18 filmes de terror lançados desde 2010 que valem à pena assistir

Fãs de terror são um dos públicos mais sofridos – senão o mais sofrido – entre as diversas tribos de cinéfilos. Ano após ano somos iludidos com trailers que prometem filmes sensacionais e entregam filmes pobres, sem criatividade, repletos de jumpscares e efeitos especiais, que nos fazem questionar se nosso gênero favorito está em extinção.

Bom, eu tenho uma boa notícia: o terror não está morto! A maioria dos anúncios e lançamentos ainda precisa melhorar, mas procurando bastante, você consegue encontrar algumas obras que realmente fazem jus ao gênero e mantém o espírito do terror vivo, mesmo nesta época difícil. Selecionei 18 filmes lançados desde 2010 que me surpreenderam de diversas formas – alguns na criatividade, outros na ousadia, outros, ainda, na forma de referenciar os clássicos ao mesmo tempo que apresentaram algo novo para a cena.

Muitos desses filmes viraram polêmica e dividiram os fãs de terror nas discussões, uns chamando-os de lixo, outros chamando-os de obra-prima. Uma coisa é certa: todos os bons filmes de terror geraram polêmica, então esses estão no caminho certo.

Apague a luz, pegue a pipoca e bons pesadelos:

Hush: A Morte Ouve (2016)

18-filmes-de-terror-lançados-desde-2010-que-valem-a-pena-assistir (1)

Título original: Hush
Direção: Mike Flanagan

Maddie Toung perdeu a audição em um ataque de meningite aos 13 anos, e desde então vive isolada em uma pequena cabana na floresta, sobrevivendo do dinheiro da venda dos livros que escreve. Porém, seu mundo isolado e silencioso é desafiado quando um psicótico mascarado aparece em sua janela, fazendo com que Maddie precise ir além dos seus limites físicos e mentais para conseguir sobreviver.

2. A Bruxa (2015)

18-filmes-de-terror-lançados-desde-2010-que-valem-a-pena-assistir (4)

Título original: The VVitch: A New-England Folktale
Direção: Robert Eggers

Nova Inglaterra, ano de 1630. O casal William e Katherine leva uma vida cristã com suas cinco crianças em uma comunidade extremamente religiosa, até serem expulsos do local por sua fé diferente daquela permitida pelas autoridades. A família passa a morar num local isolado, à beira do bosque, sofrendo com a escassez de comida. Um dia, o bebê recém-nascido desaparece. Teria sido devorado por um lobo? Sequestrado por uma bruxa? Enquanto buscam respostas à pergunta, cada membro da família expõe seus piores medos e seu lado mais condenável.

OBS: “A Bruxa” é um filme EXTREMAMENTE subjetivo e exige bastante imersão. Não espere todas as respostas e não espere um final fechado. Definitivamente não é um filme para todo mundo, mas é uma obra-prima.

Leia nossa resenha (sem spoilers): A Bruxa (2015) | A alegoria do satânico: Conhecimento, Sexualidade e Libertação Feminina

3. A Colina Escarlate (2015)

18-filmes-de-terror-lançados-desde-2010-que-valem-a-pena-assistir (2)

Título original: Crimson Peak
Direção: Guillermo del Toro

Uma jovem aspirante a escritora, Edith Cushing, se casa com um homem que não é o que aparenta ser, e descobre evidências perturbadoras sobre seu marido muda-se para sua sombria mansão, habitada também por sua fria cunhada. Tentando fugir dos fantasmas de seu passado, ela é arrastada para dentro de uma história macabra e a forte presença de seres de outro mundo não demora a abalar sua sanidade.

OBS: Não se trata exatamente de um filme de terror, mas possui elementos, por isso está na lista. “A Colina Escarlate” é melhor descrito como um romance gótico. Vale muito à pena.

Leia nossa resenha (sem spoilers): A Colina Escarlate (2015) | Muito mistério no mundo mágico de Del Toro

4. February (2015)

18-filmes-de-terror-lançados-desde-2010-que-valem-a-pena-assistir (9)

Título original: The Blackcoat’s Daughter
Direção: Oz Perkins

No Canadá, o mês de fevereiro tem um inverno rigoroso e é quando as alunas de uma prestigiada e isolada escola preparatória para meninas dão um tempo nos estudos para curtirem as férias. Entre elas estão Joan e Kat, que aguardam seus pais lhe buscarem. Quando fica claro que suas famílias misteriosamente as esqueceram, deixando as duas garotas em pânico, elas são obrigadas a se defenderem de estranhos acontecimentos no local.

