Wakanda – O guia completo sobre o reino do Pantera Negra

3 anos atrás ( 13/01/2015 )

GUIA COMPLETO SOBRE O REINO DE WAKANDA:

Primeira aparição: Fantastic Four #52, 1966
Criada por: Stan Lee e Jack Kirby
Nome Oficial: Reino de Wakanda
População: 6.000.000
Capital: Wakanda Central
Governo: Monarquia Absoluta
Moeda: Dólar Wakandano
Principais Recursos: Vibranium, urânio, carvão, diamantes e aeronáutica.

Wakanda - O guia completo sobre o reino do Pantera Negra

História: Milhares de anos atrás, um gigantesco meteoro caiu na Terra – especificamente na África. A nação que surgiu em torno do local do acidente, veio a ser conhecida como “Wakanda“. O meteoro continha o metal “Vibranium“, que pode transformar aqueles que forem expostos a ele em criaturas que lembram demônios. Por esta razão, a fonte é selada e acessível apenas ao pessoal qualificado. O primeiro Pantera Negra se chamava Bashenga.

Nos tempos modernos, Wakanda é conhecido como o país mais avançado tecnologicamente do Universo Marvel, sendo centenas, senão milhares de anos à frente das mecas tecnológicos mais prósperas de hoje. Eles encontraram a cura para doenças como câncer e AIDS, entre outros. A cultura de Wakanda é baseada na adoração ao Deus Panther Bast. No passado outros deuses eram adorados, mas foram banidos.

Wakanda - O guia completo sobre o reino do Pantera Negra

Deus Panther Bast

Além da tecnologia avançada, também existem cerca de dezoito outras tribos no país, que são ligadas com a monarquia principal pelo Dora Milaje (exército feminino wakandano). Wakanda é um dos poucos países no mundo que não fazem parte da ONU, sendo completamente auto-suficiente em alimentação, vestuário e tecnologia.

Wakanda - O guia completo sobre o reino do Pantera Negra

Dora Milaje

A DINASTIA DO CLÃ PANTHER:

Bashenga:

Wakanda - O guia completo sobre o reino do Pantera Negra

Bashenga

Bashenga foi o primeiro Pantera Negra, bem como fundador de Wakanda. Ele também foi quem construiu a cultura e costumes do país, como o Dora Milaje, e tornou o Vibranium inacessível, na esperança de não criar mais demônios. Ele viveu na mesma época que Conan, o Bárbaro.

Azzari, o Sábio:

Wakanda - O guia completo sobre o reino do Pantera Negra

Azzari, o Sábio

Durante a Segunda Guerra Mundial ele fez amizade com o Capitão América e Gabe Jones, que veio para Wakanda na esperança de conseguir ajuda contra Hitler. Ele foi sucedido por seu filho T’chaka.

T’Chaka:

Wakanda - O guia completo sobre o reino do Pantera Negra

T’Chaka

T’Chaka foi o primeiro filho do rei Azzari, o Sábio. Ter nascido primeiro significou carregar o peso da liderança em seus ombros, ser treinado desde o nascimento para se tornar um guerreiro, estudar as normas culturais e assumir desde cedo a responsabilidade de preservar a herança de Wakanda e honrar os “velhos hábitos” da magia, apesar dos avanços tecnológicos de sua nação. Foi durante essa época que ele conheceu Zawavari, um feiticeiro que iria desempenhar um papel vital na vida de seus filhos.

Quando S’Yan, seu irmão mais novo nasceu, também foi treinado como T’Chaka. Os dois se desentendiam constantemente por causa de suas ideias conflitantes sobre “como um líder deveria ser”. Durante a Segunda Guerra Mundial eles conheceram o Capitão América e o soldado Gabe Jones. Foi seu primeiro contato com o mundo exterior, e lhes ensinou muito sobre os terrores de uma guerra. Essa experiência mudou a mentalidade de T’Chaka, que jurou proteger sua nação a qualquer custo. Após a morte de seus pais, ele assumiu o trono, com seu irmão mais novo como seu principal conselheiro. Ao longo do tempo, ele ganhou o apelido de “O Grande T’Chaka” por causa de seu talento em combate.

Ele rapidamente se casou – sabendo que um dos principais deveres de um rei é ter um herdeiro. Entretanto, sua esposa, N’Yami, tinha dificuldades para engravidar e um dia descobriu um bebê órfão caucasiano. Não sabendo nada sobre discriminação, ela viu isso como um sinal do Deus Panther Bast e adotou o menino. Ele foi batizado de “Hunter” e treinado como se fosse um príncipe. Quando seu primeiro filho biológico – T’Challa – nasceu, e N’Yami morreu no parto, T’Chaka havia treinado Hunter para ser seu assassino pessoal, que faria qualquer coisa para proteger a nação. Ele fundou a “Zeraze Hatut” (Cães de Guerra) para esta finalidade. Eles eram a “CIA” de Wakanda. Algum tempo depois, ele teve um filho chamado Jakarra (não se sabe quem é a mãe, mas não é nenhuma das duas esposas). T’Chaka casou-se com sua segunda esposa, Ramonda, que lhe deu sua primeira e única filha – Shuri – e, aparentemente, fugiu com outro homem.

