Semana do Halloween – Noite 1

Séries de terror

Primeira noite da semana dedicada ao terror! Um especial feito com todo horror, sangue e carinho para o Halloween e para você! Eu poderia fazer uma lista resumida de títulos de terror, como a maioria dos sites costuma fazer nessa época, mas o PL não é nenhum desses sites, e minha legião do coração merece muito mais do que isso. Merece uma semana dedicada ao terror!
Ou melhor, 5 noites.

Nessa primeira noite, vou citar algumas séries de terror. Você vai perceber no decorrer da lista, que a maioria delas foi cancelada no auge da fama, o que é muito triste para quem acompanha a série fielmente, mas não desmerece a super produção. As emissoras não costumam investir tanto em terror quanto investem em humor, por exemplo. Isso explica porque costumamos rir com o terror atual em vez de sentir medo.

Fugindo um pouco dessa realidade de “rir para não chorar”, conheça séries de terror incríveis, ou até mesmo relembre aquelas que já assistiu e que merecem ser compartilhadas com outros leitores.

Adendo: os diretores estão na descrição, e não no título como de costume.

Existe um formato muito comum em séries de terror: histórias rápidas. A primeira da lista, é um dos maiores (e melhores) exemplos disso:

Além da Imaginação (1959–1964)

Semana Halloween Noite 1 – Além da Imaginação

Criada por Rod Serling e dirigida por Stuart Rosenberg, a série apresenta histórias de ficção científica, suspense, fantasia e terror, com elementos sobrenaturais, viagens no tempo, mundos paralelos, alienígenas, fantasmas, vampiros e outras aparições misteriosas. Tudo acontecia num local chamado de Twilight Zone, título original da série. O local é conhecido no Brasil como a Zona do Crepúsculo, pois não faria sentido chamar de “além da imaginação”. Ao  longo de sua história foram realizadas diversas temporadas e continuações, tudo devido ao sucesso da série. Além da imaginação (1959) da CBS, possui 5 temporadas e 156 episódios e, na década de 80, foi lançada, ainda pela pela CBS, O Novo Além da imaginação, com 3 temporadas. Já em 2002, houve a produção, pela UPN, de Além da Imaginação, com apenas uma temporada e apresentada por Forest Whitaker.

semana-halloween-series-de-terror

A primeira continuação foi precedida por um filme muito polêmico, em 1983, conhecido no Brasil como Limite da Realidade, e fora do país como Twilight Zone, título original da série.

A polêmica:

Em 23 de julho de 1982, o ator Vic Morrow e as crianças Renee Chen e My-ca Dinh Le, integrantes do elenco, morreram em um acidente durante as filmagens de uma batalha na Guerra do Vietnã. Uma explosão fez com que um helicóptero usado em cena caísse em cima dos atores, matando-os na hora. Confira a imagem real do acidente:

Semana Halloween Noite 1 – mortes-no-limite-da-realidade-1983

Como era ilegal que crianças trabalhassem neste horário, Renee Chen e My-ca Dinh Le não constavam no elenco oficial e seus pais foram pagos em dinheiro por sua participação. O diretor John Landis, os produtores George Folsey Jr. e Dan Allingham, o piloto Dorcey Wingo e o coordenador de efeitos especiais Paul Stewart foram processados por homicídio culposo. O julgamento ocorreu em 3 de setembro de 1986, com todos sendo considerados inocentes.

Histórias Maravilhosas (1985–1987)

Amazing-Stories_l

Histórias Maravilhosas (Amazing Stories) foi criada pelo diretor e produtor Steven Spielberg e foi ao ar de 1985 até 1987 nos EUA. Desenvolvida no mesmo formato de Além da Imaginação, com histórias do tipo que são contadas ao redor de uma fogueira, teve a participação de muitos atores famosos, como Charlie Sheen, Danny DeVito, Kevin Costner, Mark Hamill, Christopher Lloyd, entre outros. A versão brasileira foi realizada pelo estúdio BKS (SP), e a série foi exibida na Rede Globo nos anos 90. A série foi indicada 12 vezes ao Emmy Awards, e resultou em 5 vitórias, mas infelizmente isso não motivou a NBC a renovar seu contrato, e ela teve apenas 2 anos de exibição. O nome original da série é inspirado numa famosa HQ de ficção científica – Amazing Stories – que era a favorita de Spielberg quando criança.

amazingstories

– Outra série clássica:

Mestres do Terror (2005–)

imp5_masterofhorror

Mestres do Terror (Masters of Horror) é um grupo social informal de escritores internacionais de cinema e diretores especializados em filmes de terror, e também, uma série de televisão americana criada pelo diretor Mick Garris para a rede a cabo Showtime. Uma série que dificilmente pode ser comparada às outras, principalmente pela originalidade em ter 13 diretores.

