in

The Game Awards se consolida como a maior premiação do universo gamer

Com júri composto por profissionais e desenvolvedores renomados do mercado, evento premia anualmente os melhores jogos em 31 categorias

A indústria dos videogames, desde 2014, é presenteada com a realização do The Game Awards (TGA). A premiação foi criada e é apresentada por Geoff Keighley, famoso jornalista de jogos eletrônicos, e representa a valorização de todos os membros da comunidade gamer, que reúne apaixonados por videogames em todo o mundo. As edições ocorrem todos os anos, no mês de dezembro. 

Prestes a chegar em sua 10ª edição, o evento carrega na sua trajetória a preocupação em apreciar o trabalho de quem contribui para tornar os games um mercado, e não apenas um produto de puro e simples entretenimento. Não é por acaso que esse festival ficou conhecido popularmente como “Oscar dos games”. 

Estrutura grandiosa

Fazendo “jus” aos apelidos que a comunidade lhe atribui, o The Game Awards em um primeiro momento se assemelha a uma premiação tradicional, com ambiente de gala, apresentações artísticas, números musicais, esquetes e discursos. Porém também traz para os fãs grandes anúncios, atualizações e conteúdos exclusivos sobre jogos e novos títulos. 

Jurados

Os indicados nas categorias são selecionados por um corpo de jurados, composto por 100 veículos de imprensa, profissionais especializados e influenciadores. A votação é mista, com 90% de peso para o júri especializado e 10% em voto popular. A votação pública é feita pelo site da premiação e pelas redes sociais. Gamers chineses podem votar pelo Bilibili.

Categorias 

Em 2022, houve indicações em 31 categorias, como: jogo do ano; direção; narrativa; direção de arte; trilha sonora; direção de áudio; performance; maior impacto; jogo em desenvolvimento; jogo independente (indie); jogo mobile; suporte à comunidade; inovação em acessibilidade; VR/AR; estreia indie e criação de conteúdo. 

Entre os jogos, ainda tem as categorias de ação; aventura; RPG; luta; família; estratégia; corrida; e multiplayer. Os e-sports também são premiados em melhor jogo; melhor atleta; melhor time; melhor treinador; e melhor evento. 

Diferentemente do que se costuma ver em outros eventos, o The Game Awards se atenta em reconhecer a relevância dos jogadores. Por essa razão, possui entre as suas categorias troféus para “melhor suporte para a comunidade”, “inovação em acessibilidade” e, a mais recente, de “melhor adaptação”, que premia o jogo convertido para outra mídia do entretenimento, seja filme, livro ou série. 

Lista completa das animações da DC Comics

Recorde de público

A última edição, realizada em dezembro de 2022, alcançou um marco histórico de audiência, com 103 milhões de espectadores. Dados revelados pelo criador do show, via Twitter, mostram que, em toda a história do TGA, o número do público sempre foi crescente, dobrando de volume pela primeira vez em 2019. 

Apesar de ser transmitido ao vivo e com tradução simultânea para diversos países, é possível assistir à premiação de pertinho. Mas, para acompanhá-la presencialmente, é preciso adquirir um ingresso pelo site do evento e reservar a passagem aérea com antecedência. 

O planejamento vale a pena, pois nessa ocasião é possível conhecer pessoalmente muitas das mentes que estão por trás do desenvolvimento de jogos populares, como, por exemplo, League of Legends.

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

O que e preciso para ser uma acompanhante de luxo

O que e preciso para ser uma acompanhante de luxo

5 curiosidades sobre 'League of Legends' que provavelmente você não conhecia

5 curiosidades sobre ‘League of Legends’ que provavelmente você não conhecia