Semana do Halloween – Noite 3 | O melhor do Cinema Trash

Leia em: 12 minutos

Terceira noite da Semana Halloween chegou com litros de bizarrice, sangue, sujeira e tripas. Ou seja, o melhor do Cinema Trash para você.

A cena trash existe e sempre foi consagrada por quem curte coisas mais pesadas. Tendo em vista isso, alerto que se você é puritano não vai gostar nadinha dessa lista. Filmes trash na maioria das vezes são ofensivos e polêmicos!
Eles esbanjam criatividade e falta de verba em sua produção. Apesar de agradarem muita gente, desagradam na mesma proporção.
Por tal motivo, decidi incluir filmes do gênero nessa lista. Afinal, nada melhor do que uma sessão trash na Semana do Halloween!

Ladies and gentlemen, welcome to my horror show!

Começando a lista pelo clássico mais queridinho dos cinéfilos:

Faster, Pussycat! Kill! Kill! (1965) – Russ Meyer

Semana do Halloween – Noite 3 - O melhor do Cinema Trash 1

Três strippers em busca de emoção através do deserto da Califórnia. Violento, provocante, e estranho. Um prato cheio! Com a presença de Tura Satana, um dos ícones mais sexys do cinema, imagine só 3 mulheres poderosas, em um filme trash dos anos 60. Nem preciso falar que muitos conservadores detestaram, né? Faster, Pussycat é um dos filmes lado B mais influentes de todos os tempos, e sua influência foi particularmente sentida por um jovem aficionado pela cena trash-movie em Baltimore, John Waters, diretor de Pink Flamingos – que indiquei há poucos dias nessa lista AQUI.

Garotas lindas aos montes (1971) – Roger Vadim

semana-halloween-melhor-do-cinema-trash-8

Quentin Tarantino recentemente selecionou esse filme como um de seus favoritos de todos os tempos. Calma que com essa tradução, nem eu assistiria… Pretty Maids All in a Row, é um filme sobre assassinatos, com vários nomes conhecidos no elenco, Rock Hudson, Telly Savalas e a musa Angie Dickinson. Não é uma surpresa que essa comédia de humor negro, gente linda e cheia de sangue, seja deliciosamente desprezível. Fixado em uma escola cheia de mulheres lindas, o que é menos esperado no filme é o seu produtor e dramatizador: Gene Rodenberry, mais conhecido por criar Star Trek, ou seja, a tia Ju sabe o que indicar para você!

Leia mais: Filmes de Star Wars | Lista com a ordem certa para assistir à saga

Dark Star (1974) – John Carpenter

semana-halloween-melhor-do-cinema-trash

Filme criado para os fãs de Star Wars, considerado o 2001: Uma Odisséia no Espaço do trash. Roteiro original que não deixa nada a desejar para qualquer filme clássico de ficção científica. Misto de ficção e comédia, o filme traz quatro astronautas na nave Dark Star. Eles têm como missão destruir planetas instáveis no universo. John Carpenter e Dan O´Bannon conceberam esse bizarro filme, talento que depois viria a ser reconhecido em várias obras-primas do cinema mundial, como em O Enigma do Outro Mundo e Alien.

O Ataque dos Tomates Assassinos (1978) – John De Bello

Semana do Halloween – Noite 3 - O melhor do Cinema Trash 4

Aqui no Brasil ele só mata quando estamos no caixa do mercado ou da quitanda. Esse é um verdadeiro clássico do gênero trash. É impossível gostar de trash e não ter assistido esse filme, e é muito fácil entender o porquê de tanta admiração: não dá para ficar indiferente a tamanho absurdo. Gargalhando com tanta genialidade, a simples imagem de legiões de tomates rolando pelas ruas e matando, é motivo mais que suficiente para fazer qualquer um correr até a locadora abandonada do bairro ou partir para o lado negro da internet. Esse filme é um dos melhores anti-depressivos que o homem já criou. Por culpa de experiências realizadas pelo governo dos Estados Unidos, os tomates começam a atacar e matar as pessoas, e parecem ser impossíveis de deter. Para tentar reverter a situação e impedir que a população descubra os verdadeiros culpados desse fenômeno, o governo monta uma equipe de quatro pessoas liderada por um ex-agente da CIA, que está aposentado desde a Baía dos Porcos. A equipe conta com um especialista em disfarces, que tem como missão infiltrar-se no território inimigo, um mergulhador, um paraquedista e uma atleta. Enquanto isso, uma jornalista tenta descobrir o que causou o fenômeno bizarro.

