Jeff Kinney e o poder de encantar leitores de todas as idades
in

Jeff Kinney e o poder de encantar leitores de todas idades

Do primeiro ao 14º livro, veja como foi a trajetória do autor de “Diário de um Banana”

Você provavelmente já deve ter ouvido falar de Greg Reffley, o protagonista do best-seller o “Diário de um Banana”. Se não ouviu falar, pelo menos já deve ter esbarrado com algum volume de “Diário de um Banana” em alguma livraria, nas mãos de crianças ou até mesmo de adultos.

Sim, Jeff Kinney é tão bom no que faz que até mesmo os adultos conseguem se fascinar com a vida de um garoto simples e um pouco atrapalhado. Mas antes de se tornar um best-seller do New York Times e virar febre no mundo inteiro com milhões de cópias vendias e traduzido em 28 idiomas, Jeff Kinney não esperava que seu personagem um dia faria tanto sucesso.

De dentro de um apartamento numa pequena cidade em Massachusetts, nos EUA, o autor rabiscava histórias de Greg em um caderno, mas não tinha coragem de mostra-lo pra ninguém, pois achava que iriam rejeitá-lo. Foram necessários oito anos até a chegada do primeiro livro e um caderno com 1300 páginas cheio de aventuras de Greg Heffley pra chamar a atenção de um dos maiores jornais do mundo.

Jeff Kinney e o poder de encantar leitores de todas as idades

Jeff Kinney sempre morou em Plainville, em Norfok, que fica no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. Ele vive nela até hoje com sua esposa e filhos. Além de escritor e cartunista, ele também foi designer de jogos online, ajudou na produção dos filmes derivados de seus livros e atualmente é dono da maior e única livraria da sua cidade que conseguiu construir por conta da venda dos livros.

Jeff Kinney e o poder de encantar leitores de todas as idades

O segredo do sucesso

O segredo para tanto sucesso está marcado na pele de Kinney, mas não como tatuagem e sim pelas vivências de sua adolescência. Greg Heffley é baseado em tudo que ele viveu quando era apenas um jovenzinho. Segundo entrevista que ele deu ao site português Mais CM, a cena que fisgou a editora do jornal New York Times, foi de Greg sofrendo bullying na escola e ouviu que era isso que eles estavam procurando.

Kinney também conta que o segredo para fisgar os jovens leitores são a identificação que muitos conseguem criar com o personagem principal.

“Os livros são divertidos e isso é importante para as crianças, não quero que pareça uma obrigação, mas sim uma diversão e que uma criança abra o livro e pense: ‘sim, isto pode ser para mim.’ Por vezes, os livros somente com texto podem ser cansativos para as crianças.”

Jeff Kinney e o poder de encantar leitores de todas as idades

Lançado nos EUA em abril de 2007, “Diário de um Banana: Toque do Queijo” só chegou ao Brasil três anos depois publicado pela editora V&R em 2010 e que detém os direitos de publicação até hoje. O primeiro livro já está em sua 12º edição e na 25ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo foi lançado uma edição numerada e comemorativa do livro que deu início ao reinado de Jeff Kinney.

A série de livros é a mais vendida da editora este ano, segundo o site Publishnews e anteriormente já figurou a lista dos mais vendidos no geral desde o lançamento do seu primeiro livro. Nos EUA, o livro permaneceu como o mais vendido da lista do New York Times durante 114 semanas.

Jeff Kinney e o poder de encantar leitores de todas as idades

Ampliando o universo de Greg Heffley

Atualmente, “Diário de um Banana” já está em seu 14º livro e ganhou uma série derivada que é baseada na visão de Rowley Jefferson é o melhor amigo de Greg, chamada “Diário de Rowley – Uma Aventura Supimpa”.

Fora das páginas de um livro, “Diário de um Banana” ganhou quatro adaptações cinematográficas. Veja os filmes abaixo.

Diário de um Banana (2010)
120 min|Comedy, Drama, Family|19 Mar 2010
6.2Rating: 6.2 / 10 from 41,908 users
Greg está destinado a viver grandes coisas, mas primeiro ele precisa sobreviver à experiência mais assustadora e humilhante da vida de qualquer garoto: o ginásio! E isso não vai ser fácil, porque ele está cercado por idiotas peludos, sardentos, grandalhões intimidadores e uma fatia de queijo com piolhos nucleares.

Diário de um Banana 2 - Rodrick é o Cara (2011)
99 min|Comedy, Family|25 Mar 2011
6.5Rating: 6.5 / 10 from 25,586 users
Sequência de "Diário de um Banana", neste novo filme Greg continua se metendo em confusão. Só que desta vez as coisas pioram: Rodrick, seu irmão, sabe de um incidente que Greg quer manter em sigilo. Mas segredos são difíceis de serem guardados, especialmente quando há um diário envolvido.

Diário de um Banana 3 - Dias de Cão (2012)
94 min|Comedy, Family|03 Aug 2012
6.3Rating: 6.3 / 10 from 21,670 users
Greg (Zachary Gordon) está prestes a ter o pior verão de sua vida. Os problemas começam após ser expulso de um clube, o qual costumava ir com frequência com seu melhor amigo, Rowley (Robert Capron). A saída para se refrescar seria ir à praia, mas a família de Greg está sem dinheiro para viajar...

Diário de um Banana: Caindo na Estrada (2017)
91 min|Comedy, Family|19 May 2017
4.3Rating: 4.3 / 10 from 6,871 users
Greg (Jason Drucker) convence sua família a embarcar numa viagem para ir ao aniversário de 90 anos de sua avó. Mas, na verdade, o que ele realmente quer é assistir a uma convenção de gamers. Sem surpresas, as coisas não vão de acordo com o planejado e as palhaçadas da família Heffley começam a acontecer.

Jeff Kinney consegue como ninguém cativar leitores de todas as idades e potencializar vivências simples em momentos divertidos e alegres.

Se você ficou interessado, “HQ” está à venda nas melhores livrarias, por um excelente preço e você pode ajudar o Proibido Ler comprando seu exemplar clicando aqui.

E aí, curtiu?

Escrito por Bruno Fonseca

Jornalista, apaixonado por quadrinhos, filmes, séries e retrogames. Espero que você alcance o sétimo sentido em todos os âmbitos da vida.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0
Curiosidades sobre 'Karatê Kid - A Hora da Verdade' (1984)

Curiosidades sobre ‘Karatê Kid – A Hora da Verdade’ (1984)

Enola Holmes (2020) | A irmã de Sherlock Holmes vai te conquistar

Enola Holmes (2020) | A irmã de Sherlock Holmes vai te conquistar