26 filmes sobre ícones da música

Cinema e música andam de mãos dadas. E isso não é visível apenas nas trilhas sonoras. Confira aqui uma lista de filmes sobre os maiores nomes da música que preparei para você. Veja bem, é uma lista sobre grandes nomes da música e filmes baseados neles. Não sobre musicais e filmes sobre música em um contexto mais amplo. Para isso ainda criarei outras listas. Essa é exclusivamente sobre aqueles que marcaram, e ainda marcam gerações.

Quando se fala em cinema, é comum afirmar que as trilhas sonoras são fundamentais (e são mesmo). Mas não é só essa ligação que a música tem com a sétima arte. Existem filmes biográficos e fictícios sobre grandes nomes da música que fazem o maior sucesso nas telonas, e que são usados como inspiração para jovens artistas.

Confira agora uma lista repleta de talento, para agradar os olhos e os ouvidos de vários apreciadores das duas artes.

Lembrando que a maioria dos filmes são baseados na vida dos artistas. Ou seja, com ou sem ficção, existem verdades em todos eles.

1. A Noite Sonhamos –
A Vida de Frederic Chopin (1945) Charles Vidor

Cinebiografia de um dos maiores gênios da música de todos os tempos: Frédéric Chopin.

Filmes sobre icones da música proibido ler Chopin

Chopin, interpretado por Cornel Wilde. Depois de ser expulso da Polônia, por se recusar a tocar para o governador Czarista, foge com seu professor de música para Paris. Onde conhece a escritora Aurore Dupin, interpretada por Merle Oberon, mais conhecida pelo pseudônimo masculino que usava para assinar seus livros George Sand, por quem se apaixona perdidamente. Debilitado fisicamente e temendo que seu romance se torne público, Chopin, acompanhado de Sand, viaja para Majorca, onde o clima úmido e chuvoso fortaleceria ainda mais sua maior inimiga: a tuberculose. Excelente adaptação para as telas, rendendo-lhe 6 indicações ao Oscar, incluindo de melhor ator para Cornel Wilde, e melhor roteiro adaptado.

O próximo filme da lista – que é um dos meus favoritos – e mostra que o cinema pode unir todas as artes.

2. Amadeus (1984) Milos Forman

Amadeus é uma adaptação da peça sobre a vida de Wolfgang Amadeus Mozart.
Influente compositor austríaco do período clássico, considerado gênio da música.

Amadeus
Não sei o que é mais impecável nesse filme: Direção, atuações, fotografia, direção de arte, figurino, ou a risada de Tom Hulce como Mozart.
Não é à toa que essa grande obra abocanhou OITO Oscars!

A história foca em Salieri, interpretado por Abraham, músico contemporâneo de Mozart, interpretado por Tom Hulce. Salieri ao mesmo tempo em que admira e inveja o talento do compositor, o despreza por seu comportamento. A inveja torna Salieri um rival, disposto a usar sua influência na corte de Viena para sabotar Mozart. É importante ressaltar que a história não é totalmente verdadeira. A vida de Mozart é cheia de mitos. É preciso levar em consideração o que se fala em todo mundo: que o artista foi o maior responsável por sua própria ruína. A parte quase que fantasiosa de Salieri, vem da peça de Peter Shaffer, de onde o filme é adaptado.

Muito além do antagonista, Antonio Salieri foi um incrível mestre, Ludwig van Beethoven foi um de seus alunos.

E por falar nele…

3. O Segredo de Beethoven (2006) Agnieszka Holland

Trama sobre outro gênio da música Ludwig van Beethoven.
Uma pitada de realidade e de ficção na vida do artista, em uma dose de filme nada desinteressante.

Filmes sobre icones da música proibido ler  Beethoven

Anna Holtz interpretada por Diane Kruger, é uma jovem de 23 anos que sonha em se tornar uma compositora. Como estudante do conservatório de música, ela é indicada para um cobiçado cargo em uma editora musical. Devido a uma série de eventos ocasionais ela é designada para trabalhar juntamente a Ludwig van Beethoven, interpretado por Ed Harris – que está fantástico em sua atuação. Como o mais celebrado artista da época. Inicialmente descrente, Beethoven faz a Anna um desafio de improvisação, no qual ela demonstra sua sensibilidade musical. Beethoven a aceita como escriba, dando início a um forte relacionamento entre os dois.

4. Elvis (1979) John Carpenter

Este foi o primeiro filme biográfico de Elvis Presley após sua morte, em 1977.

