in

Entenda a lenda por trás dos cartuchos da Atari encontrados no deserto do Novo México

Finalmente! Depois de quase 20 anos de procura, os cartuchos do maior fracasso da Atari foram encontrados num aterro em Alamogordo, Novo México. Uma equipe contratada pela Microsoft para fazer um documentário foi autorizada a fazer explorações no local, onde o jogo E.T. Extra-Terrestrial, supostamente, foi enterrado em 1983 pela própria Atari. Seria “supostamente”, porque desde a década de 80 essa atitude tomada pela maior empresa de games da época, ficou duvidosa com o passar dos anos, já que ninguém tinha encontrado nenhum indício de que houve realmente um aterro com milhões cartuchos.  Por causa disso, uma lenda passou a existir já que  alguns céticos não acreditavam na história que a Atari colocaria milhões de cartuchos do jogo ET sob a terra sem nenhuma prova do aterramento.

BmK77NNIcAAQ33b tumblr_n4p8ueEK8d1qzsmpdo1_500

No sábado, 26 de abril de 2014 os cartuchos foram encontrados e a lenda foi chutada pra longe dali! Além dos jogos do E.T, também foram encontrados os jogos Space InvadersCentipede,Asteroids e até mesmo joysticks do Atari sob a terra.

BmK0wVsCMAA4sZD BmLQukPCIAAj7JQ BmK3IhECcAEvQmU

O documentário realizado com parceria da Microsoft foi provisoriamente batizado de “Atari: Game Over“, vai contar a história sobre a queda da primeira geração de consoles caseiros. A Microsoft planeja lançar o documentário exclusivamente pra sua linha de consoles, como Xbox 360 e o XOne, ainda este ano, com direção de Zack Penn, um dos roteiristas do filme Os Vingadores.

BmLPtSWCQAAwlg5

Entenda como tudo aconteceu

atari

Primeiro tombo

Em 1976, a Atari Inc. foi comprada pela Warner por 28 milhões de dólares, esse valor cresceu para 2 bilhões em 1982. A empresa respondia por 80% do mercado de jogos eletrônicos e era a responsável por mais da metade dos licros da Warner. Nos anos posteriores a sua compra, a Atari começou a inovar no mercado e passou a portabilizar seus jogos de arcade para consoles caseiros.  Foi aí que surgiram seus jogos mais populares, como Asteroids, Space Invaders e Pac-Man. Quando Pac-Man foi lançado, a empresa mandou fabricar mais de 12 milhões de cartuchos, porque esperavam que ele fosse um sucesso e iria arrebentar nas vendas. Isso porque a empresa tinha fabricado, até então, apenas 10 milhões de consoles do modelo 2600. Mesmo assim ela achava que o lançamento ia alavancar também as vendas  dos consoles, isso tudo pensando na casa dos milhões. Mas o jogo só vendeu 7 milhões de cópias e deixou a Atari com 5 milhões de cartuchos não comercializados.

Segundo tombo

A Warner queria lançar um jogo do filme E.T the Extra-Terrestrial. Pra isso acontecer,  resolveu firmar um acordo com Steven Spielberg e pagou de 20 a 25 milhões de dólares pelos direitos da produção. Um conceito de jogo baseado em um filme era inédito pra época, mas o valor pago tava altamente fora dos padrões pra um licenciamento do tipo. A Atari fabricou 5 milhões de cartuchos do jogo, mas só vendeu 1,5 milhão em seu lançamento em dezembro de 1982.

Alamogordo_approves_Atari_excavation_1013960000_20130529224454_640_480 Atari-ET-Misc-Screen-600x335

O jogo foi duramente criticado e passou a ser considerado um dos piores jogos já feitos na história de jogos eletrônicos de todos os tempos.

Terceiro tombo

Em 1983 os lojistas exigiram dos fabricantes de jogos eletrônicos a criação de uma política de devolução, tudo isso por conta de vários cartuchos do E.T encalhados nas lojas e  pela concorrência de outros títulos. As práticas comerciais da Atari um ano antes do lançamento desses jogos, também contribuíram muito pro fracasso da empresa. Em 1981, a Atari sugeriu que seus distribuidores fizessem suas encomendas de 1982 de uma vez só. Mas, como vimos, as vendas foram um fracasso total e os distribuidores que encomendaram cartuchos em massa, tiveram como única alternativa a devolução de todas as unidades encalhadas para a Atari. O resultado diss, foram milhões de cartuchos inúteis sem a menor possibilidade de comercialização.

0

O fim

Em setembro de 1983 o Jornal Alamorgordo Daily News, noticiou uma série de reportagens sobre o transporte de caixas e mais caixas de cartuchos e sistemas de controles, vindos do depósito de El Paso, Texas. Todas as caixas e sistemas foram descarregados no aterro sanitário municipal de Alamogordo. O material era compactado e enterrado no local. O aterro foi escolhido por não permitir a entrada de catadores. A Atari declarou que o motivo do descarte era por estar mudando seus jogos do Atari 2600 para o Atari 5200, mas isso foi posteriormente negado por um funcionário da Atari que não quis se identificar. Outro representante da empresa, Bruce Enten, afirmou que a Atari estava mandando para o lixão de Alamogordo apenas material com defeito e devolvido, formado em grande parte por “coisas sem conserto”.

Alamorgordo Daily Newsataridumpwithcart

Ao longo do tempo foram surgindo uma série de reportagens sobre o enterro desses jogos e dos sistemas de controles, teve até cobertura do New York Times dizendo que não se tratavam de jogos sendo descartados e sim de um inventário que vinha da fábrica de El Paso que seria fechada para a instalação de um centro de reciclagem. Depois disso, colocaram uma camada de concreto no local onde tudo foi enterrado, com a desculpa de haviam animais mortos no local e as crianças podiam se machucar ao revirar o lixo. A colocação de uma camada de cimento é considerada uma atitude rara no descarte de resíduos.

A LENDA

tumblr_n30r0btVtN1ru5h8co1_500

Leia mais: Filmes de Star Wars | Lista com a ordem certa para assistir à saga

Começaram a dizer que os sistemas de controle do Atari Mindlink não foram enterrados, e sim, estavam com Curt Vendel, dono do Museu do Atari. A falência da Atari em 1983 se deu por causa da crise que decretou  a queda da indústria de jogos eletrônicos, chamada de Crache norte-americano dos jogos eletrônicos de 1983. O próprio programador do jogo E.T Extra-Terrestrial, Howard Scott Warshaw, disse que tinha dúvidas se que a destruição de milhões de cópias do jogo teria ocorrido, porque pra ele, o colapso da Atari foi devido ao resultado das suas práticas comerciais em vez do fracasso de jogos específicos. Outras pessoas acreditam que todo esse aterramento se deu pra Atari conseguir um relaxamento nos impostos ou que foi uma das histórias para representar simbolicamente o crache norte-americano de jogos eletrônicos de 1983.

tumblr_mo4ut8uiAR1qe8a3lo1_500

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

A morte de Wolverine já tem data marcada e Marvel dá algumas explicações

Marvel e Netflix se unem para levar os heróis das ruas para a TV!