Personagens femininas lideram as vendas de HQs digitais

Leia em: 3 minutos

Março foi um ótimo mês de venda de quadrinhos para a Marvel Comics. Das 10 revistas mais vendidas do mês, 9 eram títulos da Marvel. Esse tipo de informação é obtida porque os números de distribuição e venda de HQs são divulgados todos os meses pela Diamond Distributors – a empresa que transporta os quadrinhos das maiores editoras dos Estados Unidos.

No caso das HQs digitais, é diferente, porque não tem nenhuma distribuição mensal de revistas. A verdade é que os consumidores de HQs digitais apresentam mais diversidade – já que leitores de vários lugares do mundo compram as revistas, não apenas aqueles que moram nos EUA e tem tempo de ir até a loja – tem potencial para crescer cada vez mais e são, na maioria, novos leitores que não encontram as primeiras edições das revistas nas lojas físicas, e encontram na mídia digital uma forma de “colecionar” e acompanhar histórias sem começar pela metade. Sabendo disso, é até injusto comparar os números digitais com os físicos, mas é certamente justo definir quais são as revistas/personagens de maior sucesso analisando os números de vendas digitais.

Personagens femininas lideram as vendas de HQs digitais

Nos números divulgados pela Diamond, que correspondem às vendas de Março, as únicas HQs de personagens femininas que chegaram ao “TOP 10” das mais vendidas (em mídia física) são “Princesa Leia” e “Spider-Gwen”. Mas na Comixology – maior loja de quadrinhos digitais da internet – a história foi bem diferente. A própria loja divulgou em seu tumblr que, em março, as personagens femininas dominaram o TOP 10 das mais vendidas:

Silk #1
Star Wars #2
Darth Vader #1
Star Wars #1
Ms. Marvel #12
Ms. Marvel #11
Ms. Marvel #10
Thor #5
Ms. Marvel #9
Thor #4

No topo está Silk #1, a nova personagem do universo do Homem-Aranha. É fato que as primeiras edições sempre tem um maior número de vendas que as demais porque se tornam um item de colecionador, mas estamos falando de QUADRINHOS DIGITAIS. A Ms. Marvel, sozinha, ocupa quase metade da lista. Em formato digital, Ms. Marvel é a revista mais vendida da Marvel – nada mau para uma personagem que tem só um ano de idade. OBS: nas vendas físicas, Ms. Marvel ficou em 59º lugar. As revistas de Thor, que apresenta uma mulher como o Deusa do Trovão desde o ano passado, estão vendendo mais que a última revista em que Thor ainda era homem. Essa personagem também está conquistando terreno digitalmente.

Personagens femininas lideram as vendas de HQs digitais

O que eu poderia dizer? TÔ MUITO FELIZ COM ESSES NÚMEROS. Todas essas personagens são ótimas e merecem, sim, esse destaque. Muitas meninas e mulheres estão se aventurando no mundo dos quadrinhos, e todo mundo sai ganhando com isso – as editoras, com boas vendas e os leitores, com novas séries sendo lançadas e ótimas histórias chegando até suas mãos.

Veja também: HQ do Dia | Silk #1