Filmes “do barulho” que marcaram época na Sessão da Tarde – Parte 3

Terceira parte da lista de filmes nostálgica que embalou a Sessão da Tarde.

Foi um “Deus nos acuda” chegar até aqui, principalmente porque a quantidade de clássicos do cinema é grande demais para uma lista só. 30 filmes já passaram por aqui, e muitos ainda estão por vir.

Se você chegou por aqui agora, não deixe de acompanhar as seguintes matérias:

Filmes “do barulho” que marcaram época na Sessão da Tarde – Parte 1

Filmes “do barulho” que marcaram época na Sessão da Tarde – Parte 2

A Sessão da Tarde é exibida pela Rede Globo de segunda a sexta-feira, desde o dia 5 de março de 1974, sendo uma das sessões de filmes mais duradouras e conhecidas da televisão brasileira. E assim como o extinto Cinema em Casa – do SBT, a grade de filmes é repleta de clássicos que embalaram os anos 80 e 90. Época de ouro do cinema blockbuster!

O cinema blockbuster, nada mais é do que aquele filme “pipocão”. Produções extravagantes, de pouco conteúdo, com muitos efeitos especiais, trilhas sonoras marcantes. Basicamente, filmes que agradam a maioria das pessoas.

Não estou dizendo – de forma alguma – que todo filme que passou na Sessão da Tarde não passa por uma avaliação crítica e não merece devido reconhecimento. Porém, a maioria dos grandes títulos que se destacam, tem um grupo reservado no coração dos cinéfilos. Ou seja, ninguém brinca de crítico chato de cinema quando o assunto é “Curtindo a Vida Adoidado” ou “Matilda”. Até porque, esses são filmes ótimos, feito para descontrair seu público.

Filmes que fazem parte de uma área intocada do cinema. Que podem até não ser os mais bem produzidos. Mas fizeram a alegria de muita gente, durante muito tempo. E ainda fazem!

Com intuito de matar a saudade daqueles filmes que fizeram muita gente se interessar por cinema, ou começar a engatinhar nessa área. Confira agora a terceira parte da lista mais nostálgica de filmes que o Proibido Ler já fez.

Obs: alguns títulos que inseri podem ter sido parte do “Cinema em Casa” e não da “Sessão da Tarde”. Peço perdão pelo vacilo, mas sabe como é, a idade chega e… né?


31. Quero Ser Grande (1988)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-3_1

Título original: Big
Direção: Penny Marshall

O filme que consagrou Tom Hanks, ainda jovem. História fantástica sobre um menino de 12 anos que pede para se tornar adulto a um boneco em um parque de diversões, e que por sorte – ou não – consegue o feito. Ele está intacto naquela lista de filmes sobre “troca de corpos” que viraram febre no cinema nos anos 80 e 90. E uma de suas cenas mais consagradas é a do piano sendo tocado com os pés. Quem lembra?

32. Dirty Dancing – Ritmo Quente (1987)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-3_2

Título original: Dirty Dancing
Direção: Emile Ardolino

Se você nunca cantou “time of my life“, nem tentou imitar a dança final de Baby (Jennifer Grey) e Johnny (Patrick Swayze), aposto que nem saiu das fraldas. Esse filme já passou de pérola para clássico do cinema. A trilha sonora é impecável. O roteiro é simples, mas encanta. Nada de declarações de amor jogadas na tela o tempo todo, o que importa mesmo nesse filme é dançar – inclusive assistindo-o.

33. E.T. – O Extraterrestre (1982)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-3_3

Título original: E.T. the Extra-Terrestrial
Direção: Steven Spielberg

A amizade entre um extraterrestre e um menino que mudou pra sempre o cinema. O Filme joga tanto com ficção quanto com aventura. E.T é um notável retrato da infância, um comovente conto de Steven Spielberg de um estrangeiro com saudades de casa. Com Drew Barrymore pequenina e adorável. Uma história repleta de alusões à Star Wars e fundamentada em Peter Pan.

34. Operação Cupido (1998)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-3_4

Título original: The Parent Trap
Direção: Nancy Meyers

Lindsay Lohan na pele das protagonistas gêmeas, Annie e Hallie. A trama é bem legal, suave como deveria, e o que me impressiona é o excelente trabalho de montagem e principalmente de direção para que a Lohan pudesse interagir tão perfeitamente com ela mesma numa mesma tomada, nas falas e nas olhadas que as duas personagens trocam e tudo mais. Quem diria que a pequena LiLo, se tornaria o mulherão polêmico que é hoje?

35. Os Goonies (1985)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-3_5

Título original: The Goonies
Direção: Richard Donner

A aventura que marcou gerações. Mickey, Brand, Bocão (Mouth), Dado (Data) e Gordo (Chunk) partem em busca do tesouro de Willy Caolho, ao lado de Andy e Stef. E claro, como diria o locutor: a turma do barulho embarca numa aventura de tirar o fôlego! Irmãos Fratelli e Slot com a trilha de Cindy Lauper, umas bicicletas passando pelas ruas molhadas, e a nostalgia invadindo os corações cinéfilos.

36. A Garota de Rosa-Shocking (1986)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-3_6

Título original: Pretty in Pink
Direção: Howard Deutch

Annie Potts, num papel difícil e reflexivo. Andrew McCarthy sendo sedutor. James Spader, firme e repugnante. Onde a diversão fica por conta de Jon Cryer. John Hughes sabe fazer roteiros oitentistas como ninguém e nos embalando em suas histórias, com trilhas sonoras dignas de paixão.