Filmes sobre icones da música proibido ler elvis

Kurt Russel foi um ótimo em sua atuação como Elvis, isso é visível nos primeiros minutos de filme. Embora algumas pessoas reclamem sobre a veracidade do filme, isso pode ser explicado porque não haviam feito antes dessa data nenhuma pesquisa biográfica intensa, afinal Elvis morreu dois anos antes de sua produção. Hoje é possível saber tudo sobre a vida dele, mas na época era diferente.

Anthony Lawrence foi muito bom na construção do seu roteiro, mesmo tendo poucas informações sobre “O Rei”. Conhecido como um dos mestres do terror, esse foi considerado seu único drama biográfico de Carpenter.

5. Gainsbourg – O Homem que amava as mulheres (2010) Joann Sfar

A história de Lucien Ginsburg. Conhecido como Serge Gaisbourg.
Um dos mais importantes cantores e poetas da língua francesa.

Filmes sobre icones da música proibido ler  Gainsbourg - O Homem que amava as mulheres (2010) Joann Sfar

Lucien Ginsburg, filho de judeus russos, passa a infância na Paris dos anos 1940, ocupada pelos nazistas. Quando jovem, é um poeta tímido que oculta suas pinturas no quarto, logo abandonado em troca da agitação dos cabarés dos anos 60. De noite em noite, dá vazão a sua voz e a seu talento de vanguarda, que o transformam no ícone subversivo Serge Gainsbourg. Enquanto as criaturas que habitam seu mundo dançam de forma imaginária ao seu redor, ele encontra eco na vida boêmia e nos amores tumultuados que tem ao longo da vida.

6. Violeta foi para o céu (2011) Andrés Wood

Baseado na vida de Violeta Parra, uma das artistas mais emblemáticas do Chile.
Que foi profundamente ignorada por décadas de uma cultura controlada pela ditadura de Pinochet.

Filmes sobre icones da música proibido ler  violeta parra

Intratável, terna, boêmia, áspera, contundente, frágil e indomável. Andrés Wood, realiza um trabalho primoroso ao trazer para as telas, a partir do livro escrito pelo filho da artista, Ángel Parra, a vida, a obra, a memória, os amores e as esperanças dessa cantora, compositora, poeta e pintora que é um dos maiores ícones da arte popular latino-americana. O longa foi selecionado para representar o Chile no Oscar 2012.

7. La Bamba (1987) Luiz Valdez

Trajetória de Ritchie Valens.

Filmes sobre icones da música proibido ler  La Bamba (1987) Luiz Valdez

Richard Stephen Valenzuela, mais conhecido como Ritchie Valens, marcou o final dos anos 50 com uma carreira meteórica, recheada de sucessos e pontuada por uma das canções mais famosas de todos os tempos: “La Bamba”. O cantor que morreu fatalmente aos 17 anos, depois de estourar esse sucesso pelo mundo.

8. Não estou lá (2007) Todd Haynes

Baseado na vida de um dos homens mais amados da música: Bob Dylan.

Filmes sobre icones da música proibido ler  Não estou lá (2007) Todd Haynes Bob Dylan

Cantor, poeta e porta-voz de uma geração. Sempre viveu em constante mutação ao longo da vida, especialmente durante os anos 60. Musicalmente, fisicamente, psicologicamente, as alterações do seu personagem público dialogaram com acontecimentos sociais e ocasionaram múltiplas repercussões culturais. De jovem menestrel a profeta folk, de poeta moderno a roqueiro, de ícone da contracultura a cristão renascido, de caubói solitário a popstar. Bob Dylan é um dos artistas mais plurais do rock internacional.

Filmes sobre icones da música proibido ler  Bob Dylan

Para marcar essas mudanças, foram escolhidos seis atores diferentes para interpretar cada uma de suas fases. Christian Bale, Cate Blanchett, Heath Ledger, Marcus Carl Franklin, Richard Gere e Ben Whishaw. O filme é um verdadeiro banho de atuações.

9. Piaf – Um hino sobre amor (2007) Olivier Dahan

O longa conta a história de Edith Piaf, interpretada por Marion Cotillard.

Filmes sobre icones da música proibido ler  Piaf um hino sobre amor

A vida de Piaf sempre foi dura, portanto já é um roteiro pronto. Nem o dramaturgo com maior inspiração do mundo conseguiria elaborar tão bem um drama envolvendo uma pessoa quanto a realidade dessa mulher. Coube ao diretor dar um tratamento digno, e isso foi feito. Assim como a escolha a dedo da atriz para transmitir a grandeza e o talento de Piaf.

