in ,

What We Do In The Shadows (2014) | Humor feito do jeito certo

Em um mundo onde quase todas as novidades do cinema são sequências, reboots, adaptações de livros e/ou HQs e versões live-action de desenhos animados conhecidos, é extremamente satisfatório encontrar algo original que tenha qualidade. Não que eu não goste de sequências, adaptações e etc – longe de mim – mas é sempre bom saber que os roteiros originais não se perderam.

Eu sou uma pessoa muito chata com comédias. Não é qualquer coisa que me faz rir, não é qualquer comediante que me convence e não é qualquer história que me conquista – não me entenda mal, não tenho nenhuma “síndrome de superioridade”, é que não costumo assistir muitas comédias e isso me deixa enferrujada. A última comédia que me fez rir foi “Anjos da Lei 2”, e mesmo assim não foi algo que tenha me feito gargalhar. “What We Do In The Shadows” (O que Fazemos nas Sombras) fez mais que isso, pois quando dei por mim, estava lacrimejando e com o abdômen dolorido.

What We Do In The Shadows (2014) | Humor feito do jeito certo

O gênero “comédia de terror” ou “terror cômico” está em alta. Histórias que misturam humor (seja ele controverso ou não), com um ambiente e/ou personagens assustadores podem não chamar atenção no começo, mas são algo que realmente dá certo. Não se tratam de paródias como “Todo Mundo Em Pânico”, cujo objetivo é ironizar outros filmes, mas algo novo, original e que mistura os gêneros humor e terror de forma que não pareça forçado.

Leia mais: Jojo Rabbit | O humor em declarar a alienação que aprisiona

“What We Do In The Shadows” é um mockumentário (o filme é gravado como se fosse um documentário, mas a história é criada por roteiristas) sobre a vida de 4 vampiros que dividem uma casa na cidade de Wellington, capital da Nova Zelândia. Se antigamente eles viviam em castelos, tinham escravos e promoviam orgias, hoje eles precisam se adaptar ao mundo moderno se quiserem seguir suas vidas. Isso inclui pagar aluguel, dividir as tarefas da casa, socializar, conseguir alimento, entre outras coisas. Viago (Taika Waititi), Deacon (Jonathan Brugh) e Vladislav (Jemaine Clement) são os protagonistas do filme, e dividem a casa com Petyr (Ben Fransham), o vampiro mais velho e mais assustador (sua aparência é uma clara referência ao Conde Orlok de Max Schreck, no filme “Nosferatu”).

What We Do In The Shadows (2014) | Humor feito do jeito certo

Os protagonistas fazem com que o público relembre os vampiros clássicos do cinema e literatura. Aqueles que queimam à luz do sol, não podem se aproximar de crucifixos, prata, água benta e afins, se alimentam de sangue humano, dormem em caixões, se transformam em morcegos, etc. A vida desses seres se tornou complicada com o passar do tempo, e como qualquer pessoa, não é fácil se adaptar.

What We Do In The Shadows (2014) | Humor feito do jeito certo

O filme satiriza a popularidade que os vampiros ganharam na cultura pop durante a última década. Hoje em dia, as pessoas estão acostumadas com vampiros sensuais no cinema e na TV, como os de “Crepúsculo” e “True Blood”, mas os personagens de “What We Do In The Shadows” estão muito mais para Drácula, do que para Edward Cullen. Os cineastas tratam o público com respeito ao fazer referências a outros filmes, programas de TV ou livros, e não ficar explicando detalhes. Pode-se dizer que o longa consegue ser mórbido e divertido ao mesmo tempo – tendo momentos em que você simplesmente não sabe se ri, se sente medo, ou ambos.

Leia mais: Coringa (2019) | Da loucura ao caos

Quem realmente faz de What We Do In The Shadows um filme grandioso, são seus atores. Todos eles têm o timing perfeito e as atuações são, ao mesmo tempo, tão inexpressivas e cômicas que elevam um roteiro inteligente a um nível superior. A maior parte das cenas foi improvisada então, embora o roteiro tenha seus méritos, são os atores que fazem deste filme o que é. Se o mesmo roteiro fosse entregue em mãos americanas, provavelmente não alcançaria tal nível.

What We Do In The Shadows (2014) | Humor feito do jeito certo

“What We Do In The Shadows” foi aclamado pela crítica após sua estreia. Chris Tilly, do IGN, disse que “What We Do In The Shadows é maravilhosamente bem-humorado, apesar do fato de que seus protagonistas são assassinos de sangue frio. Ele pode muito bem ser o filme mais engraçado do ano.” Peter Bradshaw, do The Guardian, descreveu o filme como “a melhor comédia do ano”, e Tim Robey, do Telegraph, achou o longa “absurdamente engraçado”.

What We Do In The Shadows (2014) | Humor feito do jeito certo

O filme é bem executado, brilhante e muito, muito engraçado. Não há uma única piada que seja fraca, e a abordagem “mockumentário” aumentou a naturalidade das performances e situações. Esse é o tipo de filme que conquista todo tipo de público e, quando os créditos sobem, você deseja que tivesse mais uma ou duas horas para rir atoa. O filme estreou no dia 21 de novembro de 2014 na Inglaterra e em 13 de fevereiro de 2015 nos Estados Unidos. Não estreou no Brasil e sequer tem data prevista, mas quem tá na internet sempre dá um jeito de assistir o que quer, certo?

Leia mais: O Irlandês (2019) | Martin Scorsese em sua melhor fase

Assista What We Do In The Shadows imediatamente. Sério!

 

Escrito por Louise

Amo, respiro e me alimento de quadrinhos, acho completamente normal se envolver emocionalmente com personagens de séries e filmes, e já vou avisando: NÃO MEXA COM MEUS HERÓIS!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

The Flash: season finale, easters egss, referências e muito mais

HQ do Dia | Quantum & Woody must die! – Saga Completa