5. The Babadook (2014)

18-filmes-de-terror-lançados-desde-2010-que-valem-a-pena-assistir (13)

Título original: The Babadook
Direção: Jennifer Kent

Seis anos já se passaram desde a morte de seu marido, mas Amelia ainda não superou a trágica perda. Ela tem um filho pequeno, o rebelde Samuel, e tem dificuldades para amá-lo. O garoto sonha diariamente com um monstro terrível e ao encontrar um livro chamado “The Babadok” reconhece imediatamente seu pesadelo. Certo de que Babadok deseja matá-lo, o menino começa a agir irracionalmente, para desespero de Amelia, que logo descobre uma presença sinistra ao seu redor.

OBS: Eu sei, eu sei… Se você ainda não assistiu, já deve ter ouvido alguém dizer por aí que o filme é horrível, enquanto outro alguém disse que é incrível. Como eu disse antes, um bom filme de terror não é bom se não gerar polêmica e discussão – e “The Babadook” gerou muita. Além de apresentar uma ideia bastante original.

Leia nossa resenha (sem spoilers): The Babadook (2014) | O terror que se alimenta da mente

6. Corrente do Mal (2014)

18-filmes-de-terror-lançados-desde-2010-que-valem-a-pena-assistir (6)

Título original: It Follows
Direção: David Robert Mitchell

Para a jovem Jay, de 19 anos, o outono deveria se concentrar na escola, nas paqueras e nos fins de semana no lago. Mas, depois de um encontro sexual aparentemente inocente, o garoto com quem passou a noite explica que ele carregava no corpo uma força maligna, transmissível às pessoas apenas pelo sexo. Repentinamente ela se vê atormentada por estranhas visões e um sentimento constante de que alguém ou algo está seguindo-a. Enquanto vive o dilema de carregar a sina ou passá-la adiante, Jay, com a ajuda de seus amigos, deve encontrar uma maneira de escapar dos horrores que parecem estar a poucos passos de distância, tentam matá-la e não são vistos por mais ninguém.

OBS: Uma ideia original que pode servir como metáfora para várias situações modernas. Sem jumpscares, apenas suspense e tensão. Um dos melhores filmes de terror que assisti em muito tempo.

Leia nossa resenha (sem spoilers): Corrente do Mal (2014) | Um suspense clássico e contemporâneo

7. Boa Noite, Mamãe (2014)

18-filmes-de-terror-lançados-desde-2010-que-valem-a-pena-assistir (5)

Título original: Ich seh ich seh
Direção: Severin Fiala e Veronika Franz

No calor do verão, em uma residência isolada em meio a árvores e plantações de milho, gêmeos de dez anos de idade esperam sua mãe retornar depois de dias afastada por conta de cirurgias plásticas. Quando volta, com a cabeça envolta em ataduras, se mostra severa e distante, e fecha a família para o mundo exterior. Começando a duvidar que esta mulher de rosto coberto seja realmente sua mãe, os meninos estão determinados a encontrar a verdade de qualquer maneira.

OBS: Fique de olho no simbolismo contido em cada frame deste filme.

8. Assassino Invisível (2014)

Título original: The Town That Dreaded Sundown
Direção: Alfonso Gomez-Rejon

65 anos depois de um serial killer mascarado aterrorizar os moradores da pequena cidade Texarkana, novos crimes com as mesmas características começam a acontecer. Jami, uma jovem que sobreviveu a um destes massacres imitadores – ocorrido durante a exibição do tributo anual ao filme baseado na série de assassinatos – vai tentar descobrir quem está recriando esses crimes, que nunca foram resolvidos, usando pistas de seu próprio passado.