10. Ray (2005) Taylor Hackford

A história de Ray Charles.

Filmes sobre icones da música proibido ler  ray

Em 1932 Ray Charles (Jamie Foxx) nasce em Albany, uma pequena e pobre cidade do estado da Georgia. Ray fica cego aos 7 anos, logo após testemunhar uma tragédia. Inspirado por uma dedicada mãe independente, que insiste que ele deve fazer seu próprio caminho no mundo, Ray encontra seu dom em um teclado de piano. Fazendo um circuito através do sudeste, ele ganha reputação. Sua fama explode mundialmente quando, pioneiramente, incorpora o gospel, country e jazz, gerando um estilo inimitável. Ao revolucionar o modo como as pessoas apreciam música, ele simultaneamente luta conta a segregação racial em casas noturnas que o lançaram como artista.

11. Johnny & June (2005) James Mangold

 O filme retrata o amor e a vida de Johnny Cash.

Filmes sobre icones da música proibido ler  cash

A história do cantor Johnny Cash, interpretado pelo ator Joaquin Phoenix, desde sua juventude em uma fazenda de algodão até o início do sucesso em Memphis, onde gravou com Elvis Presley, Johnny Lee Lewis e Carl Perkins. Sua personalidade marginal e a infância tumultuada fazem com que Johnny entre em um caminho de auto-destruição, do qual apenas June Carter, interpretada por Reese Whiterspoon, o grande amor de sua vida, pode salvar. O astro da música country, que conseguiu fugir dos limites do gênero musical e romper barreiras na música, já fez covers de Nine Inch Nails e Depeche Mode.

12. Sid e Nancy (1986)

A história da conturbada vida amorosa de Sid Vicious.

Filmes sobre icones da música proibido ler  Sid e Nancy (1986)
Gary Oldman interpretou Sid Vicious, baixista dos Sex Pistols. O filme retrata o relacionamento conturbado do músico com sua namorada, Nancy Spungen interpretada por Chloe Webb. Uma trágica história de amor e devoção total até a morte. O lendário baixista tem sua participação menosprezada pela banda, mas teve uma vida mais agitada e fascinante do que todos os integrantes juntos. Sua vida já tumultuada e autodestrutiva, foi potencializada com a chegada de Nancy. Viciados em heroína e tendo eles juntos como uma droga do outro, Sid & Nancy são os ícones perfeitos da geração punk da década de 1970. Os atores impressionam nos papéis centrais, e nos levam numa alucinante viagem aos becos e porões do movimento punk na Inglaterra.

13. Tina – A Verdadeira História de Tina Turner (1993) Brian Gibson

Tina Turner ao longo de sua carreira e vida pessoal conturbada.

Filmes sobre icones da música proibido ler  Tina

Anna Mae Bullock (Angela Bassett), o verdadeiro nome de Tina Turner, nasceu em 26 de novembro de 1938 em Nutbush, Tennessee, e desde criança mostrava inclinação para a música no coro da igreja, apesar de seu estilo não ser muito apropriado para o local. Ela também muito cedo foi abandonada pela mãe e criada pela avó até a morte dela, quando tinha 16 anos. A partir de então ela foi morar com a mãe em St. Louis e logo trabalhava como cantora de R&B em uma banda liderada por Ike Turner (Laurence Fishburne). Logo os dois estão envolvidos, têm um filho e vão se casar no México.

Em 1960 ela já se chamava Tina Turner e, junto com Ike, vão para Nova York, começam a se apresentar e subir no hit parade. Mas nos anos seguintes Ike passa a agredir Tina sistematicamente. Ela tenta aguentar a situação e manter as aparências, mas após uma violenta briga decide se divorciar e abre mão de todos os bens, mas para isto exige continuar usando seu nome artístico. Ela então direciona sua carreira como cantora de rock & roll e sua ascensão é vertiginosa, mas Ike é uma ameaça que ronda sua vida.

14. The Doors (1991) Oliver Stone

Baseado na vida de Jim Morrison e sua banda The Doors.

Filmes sobre icones da música proibido ler Jim Doors

Uma das bandas mais influentes do rock. O homem que marcou várias gerações e que ainda hoje nos faz interrogar se algum dia alguém o conheceu realmente. Oliver Stone, realizador pródigo em filmar polêmicas americanas, realizou em 1991 um filme sobre a ascensão da banda, terminando o filme com uma frase que gerou polêmica no mundo todo.

