Streaming de jogos: 3 dicas essenciais para começar na área

in

Streaming de jogos: 3 dicas essenciais para começar na área


Com o sucesso de streamers brasileiros, mais e mais jovens desejam investir na profissão

O streamer Aliffe, “Paulinho O LOKO”, entrou para a lista da Twitch dos streamers mais assistidos do mundo em janeiro de 2023. Sendo um dos principais nomes da comunidade de GTA RP brasileira, Aliffe alcançou 212 mil espectadores simultâneos.

Não há dúvidas quanto à forte presença dos streamers brasileiros no mercado. No ano passado, por exemplo, o fato ficou claro ao observarmos o streamer Casimiro Miguel alcançar o 2° lugar nos streamers mais assistidos no mundo na Twitch (dezembro), de acordo com informações divulgadas pelo Stream Charts.

O grande sucesso desses profissionais do entretenimento está, em grande parte, concentrado nos fundamentos do ofício. A modalidade é caracterizada pela oportunidade de poder trabalhar com seus hobbys e pela possibilidade de monetizar a própria diversão e personalidade. Ser streamer é poder criar conteúdo de qualidade com prazer.

Não é à toa que essa ocupação tem chamado a atenção das gerações Y e Z. A profissão cresce a cada dia e está em sintonia com o mundo cada vez mais digital. Para os aspirantes ao mercado do streaming de games, a jornada pode parecer trabalhosa, mas existem dicas simples que podem facilitar o caminho:

Equipamento

Streaming de jogos: 3 dicas essenciais para começar na área


Em primeiro lugar, o equipamento é essencial. Para poder fazer a transmissão ao vivo de partidas, é necessário câmera, computador e microfone de qualidade. Esses três são fundamentais e podem ser o foco do investimento inicial.

Uma webcam com qualidade de pelo menos 720p e um microfone cardioide usb com pop filter já são o suficiente, a ideia é mesmo começar de baixo e ir garantindo crescimento ao longo do tempo. Quanto ao computador, é ideal que ele possua ao menos um processador i5 e uma placa de vídeo que possa dar conta da transmissão.

The Game Awards se consolida como a maior premiação do universo gamer

Formato

Streaming de jogos: 3 dicas essenciais para começar na área


Após a aquisição de equipamento para streaming, é necessário escolher o seu formato. Quando falamos da transmissão de eSports e games variados, o ideal é pesquisar os streamers mais populares na categoria e entender como eles constroem seu formato.

O importante é manter em mente os pilares: personalidade, qualidade de conteúdo e produção. Personalidade é grande parte do que atrai os espectadores, sendo ditada pela forma com a qual o streamer se comporta, reage aos acontecimentos da live e interage com os seus espectadores. 

O conteúdo é acompanhado pela qualidade da jogatina, pela escolha dos jogos e playstyle do streamer. Por fim, a produção deve incluir cenário, melhora contínua no equipamento e estrutura de suporte formada por aspectos técnicos, como boa internet e acessórios como segunda tela. 

A partir desses três pilares, o streamer iniciante pode decidir como serão suas lives, em que momentos irá conversar, que jogos jogar, como reagir a momentos, como começar e terminar suas transmissões, e assim por diante. 

Planejamento

Streaming de jogos: 3 dicas essenciais para começar na área


Por fim, o planejamento é essencial. Ele deverá incluir a escolha da melhor plataforma, o cronograma de lives, o plano de marketing e outros detalhes da sua trajetória de crescimento. 

O reconhecimento do streamer costuma ser orgânico e depende em grande parte do marketing de personalidade, do networking que pode ser feito ao interagir com outros streamers e, é claro, do desenvolvimento de um conteúdo de qualidade. 

Para os praticantes de eSports, é ideal transmitir sua participação em competições ou partidas amistosas. Para os dedicados a jogos indie, jogos de mundo aberto e MMOs, as lives de longa duração podem ser uma boa pedida, permitindo uma exploração completa dos títulos escolhidos.

Existem muitas formas de crescer dentro da sua plataforma escolhida. Alguns streamers optam por fazer parcerias, outros se utilizam do formato para gerar mais inscritos. Lives de 24 horas, como as feitas por Aliffe, podem ser uma verdadeira maratona, precisando do suporte de energético, água, suplementos e boa alimentação, mas podem valer a pena.

O ideal é que o streamer mantenha um bom planejamento, esteja sempre atualizando seu equipamento e sua produção e persista, crescendo organicamente e alcançando cada vez mais espectadores. 

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

7 desenhos da TV Cultura que fizeram sua infância mais feliz

7 desenhos da TV Cultura que provavelmente fizeram sua infância mais feliz

One Piece Odyssey | Uma conquista para os fãs de anime