15 filmes sobre amigos que cativaram o cinema

Dia 20 de Julho é comemorado o Dia do Amigo aqui no Brasil. Para não ficar fora desse embalo, preparei uma lista (em forma de homenagem) sobre grandes amigos do cinema. Ideal para quem quer curtir uma sessão pipoca com eles.

Veja bem, filmes sobre amigos não são necessariamente todos os filmes que contenham amizades fortes do cinema, até porque 99% dos filmes retrata isso. Inclusive Harry Potter e O Senhor dos Anéis, que não citarei porque a abordagem dos filmes vai muito além da amizade e vocês sabem disso.

Existem diversos tipos de amigos e histórias no mundo do cinema. Alguns retratam a luta e o sofrimento, como o Menino do Pijama Listrado. Outros retratam as loucuras que eles cometem, como Lilo e Stitch, Debi & Lóide, Curtindo a vida adoidado, Super Bad é hoje e Se beber, não case.

Essa lista em particular, aborda amizades fortes, que superam todas as barreiras. Amigos de infância, de brinquedo, quatro patas, de outros planetas. Amigos com problemas, que te fazem embarcar em uma grande aventura, que mudam sua forma de encarar a vida completamente. Amigos que fazem de tudo um pelo outro.

Já dizia Quintana: Amizade é um amor que nunca morre. Esses 15 filmes comprovam isso:


1. Toy Story 1,2 e 3 (1995 – 1999 – 2010)

 
 
Dirigido por: John Lasseter
 
Amigo estou aqui. Bom, esse filme nem precisa de uma sinopse extensa para falar do que se trata. Uma história sobre amizade e lealdade, Woody e Buzz são brinquedos que tem mais vida e coração que muitos humanos. Uma das animações mais aclamadas do mundo, que retrata o desespero de um brinquedo para não ser abandonado por seu amigo Andy.
 

2. Conta Comigo (1986)

15-filmes-sobre-amigos-que-cativaram-o-cinema-2

Título original: Stand by Me
Dirigido por: Rob Reiner

Campeão de aventuras na Sessão da Tarde. Em uma pequena cidade florestal do Oregon, quatro amigos – o sensível Gordie (Wil Wheaton), o durão Chris (River Phoenix), o destemido Teddy (Corey Feldman) e o acovardado Vern (Jerry OConnell) – estão à procura de um adolescente desaparecido. Querendo ser heróis diante dos amigos e aos olhos da cidade, eles partem numa inesquecível viagem de dois dias que se transforma em uma odisséia de autodescoberta. Eles fumam escondidos, contam casos assustadores e descobrem que precisam ficar unidos e encontrar forças que nem imaginavam possuir. Conta Comigo é um filme raro e especial sobre a amizade e as indeléveis experiências do crescimento. Cheio de humor e suspense, o filme é baseado no romance “The Body”, de Stephen King.

Não deixe de conferir:
Filmes do barulho que marcaram época na Sessão da Tarde – Parte 1 – Parte 2 – Parte 3 – Parte 4

3. Os Goonies (1985)

15-filmes-sobre-amigos-que-cativaram-o-cinema-3

Título original: The Goonies
Dirigido por: Richard Donner

Amigos que embarcam em uma grande aventura. Após encontrar um mapa do tesouro no sótão de sua casa, Mickey, Brand, Bocão (Mouth), Dado (Data) e Gordo (Chunk) partem em busca do tesouro de Willy Caolho.

4. E.T – O Extraterrestre (1982)

15-filmes-sobre-amigos-que-cativaram-o-cinema-4

Título original: E.T. the Extra-Terrestrial
Dirigido por: Steven Spielberg

Amigos que superam planetas. E.T é uma das maiores produções que o cinema já viu e aborda uma questão simples: até onde você enfrentaria o mundo por um amigo? Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia.

5. Free Willy (1993)

15-filmes-sobre-amigos-que-cativaram-o-cinema-5

Dirigido por: Simon Wincer

 
Quando uma amizade supera até o mar. Free Willy além de ter sido um dos filmes que mais gerou apelidos na escola (eu sei migos), é uma das mais belas histórias sobre como um amigo é capaz de tudo para te ver bem e feliz.

6. Agora e Sempre (1995)

Título original: Now and Then
Dirigido por: Lesli Linka Glatter

Depois de vinte e cinco anos, quatro amigas de infância que tiveram rumos diferentes na vida se reencontram quando uma delas, Chrissy Williams (Rita Wilson), vai ter um bebê. Uma delas é Roberta Martin (Rosie O’Donnell), sua ginecologista, e as outras que chegam na cidade são Tina Tercyll (Melanie Griffith), que se tornou uma famosa atriz, e Samantha Albertson (Demi Moore), que é uma conhecida escritora. Juntas elas recordam as férias de 1970, quando tinham apenas doze anos e viveram as primeiras emoções do início da adolescência.

7. Intocáveis (2011)

15-filmes-sobre-amigos-que-cativaram-o-cinema-7

Título original: Intouchables
Dirigido por: Eric Toledano e Olivier Nakache

Philippe, um refinado multimilionário tetraplégico francês, precisa de um auxiliar de enfermagem para o auxiliar nas suas atividades rotineiras. O contratado é Driss, um senegalês que vive nos subúrbios de Paris, que acaba de cumprir uma pena de seis meses de prisão e que não tem qualquer formação para o cargo.

