Semana do Halloween – Noite 4

Filmes Asiáticos

A quarta e penúltima noite da Semana do Halloween chegou e trouxe consigo o melhor do cinema asiático.

Asiáticos mandam muito bem quando o assunto é cinema, não é atoa que as obras mais conhecidas são baseadas nos filmes que já existem, como pode ser visto em uma das melhores obras da sétima arte: a trilogia da vingança. Por esse motivo a lista de hoje está repleta deles, que inspiraram e inspiram filmes de terror conhecidos, e repleta de filmes “desconhecidos” (ao menos no Brasil) que você deve conhecer.

Para começar, um filme que vale por três:

Três… Extremos (2004)

Semana do Halloween - Noite 4 | Filmes Asiáticos

Título original:  Sam Gang Yi

Em Box: uma bela romancista é assombrada pela memória de sua irmã gêmea. Dirigido por Takashi Miike, Japão.
Em Dumplings: os bolinhos de Mei podem realizar o desejo secreto de toda mulher, a juventude eterna, mas a altíssimo preço. Para a ex-estrela de televisão Qing, entretanto, não existe custo alto demais. Dirigido por Fruit Chan, China.
Em Cut: Ryu Ji-Ho é um homem perfeito, que tem tudo na vida. Até o dia em que um estranho seqüestra sua esposa pianista e o obriga a matar uma criança inocente, para que sua mulher não perca os dedos. Dirigido por Park Chan-Wook, Coréia do Sul.
Os três diretores conseguem se encaixar no filme com obras originais. A combinação dos três contos dá uma experiência extraordinariamente intensa ao público. Estes filmes são inteligentes e fazem o espectador pensar e repensar. Sem aquela carga de violência, não é um filme de terror de adolescentes. É muito mais intelectual, e mostra que a Ásia é o lugar onde todos os filmes de terror mais originais estão sendo produzidos. Escolha o seu favorito de três extremos.

Tokyo Gore Police (2008) – Yoshihiro Nishimura

Semana do Halloween - Noite 4 | Filmes Asiáticos

Título original: Tôkyô Zankoku Keisatsu

Um dos filmes mais inteligentes que já vi, com cerca de 100 mil litros de sangue jorrando pela tela. Do tipo que você nunca vai imaginar o que te espera na próxima cena. Quem pensa que já viu todo tipo de bizarrice vai se surpreender, e muito! Repleto de cenas que não saem da sua cabeça por dias…
Em um futuro próximo, a polícia do Japão foi privatizada e organizada em corporações.Uma espécie de força munida de mutantes geneticamente modificados vaga pelas ruas, perseguindo e assassinando brutalmente os seres humanos. Ruka é a chefe implacável do departamento de polícia que, apesar de possuir um passado que a atormenta, está disposta a caçar as criaturas chamadas de “engenheiros” e então encontrar e destruir o misterioso Key-man. Tokyo Gore Police vai além do derramamento de sangue e violência. Os cineastas parecem ter algum tipo de aposta sobre qual filme pode superar os sangrentos de antes. Cabeças decapitadas e muita carnificina!

O Teste Decisivo (1999) – Takashi Miike

Semana do Halloween - Noite 4 | Filmes Asiáticos

Título original: Ôdishon

Takashi Miike é dos cineastas japoneses mais incríveis, nos seus filmes,  onde o nível de violência gráfica e explícita, tudo pode chocar qualquer pessoa. Apesar do filme muitas vezes ser incompreendido pelo público, a excessiva violência e o desafio intelectual, é o mesmo daqueles filmes que nos deixam pensando por horas.
Sete anos após a morte de sua esposa, o executivo Aoyama (Ryo Ishibashi) é convidado a participar do teste para a escolha de uma atriz. Ao analisar os currículos, sua atenção é capturada por Asami Yamazaki (Eihi Shiina), uma bela mulher com formação em balé. No dia da audição, ela é a última a ser entrevistada. Aoyama anota seu telefone e a convida para jantar. Demora a ligar uma segunda vez, temendo demonstrar entusiasmo. Quando o faz, Asami propositadamente deixa o aparelho tocar por algum tempo. Aparentemente, ela está sozinha, mas na verdade ao seu lado encontra-se um saco com algo que ele não imagina.

Medo (2003) – Kim Jee Woon

Semana do Halloween - Noite 4 | Filmes Asiáticos

Título original: Janghwa, Hongryeon.

