Videogames auxiliam no aprendizado de línguas estrangeiras
in

Videogames auxiliam no aprendizado de línguas estrangeiras

O caráter lúdico do jogo ajuda no aprendizado, que acontece de forma orgânica

Aprender outro idioma pode parecer algo muito complicado para algumas pessoas, enquanto para outras é algo natural e simples, assim como escovar os dentes e pentear o cabelo. Uma imersão na língua em outro país pode ser inviável para alguns, mas e se essa imersão acontecer no videogame? O caráter lúdico do jogo ajuda no aprendizado, que acontece de forma orgânica, sem pressão.

Claro que, para aprender inglês, por exemplo, é preciso estudar também as regras da língua, por isso é sempre recomendado que se busque aulas de idioma. Mas, para aprimorar e enriquecer o vocabulário, o jogo pode ser uma ferramenta muito útil para trazer afinidade com a língua estrangeira.

Sem fronteiras

Videogames auxiliam no aprendizado de línguas estrangeiras

Os games são atualmente uma importante ferramenta de quebra de barreiras e globalização, pois é possível jogar com qualquer pessoa do mundo, a qualquer hora. A maioria dos jogos tem traduções, mas muitos deles só existem em suas linguagens originais, o que deixa essa história de aprender línguas estrangeiras com o videogame muito mais divertida. O aprendizado acontece de forma descontraída, por associação e repetição, em situações semelhantes ao cotidiano, como se o estudante estivesse mesmo em uma imersão. 

A dica para aprender novos idiomas com ajuda dos games é ir aumentando o grau de complexidade aos poucos. Iniciar utilizando a legenda e, à medida que for se familiarizando com o vocabulário, tirar a legenda do jogo e utilizar na sua língua original. Outra opção interessante é começar com games com poucos diálogos, como “Resident Evil” e “League of Legends”, e depois evoluir para níveis mais intermediários como “Skyrim” e “Mass Effect”. Para níveis mais avançados, a indicação são os complexos games de RPG, como “Final Fantasy”.

Uma aventura em japonês

Videogames auxiliam no aprendizado de línguas estrangeiras

Os envolventes enredos dos games japoneses são uma excelente oportunidade para aprender a língua japonesa e a cultura nipônica de forma natural e divertida. Os jogos de RPG são verdadeiras aulas de japonês, que fluem de forma natural, e você poderá aumentar o grau de complexidade aos poucos. Para quem está iniciando, o game “Learn Japanese To Survive” é ideal, pois começa por um alfabeto de cada vez e ajuda o gamer a entender aos poucos o idioma, com leitura, pronúncia e escrita, além de regras gramaticais, frases, números e objetos. 

As repetições dos jogos e o sistema de batalhas ajudam muito na memorização, pois, quanto mais o gamer encontrar inimigos nas batalhas, maior será a repetição das letras e melhor será a memorização.

Os videogames vão muito além de mera distração, pois o foco do jogador em passar de fase faz com que assimile informações sem grande dificuldade e consiga aprender de forma mais dinâmica. Por isso, são excelentes ferramentas para sedimentar o conteúdo estudado nas aulas fora dos games. Para evitar frustrações, é importante respeitar o seu nível de conhecimento e ir aos poucos se aventurando no aprendizado.

E aí, curtiu?

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

Loading…

0
Stray | A diversão de estar na pele de um gatinho é maravilhosa

Stray | A diversão de estar na pele de um gatinho é maravilhosa

5 jogos mobile que ajudam a controlar a ansiedade e o estresse

5 jogos mobile que ajudam a controlar a ansiedade e o estresse