in

Marvel, Sony e Homem-Aranha: o que realmente está acontecendo

CHEGA DE BAGUNÇA! Não aguento mais ver notícias sem fontes confiáveis pipocando em sites menos confiáveis ainda falando coisas absurdas sobre esse assunto. Também cansei do “diz-que-me-diz-que”, dos rumores, dos boatos e de das confusões que os próprios fãs estão transformando isso. É por isso que conto com a confiança de cada um dos leitores do PL, que sabem o quanto eu sou dedicada a nunca trazer informações sem fontes confiáveis pra cá, nem rumores e tampouco fofocas sem fundamento. Eu demorei pra falar sobre o assunto “Marvel, Sony e Homem-Aranha” por um motivo: quando eu falasse, seria a verdade, e essa verdade teria que ter fontes confiáveis.

Demorei, mas pesquisei seriamente e tudo o que você vai ver abaixo são informações sérias sobre as negociações entre a Marvel e a Sony acerca dos direitos de imagem do Homem-Aranha. Caso você tenha lido informações diferentes em outros sites, não vou apontar o dedo para nenhum deles e dizer que são mentirosos ou coisa do tipo, mas posso garantir e meus leitores também, que só publico a verdade, demore o tempo que for para consegui-la.

O INÍCIO DE TUDOMarvel, Sony e Homem-Aranha: o que realmente está acontecendo

A Sony sofreu um ataque de hackers que vazou filmes, e-mails importantes, informações pessoais e muita coisa que tem deixado os chefões do estúdio beirando a loucura nos últimos dias. Entre essas infos, estão alguns e-mails entre os diretores executivos da Sony e da Disney, Kaz Hirai e Robert Iger, respectivamente (fonte: The Wall Street Journal).

Em um e-mail, no dia 30 de outubro, fala-se sobre a Marvel produzir uma nova trilogia do Homem-Aranha, enquanto a Sony manteria os controles criativo, de marketing e distribuição. Em outro e-mail, a presidente da Sony, Amy Pascal, conta pra um parceiro de negócios que a Marvel propôs uma parceria pra incluir o herói em Capitão América 3: Guerra Civil.

O que foi dito pela imprensa, é que essas negociações foram encerradas e nenhum acordo foi feito entre Marvel e Sony.

NEGOCIAÇÕES ENCERRADAS?

Marvel, Sony e Homem-Aranha: o que realmente está acontecendo

Eis que, à medida que os e-mails hackeados da Sony foram se espalhando, novas informações foram descobertas. A primeira delas, foi que a proposta da Marvel, na verdade, foi diferente daquela ali. Kevin Feige ofereceu um acordo de financiamento de 60/40 (a Marvel pagaria a maior parte), e produziria uma nova trilogia do Homem-Aranha, mas o controle criativo ficaria em suas mãos. Em outras palavras: a Marvel se dispôs a investir mais porque com o controle criativo, o Homem-Aranha tava garantido em Capitão América 3: Guerra Civil e outros filmes, como Os Vingadores 3: Guerra Infinita, por exemplo.

Foi a parte de perder o “controle criativo” que desagradou a Sony. Mas nem tanto.
Na verdade, a Sony Japão tem uma ideia diferente sobre o controle criativo do Cabeça de Teia…

SONY JAPÃO ENTRA NA JOGADA

A Sony Japão tem uma visão diferente sobre esse acordo, e é essa visão que tem mantido a chama da esperança dos fãs acesa. Segundo nossosMarvel, Sony e Homem-Aranha: o que realmente está acontecendo irmãos asiáticos, tudo é uma questão de acertar o custo-beneficio entre a Sony perder o controle criativo e lucrar milhões com os filmes que a Marvel pode produzir.

SIM, OS ASIÁTICOS SÃO DEMAIS!

MAS E AQUELES FILMES ANUNCIADOS… SEXTETO SINISTRO? VENOM?

Antes de todo o escândalo com os hackers, a Sony tinha planejado alguns filmes bem interessantes como Sexteto Sinistro, O Espetacular Homem-Aranha 3, Venom Carnage e até um filme estrelando uma protagonista feminina. O problema é que os filmes ficaram só no anúncio. Enquanto a DC/Warner e a Marvel/Disney anunciaram e seguiram em frente com os projetos, a Sony empacou e não deu mais notícias sobre nada, como se tivesse desistido.

Um documento de 8 páginas (data: 13/11/2014) enviado por Jeff Robinov, chefe do Studio 8, para Amy Pascal tenta animar a presidente do estúdio sobre os projetos e até sobre reiniciar toda a franquia, mas as respostas dela só demonstram o quanto o estúdio está inseguro e, consequentemente, considerando a parceria com a Marvel algo viável (fonte: The Daily Beast):

Jeff Robinov: – Você tem que pensar no que fazer com Homem-Aranha, não pode voltar pra Marvel.

Amy Pascal: – Eu sei que você está certo, mas eu estou preocupada de que Sexteto Sinistro possa não ser a saída certa.

Jeff Robinov: – Você não pode voltar para o tom do primeiro filme…

Amy Pascal: – Um vilão, assustador e não em CG, menos figurino, menos CG, menos exagero, sem história de amor, sem Tia May, muito simples, muita ação, Peter mais engraçado e trazendo de volta J.J. Jamison.

