Terror Francês

8 filmes para quem cansou de Hollywood

Os fãs de terror não se sentem satisfeitos com os resultados entregues pelos grandes estúdios hollywoodianos há algum tempo. Roteiros fracos, efeitos especiais duvidosos, mais do mesmo e incontáveis reboots e remakes de clássicos têm frustrado o público com frequência.

Felizmente não dependemos apenas de Hollywood para nos fornecer entretenimento. O cinema europeu e asiático está evoluindo com o passar dos anos e ganhando o próprio espaço. No que diz respeito ao terror, há obras realmente maravilhosas.

Hoje vamos falar de Terror Francês, ou seja, sangue, tormento, mortes e tramas extremamente complexas que prendem o espectador do início ao fim. Não deixe de assistir nenhuma das 8 obras abaixo:

Em Minha Pele (2002)

Terror Francês | 8 filmes para quem cansou de Hollywood

Título original: Dans ma Peau
Direção: Marina de Van
Sinopse: Esther (Marina de Van) é uma mulher ambiciosa de 30 anos de idade. Certa noite em uma festa, ela sofre um acidente que rasga violentamente sua pele, no entanto, não consegue sentir a dor. Este incidente torna-se o início de uma compulsão auto-destrutiva que afunda sua vida em atos cada vez mais perturbadores e obsessivos de auto-mutilação.

Alta Tensão (2003)

Terror Francês | 8 filmes para quem cansou de Hollywood

Título original: Haute Tension
Direção: Alexandre Aja
Sinopse: Considerado uma obra-prima da construção lenta e esmagadora do suspense, “Alta Tensão” conta a história de Marie (Cécile De France) e Alexia (Maïwenn), duas amigas e companheiras na universidade. Num final de semana, Alexia leva Marie para a fazenda de seus pais, pois elas acham que lá encontrarão tranquilidade para estudar. Quando a noite chega, um assassino particularmente brutal aparece e inicia um massacre. A família de Alexia é assassinada das formas mais terríveis imagináveis. Repleto de emoções tensas e medo genuíno, o filme acompanhará a tentativa das garotas de salvar suas vidas, enquanto um twist inacreditável as espera.

Eles (2006)

Terror Francês | 8 filmes para quem cansou de Hollywood

Título original: Ils
Direção: David Moreau e Xavier Palud
Sinopse: Embora não tenha recebido os devidos créditos, esse longa foi a inspiração para o americano “Os Estranhos” (2008).

Clémentine (Olivia Bonamy) e Lucas (Michaël Cohen) são franceses que vivem em Bucareste, na Romênia. Ela dá aulas de francês e ele é escritor. O casal mora numa enorme e velha casa afastada do centro da cidade – um local calmo e tranquilo. O que nenhum dos dois percebe é que sua casa é um alvo perfeito e que estão sendo espionados. Ao cair da noite, estranhos acontecimentos levarão o casal a lutar por sua sobrevivência, mas não de uma forma convencional. “Eles” estão por toda parte e não querem apenas cometer um crime, querem brincar com suas mentes da forma mais sádica possível.

A Fronteira (2007)

Terror Francês | 8 filmes para quem cansou de Hollywood

Título original: Frontière(s)
Direção: Xavier Gens
Sinopse: Este longa é, declaradamente, uma homenagem a filmes clássicos do gênero terror, como “O Massacre da Serra Elétrica” e “A Mosca”. Essas inspirações juntamente com um ambiente francês totalmente novo e uma atmosfera de medo sufocante.

O filme é ambientado na Paris pós-eleitoral, onde os crescentes tumultos e distúrbios civis permitem que um grupo de jovens rebeldes se aproveitem do caos e pratiquem roubos. Para ajudar Yasmine (Karina Testa), uma jovem grávida que precisa desesperadamente esconder sua gravidez da família, os jovens começam a roubar para reunir os fundos necessários para fazer o aborto na Holanda. Fugindo da polícia, o pequeno grupo se refugia num velho terreno de mineração improdutivo e descobre um albergue administrado por donos perigosos: uma família de neonazistas canibais. Agora Yasmine e seus amigos terão de enfrentar uma luta sangrenta se quiserem escapar com vida.