 

8. A Cura (1995)

15-filmes-sobre-amigos-que-cativaram-o-cinema-8

Título original: The Cure
Dirigido por: Peter Horton

Uma história comovente e ingênua. Erik (Brad Renfro) é um garoto solitário que atravessa todas as barreiras que o preconceito ergueu e se torna amigo do seu vizinho, Dexter (Joseph Mazzello), um garoto de 11 anos que tem AIDS. Erik se torna muito ligado a Linda (Annabella Sciorra), a mãe de Dexter, e na verdade fica mais próximo dela que da sua própria mãe, Gail (Diana Scarwid), que é negligente com ele e quase nunca lhe dá atenção. Quando os dois garotos lêem que um médico de Nova Orleans descobriu a cura da AIDS, os meninos tentam chegar a este médico para conseguir a cura.

9. As Vantagens de ser invisível (2012)

15-filmes-sobre-amigos-que-cativaram-o-cinema-9

Título original: The Perks of Being a Wallflower
Dirigido por: Stephen Chbosky

Dos mais recentes, não existe melhor exemplo do que é ser amigo de alguém. Neste filme, é impossível não se emocionar ou se identificar com as amizades que mudam para sempre as nossas vidas. A história é narrada por um adolescente tímido e impopular que descreve a sua vida em uma série de cartas para uma pessoa anônima e explora as fases difíceis da adolescência, incluindo o uso de drogas e sexualidade.
 
 

10. Mary e Max: Uma Amizade Diferente (2009)

15-filmes-sobre-amigos-que-cativaram-o-cinema-10

Título original: Mary and Max
Dirigido por: Adam Elliot

Uma história de amizade entre duas pessoas muito diferentes: Mary Dinkle, uma menina gordinha e solitária, de oito anos, que vive nos subúrbios de Melbourne, e Max Horovitz, um homem de 44 anos, obeso e judeu que vive com Síndrome de Asperger no caos de Nova York. Alcançando 20 anos e 2 continentes, a amizade de Mary e Max sobrevive muito além dos altos e baixos da vida. O filme é uma viagem que explora a amizade, o autismo, o alcoolismo, de onde vêm os bebês, a obesidade, a cleptomania, a diferença sexual, a confiança, diferenças religiosas e muito mais.

11. Ted (2012)

15-filmes-sobre-amigos-que-cativaram-o-cinema-11

Dirigido por: Seth MacFarlane
 
A trama fala de um cara normal de Boston que na infância desejou que seu urso de pelúcia ganhasse vida e que viu esse sonho se realizar. Amigo é coisa pra se guardar (principalmente se for de pelúcia). Ted é um dos filmes mais realistas sobre a personalidade de alguns amigos. Aqueles que crescem com você, te levam para o bar, festas e aprontam mil e uma coisas mesmo sabendo que vocês já são adultos.

12. Meu Amigo Totoro (1988)

15-filmes-sobre-amigos-que-cativaram-o-cinema-12

Título original: Tonari no Totoro
Dirigido por: Hayao Miyazaki

Uma das animações mais fofas do Studio Ghibli, Meu Amigo Totoro preenche toda aquela solidão deixada pela falta de amigos na infância. Uma história simples e verdadeira sobre estar ao lado das pessoas em momentos difíceis. Mei, é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal, que a leva à um lendário espírito da floresta, conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital, e seu pai, divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente. Quando Mei, tenta visitar a mãe por conta própria, se perde na floresta, e só o grande e fofo Totoro, pode ajudar a menina a achar o caminho de volta para casa.

Confira as resenhas de:
O Conto da Princesa Kaguya e Túmulo dos Vagalumes

13. Clube dos Cinco (1985)

15-filmes-sobre-amigos-que-cativaram-o-cinema-13

Título original: The Breakfast Club
Dirigido por: John Hughes

Em virtude de terem cometido pequenos delitos, cinco adolescentes são confinados no colégio em um sábado, tendo de escrever uma redação de mil palavras sobre o que eles pensam de si mesmos. Apesar de serem pessoas bem diferentes, enquanto o dia transcorre passam a aceitar uns aos outros e várias confissões são feitas entre eles. Uma verdadeira aula do que é ser amigo de alguém, é claro. Clube dos cinco além de ser um filme clássico, é uma história atemporal sobre amizade e aceitação.

Veja também: Curiosidades sobre o filme Clube dos Cinco

14. Para Sempre ao seu Lado (2009)

15-filmes-sobre-amigos-que-cativaram-o-cinema-14

Título original: Hachi: A Dog’s Tale
Dirigido por: Lasse Hallström

Quando Hachiko, um filhote de cachorro da raça akita, é encontrado perdido em uma estação de trem por Parker (Richard Gere), ambos se identificam rapidamente.O filhote acaba conquistando todos na casa de
Parker, mas é com ele que acaba criando um profundo laço de lealdade. Baseado em uma história real, Sempre ao seu Lado, é um emocionante filme sobre lealdade. Uma amizade que nos faz desidratar. Quem não desejaria ter um amigo feito Hachi?

15. O Pequeno Príncipe (1974)

15-filmes-sobre-amigos-que-cativaram-o-cinema-15

Dirigido por: Stanley Donen

Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas, inclusive pelo amigo. O Pequeno Príncipe (atualmente está sendo exibido em animação) é uma das histórias mais emocionantes e puras sobre amizade. Essa é uma das poucas adaptações do cinema que honra o livro.

 


Não seria justo dizer que esses são os únicos filmes que retratam o tema com maestria. Portanto, deixe nos comentários o seu título favorito sobre amizade verdadeira. Até mais e feliz dia do amigo!


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.