10 Filmes sobre seitas que você precisa conferir

3 anos atrás ( 15/04/2015 )

Seita (do latim: secta = “secionar”, “dividir”) é um conceito complexo utilizado para grupos tenham membros e passem adiante uma doutrina, ideologia, sistema filosófico ou político divergente da correspondente doutrina e do sistema dominante. Quando se fala em seita, geralmente se associa ao satanismo, o que não é correto, pois existem diversos tipos de seitas pelo mundo.

O sociólogo e teólogo Peter L. Berger definiu seita como a organização de um grupo contra um meio que consideram hostil ou descrente de algo. Os membros se fecham em um corpo de doutrinas e olham o restante da sociedade como inerentemente má, “cega” ou pecadora. Existem seitas de orientação cristã, que usam o pecado e a santificação para conseguir seguidores. Indiferente de qual seja a seita, a saída do grupo pode acarretar diversos efeitos psicossociais no membro que a deixou. Inclusive a ira do grupo que foi abandonado. O famoso “trair o movimento”, vulgarmente falando.

Existem relatos pelo mundo, de pessoas que abandonaram suas doutrinas e foram perseguidas e até mesmo mortas. Sair de uma seita nunca é fácil porque ela exerce controle sobre toda a vida individual e coletiva dos indivíduos. Nos filmes que citarei a seguir, isso fica absurdamente claro, além de diversos tipos de seitas. Confira!


1. Helter Skelter (2004)

10 Filmes sobre seitas que você precisa conferir

Direção: John Gray

Neste longa-metragem produzido para a TV norte-americana, o caso mais chocante e marcante de serial killers que aconteceu nos EUA na década de 60 é reconstituído com roteiro baseado em livro escrito por Vincent Bugliosi e Curt Gentry. No caso, trata-se dos assassinatos cometidos por Charles Manson (Jeremy Davies) e seu grupo de seguidores. Não conseguindo chamar atenção e espalhar sua filosofia por meio das canções, Manson resolve liderar seu grupo para uma série de assassinatos bizarros.

10 Filmes sobre seitas que você precisa conferir

*A família Manson ficou conhecida por um dos mais brutais crimes de Hollywood: Sharon Tate (esposa do diretor polonês Roman Polanski) foi morta em casa pelos membros da seita, aos oito meses de gravidez.

2. Um Bilhete Para o Céu (1981)

10 Filmes sobre seitas que você precisa conferir

Título original: Ticket to Heaven
Direção: Ralph L. Thomas

Filme canadense, que mostra os temerosos fenômenos ocorridos em cultos religiosos contemporâneos. Nick Mancuso é um jovem professor de Toronto que, após romper com a namorada, aceita o convite para visitar um acampamento em San Francisco. lá todos são muito gentis, mas ele logo percebe que se trata de um culto religioso. Aos poucos ele é ordenado a arrecadar dinheiro e novos membros para o grupo. Com roteiro de Anne Cameron e Ralph L. Thomas. O elenco é composto por Kim Cattrall, Meg Foster, Nick Mancuso, R.H. Thomson e Saul Rubinek. 

*Esse é um dos filmes mais difíceis de se achar na internet, caso o encontre, compartilhe com os outros leitores nos comentários.

3.  O Homem de Palha (1973)

10 Filmes sobre seitas que você precisa conferir

Título original: The Wicker Man
Direção: Robin Hardy

Um excelente terror britânico que merece ser conhecido. O policial Neil Howie, chega à ilha de Summerisle, na costa escocesa, com a missão de investigar o desaparecimento de uma jovem. Os habitantes da ilha, no entanto, não parecem dispostos a colaborar. Todos, inclusive a mãe da menina, negam que ela exista ou que tenham ligado para a polícia e relatado o crime. Quanto mais Howie, procura, mais se confunde. Para piorar, revela-se diante dele uma comunidade pagã, cheia de amor livre e folclores celtas, seitas que vão contra tudo aquilo em que o religioso e conservador policial acredita.

4. Love Exposure (2004)

10 Filmes sobre seitas que você precisa conferir

Título original: Ai no Mukidashi
Direção: Sion Sono

Como seita não é um gênero de filme e nem sempre aborda assassinatos, esse filme japonês é para rir. Com quatro horas de duração e um ritmo mangá. A história gira em torno de Yu, um garoto cujo pai é um católico obcecado por pecados e confissões. O único jeito de Yu chamar a atenção de seu pai é se tornando um pecador, e assim ele se torna um especialista em tirar fotos por debaixo da saia de mulheres. Desse modo ele conhece Yoko, uma menina que sofrera abuso do pai, por quem ele se apaixona.

5. Jim Jones, O Pastor do Diabo (1980)

10 Filmes sobre seitas que você precisa conferir

Título original: Guyana Tragedy: The Story of Jim Jones
Direção: William A. Graham

A história do culto do Templo do Povo, liderado por Jim Jones, e os eventos envolvendo a sua mudança dos Estados Unidos para a Guiana e o suicídio em massa que dizimou o pastor e todos os seus discípulos. Powers Boothe ganhou o Emmy pela interpretação da história do pastor americano, auto-proclamado profeta, que criou Jonestown, uma comunidade na Guiana, considerada seita, composta de cerca de mil pessoas, em 1978.