Como o resto do mundo avançou no uso da tecnologia e Wakanda era independente, ou seja, sem vínculo com qualquer outra nação, seus avanços foram cobiçados. Quando T’Chaka foi chamado para uma reunião da ONU, com o propósito de receber propostas de comércio de outros países, ele as recusou. T’Chaka então, foi assassinado por Ulisses Klaw, que liderava uma gangue de exploradores inescrupulosos em busca de Vibranium. Após a sua morte, seu irmão S’Yan assumiu seu lugar até que seu filho T’Challa tivesse idade suficiente para assumir o trono.

S’Yan:

Wakanda - O guia completo sobre o reino do Pantera Negra

S’Yan

O segundo filho de Azzari, o Sábio, cresceu recebendo o mesmo treinamento de seu irmão T’Chaka. Em seu auge, ele poderia rivalizar T’Chaka em batalha, como um igual. Depois que seu pai morreu, ele observou como seu irmão subiu ao trono e serviu-lhe bem. Ele adorava seu sobrinho T’Challa, e viu seu pai e seu irmão refletidos nos olhos do menino. Depois de se casar ele teve um filho, e o batizou com o nome de T’shan. Em seu próprio filho, ele viu um desejo de poder que sempre temeu.

Após T’Chaka ser assassinado por Ulisses Klaw, ele ascendeu ao trono e se tornou o Pantera Negra. S’Yan era um governante justo, e ao longo dos anos, viu seu sobrinho T’Challa se transformar em um homem sábio e humilde, ao mesmo tempo que seu próprio filho se tornava ambicioso e orgulhoso. Ele permaneceu no trono até o Torneio Pantera Negra, que era realizado uma vez por ano para aqueles que queriam desafiar o rei atual. Ele chegou a ser desafiado por seu próprio filho, mas facilmente o derrotou. S’Yan acabou sendo derrotado por T’Challa e felizmente deixou o cargo para seu sobrinho. Ele permaneceu como um dos principais conselheiros para o Pantera depois de sua derrota.

T’Challa:

Wakanda - O guia completo sobre o reino do Pantera Negra

T’Challa

Assim que se tornou o Pantera Negra, T’Challa partiu para resolver vários problemas na sua sociedade. Ele imediatamente dissolveu a “Zeraze Hatut” (Cães de Guerra) e exilou seu líder (e irmão adotivo) Hunter, junto com todos os seus homens. T’Challa também expandiu as fileiras do Dora Milaje para garantir a paz entre as tribos rivais e abriu caminhos para que os jovens estudantes de Wakanda pudessem ir para outros países estudar e aprender, na esperança de minimizar a xenofobia. Ensinado por seu pai a “pensar dois passos à frente dos inimigos e três passos à frente de amigos”, T’Challa desconfiava dos super-heróis e os via como ameaças potenciais à Wakanda, mas depois de alguns testes e até mesmo um pouco de espionagem, considerou o Quarteto Fantástico e os Vingadores como verdadeiros amigos e aliados leais. Durante a minissérie inédita no Brasil chamada DoomWar, T’Challa é mortalmente ferido por Dr. Doom e o título de Pantera Negra passa para sua irmã, Shuri.

Shuri:

Wakanda - O guia completo sobre o reino do Pantera Negra

Shuri

Quando seu irmão é mortalmente ferido por Dr. Doom, um novo Pantera Negra deve assumir o trono. Shuri é escolhida e deve enfrentar todos os desafios que estiverem em seu caminho para encontrar o Deus Panther Bast. Ela atravessa o fogo com os pés descalços, esquivando-se de flechas e lanças, medita por seis horas em um poço cheio de escorpiões e escala uma montanha sem o auxílio de qualquer equipamento. Seu desafio final foi iludir vinte e cinco panteras ao mesmo tempo para conseguir a erva em forma de coração. Porém, sua arrogância foi a sua perdição. Quando encontrou o Deus Panther Bast, Shuri exigiu sua bênção ao invés de pedi-la, e a mesma lhe foi recusada. Envergonhada por seu deus, ela voltou para o reino para relatar seu fracasso. Ela foi lembrada, então, de que se ela fosse verdadeiramente indigna, teria sido morta. Quando o perigoso Morlun ameaça eliminar Wakanda, Shuri assume a identidade, o traje e o exército do Pantera Negra, salvando Wakanda e ressuscitando seu irmão. Através de seu ato de coragem e humildade, o Deus Panther Bast lhe concede a bênção, tornando-a oficialmente a nova Pantera Negra.

E esse foi um resumo sobre Wakanda e seus líderes, os grandes Panteras Negras! Lembrando que este guia foi criado para você ser introduzido nesta parte do Universo Marvel, então, se quiser saber mais, procure os quadrinhos, animações e tudo mais!

Espero que você tenha gostado e se interessado pelo reino de Wakanda! Não se esqueça que não vai demorar muito para que esse grande povo esteja brilhando nas telonas de cinema!

VEJA TAMBÉM: Origens e Evoluções – Inumanos | Tudo sobre o misterioso povo de Attilan, da Marvel!


© 2017 Proibido Ler | Feito com Wordpress - Desenvolvimento por Dk Ribeiro & Baruch Vitorino