Filmes “do barulho” que marcaram época na Sessão da Tarde – Parte 4

Depois de tanta nostalgia, infelizmente chegou a parte final da lista repleta de filmes com aventuras eletrizantes, turmas do barulho e clima de azaração. Eu sei que você leu com a voz do narrador das chamadas da Sessão da Tarde. E se não leu, deveria. Pois a narração foi um dos pontos altos dessa época.

A Sessão da Tarde tem uma audiência de mais de 13 milhões de telespectadores por dia, e está no ar desde 1975. É difícil encontrar uma pessoa que não tenha devorado os filmes exibidos na grade de programação, e mais difícil ainda não ter um título favorito nessa lista.

Os que nasceram nos anos 80/90 certamente conhecem a maioria dos filmes. Normalmente, todo mundo estudava de manhã e, nos momentos de folga, ligava a TV para conferir a sessão. Visando isso, somente as produções dos anos 80 e 90 entraram nessa. E mesmo só com duas décadas, são muitos títulos para pouco espaço.

A Sessão da tarde está cheia dos clichês e das características próprias: Vai ter babá, vai ter luta, vai ter efeito especial, vai ter muita reprise. Não importa quais, ou quantos sejam os bandidos, um grupo de crianças vai se meter com eles. Cachorros e gatos sabem falar, assim como outros animais, e estão sempre em novas aventuras. Sempre tem um valentão que se dá mal no final, e um nerd que se dá bem. Se o personagem tem muitos problemas, pode tentar trocar de corpo, ou quem sabe entrar em uma história inusitada. Ah, e se tiver plantão da Globo no meio do filme, alguém morreu!

Se você chegou agora, não se esqueça de conferir os links abaixo. 45 filmes já passaram por aqui!

Filmes “do barulho” que marcaram época na Sessão da Tarde – Parte 1

Filmes “do barulho” que marcaram época na Sessão da Tarde – Parte 2

 Filmes “do barulho” que marcaram época na Sessão da Tarde – Parte 3

O final vem repleto de filmes, com uma lista dentro da própria lista. Tudo isso pra não deixar de fora produções de ouro, que marcaram presença na sua tarde cinéfila.


46. Guerreiros da Virtude (1997)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-4_1

Título original: Warriors of Virtue
Direção: Ronny Yu

O filme que todo mundo ama, na mesma proporção que esquece o título. A interpretação do Angus Macfadyen é uma das coisas mais divertidas. Numa distante terra mágica, o menino Ryan, ajuda os cinco guerreiros cangurus, guardiões do Reino de Tao, a defender a última fonte da vida das más intenções do diabólico Komodo.

47. Double Dragon (1994)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-4_2

Direção: James Yukich

Ame ou odeie, essa pérola não tem meio termo. Na futurista cidade de Los Angeles, em 2007, depois de terrível terremoto que devastou a região, o “Big One”, os irmãos Jimmy e Billy, órfãos e de personalidades opostas, recebem da sua guardiã a metade de um medalhão, um poderoso talismã da antiguidade chinesa. A outra metade está com o demoníaco Koga Shuko, que envia sua parceira Lash junto com seus capangas, para correr atrás da outra metade. Se conseguir, Shuko dominará o mundo.

48. Power Rangers – O Filme (1995)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-4_3

Título original: Mighty Morphin Power Rangers: The Movie
Direção: Bryan Spicer

Clássico é pouco pra falar desse filme. Os Power Rangers encontram alguém que é páreo para eles: Ivan Ooze. Atacando os bons cidadãos de Alameda dos Anjos após seis mil anos de confinamento, ele retira os poderes dos Power Rangers e de seu líder, Zordon. Força total nas mãos dos seis incríveis adolescentes!

49. A Chave Mágica (1995)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-4_4

Título original: The Indian in the Cupboard
Direção: Frank Oz

Se você nunca quis ter uma chave dessas, não viveu nessa época. Um dos filmes que mais fazem falta na grade de programação. Entre os diversos presentes que um garoto ganha ao fazer 9 anos, estavam dois: um pequeno armário e um índio de plástico. Quando uma antiga chave é usada para fechar o armário o índio ganha vida, provocando situações inimagináveis.

50. Gasparzinho – O Fantasminha Camarada (1995)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-4_5

Título original: Casper
Direção: Brad Silberling

A história do fantasma mais adorável do cinema. Gasparzinho, um fantasma que só quer fazer amigos ao invés de assustar, se vê dividindo a casa com um “terapeuta de fantasmas”, que chegou para exorcizar a mansão. O  filme consegue agradar tanto crianças como adultos. E além de contar uma história bonita de amizade, conta a triste realidade da morte.

51. Mulher Nota 1000 (1985)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-4_6

Título original: Weird Science
Direção: John Hughes

Her não é páreo para esse filme. Dois adolescentes resolvem dar a volta por cima: na impossibilidade de conquistar belas garotas, eles decidem criar a mulher dos sonhos através de um computador. A cara dos anos 80. Fez parte da infância de muitos futuros nerds, que morriam de vontade de criar sua própria Lisa.