37. Namorada de Aluguel (1987)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-3_7
Título original: Can’t Buy Me Love
Direção: Steve Rash

Uma comédia adolescente clássica. Ronald Mc Donald Miller e sua dança que marcou uma geração. Patrick Dempsey como Ronald, se tornando inesquecível. Esse filme se tornou um marco dos anos 80, e não perde sua graça nunca.

38. Te Pego Lá Fora (1987)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-3_8

Título original: Three O’Clock High
Direção: Phil Joanou

A história que muita gente viveu de verdade, contada de um jeito inusitado. O brutamontes querendo dar uma porrada no carinha legal e nerd. Quem nunca passou por uma situação semelhante na escola, não sabe o que é se divertir e morrer de medo.

39. Manequim (1987)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-3_9

Título original: Mannequin
Direção: Michael Gottlieb

O empregado de uma loja de departamentos se apaixona por uma manequim, que adquire vida fora do expediente. A criatividade dessa época era imensurável, nem consigo imaginar de onde saiam essas ideias insanas e fantásticas. Sua sequência “Manequim – A Magia do Amor” de 1991, foi tão aclamada quanto o original.

40. Meu Pequeno Ladrão (1994)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-3_10

Título original: Monkey Trouble
Direção: Franco Amurri

Enquanto você está lendo está sinopse, sua carteira está sendo surrupiada por um macaquinho adorável. Ao voltar da escola pelo parque Eva se depara com o macaco Dodger. Determinada a ficar com ele, mesmo escondida dos pais, ela tenta proteger Dodger de seu antigo dono. Graças a Friends e a esse filme, eu sonhei por muitos anos com a adoção de um macaco. E aposto que muita gente também!

41. O Rapto do Menino Dourado (1986)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-3_11

Título original: The Golden Child
Direção: Michael Ritchie

Lá Kee Nang (Charlotte Lewis), procura Chandler Jarrell (Eddie Murphy), um assistente social que se autodenominou “descobridor de crianças perdidas” e ambos embarcam em uma aventura daquelas atrás de um garotinho. Um dos muitos filmes clássicos de Murphy na sessão da tarde. Chandler se vê segurando um punhal mágico e logo está envolvido por diversas aventuras, além de se apaixonar por Kee Nang.

42. Splash – Uma Sereia em Minha Vida (1984)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-3_12

Título original: Splash
Direção: Ron Howard

Esse filme me deixou “com a pulga atrás da orelha” pois não lembro se era na sessão da tarde que ele passava ou no cinema em casa. Mas por via das dúvidas, ele entra na lista!

Allen Bauer, um rapaz decepcionado com a vida amorosa, depois de sofrer um acidente em alto mar é salvo por Madison. Ela é tudo o que ele sempre quis na vida. Ela também. O par perfeito. Ou melhor, seria, se ela não fosse uma sereia. Tom Hanks mais uma vez se destacando, ao lado da personagem da Daryl Hannah.

43. O Último Dragão (1985)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-3_13

.2:0.0.0.0.0.0″>Título original: The Last Dragon
Direção: Michael Schultz

O estudante de artes marciais Leroy Green, está numa busca para obter a toda poderosa força conhecida como “O Brilho”. Durante o caminho ele terá que combater o terrível Shogun, do Harlem, um lutador de kung-fu também conhecido como Shonuff, e salvar a bela cantora de um obcecado empresário musical. Com uma das frases de maior impacto do cinema: “QUEM É O MESTRE LEROY?”, esse filme marcou gerações.

44. Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-3_14

Título original: Raiders of the Lost Ark
Direção: Steven Spielberg

Indy (Harrison Ford) e sua decidida ex-namorada Marion Ravenwood (Karen Allen) sobrevivem a armadilhas, combatem nazistas e encaram serpentes em sua incrível missão ao redor do mundo, em busca da mística Arca da Aliança. Três nomes sempre serão ligados as melhores aventuras do cinema: Harrison Ford, Spielberg e George Lucas. Adicione a isto elementos históricos como Segunda Guerra Mundial e Moisés, arqueologia e efeitos especiais que prendem a atenção. Resultado: um filme inesquecível.

45. Caravana da Coragem – Uma Aventura Ewok (1984)

filmes-do-barulho-que-marcaram-epoca-na-sessao-da-tarde-parte-3_15

Título original: The Ewok Adventure
Direção: John Korty

Filme menor da franquia “Guerra nas Estrelas” feito após o sucesso da aparição dos Ewoks em “O Retorno de Jedi”. Em Caravana da Coragem, a família Towani, foi separada quando sua nave espacial caiu em Endor. Os pais, são logo capturados por um gigante conhecido como Gorax, e Mace e Cindel, o filho e a filha, estão desaparecidos. Quando os Ewoks, encontram as crianças Towani, nos destroços da nave, logo fica claro que será necessária confiança mútua para embarcar em uma aventura para resgatar os pais Towani.


Essa foi a terceira parte da lista nostalgia. Não se esqueça de conferir a quarta e última parte dessa mega lista – AMANHÃ, NO MESMO BATCANAL – e de indicar aqueles filmes que não podem ficar de fora.

Veja também: 26 filmes sobre ícones da música


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.