6. Seita de Fanáticos (1982)

10 Filmes sobre seitas que você precisa conferir

Título original: Split Image
Direção: Ted Kotcheff

Um jovem estudante e promissor atleta (Michael O’Keefe) é levado por sua namorada (Karen Allen) a um culto religioso e apresentado ao seu líder (Peter Fonda). Em pouco tempo ele sofre uma profunda lavagem cerebral, o que o faz abandonar tudo em que acreditava e perder completamente a sua identidade. O desespero de seus pais (Brian Dennehy e Elisabeth Ashley) leva-os a contratar um especialista no caso (James Woods) para trazê-lo de volta dessa seita.

7. Horror Hotel (1960)

10 Filmes sobre seitas que você precisa conferir

Título original: The City of the Dead
Direção: John Llwellyn

Em 1962, uma mulher é acusada de bruxaria e de seita com o demônio, ela é torturada impiedosamente até que confesse seus crimes. Juntamente com seu parceiro ela é amarrada e queimada viva. Enquanto o fogo consome sua alma, ela jura vingança e joga maldição na cidade de Whitewood. Centenas de anos depois, o sinistro professor Driscoll (Christopher Lee)  recomenda sua cidade como um lugar confortável para estudantes realizarem suas pesquisas sobre bruxaria. Cheios de entusiasmo, eles chegam ao Ravens Inn Hotel, construído no exato lugar onde pessoas eram queimadas séculos antes. O filme tem Christopher Lee, fotografia em preto e branco, produção inglesa de 1960, e uma constante atmosfera sinistra numa história de seita e bruxaria. A combinação desses elementos só poderia ter como resultado mais um item indispensável para os apreciadores do cinema de horror. dirigido por John Llwellyn Moxey e com roteiro de George Baxt, a partir de uma história de Milton Subotsky.

8. Martha Marcy May Marlene (2011)

10 Filmes sobre seitas que você precisa conferir

Direção: Sean Durkin

Elizabeth Olsen – irmã mais nova e talentosa das gêmeas famosas – é uma mulher que reaparece na vida da irmã, após uma temporada de abusos que sofreu participando de uma seita de fanáticos, do qual escapou. Filme independente de 2011, premiado pela interpretação de Olsen.  

9. A Seita Misteriosa (2011)

10 Filmes sobre seitas que você precisa conferir

Título original: Sound of My Voice
Direção: Zal Batmanglij

Um dos filmes mais inteligentes e interessantes que vi sobre seitas. Peter e Lorna suportam uma preparação rigorosa, a fim de se infiltrar em um culto altamente secreto e enfrentar sua líder misteriosa, Maggie (Brit Marling), que afirma ser uma visitante do futuro em uma missão crucial.

10. Fogo Sagrado (1999)

10 Filmes sobre seitas que você precisa conferir

Título original: Holy Smoke
Direção: Jane Campion

Ruth (Kate Winslet) é uma jovem que vive com a família numa cidadezinha da Austrália, mas acha que falta algo em sua vida. viaja à Índia em busca de auto-conhecimento, mas acaba se envolvendo com uma seita fanática liderada por um exótico guru hinduísta. Quando notícias sobre o paradeiro de Ruth chegam até sua família, esta decide por contratar um detetive para encontrá-la e trazê-la de volta para casa.

Menção honrosa: Jesus Camp (2006) De Heidi Ewing e Rachel Grady.

10-filmes-sobre-seitas-que-voce-precisa-conferir_11Um documentário indicado ao Oscar, mostrando o funcionamento de um acampamento de férias para crianças de famílias cristãs, onde elas são doutrinadas desde muito jovens por fundamentalistas, cujas ideias de intolerância com outras religiões ou estilos de vida. As crianças “Renascidas em Cristo” esperam um dia se tornar algo como Billy Graham (que foi o fundador da Igreja Batista no sul dos Estados Unidos). Para muitas pessoas esse doc é chocante. Em muitas listas sobre seitas vi esse filme mencionado. Mas, ele não aborda exatamente uma seita e sim um certo fanatismo religioso.


Espero que tenha gostado da lista. Se não gostou também, a seita que dói menos (pode me sacrificar em oferenda ao português depois dessa).

As seitas, assim como as religiões instituídas, são agências reguladoras do pensamento e da ação, com a diferença de que na seita a regulação tende a ser mais pesada do que o normal, devido ao controle que exercem sobre as pessoas. Nem toda a seita prega o assassinato, o satanismo, a maldade, muitas são apenas uma forma de expressar as religiões, os pensamentos e as culturas. O cinema aborda de tal forma, porque obviamente isso dá mais dinheiro. E ninguém quer produzir um filme que não vende.

Caso algum filme sobre seita que você conheça e goste tenha ficado de fora desse top 10, recomende por aqui.

Veja também:
10 filmes sobre Serial Killers baseados em fatos reais


© 2017 Proibido Ler | Feito com Wordpress - Desenvolvimento por Dk Ribeiro & Baruch Vitorino