52. Um Príncipe em Nova York (1988)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-4_7

Título original: Coming to America
Direção: John Landis

Aquele filme que você já deve ter visto um milhão de vezes. A história de um príncipe africano (Eddie Murphy) muito rico, que vem à América em busca de uma noiva. Acompanhado pelo seu melhor amigo (Arsenio Hall). Mas o que ele consegue mesmo, é uma baita confusão.

53.  Convenção das Bruxas (1990)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-4_8

Título original: The Witches
Direção: Nicolas Roeg

Desde Branca de Neve e os Sete Anões até O Mágico de Oz, muitos dos contos clássicos lembrados através dos séculos não teriam metade do efeito que têm no público sem a presença marcante de uma bruxa e suas maldades. Agora, inclua outro filme à venerável tradição dessas histórias que oferecem à família diversão em todos os sentidos, uma produção que combina os efeitos especiais quase mágicos do produtor executivo Jim Herson e a imaginação do criador de A Fantástica Fábrica de Chocolate, Roald Dahl. A ganhadora do Oscar, Anjelica Huston, conquistou os prêmios de Melhor Atriz da Los Angeles e National Society of Film Critics Best Actress por seu maravilhoso papel como a grande Bruxa nesta encantadora fábula dirigida por Nicolas Roeg. Jasen Fisher vive Luke, um garoto de nove anos que precisa frustrar os planos de uma sociedade de bruxas que pretende transformar todas as crianças do mundo em ratos. E não será nada fácil: elas já conseguiram transformá-lo em rato. Porém, algumas bruxas más podem não ser páreo para um roedor cheio de recursos.

54. As Tartarugas Ninja (1990)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-4_9

Título original: Teenage Mutant Ninja Turtles
Direção: Steve Barron

Uma produção da golden harvest (produtora muito conhecida pelos filmes de Bruce Lee, Jackie Chan e outras feras das artes marciais). Depois de ser atacada, a repórter April O’Neil (Judith Hoag) é salva por tartarugas mutantes, que passaram a se dedicar a combater o crime desde que foram contaminadas por uma substância radioativa nos esgotos de Nova York e se tornarem guerreiros após serem treinados pelo mestre Splinter.

55. Mortal Kombat (1995)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-4_10

Direção: Paul W.S. Anderson

Desde 1995, muita gente desce a escada feito o Subzero. Ação desenfreada e lutas sensacionais. A história é basicamente a mesma do jogo, ou seja, luta de guerreiros do bem contra o mal. Todas bem coreografadas, imitando ao máximo os movimentos dos personagens. Alguns cenários também são um espelho do jogo, Anderson acertou em cheio. A variedade de personagens fiéis ao jogo, é de surpreender  E o que falar dessa trilha sonora?!

56. A História Sem Fim (1984)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-4

Título original: Die Unendliche Geschichte
Direção: Wolfgang Petersen

Muita gente aqui se sentiu como Bastian. Dentro da história, junto com Atreyu em busca da salvação da terra de Fantasia. Come-pedra, Artax e Falkor são personagens imortalizados na nossa mente. Uma fábula incrível, que nos transporta até um mundo de fantasia. Caracol de corrida, um morcego planador, um dragão da sorte, elfos, uma Imperatriz Menina. E muita, muita nostalgia.

57. De Volta Para o Futuro (1985)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-4_12

Título original: Back to the Future
Direção: Robert Zemeckis

O Robert Zemeckis veio pro futuro e voltou pra 1985 para fazer esse filme genial. É incrível que alguém tenha tido essa ideia naquela época. Marty McFly é um adolescente típico americano dos anos 80, que acidentalmente viaja numa máquina do tempo para 1955, ao lado do cientista maluco Dr. Brown. Além do clássico, a história é genial e bem humorada. O tempo passa na velocidade da luz quando se trata desse filme!

58. A Família Addams (1991)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-4_13

Título original: The Addams Family
Direção: Barry Sonnenfeld

Difícil não gostar dessa família sombria. Uma das mais fiéis adaptações da TV para o cinema. Os atores estão perfeitos no papel da Família Addams e a história é muito engraçada. A mãozinha dá um show a parte, e a casa da família é perfeita de tão macabra.

59. O Pestinha (1990)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-4_14

Título original: Problem Child
Direção: Dennis Dugan

A adoção de Junior Healy, o menino da gravata borboleta. Considerado quase o primogênito de Satanás. Com “Bad to Bone”, “Born to be Wild” e “Real Wild Child” na trilha sonora impecável, nada de estereotipo de criança fofinha e angelical nesse filme. Esse garoto é realmente uma peste!

