Curiosidades sobre 'Karatê Kid - A Hora da Verdade' (1984)
in

Curiosidades sobre ‘Karatê Kid – A Hora da Verdade’ (1984)

Um dos melhores filmes sobre artes marciais dos anos 90

Quem nasceu nos anos 80 ou 90 com certeza deve ter crescido com os fantásticos filmes da Sessão da Tarde, para aqueles que hoje acham um verdadeiro porre as escolhas de filmes, saiba que antigamente o programa dominava a programação nas tardes da TV brasileira. Foi justamente em uma de suas exibições que conheci o “Karatê Kid – A Hora da Verdade” (1984).

Aposto que tiveram muitos jovens na época que quiseram praticar karatê ou até mesmo tentaram fazer o chute do Daniel e se machucaram, quem nunca não é mesmo? Inegável que “Karatê Kid – A Hora da Verdade” marcou definitivamente uma geração.

Curiosidades sobre 'Karatê Kid - A Hora da Verdade' (1984)

No filme, Daniel Larusso (Ralph Macchio) é um adolescente que se muda junto com sua mãe para cidade Newark, Nova Jersey. Tentando se encaixar em um novo ambiente, o jovem tenta de todas as maneiras fazer amigos e até fica atraído pela maravilhosa Ali (Elizabeth Shue).

O que ele não contava era com o ódio e raiva de Johnny (William Zabka), namorado da moça. O jovem é praticante de karatê e junto com seus amigos fazem a vida de Daniel um tremendo inferno. Entretanto, um dia ele é salvo pelo curioso Sr. Miyagui (Pat Morita), que não demora a ensinar o verdadeiro karatê para Daniel – uma maneira do garoto pudesse se defender.

Curiosidades sobre 'Karatê Kid - A Hora da Verdade' (1984)

Apesar de ter ganhado quatros filmes, sendo apenas mais duas continuações com o próprio ator de Daniel Larusso, a franquia não foi esquecida. Em 2018 ganhou uma série exclusiva então produzida pelo YouTube e chamada “Cobra Kai”, com foco na vida de Johnny Lawrence. A série foi comprada recentemente pela Netflix que fará uma terceira temporada. As duas primeiras já estão disponíveis no serviço.

Curiosidades sobre 'Karatê Kid - A Hora da Verdade' (1984)

Com 36 anos de seu lançamento, pensando nessa vibe de nostalgia, separamos curiosidades sobre a produção e bastidores de “Karatê Kid – A Hora da Verdade”. Quem sabe não volta aquela vontade de você ver o Sr. Miyagi em seu treinamento dizendo: “Encere a direita, encere a esquerda., Daniel-san”

  • Lembra clássico carro amarelo que Daniel lustra no famoso cenário de treinamento por Sr. Miyagui? O ator Ralph Macchio ganhou o modelo Ford Super Deluxe 1948 de presente dos produtores.
  • Pode não parecer, mas Ralpha Macchio tinha 22 anos na época em que o filme foi gravado. Muitos do elenco não acreditavam quando perguntavam sua idade.
  • O estúdio quase tirou a cena que Miyagi fica bêbado porque sentiam que poderia atrapalhar a narrativa do filme. Entretanto, o diretor John G. Avildsen se negou a excluir a cena, e olha que ela fez o ator Pat Morita ser indicado ao Oscar.
  • O próprio Pat Morita desenhou o logotipo do bonsai que foi costurado no quimono de Daniel.
  • Elisabeth Shue trancou seus estudos na universidade de Harvad para poder atuar no filme.
  • O personagem de Sr.Miyagi foi inspirado no mestre de karatê Fumio Demura. O ator Pat Morita precisou aprender karatê com ele e trouxe um pouco de seu estilo de treinamento e personalidade para o personagem.
  • A ideia do filme surgiu depois do produtor Jerry Weintraub ver uma reportagem de um adolescente magrinho que sofria bullying e se tornou um lutador de artes marciais.
  • William Zabka amou tanto o karatê que continuou praticando e conquistou a faixa verde e no filme foi dos que mais se destacou nas coreografias de luta.
  • Segundo o próprio William Zabka , logo após gravar o filme, muitos na rua queriam começar briga com ele, pelo simples motivo de o odiarem seu personagem.
  • O papel de Daniel foi oferecido para Sean Penn e Charlie Sheen, ambos recusaram por não gostarem do roteiro.
  • O famoso ator Toshirô Mifune (Sete Samurais) chegou a realizar um teste como Sr. Miyagi. Entretanto, o diretor não gostou muito do resultado. Achou sua versão do personagem muito séria e nada carismática.
  • Na vida real, Pat Morita nunca teve sotaque japonês.
  • Karate Kid era o nome de um personagem da Legião dos Super Heróis da DC. A empresa permitiu ceder essa única vez o nome para ser usado no título do filme.
  • A medalha do Sr. Miyagi é uma das mais altas condecorações militares nos Estados Unidos.
  • Na época, o estúdio Columbia Pictures era uma propriedade de ninguém menos que a Coca Cola, justamente era por isso que a empresa insistia tanto em colocar seu produto na maioria das cenas. O que não agradava nem um pouco o ator Ralph Macchio.

+ Aproveite para conhecer os segredos e bastidores de filmes marcantes do cinema.

E aí, curtiu?

Escrito por Rafael Tanaka

Publicitário, amante de cinema, quadrinhos, filmes e séries. Sempre existe coisas para se descobrir nesse mundo da cultura pop.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0

Popular no Japão | Games para gastar dinheiro na PSN esse mês

Jeff Kinney e o poder de encantar leitores de todas as idades

Jeff Kinney e o poder de encantar leitores de todas idades