in

Curiosidades sobre o desenho “Irmão do Jorel”

Conheça mais sobre a animação alucinante do Cartoon Network

“Irmão do Jorel” é um dos primeiros desenhos do Cartoon 100% brasileiro. Isso ajudou a abrir portas para outras animações que surgiram depois dele. A série animada que já conta com três temporadas finalizadas e sua 4ª temporada chegando em 2021, é composta de muitas referências aos anos 80 e 90, seja do cotidiano de uma família brasileira ou até mesmo da cultura no geral.

Se você não conhece muito bem quem e o que é o “Irmão do Jorel”, trouxe algumas curiosidades que podem mudar sua cabeça e te colocar em frente a TV para maratonar esse desenho show de bola.

A inspiração para “Irmão do Jorel”

Talvez muitos não tenham a noção, mas tudo o que vemos dentro da história de “Irmão do Jorel” e sua família, é inspirado na vida e amigos do criador da série, Juliano Enrico. Em várias entrevistas o criador comentou que o próprio irmão do Jorel é inspirado nele mesmo, já que era o irmão do garoto popular da escola, e sabe que muitos já passaram por isso. Ou que ainda passam. Tanto que o personagem nunca consegue dizer seu verdadeiro nome, por conta de Jorel ser o cara maneiro que todas as meninas amam.

E não só na vida de Juliano, mas também se baseando na vida de muitos brasileiros que têm aquela avó, semelhante a vovó Juju, que são super cuidadosas e querem que você coma mais mesmo depois de devorar uma montanha de comida. Ou aqueles pais doidos que fazem o inesperado, seja uma dançarina ou um jornalista que acredita em teorias da conspiração. E até mesmo Ana Catarina que é claramente inspirada na Angelica.

Suas referências

Não apenas de histórias e lembranças que se cria o desenho, “Irmão do Jorel”. Encontramos durante os episódios uma grande quantidade de referências de situações que já ocorreram no passado e relacionadas a cultura no geral. Somos contemplados com videogames como o Nintendo 64, Super Nintendo e máquinas de fliperama. Bandas de garagem em início de carreira, matines para os jovens e TVs de tubo trazem o melhor dos anos 80/90.

Como, por exemplo, no episódio “Revolução das Coisas”, em que acompanhamos os aparelhos domésticos se rebelando e uma delas é a TV de tubo que foi trocada por uma mais moderna. E quem chega para ajudar são os “Microwave Warriors”, que seriam uma representação dos “Cavaleiros dos Zodíacos“, e um dos melhores animes que já passou na TV aberta em sua época.

Não apenas isso temos muitas outras referências que são do cinema, como é quando as crianças fazem um passeio pela fábrica de Sprok Maçã e que lembra muito “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (1971). Outra referencia que a animação faz, é sobre o clássico “A História Sem Fim” (1984), em que irmão do Jorel vai em uma aventura com seu cão Tosh em busca de autoconhecimento e o sentido da vida.

Suas vozes

A última e não menos importante são as vozes compostas dentro do desenho. E algo importante explicar é que ele não funciona pelo sistema de dublagem, mas sim a chamada “voz original”. Pelo fato de o desenho ser de nosso Brasil, as vozes são dubladas antes e dessa forma a animação consegue seguir o movimento da boca com a fala original, tornando tudo mais quentinho. E tudo isso bem cuidado por Melissa Garcia, que também dá voz a Vovó Juju, Ana Catarina, Lara e por aí vai. Mas caso você não se lembre, ela também é a voz da Videl em Dragon Ball.

Há outros nomes como Andrei Duarte, que não apenas cuida dos desenhos do cenário, mas dá voz ao nosso protagonista, irmão do Jorel. Juliano Enrico, o criador, coloca sua voz em alguns, mas o que mais vocês devem lembrar é Reginaldo. César Marchetti empresta sua vez a Seu Edson, pai do irmão do Jorel e Tânia Gaidarji para a mãe, Dona Danuza. Caso queiram conhecer mais vozes na série dá uma chegada nessa lista aqui.

O desenho também já contou com pessoas conhecidas da música, como é o caso da batalha de RAP em que Vovó Juju e irmão do Jorel precisam ganhar de Kassius Kleyton, dublado por Emicida, em um ringue de improviso. E no episódio da “Horta da Juju”, em que irmão do Jorel aprende sobre a importância das frutas e vegetais junto de Juju e suas plantações. Nele temos Criolo dando voz a um tomate que está descobrindo se é uma fruta ou legume.

“Irmão do Jorel” é transmitido pelo Cartoon Network, no canal e aplicativo, mas também pode ser encontrado pelo Youtube e até mesmo na Netflix. Sua 4ª temporada chega em 2021, mas ainda sem data de estreia, sendo especialmente dirigida e desenhada durante o período louco de quarentena, trazendo Lena Franzz na direção de animação da nova temporada.

E aí, curtiu?

Escrito por Guta Cundari

Do cinema para o jornalismo. Amante de filmes e games, fã filmes de terror trash e joguitos que duram meses. As Premiações pelo mundo todo que me aguardem e os noobs que sofram.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0
O jornalismo nerd precisa ir além da notícia

O jornalismo nerd precisa ir além da notícia

Melhores músicas do desenho “Hora de Aventura”