Jeff Kinney e o poder de encantar leitores de todas as idades
in

Jeff Kinney e o poder de encantar leitores de todas idades

Do primeiro ao 14º livro, veja como foi a trajetória do autor de “Diário de um Banana”

Você provavelmente já deve ter ouvido falar de Greg Reffley, o protagonista do best-seller o “Diário de um Banana”. Se não ouviu falar, pelo menos já deve ter esbarrado com algum volume de “Diário de um Banana” em alguma livraria, nas mãos de crianças ou até mesmo de adultos.

Sim, Jeff Kinney é tão bom no que faz que até mesmo os adultos conseguem se fascinar com a vida de um garoto simples e um pouco atrapalhado. Mas antes de se tornar um best-seller do New York Times e virar febre no mundo inteiro com milhões de cópias vendias e traduzido em 28 idiomas, Jeff Kinney não esperava que seu personagem um dia faria tanto sucesso.

De dentro de um apartamento numa pequena cidade em Massachusetts, nos EUA, o autor rabiscava histórias de Greg em um caderno, mas não tinha coragem de mostra-lo pra ninguém, pois achava que iriam rejeitá-lo. Foram necessários oito anos até a chegada do primeiro livro e um caderno com 1300 páginas cheio de aventuras de Greg Heffley pra chamar a atenção de um dos maiores jornais do mundo.

Jeff Kinney e o poder de encantar leitores de todas as idades

Jeff Kinney sempre morou em Plainville, em Norfok, que fica no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. Ele vive nela até hoje com sua esposa e filhos. Além de escritor e cartunista, ele também foi designer de jogos online, ajudou na produção dos filmes derivados de seus livros e atualmente é dono da maior e única livraria da sua cidade que conseguiu construir por conta da venda dos livros.

Jeff Kinney e o poder de encantar leitores de todas as idades

O segredo do sucesso

O segredo para tanto sucesso está marcado na pele de Kinney, mas não como tatuagem e sim pelas vivências de sua adolescência. Greg Heffley é baseado em tudo que ele viveu quando era apenas um jovenzinho. Segundo entrevista que ele deu ao site português Mais CM, a cena que fisgou a editora do jornal New York Times, foi de Greg sofrendo bullying na escola e ouviu que era isso que eles estavam procurando.

Kinney também conta que o segredo para fisgar os jovens leitores são a identificação que muitos conseguem criar com o personagem principal.

“Os livros são divertidos e isso é importante para as crianças, não quero que pareça uma obrigação, mas sim uma diversão e que uma criança abra o livro e pense: ‘sim, isto pode ser para mim.’ Por vezes, os livros somente com texto podem ser cansativos para as crianças.”

Jeff Kinney e o poder de encantar leitores de todas as idades

Lançado nos EUA em abril de 2007, “Diário de um Banana: Toque do Queijo” só chegou ao Brasil três anos depois publicado pela editora V&R em 2010 e que detém os direitos de publicação até hoje. O primeiro livro já está em sua 12º edição e na 25ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo foi lançado uma edição numerada e comemorativa do livro que deu início ao reinado de Jeff Kinney.

A série de livros é a mais vendida da editora este ano, segundo o site Publishnews e anteriormente já figurou a lista dos mais vendidos no geral desde o lançamento do seu primeiro livro. Nos EUA, o livro permaneceu como o mais vendido da lista do New York Times durante 114 semanas.

Jeff Kinney e o poder de encantar leitores de todas as idades

Ampliando o universo de Greg Heffley

Atualmente, “Diário de um Banana” já está em seu 14º livro e ganhou uma série derivada que é baseada na visão de Rowley Jefferson é o melhor amigo de Greg, chamada “Diário de Rowley – Uma Aventura Supimpa”.

Fora das páginas de um livro, “Diário de um Banana” ganhou quatro adaptações cinematográficas. Veja os filmes abaixo.

Diário de um Banana (2010)
120 min|Comedy, Drama, Family|19 Mar 2010
6.2Rating: 6.2 / 10 from 43,121 users
Greg está destinado a viver grandes coisas, mas primeiro ele precisa sobreviver à experiência mais assustadora e humilhante da vida de qualquer garoto: o ginásio! E isso não vai ser fácil, porque ele está cercado por idiotas peludos, sardentos, grandalhões intimidadores e uma fatia de queijo com piolhos nucleares.

O Diário De Um Banana 2: As Regras De Rodrick (2011)
99 min|Comedy, Family|25 Mar 2011
6.5Rating: 6.5 / 10 from 26,455 users
Greg inicia o ano letivo com a mesma confiança, as mesmas amizades e de olho em Holly Hills, a rapariga que acaba de chegar à cidade. No entanto, em casa, Greg continua a entrar em conflito com o irmão Rodrick, o que faz com que os pais de ambos lhes de ambos os castiguem da pior forma possível: obrigando os dois a passar mais tempo juntos.

Diário de Um Banana: Um Dia de Cão (2012)
94 min|Comedy, Family|03 Aug 2012
6.3Rating: 6.3 / 10 from 22,282 users
O banana favorito de todos, Greg Heffley (Zachary Gordon), está de volta, três vezes mais divertido, no último filme baseado na famosíssima série literária! Quando o pai do Greg (Steve Zahn) ameaça mandá-lo para a escola militar, se ele não ficar longe de problemas, o Greg encontra novas maneiras de se instalar na casota do cão!

Diário de um Banana: Uma Longa Viagem (2017)
91 min|Comedy, Family|19 May 2017
4.3Rating: 4.3 / 10 from 7,255 users
A viagem da família Heffley para a festa dos 90 anos da Meemaw sofre um desvio disparatado, graças ao mais recente esquema do Greg para participar numa convenção de videojogos. Baseado numa das séries literárias mais vendidas de todos os tempos, esta aventura pelo país transforma-se numa experiência que os Heffleys nunca esquecerão!

Jeff Kinney consegue como ninguém cativar leitores de todas as idades e potencializar vivências simples em momentos divertidos e alegres.

Se você ficou interessado, “Cangaço Overdrive” está à venda nas melhores livrarias, por um excelente preço e você pode ajudar o Proibido Ler comprando seu exemplar clicando aqui.

E aí, curtiu?

Escrito por Bruno Fonseca

Jornalista, apaixonado por quadrinhos, filmes, séries e retrogames. Espero que você alcance o sétimo sentido em todos os âmbitos da vida.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0
Curiosidades sobre 'Karatê Kid - A Hora da Verdade' (1984)

Curiosidades sobre ‘Karatê Kid – A Hora da Verdade’ (1984)

Enola Holmes (2020) | A irmã de Sherlock Holmes vai te conquistar

Enola Holmes (2020) | A irmã de Sherlock Holmes vai te conquistar