Teen Titans Go! vs Jovens Titãs

Nessa comparação, o errado é você

Existe uma guerra nada silenciosa que acontece a certo tempo entre os fãs de desenhos animados da DC Comics e poucos falam sobre isso. Como eu gosto de estar no grupo dos diferentões, vou ser uma dessas “poucas” e falar pra caralho sobre isso. Senta e vem comigo:

Em 2002 estreou na TV americana uma série animada chamada Teen Titans, pelo Cartoon Network. O desenho só chegaria no Brasil em 2004 (eu tinha 14 anos), pelo Cartoon Network Brasil e também pelo SBT, intitulado Jovens Titãs. Foi difícil me acostumar com Jovens Titãs no início, já que tinha um tom muito mais infantil comparado com o que eu tava acostumada – o trabalho de Bruce Timm. E ainda assim, as séries de Timm não chegavam nem perto do tom dos quadrinhos originais, que era onde eu tinha conhecido aqueles personagens. Basta dar uma olhada:

jovens-titas-vs-teen-titans-go (5)

jovens-titas-vs-teen-titans-go (4)

Mas eu assisti Jovens Titãs. Todas as 5 temporadas e o filme também. Acredito que boa parte dessa minha aceitação fácil veio do fato de eu ter me apaixonado à primeira vista por X-Men: Evolution, mesmo tendo assistido por muito tempo a série anterior dos X-Men que era bem diferente. E aí Jovens Titãs acabou, assim como vários outros desenhos acabaram depois de suas várias temporadas e aventuras… Vida que segue, certo?

jovens-titas-vs-teen-titans-go (2)

Errado! Não sei o que esse desenho tem de tão especial (aliás, entendo que role nostalgia, entendo que seja algo marcante, entendo que seja seu desenho favorito – entendo tudo isso, mesmo que não aconteça comigo), mas os fãs não conseguem superar o fato dele ter acabado assim como todos os demais. Em 2013 o Cartoon Network anunciou um novo desenho onde utilizaria esses personagens, chamado Teen Titans Go! (Jovens Titãs em Ação, no Brasil) e, embora não seja uma continuação de Jovens Titãs e não seja canônica, os fãs perderam a cabeça ao ver que o desenho não era o que eles esperavam que fosse – igual ao anterior.

Jovens Titãs é utilizada como um termômetro para comparação. Sim, ambas usam o mesmo material de origem (em partes) e mais ou menos compartilham o nome, mas são tão fundamentalmente diferentes que toda essa raiva dirigida a Teen Titans Go! me deixa confusa.

A principal diferença entre a primeira e a segunda é, claro, o estilo em termos de tempo, roteiro, continuidade, arte e design de som. Acho que é muito estranho que dois shows, produtos de dois períodos de tempo muito diferentes de direção artística de entretenimento, sejam comparados com tanta frequência como se fossem criados pra ser iguais. ESSE NUNCA FOI O OBJETIVO DA CRIAÇÃO DE TEEN TITANS GO!

Jovens Titãs foi uma homenagem à moda popular de anime/mangá da época. A série não apenas invocava com frequência muitas referências e temas relacionados a animes populares, como foi considerada oficialmente um pseudo-anime (Murikanimeteve) e teve ninguém menos que a banda japonesa Puffy AmiYumi cantando sua música-tema. Ah, a missão dos Titãs no filme é onde mesmo? TÓQUIO! Essa série foi concebida para agradar um público particular, e assim o fez. Jovens Titãs teve muito menos desenvolvimento de personagens do que a maioria das pessoas insiste em dizer que teve, e as tramas mais promissoras foram deixadas de lado para promover a narrativa Robin/Slade. Além disso, Jovens Titãs teve vários episódios com pouco ou nenhum propósito além de alívio cômico.

jovens-titas-vs-teen-titans-go (4)

jovens-titas-vs-teen-titans-go (3)

Não estou dizendo que a série era ruim, que não deveria ter alívio cômico ou que os fãs estão mentindo quando a elogiam – não me interprete errado. Assim como a maioria das pessoas, eu gostei dela, mas consigo entender que foi um produto de seu tempo. Me incomoda muito ver a galera tratando Jovens Titãs como se fosse um Cavaleiro das Trevas do Frank Miller, sendo que é apenas uma série adolescente com bastante continuidade que seguiu a linha dos desenhos que estavam fazendo sucesso na época de seu lançamento.

jovens-titas-vs-teen-titans-go (3)

“Eu sou a noitNÃO PERA!”