O mistério das duas irmãs foi inspirado nesse filme de terror sul-coreano, protagonizado por Su-jeong Lim e Geun-yeong Mun.
É um filme incrível, e a medida em que a trama nos envolve é bizarra. O filme gira em torno de duas irmãs que regressam de uma instituição, e são recebidas pelo pai e pela madrasta, que se revela uma mulher imensamente cruel, pois tortura constantemente a irmã mais nova. Só que todos ali estão envolvidos num mistério que vai além da imaginação. Acontecimentos perturbadores e sobrenaturais começam a mostrar que existe algo errado naquela casa.

Ringu (1998) – Hideo Nakata

Semana do Halloween - Noite 4 | Filmes Asiáticos

Este é o filme original que deu origem ao remake americano O Chamado.  A mesma ideia, da misteriosa fita cassete que mata qualquer pessoa que a veja. Tem muita gente que considera ele inferior ao seu remake. Particularmente, eu acho que original consegue ser muito mais assustador. Fica ao seu critério avaliar.

O Hospedeiro (2006) – Joon-ho Bong

Semana do Halloween - Noite 4 | Filmes Asiáticos

Título original: Gwoemul

Maior sucesso de bilheteria, e também de critica. Um filme fantástico que supera o seu gênero.
A verdadeira mensagem do filme está nas entrelinhas e só quem está disposto a ver uma nova forma de cinema vai entender o que estou falando.
Na beira do rio Han moram Hie-bong e sua família, donos de uma barraca de comida no parque. Seu filho mais velho, Kang-du, tem 40 anos, mas é um tanto imaturo. A filha do meio é arqueira do time olímpico coreano e o filho mais novo está desempregado. Todos cuidam da menina Hyun-seo, filha de Kang-du, cuja mãe saiu de casa há muito tempo. Um dia surge um monstro no rio, causando terror nas margens e levando com ele a neta de Hie-bong. É quando, em busca da menina, os membros da família decidem enfrentar o monstro.

O Pacto (2001) – Sion Sono

Semana do Halloween - Noite 4 | Filmes Asiáticos

Título original: Jisatsu Saakuru

Um filme forte, não só pelo tema que retrata. Esta é a macabra história do suicídio coletivo de 54 garotas, todas estudantes de um mesmo colégio. Elas se atiram na frente do metrô, causando enorme comoção. Tal incidente parece ser apenas o início de uma onda de suicídios por todo o país. O Detetive Kuroda tenta encontrar a resposta para esses atos absurdos e se existe alguém por trás de tudo isso instigando os jovens a tirarem suas próprias vidas. Ele corre contra o tempo com a sua equipe, mas as pistas mais atrapalham do que ajudam. Neste suspense de alto teor psicológico nada é tão simples quanto parece.

Por último e não menos importante, o meu favorito da lista:

Confissões (2010) – Tetsuya Nakashima

Semana do Halloween - Noite 4 | Filmes Asiáticos

Título original: Kokuhaku

Esse é definitivamente um dos melhores filmes que assisti. Quando acabou, fiquei pensando: “QUE FILME GENIAL!”
De complexidade psicológica imensa, impossível não ficar perturbado após o seu término. Com uma fotografia maravilhosa, esse filme é definitivamente uma tortura psicológica massiva, a vingança mais avassaladora que já através das telonas. No último dia de aula em uma escola, a professora se despede dos alunos e diz que não mais voltará a lecionar. Ela ainda faz uma afirmação: sua filha de apenas quatro anos de idade, que supostamente morreu afogada na piscina da própria escola, na verdade foi assassinada por dois estudantes daquela classe. Antes mesmo de alguém se pronunciar, sem meias-palavras a professora anuncia que está prestes a se vingar. O que se vê é a transformação de uma pessoa calma e passiva numa mulher de sangue-frio.


Espero que tenha gostado da lista que preparei com todo horror e olhos puxados para você. Foram poucos filmes porque ainda vou abordar muitos filmes asiáticos por aqui! Não se esqueça de comentar quais filmes pretende assistir, quais recomenda e não estão na lista, e quais gostaria de ver nas próximas listas.

→ Lembrando que amanhã é a última noite da Semana Halloween ←

NÃO PERCA – OU EU VOU TE MATAR!


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.