A Invasora (2007)

Terror Francês | 8 filmes para quem cansou de Hollywood

Título original: A L’intérieur
Direção: Alexandre Bustillo e Julien Maury
Sinopse: Sarah (Alysson Paradis), uma jovem fotógrafa, grávida e viúva, está sozinha em casa na noite de Natal. Ela está assim desde que seu marido morreu recentemente num acidente de carro. A noite de Natal é o último dia antes de ir para o hospital ter seu bebê, mas o silêncio de sua casa é quebrado quando uma misteriosa mulher bate à sua porta. Sarah ainda não sabe, mas terá de enfrentar um verdadeiro inferno num jogo de gato e rato, se quiser salvar seu bebê das mãos de sua cruel algoz.

Mártires (2008)

Terror Francês | 8 filmes para quem cansou de Hollywood

Título original: Martyrs
Direção: Pascal Laugier
Sinopse: “Mártires” é aquele tipo de filme que os espectadores não conseguirão esquecer. Se aproveitando da tendência “torture-porn” prevalente em muitos filmes americanos medíocres de terror e dando-lhe um propósito real, este filme é assombroso, por vezes quase insuportável para assistir. Em vez de tentar entreter o público com uma exibição horrível de tortura como os seus homólogos americanos, “Mártires” traz uma mensagem profunda sobre a natureza e o significado do sofrimento humano.

Veja também: Martyrs | Primeira imagem oficial do remake americano

Lucie (Mylène Jampanoï) estava desaparecida há um ano e quando é encontrada, carrega sinais tortura pelo corpo. A garota é levada para um orfanato, onde conhece Anna (Morjana Alaoui) e as duas ficam muito amigas. Passados 15 anos, Lucie, ainda visivelmente atormentada pelos traumas, decide vingar-se dos seus raptores e arrasta a amiga Anna consigo. As duas entram em um ciclo de violência enraizado nas mentes humanas de forma que elas jamais imaginariam, e cujas repercussões serão gigantes.

Viagem Alucinante (2009)

Terror Francês | 8 filmes para quem cansou de Hollywood

Título original: Soudain Le Vide
Direção: Gaspar Noé
Sinopse: Oscar (Nathaniel Brown) e Linda (Paz de la Huerta) vivem atualmente em Tóquio. Ele sobrevive através de pequenos negócios como traficante e ela como uma stripper em uma boate. Durante um ataque policial, Oscar é atingido por uma bala. Enquanto está morrendo, seu espírito, fiel à promessa que Oscar fez à irmã de nunca desistir , se recusa a deixar o mundo dos vivos. Sua mente, então, viaja pela cidade e suas visões começam a ficar cada vez mais caóticas e apavorantes. Passado, presente e futuro se misturam em um redemoinho alucinante.

Livid (2011)

Terror Francês | 8 filmes para quem cansou de Hollywood

Título original: Livide
Direção: Alexandre Bustillo e Julien Maury
Sinopse: Lucie (Chloé Coulloud) arruma o emprego de ajudante de afazeres domésticos na casa da Sra. Jessel (Marie-Claude Pietragalla), uma idosa que se encontra em coma cerebral, isolada numa mansão deserta. A moça descobre que sua patroa vegetativa esconde um tesouro, e junto com seus amigos William (Félix Moati) e Ben (Jérémy Kapone), decide vasculhar a casa. Os intrusos encontram muito mais do que esperavam ao adentrar no lugar e sua caça ao tesouro os conduz a uma série de terríveis eventos sobrenaturais, ocorrências estranhas e rituais perturbadores. Lucie nunca mais será a mesma.


Essa nova geração do terror francês consegue se deixar influenciar pela melhor parte do terror ocidental e transformá-la em algo interessante. Complexidade e elementos perturbadores estão enraizados em cada um desses roteiros, junto com baldes de sangue, personagens fortes e finais muitas vezes reflexivos.

Você conhece algum filme de terror francês para indicar, que não está na lista? Conte nos comentários!


 

Veja também:
18 filmes com crianças que você não teria coragem de adotar
Lista do Halloween | Filmes Asiáticos
10 Filmes sobre seitas que você precisa conferir

Por Louise


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.