Em 2002, o diretor Mick Garris convidou alguns amigos escritores para um jantar informal. Os originais dez “mestres” presentes eram John Carpenter, Larry Cohen, Don Coscarelli, Joe Dante, Guillermo Del Toro, Mick Garris, Stuart Gordon, Tobe Hooper, John Landis e William Malone. O jantar foi uma experiência extremamente gratificante para os diretores. Uma noite de amizade, humor e mútua admiração pelo trabalho um do outro. Del Toro inventou o nome do grupo em tom de brincadeira quando disse, em uma lanchonete nas proximidades onde estavam, que “os Mestres do Terror tinham lhe desejado feliz aniversário”. Posteriormente, Garris organizou jantares regulares com o grupo e convidou outros diretores do terror para participar incluindo Dario Argento, Eli Roth, David Cronenberg, Lucky McKee, Tim Sullivan, Wes Craven, Joe Lynch, William Lustig, Ernest Dickerson, Kat O’ Shea, Robert Rodriguez, James Gunn, Mary Lambert, Tom Holland, Peter Medak, Lloyd Kaufman, entre outros.

semana-halloween-series-de-terror-1

Ao contrário de muitas outras séries de terror, essa não foi censurada. Cada episódio conta uma história diferente, tem um diretor diferente e só tem uma coisa em comum: o banho de sangue – que é o que te prende mais ainda, e faz com que note a diferença entre cada um desses diretores. Nos 13 episódios, é possível ver desde terror psicológico até o terror oriental. Como todas as séries, alguns episódios não agradaram os fãs, mas a diferença dessa é que ela não fica na mesmice.

A série acabou gerando uma minissérie que não fez muito sucesso:

 Masters Of Science Fiction (2007)

masters-science-fiction11

Na mesma linha da série, Mick Garris produz essa minissérie reunindo o melhor da ficção científica. Masters of Science Fiction conta com a narração de ninguém menos que Stephen Hawking. O elenco também é muito bom: Sam Waterston, Judy Davis, Terry O’Quinn, John Hurt, Anne Heche, Malcolm MacDowell, Brian Denehy, John Hurt Sean Astin. Hoje em dia, quem assiste American Horror Story, encontra várias semelhanças com Mestres do Terror. Isso porque ela foi a inspiração de muitas séries e filmes de terror.

A próxima da lista é de fazer muito viciado em terror se apaixonar:

Contos da Cripta (1989–1996)

semana-halloween-series-de-terror-2

Série americana, com 93 episódios de 24 minutos cada, criada a partir de HQs de Maxwell Gaines – EC Comics, e transmitida inicialmente de 10 de junho de 1989 até 19 de julho de 1996.  Contos da Cripta surgiu da adaptação de contos da revista em quadrinhos Tales from the Crypt, que reunia histórias cheias de tensão e terror.

Semana Halloween Noite 1 – Contos da Cripta
Seguindo os passos de Creepshow, uma outra produção baseada em coletâneas de filmes, surgiu em 1995, trazendo 3 diretores à frente do projeto: Ernest Dickerson, Leigh A. Webb e Gilbert Adler. Muitos famosos atuaram ocasionalmente nesta série, tais como Whoopi Goldberg, Demi Moore, Brad Pitt, Christopher Reeve, Michael J. Fox, Tom Hanks, Kyle MacLachlan, Arnold Schwarzenegger, Brooke Shields, Daniel Craig, Ewan McGregor, Iggy Pop, Slash, Malcolm McDowell, além de outros atores e atrizes em início de carreira, que hoje brilham em Hollywood.

Para não fugir muito dos clássicos, a série que vou citar com certeza você ou alguém que você conhece já falou sobre ela na roda de amigos. E se não falou, pode deixar que eu falo, com direito a nostalgia:

CLUBE DO TERROR (1990–2000)

Are You Afraid of the Dark?

clube do terror“Are You Afraid of the Dark?”, conhecida como Clube do Terror no Brasil, foi uma série de terror infantil de muito sucesso nos anos 90. A série original foi uma co-produção entre as companhias canadenses YTV e Cinar, e a companhia norte americana Nickelodeon. Filmada em Montreal, Quebec. O episódio piloto foi ao ar no dia 31 de Outubro de 1990. A série foi emitida entre 16 de Janeiro de 1991 e 3 de Fevereiro de 1996 no programa SNICK da Nickelodeon. Durante os anos 90, ela chegou no Brasil pela Rede Record. Uma nova série, com novos realizadores e elenco foi produzida pela Nickelodeon de 1999 até 2000, e foi transmitida no mesmo programa. Ambas as séries giram em torno de um grupo de adolescentes autodenominados Sociedade da Meia-Noite, que se juntam para contar várias histórias de terror ao redor de uma fogueira. Ao final dos contos, um personagem apaga a fogueira, e o grupo deixa o local.