Alguns fãs dizem que o longa não retrata fielmente quem foi Jim Morrison, outros já dizem que a atuação foi idêntica à realidade.
O filme mostra sua passagem pelo conturbado mundo do rock’n roll, onde as drogas e o sexo reinavam. Jim Morrison estava à frente do seu tempo artisticamente. Talvez quem assistir o filme sem conhecer um pouco da história do Doors e do próprio Jim vai ficar com a impressão de que ele era a representação autêntica do Rock-Star egocêntrico. Jim Morrison era mais do que isso, era poesia, música, transcendentalismo, subversão. Cinematograficamente o filme é fantástico e vale cada segundo. Biograficamente fica ao seu critério avaliar.

15. O Garoto de Liverpool  (2009) Sam Taylor Johnson

Baseado na vida e trajetória de John Lennon.

Filmes sobre icones da música proibido ler O Garoto de Liverpool  (2009) Sam Taylor-Johnson

Imagine John, um jovem inteligente e solitário, que vive pelas ruas da agitada Liverpool, sonhando em ser como o rei Elvis Presley, tentando encontrar seu papel no mundo. Criado pela tia Mimi, John encontra no Rock´n´roll um lugar para expor seus dilemas e energia. E foi ao lado de Paul, sua melhor sintonia, que este garoto de Liverpool conquistou o mundo com sua genialidade, nesta verdadeira e emocionante história real.

16. Control (2007) Anton Corbijn

A vida de Ian Curtis.

Filmes sobre icones da música proibido ler  ian curtis

O título em português é Controle- A História de Ian Curtis. Acho que a tradução ao pé da letra não fica tão forte quanto o próprio título. Como ficou óbvio na tradução, o filme retrata os últimos anos da vida de Ian Curtis, vocalista da lendária banda inglesa Joy Division. E é rodado em preto e branco. Curtis, que teve uma trajetória curta e intensa, ficou famoso por seu talento de letrista e por suas performances épicas à frente da banda. Sofrendo com os ataques de epilepsia, sem saber como lidar com o seu talento e dividido entre o amor e a morte.

17. The Runaways (2010) Floria Sigismondi

Baseada na banda e vida de Joan Jett e Cherie Currie.

Filmes sobre icones da música proibido ler  joan jett

O filme conta a história da banda The Runaways, centrada em especial nas integrantes Joan Jett e Cherie Currie. O grupo alcançou imenso reconhecimento como a primeira banda de sucesso de rock formada apenas por mulheres, na década de 70. Além de Jett e Currie, Runaways contava com a baterista Sandy West, a guitarrista Lita Ford, e a baixista Jackie Fox. A banda permaneceu unida durante quatro anos, terminado em função de problemas com dinheiro e empresários.

18. 8 mile – Rua das ilusões (2002) Curtis Hanson

História de Eminem, um dos maiores ícones dessa geração.

Filmes sobre icones da música proibido ler  8 mile

Uma das poucas cinebiografias focadas em músicos da nova geração, o filme conta um pouco da vida conturbada do rapper até ele conseguir ingressar no movimento hip hop. Interpretado pelo próprio Eminem, o filme deixa a desejar se a intenção do fã for conhecer um pouco da vida do cantor depois da fama.

Em Detroit vive Jimmy, Eminem, um jovem rapper em plena crise de identidade, que procura um sentido para sua vida. Ele abandona a namorada grávida, briga com a mãe alcoólatra e é perseguido pelos inimigos. Tudo vai mal, mas ele deposita suas esperanças em um concurso de rima. É lá que ele extravasa sua raiva e angústia.

19. 2 filhos de Francisco (2005) Breno Silveira

Baseado na vida de Zezé Di Camargo & Luciano.

Filmes sobre icones da música proibido ler  2 filhos de francisco

Muita gente não gosta desse filme sem nunca ter se dado ao trabalho de assistir, simplesmente pelo fato de não sair da caixinha para notar que a música e cinema, são coisas que podem combinar muito, indiferente do gênero. A história é baseada na vida de Zezé Di Camargo e Luciano, e foi super bem produzida.

20. Somos Tão Jovens (2013) Antônio Carlos da Fontoura

Longa baseado na vida de Renato Russo.

Filmes sobre icones da música proibido ler renato russo
Brasília, 1973. Renato Russo, interpretado por Thiago Mendonça, acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. Da sua trajetória no Aborto elétrico até o Legião Urbana.