60. Ninguém Segura Esse Bebê (1994)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-4_15

Título original: Baby’s Day Out
Direção: Patrick Read Johnson

Bebê Bink tem todo o amor do mundo e tudo que o dinheiro pode comprar. Entretanto, três malandros, liderados por Norby (Joe Pantoliano), se passam por fotógrafos e sequestram a criança. Um dos únicos filmes sobre bebês geniais que vale cada segundo. Bink foge de forma fantástica e de forma mais fantástica ainda percorre a cidade, visitando lugares e aprontando altas confusões.

61. A Família Buscapé (1993)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-4_18

Título original: The Beverly Hillbillies
Direção: Penelope Spheeris

Se o original já era bom, o remake ganhou o público. O mais Inacreditável choque de culturas acontece nesta história hilária que descreve as mudanças na vida da Família Clampett que fica rica da noite para o dia quando descobrem petróleo no pântano atrás de seu casebre em Ozark. Incentivada a se mudar para Beverly Hills, a inocente e trabalhadora família é a isca perfeita para charlatões, impostores e aproveitadores. O filme que fez gerações amarem a personagem Elly May Clampett.

62. Highlander – O Guerreiro Imortal (1986)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-4_17

Título original: Highlander
Direção: Russell Mulcahy

Mais um filme clássico dos anos anos 80, trilha sonora inesquecível do Queen, Sean Connery incrível como o imortal espanhol e celebre frase “Só poderá existir um”. Com interpretações ótimas de Clancy Brown e Cristopher Lambert. Uma aventura clássica com ótimos efeitos especiais e paisagens deslumbrantes.

63. Clube dos Cinco (1985)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-4_19

Título original: The Breakfast Club
Direção: John Hughes

Brian, Bender, Andy, Claire e Aliison, os 5 adolescentes que ganharam o cinema, e que descreveram perfeitamente as diversas personalidades de uma pessoa em um filme. A gente acaba se identificando com um mais do que o outro, mas a verdade é que todos nós somos parte criminosos, nerds, mimados, lunáticos e atletas. Com uma trilha sonora fabulosa, cenas onde você acaba dançando e chorando junto com eles. Clube dos Cinco deixou de ser um blockbuster, e se tornou um diamante do cinema.

64. Curso de Férias – Curso de Verão (1987)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-4_20

Título original: Summer School
Direção: Carl Reiner

Freddy Shoop é um legitimo professor desleixado que quer apenas curtir suas férias e pegar umas ondas no Havaí, porém tem seus planos atrapalhados quando o obrigam a lecionar Inglês para uma turma de bagunceiros em pleno verão. A cena em homenagem ao Massacre da Serra Elétrica é o ponto alto do filme. Uma comédia divertida e descompromissada, bem a cara dos anos 80

65. Flashdance – Em Ritmo de Embalo (1983)

flashdance 1983 real : Adrian Lyne jennifer beals collection christophel Direção: Adrian Lyne

O filme foi produzido por Jerry Bruckheimer e Don Simpson, e se tornou o terceiro filme mais assistido naquele ano, e também um dos mais conhecidos da década de 80. O filme tornou-se uma referência para artistas como Jennifer Lopez e Geri Halliwell onde, nos clipes I’m glad e It’s raining men, elas representam a protagonista da história em cenas recriadas para os vídeos. Assim como Footloose, esse foi um dos filmes que marcaram a era das pistas de dança.


Menções:

66. O Grande Dragão Branco
67. Meus Vizinhos São um Terror
68. O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas
69. Dias de Trovão
70. Um Ninja da Pesada
71. Ace Ventura
72. Rocky – O Lutador
73. O Exterminador do Futuro
74. Rambo
75. Máquina Mortífera
76. Velocidade Máxima
77. Parque Dos Dinossauros
78. Corra Que a Polícia Vem Aí
79. Duro de Matar
80. K9 – Um Policial Bom Pra Cachorro
81. O Anjo Malvado
82. Superman – O Filme
83. Rádio Flyer
84.Um Tira no Jardim de Infância
85. Falcão – O Campeão dos Campeões
86. Feitiço do Tempo
87. Irmãos Gêmeos
88. O Jardim Secreto
89. A Princesinha

Muitos filmes citados nessa lista rápida, passaram – e ainda passam – em “Temperatura Máxima”, “Sessão de Sábado”, “Domingo Maior” e “Tela Quente”. Assim como trilogias, e os filmes de Chuck Norris, Steven Seagal, Jackie Chan, Sylvester Stallone e Jean-Claude Van Damme. 

“Bingo”, “Os Batutinhas” e “Dennis – O Pimentinha”. Se não me falha a memória, passavam na Record e no SBT.


Essa mega lista foi só uma prévia do que já rolou nas nossas tardes de cinema. Infelizmente, não teria como incluir todos os títulos já exibidos. Mas fiz o possível para incluir os filmes indicados pelos leitores.

Espero que tenha gostado dessa matéria nostálgica. Não fique triste se algum filme que você gosta ficou de fora. Comente por aqui e faça a alegria de muita gente que não se recorda dos títulos. Afinal, relembrar é bom pra cachorro!

Veja também:

Curiosidades sobre o filme “Clube dos Cinco” (1985)

 

 


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.