Os temas variam entre fantasmas, magia, extraterrestres, maldições, vampiros, e afins. Os episódios foram filmados em diversos lugares, florestas, casas abandonadas, escolas, e até mesmo em livrarias. As fontes das histórias também variam, mas muitas são adaptações de contos e lendas urbanas. Muitos dos argumentos dos episódios são, intencionalmente ou não, semelhantes aos dos livros da série Goosebumps de R.L. Stine, popular nos anos 90.

Goosebumps

Fica dica para quem tem criança na família e quer mostrar o lado negro da força sem deixar a coitada assustada, dormindo com a luz acesa por mais de um mês.

Sendo nostálgica, durante uma parte da minha infância, toda semana aguardei uma nova história desse clube, e conheço muita gente que fez o mesmo. O Clube do Terror foi um dos portais que me deixaram apaixonada por terror.

666 Park Avenue (2012–2013)

666-park-avenue-106-diabolic-head-in-a-box

666 Park Avenue é uma série americana que foi ao ar pelo canal ABC  de 30 de setembro de 2012 até 13 de julho de 2013. A série foi criada e produzida por David Wilcox, e foi livremente baseado no romance de mesmo nome de Gabriella Pierce. Em 16 de novembro de 2012, a ABC anunciou que a série tinha sido cancelada, mas que ela iria terminar com seus treze episódios em prazo. No Brasil, o SBT comprou os direitos autorais. No edifício luxuoso, localizado na 666 Park Avenue, todos os moradores têm seus desejos realizados, graças a um pacto com o diabo, e há vários acontecimentos sobrenaturais.

Curiosidade: Um grupo ativista cristão de extrema-direita, o One Million Moms, conhecido por tentar mobilizar as mulheres conservadoras em protesto contra vários meios de comunicação, fez da série uma meta de seu protesto, chamando o programa de “marca do diabo” e alegando que a exposição era inapropriada para as famílias.

Para não ser injusta, citarei uma série que inspirou outra série, e você escolherá qual assistir:

Riget (1994–1997)

semana-halloween-series-de-terror-4

No mais importante hospital da Dinamarca, estranhos eventos sobrenaturais começam a mexer com a mente de quem está no ambiente. Um arrogante médico sueco, uma velha que fala com espíritos, dois portadores de síndrome de down que falam através de metáforas e um diretor desorientado são algumas das personagens atingidas pelos episódios. Ambulâncias fantasmas, espíritos de crianças que choram e sonhos envolvendo canibalismo dão o toque de terror. Co-dirigida por Lars Von Trier, Riget é um exemplo no cuidado de produzir personagens fortes.

A série foi tão aclamada, que outra série se baseou nela:

Kingdom Hospital (2004–)

Kingdom Hospital

Contendo 13 episódios, a história da série ocorre no Kingdom Hospital, um hospital fictício localizado em Lewinston, Maine. Este hospital foi construído onde existia uma fábricade uniformes durante a Guerra Civil Americana, sendo conhecido como “Old Kingdom”. Agora, porém, o hospital agora é conhecido como “New Kingdom”. O núcleo principal é constituido por Mrs.Druse, uma mulher idosa que fala com os espíritos e finge doenças para se manter no hospital, Dr.Hook um médico a quem a mulher pede auxílio e Peter Rickman, um pintor que é atropelado e no hospital, vai descobrindo as coisas mais incríveis, com um detalhe: ele não consegue falar.

Kolchak e os Demônios da Noite (1974–1975)

semana-halloween-series-de-terror-6

Kolchak e os Demônios da Noite (Kolchak: The Night Stalker) foi exibida de 1974 até 1975, e conta as investigações do repórter Carl Kolchak, interpretado por Darren McGavin, que vai atrás de casos misteriosos, geralmente envolvendo assassin
os monstruosos e sobrenaturais. Apesar da curta duração, apenas 20 episódios, a série ganhou fãs que a consideram uma antecessora de séries que combinam investigação e ficção-científica, como Arquivo X (1993-2002) e Fringe (2008-2013).