21.  Cazuza – O Tempo não para (2004) Sandra Werneck e Walter Carvalho

História de um poeta nacional: Cazuza.

Filmes sobre icones da música proibido ler  cazuza

A vida louca que marcou o percurso profissional e pessoal de Cazuza, interpretado por Daniel de Oliveira, do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos: o sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo, as músicas que falavam dos anseios de uma geração, o comportamento transgressor e a coragem de continuar a carreira, criando e se apresentando, mesmo debilitado pela Aids.

22. Gonzaga – De pai para filho (2012) Breno Silveira

Baseada em conversas realizadas entre pai e filho, essa é a história do cantor e sanfoneiro Luiz Gonzaga.

Filmes sobre icones da música proibido ler gonzaga

Sobre Luiz Gonzaga, conhecido como O Rei do Baião, ou Gonzagão, e seu filho, popularmente chamado de Gonzaguinha.

Decidido a mudar seu destino, Gonzaga sai de casa jovem e segue para cidade grande em busca de novos horizontes e para apagar uma tristeza amorosa. Lá, ele conhece uma bela mulher, Odaléia (Nanda Costa), por quem se encanta. Após o nascimento do filho e complicações de saúde da esposa, ele decide voltar para a estrada para garantir os estudos e um futuro melhor para o herdeiro. Para isso, deixa o pequeno aos cuidados de amigos no Rio de Janeiro e sai pelo Brasil afora. Só não imaginava que essa distância entre eles faria crescer uma complicada relação, potencializada pelas personalidades fortes de ambos.

Por último, filmes que abordam ícones musicais fictícios, mas que foram baseados em grandes nomes.

23. Últimos dias (2005) Gus Van Sant

Um olhar sobre os últimos dias de  Kurt Cobain.

Filmes sobre icones da música proibido ler kurt nirvana

O estilo do diretor Gus Van Sant é um tanto peculiar, então não espere uma mega produção. Mas se você estiver buscando um mergulho na psique de um super rockstar perturbado e depressivo, vá em frente. O filme é baseado no que Van Sant imagina que foram as últimas horas de Kurt Cobain, vocalista do Nirvana, morto em 1994. O filme é baseado no que Van Sant imagina que foram as últimas horas de Kurt Cobain, vocalista do Nirvana, que morreu em 1994.

24. A Rosa (1979) Mark Rydell e Brandon Vietti

Uma biografia disfarçada de Janis Joplin.

Filmes sobre icones da música proibido ler  janis joplin

Cantora pop (Bette Midler) sucumbe às pressões das diversas apresentações e se torna viciada em drogas e na bebida. Dyer (Frederic Forrest), sua paixão que também é seu motorista, tenta salvá-la da auto-destruição, mas enquanto isto Rudge (Alan Bates), seu empresário inglês, é no final da contas o principal culpado por não previni-la da inevitável decadência que sua carreira sofreria se vivesse no esquema do “sexo, drogas e rock’n roll”. A história reflete os cantores populares que caíram vítimas do excesso de sucesso

25. The Wonders – O sonho não acabou  (1996)

Banda fictícia baseada em Beatles. Com um único sucesso.

Filmes sobre icones da música proibido ler  the wonders

Se você ouve o refrão “you, doing that thing you do” no rádio e fica se matando pra lembrar a qual banda dos anos 60 ele pertence, vou te contar uma coisa: não existe banda alguma, nunca existiu. A música foi composta para o filme The Wonders, que conta a história de uma banda fictícia que tenta entrar na onda dos Beatles.

26. Quase famosos (2000) Cameron Crowe

Baseado na trajetória das bandas que o diretor Cameron Crowe adorava:
Led Zeppelin, The Allman Brothers BandLynyrd Skynyrd.

Filmes sobre icones da música proibido ler  quase famosos

Um fã ávido por rock’n’roll consegue um trabalho na revista americana Rolling Stone, para acompanhar a banda Stillwater em sua primeira excursão pelos Estados Unidos. Porém, quanto mais ele vai se envolvendo com a banda, mais vai perdendo a objetividade de seu trabalho e logo estará fazendo parte do cenário rock dos anos 70. Longa baseado na vida de Cameron Crowe, editor da Rolling Stone.


Existem outros títulos conhecidos e desconhecidos percorrendo pelas telonas. Essa lista é só uma prévia do que é possível fazer com um bom estudo biográfico dos artistas. Misturar as artes dessa forma não é nada indigesto.

Se você conhece algum filme que seja baseado em algum ícone da música, seja realista ou fictício, comente por aqui.


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.