in

Os mangás de tokusatsu invadiram o País! Bora se apaixonar por eles?

Jaspion, Ultraman, Kamen Rider e mais. Conheça os heróis japoneses que estão dominando as páginas dos mangás!

Uma invasão de títulos baseados em obras de tokusatsu no Brasil está ficando robusta e levando a sério o “efeito especial” que sua tradução sugere. Tal efeito especial que ganhava forma nos anos 80 e 90 na TV brasileira atinge os papéis em mangás baseados em suas séries principais. 

O que era popular no Brasil, mas acabou perdendo espaço, virando algo que contemplava até outro dia pequenos fóruns de discussão, hoje ganham mais relevância de novo à medida que a cultura geek fica cada vez mais em evidência e pulsante em nossa sociedade. 

Mas porque isso está acontecendo agora? Especulando um pouco dá para perceber que quanto mais os tokusatsu voltam a ganhar espaço no mundo atualmente, mais as editoras brasileiras ficam interessadas em publicar esses materiais que ficam restritos ao público japonês. 

A Tsuburaya com seu plano de expandir seus Ultras pelo mundo, está se apoiando na Marvel e na Netflix com produções adaptadas ou originais que trazem os personagens da sua poderosa franquia para o público ocidental.

A compra de Power Rangers pela Hasbro pode ter acender um alerta que Super Sentai, franquia do qual os discípulos de Zordon, também seja atraente em quadrinhos na futura publicação de Himitsu Sentai Gorenger pela Editora NewPOP, escrito pelo criador da franquia Shotaro Ishinomori. Especula-se também que a versão do Homem-Aranha produzida pela Toei/Marvel no passado, possa dar as caras na continuação de Spider-verse assim como já aconteceu no quadrinhos da mesma saga.

A franquia Kamen Rider recentemente teve seus direitos comprados pela Sato Company, e filmes como “Black Kamen Rider Su” e “Shin Kamen Rider” podem invadir em breve os streamings e salas de cinema. 

Outro fator poderoso é a nostalgia. “O Regresso de Jaspion“, obra brasileira com aprovação da Toei, reverência e celebra o incrível personagem da franquia Metal Hero que se tornou popular no Brasil (algo que não rola muito lá no Japão, por exemplo). A dona da espada Olímpica, Jiraiya (não confundir com o do Naruto) vai ganhar uma adaptação nos mesmo moldes.

O Saudoso Spectraman, tem uma edição especial pelo Pipoca e Nanquim e Black Kamen Rider também teve seus quadrinhos publicados recentemente pela NewPop. 

Para ajudar você a fazer parte desta invasão de efeitos especiais, segue uma lista de todos os mangás já publicado até o momento.

O Regresso do Jaspion

Os mangás de tokusatsu invadiram o País! Bora se apaixonar por eles?

A história é retomada do ponto onde a série de TV acabou. Depois de derrotar Satan Goss e MacGaren em uma batalha mortal, Jaspion deixou o Planeta Terra para lutar contra as forças do mal por todo o universo. Mas surge uma nova ameaça! A concentração de energia negativa traz a terrível bruxa galáctica Kilmaza de volta à vida. Tomada pelo desejo de vingança contra o Campeão da Justiça, agora ela planeja ressuscitar não apenas MacGaren, mas Satan Goss e outros aliados.

É hora de Jaspion voltar à Terra e lutar mais uma vez contra as forças do mal. Para isso, o herói contará com a ajuda de velhos amigos como Boomerman, Anri, Miya, John Tiger e o Gigante Guerreiro Daileon. Uma nova batalha mortal está prestes a começar! O destino da Terra e de toda a galáxia está mais uma vez nas mãos de Jaspion. Avante, guerreiro da justiça! Você precisa impedir que Satan Goss e seu exército de monstros desperte e comece uma nova Era das Trevas em toda a Via Láctea.

Spectreman – Vol. 1

Os mangás de tokusatsu invadiram o País! Bora se apaixonar por eles?

A celebração de 50 anos de um herói que ultrapassou gerações combatendo monstros gigantes. Spectreman, um clássico absoluto entre os tokusatsu (gênero que designa as produções japonesas com efeitos especiais), lançado para a televisão originalmente em 1971, foi exibido com muito sucesso no Brasil entre os anos de 1981 e 1990 e apresentou ao público tramas com altas doses de ficção científica e preocupações ecológicas, em meio à constante ameaça dekaijus (como são chamados os monstros gigantes no Japão) e lutas repletas de poderes extravagantes.

Concebido por Souji Ushio (pseudônimo de Tomio Sagisu), criador da sériee veterano na concepção de roteiros de mangás e tokusatsu, entre eles os de Magma Taishi e Lion-Maru (batizados de Vingadores do Espaço e Lion Manem solo brasileiro), e desenhado por Daiji Kazumine, consagrado artista que adaptou para quadrinhos diversos personagens famosos da TV, como Ultraman, Ultraseven, National Kid, Super Giant, King Kong e Godzilla, este mangá do ciborgue de Nebula 71 foi publicado no Japão paralelamente à exibição do seriado, contando tanto histórias adaptadas de alguns dos episódios quanto muitas outras inéditas.

Esta é a primeira vez que a versão integral das aventuras oficiais de Spectreman em mangá é lançada no Brasil, 40 anos após sua estreia neste país, em uma coleção de quatro luxuosos volumes com sobrecapa e marcadores de página exclusivos em cada edição, incluindo conteúdo extra relevante para os fãs, como entrevistas sobre os bastidores de produção e enciclopédia dos monstros da série. Uma obra importante e nostálgica de um dos mais inesquecíveis super-heróis japoneses que o mundo já conheceu.

