in ,

Querida, Encolhi as Crianças (1989) | Um dos melhores filmes de aventura dos anos 90

Até parece que foi ontem! O sucesso que esse filme fez na época em que foi lançado não existiu nada igual. Aliás, não existia nada igual feito até então. Tudo o que se via eram os filmes de John Hughes como “Clube dos Cinco (1985)”,” Curtindo a Vida Adoidado (1986)“, “Gatinha e Gatões” (1984), “Mulher Nota 1000” (1985), “Quem Vê Cara Não Vê Coração” (1989)  etc. “Querida, Encolhi as Crianças” (1989) veio pra mostrar que era possível fazer um filme com crianças e adolescentes que não envolvesse a escola diretamente, e que não focasse no romance do garoto loser com a menina mais popular, no valentão que roubava o lanche do cara estranho e jogava ele na lata do lixo ou de qualquer outro perrengue de adolescência tão costumeiros de filmes dessa fase do cinema.

Joe Johnston vinha com um renome na industria antes de assumir a direção do seu primeiro longa metragem – “Querida, Encolhi as Crianças” (1989). Johnston foi o designer criador das famosas espaçonaves dos filmes Star Wars, mas apesar de toda a importância que esse trampo trouxe para a sua carreira, o cineasta despontou quando colheu os frutos após a estreia e sucesso de seu primeiro filme. Ele mandou bem em outros longas como Jumanji (1995), “Pagemaster – O Mestre da Fantasia “(1994), filme que mistura animação com live-action e “Capitão América: O Primeiro Vingador” (2011).

Querida, Encolhi as Crianças (1989) | Um dos melhores filmes de aventura dos anos 90
Cena de “Querida, Encolhi as Crianças”

Mas tudo tem um começo e estrear com uma aventura tão emocionante quanto “Querida, Encolhi as Crianças” (1989) foi um desafio e tanto. Imagine que você tinha que colocar em uma fita de 1h30 de duração um mundo na qual crianças e adolescentes tivessem momentaneamente um tamanho menor que uma formiga. Como seria um gramado da perspectiva de um ser quase microscópico? Uma peça de LEGO? O estrago que uma bituca de cigarro faz ao ser jogada sem pudor algum no quintal vizinho? No universo criado por Johnston, foi possível ver tudo isso em tela grande e com a magia do cinema.  

Leia mais: Jackie Chan Stuntmaster | Um game que já podemos chamar de clássico

Querida, Encolhi as Crianças (1989) | Um dos melhores filmes de aventura dos anos 90
Cena de “Querida, Encolhi as Crianças”

Em “Querida, Encolhi as Crianças” (1989) conhecemos a trajetória de Wayne Szalinski (Rick Moranis), um cientista que busca emplacar a sua primeira invenção, porém tem como resultado de uma má experiência o encolhimento acidental dos seus dois filhos adolescentes. Além deles, também encolhe sem querer dois meninos da vizinhança, e todos ficam menores que alguns insetos. Agora os adolescentes vão ter que enfrentar diversos problemas por serem tão pequenos, enquanto o pai e a mãe procuram por eles e por uma solução.

O roteiro de “Querida, Encolhi as Crianças” (1989) é simples. O nome já entrega o que você vai ver do começo ao fim. Mas o que diferencia aqui é como tudo é contado. A narrativa é especial, pois foca no básico e passar de forma clara a mensagem e, além disso, mostra como é possível ter uma aventura vivida por crianças e adolescentes que traz aquele gostinho mostrado em Os Goonies (1985), que empolga e que, acima de tudo, é atemporal.

Querida, Encolhi as Crianças (1989) | Um dos melhores filmes de aventura dos anos 90
Cena de “Querida, Encolhi as Crianças”

Os efeitos especiais foram impressionantes para a época. Mesmo que você tenha o contato com o filme agora, vai perceber que existem coisas que foram reproduzidas muito bem. Entre elas estão a textura da grama, a formiga, as gotas gigantes de água caindo por todos os lados, a bituca de cigarro, os pelos do cachorro, o mergulho num mar de leite de cereal dentro de uma tigela, enfim são apenas algumas das coisas que fizeram os olhos de uma criança dos anos 1980 brilhar ao ver o jogo e a brincadeira de Johnston com a perspectiva nas telonas. 

Não tem como assistir ao “Homem-Formiga “(2015) ou ao “Homem-Formiga e a Vespa” (2018) e não lembrar de “Querida, Encolhi as Crianças” (1989). Ele é um dos filmes que estão no setor de referências de Peyton Reed necessários para dar sequência em seu trabalho à frente do super-herói mais carismático do Universo Cinematográfico da Marvel. E não foi apenas ele, outros dois filmes que compõe a trilogia como “Querida, Estiquei o Bebê” (1992), “Querida, Encolhi a Gente!” (1997), respectivamente, também estão na gôndola desse setor.

É muito bacana ter uma sensação boa ao rever um filme que marcou a sua infância e descobrir que ele não envelheceu tanto quanto você achou que envelheceria. “Querida, Encolhi as Crianças” (1989) ainda traz o gostinho de uma aventura tunada pela emoção e por prender a sua atenção no anseio de saber o desfecho da história. Tudo ainda melhora quando você se lembra das vezes que assistiu ao filme no “Cinema Em Casa”, programa exibido pelo SBT. É de encher o peito de nostalgia.

Leia mais: Relembre o universo nostálgico de Patapon

Querida, Encolhi as Crianças (1989) | Um dos melhores filmes de aventura dos anos 90
Cena de “Querida, Encolhi as Crianças”

O cinema precisa respirar novamente os bons ares de uma narrativa simples e emocionante, e que não necessariamente precise de efeitos especiais mirabolantes para suprir nossos desejos de espectação. É por essa simplicidade e por entregar uma boa aventura, que faz de “Querida, Encolhi as Crianças” (1989) um dos melhores filmes de aventura que uma geração inteira conheceu nos inicio dos anos 1990.

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

SDCC 2018 | Os melhores trailers de filmes e séries da Comic-Con

A Cruzada Mascarada: Batman e o Nascimento da Cultura Nerd | Crítico, de fã para “fã”