturas de um jeito que não é clichê.

Leia mais: The Boys – 1ª Temporada (2019) | Odiar super-heróis nunca foi tão bom

HQ do Dia | O Marido do meu Irmão - Vol. 1

A ilustração de Tagame ajuda no andar da narrativa, em momentos importantes ele consegue transmitir emoção nas expressões dos personagens sem a necessidade de usar recursos de fala ou ter que contextualizar tudo para situar o leitor. Tudo é muito simples e feito com carinho. É notório o cuidado que o autor teve em deixar a história leve e delicada. Não há qualquer tipo de desconforto ou de exagero e tudo fica ainda melhor nos quadros com a pequena Kana-chan. Você vai se apaixonar por ela e aos poucos por cada um dos personagens. Até a relação entre Mike e Yaichi passa a ter uma cumplicidade que define um pouco do que é amor e companheirismo. É por causa de Mike que Yaichi vai aprender a conhecer o irmão e recuperar um pouco do tempo perdido. É por causa de Yaichi que Mike vai criar laços ainda maiores com a família de seu grande e eterno esposo.

“O Marido de meu Irmão” é uma obra muito importante para uma época onde o conservadorismo está em voga. Se pensarmos que em pleno 2019 a homossexualidade ainda é tabu, um mangá como esse serve como uma espécie de remédio para combater o preconceito de jovens leitores e também dos mais crescidinhos e que ainda carregam um retrocesso na alma.

“O Marido do meu Irmão” (My Brother’s Husband) começou a ser publicado em 2014 no Japão, mas só chegou por aqui em abril deste ano. Foi vencedor do prêmio Eisner de Melhor Edição Americana de Material Estrangeiro – Ásia em 2018. A Planet Mangá (selo da Panini Comics) fez uma super edição volumosa do título com 368 páginas e por isso conseguiu encaixar a história em dois volumes.

Se você ficou interessado, “O Marido do meu Irmão – Vol.1” está à venda nas melhores livrarias, por um excelente preço, e você pode ajudar o Proibido Ler comprando seu exemplar clicando aqui!

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Um amor chamado Donald Glover

Saint Seiya: Os Cavaleiros do Zodíaco | Anime surpreende e homenageia mangá e versão clássica