9. Garota Sombria Caminha pela Noite (2014)

18-filmes-de-terror-lançados-desde-2010-que-valem-a-pena-assistir (3)

Título original: A Girl Walks Home Alone at Night
Direção: Ana Lily Amirpour

Coisas estranhas acontecem em Bad City – uma cidade fantasma iraniana, lar de prostitutas, viciados, cafetões e outras almas sórdidas. Um reduto de depravação e falta de esperança, onde uma vampira solitária persegue os habitantes mais repugnantes. Mas quando um garoto conhece uma garota, uma história de amor incomum começa a florescer… Vermelha como o sangue.

10. Creep (2014)

18-filmes-de-terror-lançados-desde-2010-que-valem-a-pena-assistir (7)

Título original: Creep
Direção: Patrick Brice

Aaron é um filmografista que decide aceitar um emprego que viu nos classificados, em que ele teria que filmar Josef, um homem com uma doença terminal, que quer guardar algumas memórias para seu filho não-nascido. Apesar da estranheza do homem, Aaron continua trabalhando pois a grana que recebe é muito boa e ele não pode recusar. No entanto, Josef vai se tornando mais bizarro e assustador e Aaron começa a temer que ele está em perigo e nas mãos de um homem mentalmente instável.

11. A Morte do Demônio (2013)

18-filmes-de-terror-lançados-desde-2010-que-valem-a-pena-assistir (8)

Título original: Evil Dead
Direção: Fede Alvarez

Mia é uma garota viciada em drogas. Ela é levada pelos amigos, Olivia e Eric, para uma cabana isolada na floresta, no intuito de realizarem uma longa desintoxicação. Para a surpresa de todos, o irmão de Mia, David, rapaz afastado dos amigos e familiares há tempos, também aparece, junto de sua namorada, Natalie. Entretanto, eles são surpreendidos ao descobrirem que a cabana havia sido invadida, e que o porão parece uma espécie de altar grotesco, repleto de animais mortos. Lá eles encontram um livro antigo, trancado. Atraído, Eric resolve abri-lo e lê-lo em voz alta, sem imaginar as consequências de seus atos. Mia começa a manifestar um comportamento estranho, interpretado no início como sintoma da abstinência. No entanto, aos poucos, todos percebem que uma força demoníaca se apoderou de seu corpo.

OBS: Um remake que deu certo demais! Embora existam pessoas que insistem em desmerecer o trabalho sensacional de roteiro, direção e atuação neste filme, a versão moderna respeita a original e adiciona o terror de verdade.

12. Invocação do Mal (2013)

18-filmes-de-terror-lançados-desde-2010-que-valem-a-pena-assistir (14)

Título original: The Conjuring
Direção: James Wan

O filme narra a horripilante investigação empreendida pelo mundialmente famoso casal de investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren, em Harrisville, Estados Unidos. Depois de se mudar, uma família passa a testemunhar estranhos acontecimentos inexplicáveis e, assustados, decidem recorrer aos Warren. Após fazer uma visita ao local, os investigadores descobrem que algo muito obscuro, poderoso e maligno reside ali. Agora, eles precisam descobrir o que é e o por que esta entidade está perseguindo os membros daquela família. É quando o passado começa a revelar uma força demoníaca querendo continuar sua trajetória de maldades.

13. O Espelho (2013)

18-filmes-de-terror-lançados-desde-2010-que-valem-a-pena-assistir (16)

Título original: Oculus
Direção: Mike Flanagan

Tim e Kaylie são dois irmãos traumatizados pela morte inexplicada dos pais. Tim, acusado de ser o responsável pelas mortes, foi preso. Anos depois, sob custódia preventiva, Tim é libertado e tenta esquecer o que aconteceu, mas Kaylie tem certeza de que a causa da tragédia familiar é um grande espelho que acompanha a família há séculos e convence o irmão a ajudá-la a quebrar a maldição. Cercados por fenômenos sobrenaturais, os dois tentam provar que o objeto é o verdadeiro responsável pela sangrenta história de seus ascendentes.

14. Maníaco (2012)

18-filmes-de-terror-lançados-desde-2010-que-valem-a-pena-assistir (11)

Título original: Maniac
Direção: Franck Khalfoun

Frank trabalha e mora em uma loja antiga de manequins em Los Angeles, que herdou de sua família. Solitário e psicologicamente desequilibrado, ele se dedica a restaurar os bonecos, assassinar mulheres a sangue frio e guardar seus escalpos para adornar os inúmeros manequins que lhe fazem companhia. Sua obsessão convive em meio a lembranças da mãe, que o atormentam constantemente. As coisas mudam quando ele conhece Anna, uma jovem fotógrafa que lhe pede ajuda para uma performance, e com quem ele acaba desenvolvendo uma relação bem próxima, algo incomum para o solitário Frank. Só que seus impulsos de perseguir e matar se tornam cada vez mais incontroláveis.

