Conheça a história da E3, a maior feira de games do mundo
Créditos: Glenn Francis e www.PacificProDigital.com
in

Conheça a história da E3, a maior feira de games do mundo

Após três anos de hiato, causado pela pandemia, evento retornará presencialmente em 2023

Já são quase 30 anos de história, e a E3 (Electronic Entertainment Expo) continua sendo a maior feira de jogos do mundo. Foi nela que os games e consoles mais amados pelo público foram lançados, como todas as gerações de PlayStation e de Xbox, inclusive com o lançamento do Kinect, o Nintendo 64, o Wii, entre vários outros, mais antigos ou atuais. 

A exposição ocorre anualmente, desde 1995, e tornou-se um dos eventos mais aguardados pelos gamers, onde são mostradas as últimas novidades em jogos e tecnologias. Mas nem sempre a feira de jogos foi um sucesso; na realidade, até 1993, os games eram expostos no Consumers Eletronics Show (CES), onde fabricantes de tecnologias eletrônicas lançavam os seus produtos anualmente. Na época, os desenvolvedores de jogos julgavam que recebiam pouca atenção e que não eram valorizados pelos colegas da indústria, então decidiram abandonar o evento e criar um especialmente voltado para os videogames. 

Conheça a história da E3, a maior feira de games do mundo

No dia 11 de maio de 1995 ocorreu então a primeira E3, recebendo cerca de 50 mil visitantes nos 3 dias de exposição, algo marcante para uma época sem acesso à internet. Foi nesse evento que a Sony lançou o primeiro PlayStation e o memory card, uma grande novidade para a época; a SEGA lançou o SEGA Saturn; a Nintendo exibiu o Virtual Boy, console que prometia uma experiência de realidade virtual. Foi nessa época que a Big N começou o desenvolvimento do Ultra64, que mais tarde seria conhecido como Nintendo 64.

Em 1996, foi lançado o Nintendo 64 e também o sensacional Super Mario 64, um dos primeiros jogos em 3D de aventura, que se tornou o carro-chefe da empresa e é referência para muitos desenvolvedores de games até os dias atuais. No ano seguinte, o evento ocorreu em Atlanta, saindo de Los Angeles pela primeira vez. Mas foi em 1998 que chegou um dos jogos de maior sucesso da Nintendo, “The Legend of Zelda: Ocarina of Time”, um clássico atemporal, além de a empresa ter lançado o DD64, o disco rígido que prometia armazenar jogos em disco no Nintendo 64.

Já 1999 foi o ano de destaque da Sony, quando lançou o PS2, e impressionou todo o público com gráficos fascinantes para a época. Em 2000, foi a vez da Microsoft entrar no mundo dos games, e lançou o primeiro Xbox; no ano seguinte, a SEGA encerra a produção de consoles e passa a focar apenas no desenvolvimento de jogos.

Conheça a história da E3, a maior feira de games do mundo

A partir de 2003, começa uma nova geração de consoles e uma corrida para o lançamento dos portáteis, como PSP e o Nintendo DS. Em 2005, o PS3 e o Xbox 360 começaram a marcar uma geração de gamers, e foi o ano em que a E3 bateu recorde de público, com mais de 70 mil visitantes. 2010 trouxe a revolução dos consoles sem controle, com o lançamento, inclusive, do Kinect. Uma curiosidade interessante sobre o acessório é que o mesmo foi projetado por Alex Kipman, um brasileiro natural de Curitiba/PR. 

Com a pandemia do Covid-19, a feira de exposições teve um hiato de 3 anos, mas a ESA, organização responsável pela realização do evento, já confirmou que a E3 voltará com muitas novidades em 2023, no evento presencial que será novamente realizado no Los Angeles Convention Center, na Califórnia. Então, quem está ansioso pelo retorno do maior evento de games do mundo já pode começar a pesquisar passagens aéreas e arrumar as malas, porque na segunda semana de junho tem muito mais.

E aí, curtiu?

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

Loading…

0

Kamen Rider | Revelado visual do novo ‘Kamen Rider Geats’

Stray | A diversão de estar na pele de um gatinho é maravilhosa

Stray | A diversão de estar na pele de um gatinho é maravilhosa