Curiosidades:

– A série foi precedida por 2 filmes pilotos para TV:  The Night Stalker (1972) e The Night Strangler (1973)

–  Chris Carter realmente se baseou em Kolchak para criar Arquivo X.

– Em 1997, numa aventura em quadrinhos da Marvel Comics de Venom (Venom: Seed of Darkness Minus 1) Eddie Brock, que investiga estrangulamentos, encontra um repórter de carreira arruinada em um bar. Este personagem é parecido com Kolchak.

Venom
– Em um episódio chamado Fearful Symmetry, de Liga da Justiça sem Limites, produção da Warner Bros em parceria com a DC Comics, também aparece um repórter vestido no estilo Kolchak.

Liga da justiça
– Em 2005 a Universal lançou uma nova série de Kolchak,desta vez interpretado por Stuart Townsend.

E por último, a série mais amada dos famosos.

Sombras da Noite (1966–1971)

Semana Halloween Noite 1 – Dark shadows

Sombras da Noite (Dark Shadows) que foi ao ar pelo canal ABC, de junho de 1966 à abril de 1971, foi criada por Dan Curtis, e fala de um sonho que teve, em que uma bela garota faz uma longa viagem de trem para visitar uma mansão imensa. A história de “bíblia”, que foi escrita por Art WallaceSemana do Halloween - Noite 1 | Séries de terror , não menciona nenhum elemento sobrenatural. Foi algo inédito na TV, principalmente por ser durante o dia, quando os fantasmas foram introduzidos cerca de seis meses após o seu início. A série se tornou imensamente popular, e depois de um ano de exibição, o vampiro Barnabas Collins, interpretado por Jonathan Frid, apareceu. Sombras da Noite também contou com lobisomens, fantasmas, zumbis, monstros, bruxas, feiticeiros, viagens no tempo (tanto para o passado quanto para o futuro) e universos paralelos. Os principais roteiristas, além de Art Wallace, foram Malcolm Marmorstein (que criou o personagem Barnabas Collins), Sam Hall, Russell Gordon e Violet Welles.

Curiosidade:

Considerada um marco no mundo das séries, ela continua a desfrutar da fama. Os Diretores Tim Burton e Quentin Tarantino não negam que ela é uma fonte de inspiração em suas carreiras. Até Madonna afirmou ser fã de carteirinha da série. Mas um famoso em especial que ficou obcecado com a série foi Johnny Depp. Ele gostava tanto de Barnabas Collins, que queria ser ele. O sonho se realizou em 2012, no filme Sombras da Noite de Tim Burton:

Sombras da Noite (2012)

sombras da noite

O filme foi baseado na série e produzido pela Warner Bros e GK Films.  1752. Joshua (Ivan Kaye) e Naomi Collins (Susanna Cappellaro) deixam a cidade inglesa de Liverpool juntamente com o filho, Barnabás, rumo aos Estados Unidos. A intenção deles era escapar de uma terrível maldição que atingiu a família. Vinte anos depois, Barnabás (Johnny Depp) é um playboy inveterado que tem a cidade de Collinsport aos seus pés. Após seduzir e partir o coração de Angelique Bouchard (Eva Green), sem saber que era uma bruxa, ele é transformado em vampiro e preso numa tumba por dois séculos. Quando enfim desperta, dois séculos depois, encontra sua propriedade em ruínas e os poucos familiares ainda vivos escondem segredos uns dos outros. Em meio a um mundo desconhecido, Barnabás se interessa por Victoria Winters (Bella Heathcote), a tutora do jovem David (Gulliver McGrath).


Deixei fora da lista algumas séries aclamadas, como: Supernatural, American Horror Story, Hannibal, Bates Motel, Grimm, Hemlock Grove, The Walking Dead, Sleepy Hollow, entre outras. Não porque elas não sejam boas, eu sei que elas são ótimas, só quero dar um leque de possibilidades maior a você! Quem tem espaço reservado todos os dias na internet, não precisa de tanta enfatização em listas e curiosidades. É preciso deixar outros títulos ganharem espaço, inclusive os clássicos, que são a base de tudo que conhecemos e amamos hoje em dia.

Comente aqui se lembrar de alguma série de terror que gosta e que merece ser compartilhada! E não se esqueça de conferir o especial terror, que acontecerá durante o decorrer dessa semana, com vários filmes e curiosidades.

Até amanhã. Tenha bons pesadelos!

UPDATE!
Confira todas as partes da Semana do Halloween:

Semana do Halloween – Noite 2 | Filmes para ver no NetFlix 

Semana Halloween – Noite 3 | O melhor do Cinema Trash


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.