15. Você é o Próximo (2011)

18-filmes-de-terror-lançados-desde-2010-que-valem-a-pena-assistir (10)

Título original: You’re Next
Direção: Adam Wingard

Quando Crispian Davison leva sua namorada, Erin, para jantar com sua família em celebração ao aniversário de casamento dos seus pais, o encontro familiar é destroçado por um ataque sangrento. Uma gangue de misteriosos assassinos que usam máscaras de animais começa a caçar a família com precisão brutal, instaurando o pânico naquela que deveria ser uma festa de celebração. Infelizmente, para os criminosos, uma das vítimas possui um talento secreto e inesperado para reagir à altura.

16. The Woman – Nem Todo Monstro Vive na Selva (2011)

18-filmes-de-terror-lançados-desde-2010-que-valem-a-pena-assistir (12)

Título original: The Woman
Direção: Lucky McKee

Chris Cleek é um homem bem-sucedido de uma pequena e pacata cidade do Maine, EUA. Por fora, sua família é perfeita e sua vida é pura felicidade, mas logo fica claro que há algo muito errado com aquelas pessoas. Chris descobre uma mulher selvagem vagando pelas matas, decide capturá-la e trazer a moça para dentro de sua casa, ou melhor, prendê-la em seu porão, com o objetivo de civilizá-la e trazê-la ao convívio social. À medida que essa família começa a utilizar métodos cada vez mais extremos e violentos para “educar” sua hóspede, revelarão a perversidade e a maldade humana que mora em cada um, e acabarão colocando a vida de todos em risco.

17. Deixe-me Entrar (2010)

18-filmes-de-terror-lançados-desde-2010-que-valem-a-pena-assistir (1)

Título original: Let Me In
Direção: Matt Reeves

Owen é um garoto de 12 anos que sofre bullying na escola e é negligenciado por seus pais. Solitário, ele passa os seus dias planejando vingança e as suas noites espiando o que acontece nos outros apartamentos da vizinhança. Numa dessas noites ele conhece Abby, sua nova vizinha. Sempre nas sombras, ela aos poucos de aproxima de Owen e logo se tornam amigos. Misteriosas mortes começam a acontecer na cidade e Owen desconfia que haja uma ligação entre Abby e as mortes.

OBS: Um remake americano que deu certo, embora não seja tão bom quanto o original (dificilmente é possível superar o material original, né).

MENÇÃO HONROSA:

18. Deixa Ela Entrar (2008)

18-filmes-de-terror-lançados-desde-2010-que-valem-a-pena-assistir (17)

Título original: Let the Right One In
Direção: Tomas Alfredson

Blackeberg, subúrbio de Estocolmo. Oskar é um garoto de 12 anos que sente-se só. Na escola ele sempre é provocado por outros garotos e, apesar da raiva que sente, é incapaz de reagir. Um dia, ao brincar no pátio repleto de neve do prédio onde mora, ele conhece Eli. Ela é uma garota pálida e solitária, que se mudou para a vizinhança recentemente, em companhia de seu suposto pai. Apesar do temor em se aproximar de Oskar, logo Eli se torna sua amiga. Paralelamente, uma série de assassinatos macabros acontecem e Eli está envolvida com estes fatos, de uma forma que Oskar jamais poderia imaginar.

OBS: Já que indiquei a versão americana do filme, nada mais justo do que indicar a versão original, já que é ainda melhor, certo?


Quais dos filmes da lista você já assistiu? Quais são seus favoritos? Quais filmes de terror lançados desde 2010 que valem à pena assistir estão faltando nesta lista e merecem estar na parte 2? Deixe nos comentários!


Confira também:

Terror Alemão | 10 filmes alemães perturbadores
Terror Francês | 8 filmes para quem cansou de Hollywood
10 filmes sobre Serial Killers baseados em fatos reais

Por Louise


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.