Jeff Robinov: – Parece difícil, graças a tudo que a Marvel vem fazendo, os dois primeiros Homem Aranhas foram o exemplo.

Amy Pascal: – Eu só tenho o universo do aranha, não o Universo Marvel. E neles estão só seus vilões, parentes e namoradas. Não dá pra fazer uma união de heróis, a menos que inclua o Venom ou faça uma união de vilões. A Marvel quer colocar ele em Capitão América 3 e se tornarem produtores.

Jeff Robinov: – O Stan Lee continua coerente? Ele não pode colocar mais um personagem no mundo do Homem Aranha? Isso te daria mais opções?

Amy Pascal: – Nem um pouco coerente.

Jeff Robinov: – Quem no mundo dos quadrinhos tem credibilidade? Quem poderia fazer uma história online?

Amy Pascal: – Você pode me ajudar a pensar nisso amanhã? A Menos que eu faça a parceria com a Marvel e deixe o Homem Aranha se juntar ao mundo deles eu estou ficando sem opções.

Marvel, Sony e Homem-Aranha: o que realmente está acontecendo

OS IRMÃOS RUSSO

No dia 17 de Novembro, (uma semana depois dessa conversa com Robinov) Amy recebeu um e-mail de ninguém menos que Joe Russo, que ao lado de seu irmão, Anthony, dirigiu o filme Capitão América 2: O Soldado Invernal, e inclusive já foram confirmados na direção de Capitão América 3: Guerra Civil e Os Vingadores 3: Guerra Infinita – Parte I.

“Nós podemos produzir o Homem Aranha. Meu irmão e eu, através do novo contrato de produção. Eu sei que essa seria uma conversa complicada com Tomalch e Avi, mas eu acho que pode ser uma conversa que vale a pena ter, o que você acha?”
Joe Russo

A resposta, infelizmente, ainda não vazou… Ou o e-mail não foi respondido.

O CASO ANDREW GARFIELD:

Marvel, Sony e Homem-Aranha: o que realmente está acontecendo

Agora que você entendeu a situação entre Marvel e Sony, há outra complicação (sim, tem espaço pra mais complicação e se reclamar vai ter mais ainda). Segundo o IGN, a Marvel quer o controle criativo do Homem-Aranha, e isso inclui trocar o ator que protagonizou os dois últimos filmes, Andrew Garfield.

Eu não consegui comprovar com 100% de certeza se essa fonte é confiável, mas resolvi publicar porque vários sites em que confio postaram essa declaração. Caso não seja verdadeira, vou fazer uma atualização e corrigir, mas até onde cheguei, foi o mais perto da verdade que consegui.

Fontes afirmam que “Se o acordo Marvel/Sony for em frente, Andrew Garfield deixará de ser Peter Parker, e qualquer bagagem dos filmes existentes, incluindo [diretores Sam] Raimi ou [Marc] Webb, seria não-canônica. A Marvel quer uma lousa limpa e não está interessada em fazer filmes românticos. Agora é hora de se concentrar nas dificuldades de ser um adolescente e super-herói, sendo o romance apenas um detalhe. Também não haverá uma história de origem, o Peter Parker da Marvel já viverá sua vida dupla como um herói.”

Ainda é dito que os rumores de um filme solo da Tia May,  um filme solo estrelando uma personagem feminina e a iniciativa desse filme estrelar uma equipe feminina do universo do Homem-Aranha eram conceitos que a Marvel Studios “detestou severamente“. É claro que eles detestaram, estamos falando de Marvel, o paraíso dos filmes estrelados por homens brancos, onde até os personagens que não são caucasianos nos quadrinhos, são interpretados por homens brancos. Com certeza Kevin Feige deve pensar que fez algo enorme ao anunciar Pantera Negra e Capitã Marvel, enquanto todos os fãs imploram por mais filmes diversificados.

Deixando de lado minha revolta com a Marvel e a falta de diversificação no Universo Cinematográfico, é resumidamente isso que está acontecimento com o Homem-Aranha, e o futuro ainda está incerto. Pelo que sei, A Sony planeja dar a resposta que todos nós queremos só em janeiro de 2015, no evento SPIDEY SUMMIT. Lá, será discutido de forma clara o futuro do Cabeça de Teia no cinema e, com sorte, os executivos da Disney marcarão presença pra dar a notícia que queremos receber: HOMEM-ARANHA NA GUERRA CIVIL!

Marvel, Sony e Homem-Aranha: o que realmente está acontecendo

VEJA TAMBÉM: GUERRA CIVIL | O livro que conta os segredos de uma das melhores sagas da Marvel

Deixe sua opinião nos comentários.

Escrito por Louise

Amo, respiro e me alimento de quadrinhos, acho completamente normal se envolver emocionalmente com personagens de séries e filmes, e já vou avisando: NÃO MEXA COM MEUS HERÓIS!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Batgirl | Equipe criativa pede desculpas por causa de vilã “Transgender”

DC Comics | Tudo sobre “Futures End” a nova saga que chega ao Brasil em 2015