Da mesma forma, Teen Titans Go! é uma progressão bastante linear do material de fonte original para a versão dos desenhos animados modernos, especialmente do mesmo canal. O humor é pastelão e absurdo, mas não é um humor completamente insípido e impensado. Como a maioria dos desenhos atuais (incluindo Steven Universo, My Little Poney, Uncle Grandpa, etc), Teen Titans Go! é uma carta de amor aos anos 80. Embora sejam um tanto frenéticos, eu gosto dos episódios. Teen Titans Go! apenas continua a tendência de se adaptar ao gosto de seu público, assim como Jovens Titãs abandonou a estética de Bruce Timm e abraçou a do momento (anime). Não fique tão convencido/a de que a versão que você mais gosta é aquela que deve prevalecer. Não há nada de errado com mudanças.

teen-titans-go-vs-jovens-titas (3)

Teen Titans Go! é muito auto-consciente e vários episódios apresentam piadas internas da DC que só fãs com certo nível de conhecimento em quadrinhos e cinema são capazes de interpretar. Algumas podem ser surpreendentemente obscuras, como o pé-de-cabra usado pelo Coringa para matar Jason Todd guardado em um armário na batcaverna, por exemplo. Há referências tão impressionantes à DC e aos Titãs originais (dos quadrinhos, é claro, porque me irrita muito ver gente chamar Jovens Titãs de “Titãs Originais” como se os personagens tivessem nascido na tv) que provam que os produtores e roteiristas são realmente comprometidos com o material que têm em mãos. Algumas delas podem ser sutis, outras podem ser óbvias e ainda há outras que você encontrará escondidas quando menos esperar.

teen-titans-go-vs-jovens-titas (13)

teen-titans-go-vs-jovens-titas (5)

teen-titans-go-vs-jovens-titas (9)

teen-titans-go-vs-jovens-titas (1)

O formato (11 minutos) não funciona para tramas profundas, mas é o suficiente para entregar histórias peculiares e com rápidas (ou não) resoluções. Continuidade quase nunca é um obstáculo e, pelo enredo ser totalmente desconectado de Jovens Titãs, os roteiristas têm liberdade para definir os personagens de novas maneiras (antes que você me diga que isso é ruim, os personagens de Jovens Titãs também foram modificados, afinal, eram bastante modernos perto de suas versões dos quadrinhos lançadas quase 20 anos antes).

jovens-titas-vs-teen-titans-go (6)

Os Titãs originais

Há momentos ruins? Sim. Vou defender a série inteira? Nem pensar. Mas é bobagem fingir que Jovens Titãs é essa série sagrada que foi arruinada por Teen Titans Go! quando, na verdade, esses personagens têm sido mal representados incontáveis vezes pela DC Comics e Teen Titans Go! é apenas mais uma das muitas versões da equipe – na verdade, é uma versão adorável em comparação com as versões sexualizadas das heroínas (cof cof, Estelar nos Novos 52, cof cof) e dos personagens masculinos excessivamente dramáticos do resto do elenco.

teen-titans-go-vs-jovens-titas (10)

É claro que nada disso obriga ninguém a gostar de Teen Titans Go!. Aliás, não há razão nenhuma que obrigue você a gostar de qualquer coisa que não queira. O meu problema é com as reclamações vazias e ódio gratuito que são diariamente dirigidos ao programa, como se a única razão da existência do desenho fosse puramente preencher as expectativas pessoais, em comparação a um programa anterior, de gente que não faz parte do público-alvo. Ambos são entidades inteiramente separadas, e o elenco e equipe estão tão determinados neste trabalho quanto estavam no anterior.

O Cartoon Network é um canal infantil e todos sabem disso. A razão pela qual adolescentes e adultos esperam que seus programas sejam feitos para outro público-alvo é que continua sendo o grande mistério. Acorda! Você cresceu! Se você quer algo um pouco menos bobo e que não transforme seus personagens favoritos em piada, assista Adult Swim e… Deixa pra lá.

teen-titans-go-vs-jovens-titas (2)

Isso me lembra toda aquela coisa de “geração Peter Pan”, que não quer sair da casa dos pais, não quer trabalhar, etc. Eu sempre achei esse termo ridículo porque sou uma “criançona” e, aos 25 anos, coleciono bonecos e quadrinhos (com meu dinheiro), além de assistir vários desenhos animados. Mas quando chega nesse patamar, onde adultos não enxergam que já são adultos e querem ocupar o lugar das crianças, o termo começa a fazer sentido.

Repita comigo: desenhos animados são feitos para crianças. É muito legal quando adolescentes e adultos desfrutam de desenhos animados também, mas desenhos animados não são nossos. Pare de tentar invadir espaços infantis e reivindicá-los para si. Jovens Titãs teve início, meio e fim. Teen Titans Go! é o desenho animado mais popular do Cartoon Network. Você está velho/a e não é o público-alvo. Deixe as crianças assistirem o que elas gostam.

teen-titans-go-vs-jovens-titas (1)

E tenho dito.


Concorda? Discorda? Deixe sua opinião nos comentários!

Leia também: Friends Vs. How I Met Your Mother | Duas gerações que merecem atenção

Por Louise


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.