Kamen Rider – Vol. 1

Os mangás de tokusatsu invadiram o País! Bora se apaixonar por eles?

Takeshi Hongo é o melhor aluno do curso de biologia da Universidade Jouhoku e, por conta da sua inteligência, unida à grande capacidade motora, é alvejado pela Shocker, uma vil organização que trama a dominação mundial! Ao ser raptado por ela, o jovem sofre um procedimento de modificação do corpo e é transformado em um super-humano.

Porém, momentos antes de ter até o cérebro modificado, Takeshi é salvo por seu antigo professor e consegue escapar do covil do inimigo. Agora, o então simples universitário jura acabar com as ambições malignas da Shocker e, para isso, assume a identidade como o primeiro mensageiro da Mãe Natureza e guerreiro da justiça: o Kamen Rider!

Black Kamen Rider – Vol. 1

Os mangás de tokusatsu invadiram o País! Bora se apaixonar por eles?

Corria um boato de que um monstro bizarro habitava nos esgotos da cidade de Nova Iorque… Ele se comprova quando um homem que se transformava em crocodilo atacou uma equipe da televisão! Contudo, quem apareceu para enfrentar o monstro foi um sujeito fantasiado de gafanhoto preto…

No entanto, ele, que atendia por Kotaro Minami, não conseguia se lembrar de nada além do próprio nome e de que tinha vindo do Japão! Agora, em busca da verdade sobre a própria identidade e para saber de onde estão surgindo monstros como o homem-crocodilo, Minami parte para uma viagem pelo mundo, e seu primeiro destino é Paris!

Kamen Rider Kuuga – Vol. 1

Os mangás de tokusatsu invadiram o País! Bora se apaixonar por eles?

Estranhas mortes levam a Polícia Metropolitana de Tóquio a ir em busca de um possível assassino em série. Encabeçada pelo detetive Kaoru Ichijo, a força tarefa chega a bizarras criaturas que podem estar por trás dos crimes. Em meio a tudo, Yusuke Godai, encontra um cinto misterioso que lhe concede os poderes ancestrais de Kamen Rider Kuuga, que defenderá a humanidade contra esses cruéis monstros!!!

Mazinger Z – Vol. 1

Os mangás de tokusatsu invadiram o País! Bora se apaixonar por eles?

Kouji Kabuto herda de seu avô Juzo Kabuto o robô gigante “Mazinger Z” criado por ele. O grande poderio de Mazinger Z, que conta com seu corpo feito de Superliga Z, motor de energia fóton e diversas ferramentas únicas de ataque, acaba deixando Kouji inseguro, mas junto do Professor Yumi do laboratório de energia fóton e sua filha Sayaka Yumi a bordo de Aphrodite Ace, ele enfrentará Dr. Hell e seu exército de Feras Mecânicas contra a dominação mundial!! Papel Pólen Bold – Inclui páginas coloridas – Série em 3 volumes – Capa Cartonada com orelhas

Ultraman Vol. 1: A Ascensão de Ultraman 

Os mangás de tokusatsu invadiram o País! Bora se apaixonar por eles?

Entre a humanidade e os terríveis kaiju – inimagináveis monstros que espreitam as sombras do mundo – existem heróis! Mas quem são esses enigmáticos defensores, e como eles conseguem milagrosamente nos proteger? Shin Hayata e Kiki Fuji passaram a metade de suas vidas tentando descobrir isso, e agora essa sua obsessão os levará direto a um sombrio e antigo segredo… e a um misterioso guerreiro vindo de além das estrelas! Um clássico da cultura pop reimaginado para os tempos atuais, com a excelência da Marvel Comics!

Crepúsculo Sentai

Os mangás de tokusatsu invadiram o País! Bora se apaixonar por eles?

Com personagens inspirados em Jaspion, Changeman e Spectreman, o quadrinho é uma homenagem que tem seu universo próprio e uma aventura cheia de aventura e mistério. E se alguém passasse a matar os heróis tokusatsu? o vilão do passado torna-se um herói improvável enquanto um antigo herói está em uma missão assassina que precisa ser parada.

Descubra o mistério e divirta-se nesta HQ em formato europeu (20×28) com a exuberante arte de Sandro Zambi (de Bill Finger – a História Secreta do Cavaleiro das Trevas) e roteiro de Douglas Freitas (de Astrogenesis – Potestades). O quadrinho possui prefácio do Youtuber Danilo Modolo, do canal Tokudoc, e um extra com easter eggs trazendo todas as referências e homenagens da obra.

Ultraman – Vol. 1

Os mangás de tokusatsu invadiram o País! Bora se apaixonar por eles?

Após inúmeras batalhas para defender a Terra, o herói nunca mais foi visto e, com o tempo, se tornou uma lenda. Algumas décadas depois, Shin Hayata se casou, teve um filho e virou Ministro da Defesa do Japão. Mas ele e seu filho são um pouco diferentes das pessoas comuns e Hayata não tem memória do porquê.

Quando estranhos acontecimentos voltam a ocorrer no Japão, um “velho novo” herói vai surgir e muitas perguntas feitas pelos fãs ao longo do tempo começarão a ser respondidas.

E aí, curtiu?

Escrito por Wendrick Ribeiro

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

Loading…

0
Curiosidades sobre o filme 'A Mosca' (1986)

Curiosidades sobre o filme ‘A Mosca’ (1986)

Kamen Rider | Revelado visual do novo ‘Kamen Rider Geats’