The Evil Dead – Uma noite alucinante (1981) – Sam Raimi

Semana do Halloween – Noite 3 - O melhor do Cinema Trash evil dead 0

Considerado o melhor filme de horror de todos os tempos pelos críticos e cineastas, ele redefiniu os filmes de horror com temática sobrenatural, as possessões demoníacas nunca mais foram as mesmas no cinema. Gore e humor negro são o prato principal do longa, que mantém o posto de melhor filme trash, com uma legião de fãs. Cinco estudantes da Universidade de Michigan decidem passar um final de semana em uma casa isolada. Lá eles encontram o Livro dos Mortos, um documento que data da época da Babilônia, e que está relacionado ao livro dos mortos egípcio. Enquanto vasculham a casa, os amigos gravam em vídeo alguns encantamentos demoníacos, escritos no livro. A partir de então, eles são possuídos por espíritos, um a um.

Uma polêmica sobre o filme: uma das cenas, envolvendo a personagem Cheryl, foi banida em alguns países. Na Alemanha o filme foi lançado nos cinemas e em vídeo no mesmo dia, devido a problemas com a censura local. Posteriormente foi proibido de ser exibido nos cinemas, mas permaneceu no top 10 local durante algumas semanas.

O Vingador Tóxico (1984) – Lloyd kaufman & Michael Herz

Semana do Halloween – Noite 3 - O melhor do Cinema Trash 6

Filme que redefiniu o subgênero do trash que mistura comédia com terror, o famoso TERRIR. Nosso herói se chama Melvin Junko, e é interpretado por Mark Torgl, um bocó completo. Faxineiro, metade nerd e metade bizarro, que trabalha na limpeza do Clube de Saúde de Tromaville, ou uma academia, falando mais apropriadamente . Como todo nerd de filme, é zoado pelos fortões e drogados do recinto, mas especialmente por uma gangue de devassos, liderados pelo estereotipado Bozo. Efeitos toscos, direção amadora, edição largada, cenas extremamente engraçadas de perversão total e muita criatividade. O filme teve uma continuação em 1989, O Vingador Tóxico Parte II.

A Volta dos Mortos Vivos (1985) – Dan O’Bannon

Semana do Halloween – Noite 3 - O melhor do Cinema Trash 7

Dois empregados de um armazém de medicamentos encontram, no subsolo do estabelecimento, barris do exército, lacrados e acidentalmente liberam um gás mortal no ar. Esse gás acaba re-animando os mortos de um cemitério próximo, que vão querer apenas uma coisa dos vivos: seus miolos.

A Coisa (1985) – Larry Cohen

semana-halloween-melhor-do-cinema-trash-1

Um dos mais conhecidos dessa lista e aclamado pelos apreciadores do horror, conta a história de mineradores que encontram uma substância gosmenta de cheiro e sabor muito atrativos. A substância é servida como sobremesa pelo mundo todo e vira uma coqueluche. Um espião industrial tenta roubar a fórmula doce, mas descobre algo assustador: o material do qual é feito, hospeda um parasita que devora as entranhas de quem o come.

Náusea Total (1987) – Peter Jackson 

semana-halloween-melhor-do-cinema-trash-2

Um marco dos filmes trash, que contou com uma verba curta e com muita criatividade (característica fundamental não só deste filme, mas de toda filmografia de Peter Jackson), cheio de  gore e efeitos de garagem, é um dos filmes mais divertidos e sujos do cinema. Um extravagante grupo governamental investiga a presença de alienígenas no planeta Terra. Até aí tudo bem, não fossem os visitantes bizarros e perigosos, usando os cérebros e carne humanos como guloseimas. Não é pra menos, já que a intenção dos seres de outro mundo é conseguir matéria prima para uma rede de fast-food intergaláctica.

Street Trash (1987) – J. Michael Muro

Semana do Halloween – Noite 3 - O melhor do Cinema Trash 9

Quando o dono de uma loja de licor encontra uma caixa no fundo do seu depósito cheia de estranhas garrafas de uma bebida chamada Viper, ele decide vendê-las para os mendigos por um dólar cada, sem se importar com o seu conteúdo. Sujeira é o prato cheio do filme, mendigos decrépitos, necrofilia, roteiro absurdo, efeitos de garagem toscos e exagerados.

A Maldição dos Mortos-Vivos (1988) – Wes Craven

Semana do Halloween – Noite 3 - O melhor do Cinema Trash 11

A história sobre a jornada macabra de um homem ao mundo misterioso da magia negra, baseada na experiência real de Wade Davis e filmado no Haiti, o filme retrata uma pavorosa excursão ao universo da magia e do sobrenatural. Um antropólogo de Harvard é enviado ao Haiti para recuperar um estranho pó que dizem ter o poder de ressuscitar seres humanos. Na busca pela droga milagrosa, o cético cientista adentra o submundo oculto dos zumbis, dos rituais sangrentos e das maldições remotas.

Palhaços Assassinos do Espaço Sideral (1988) – Stephen Chiodo

Semana do Halloween – Noite 3 - O melhor do Cinema Trash clowns

Quem nunca teve medo de palhaços? Se não teve, aposto que alguém que conhece ainda tem. Eu fui uma dessas que se borravam de medo de palhaço quando criança, por culpa de IT, do Stephen King, e do palhaço de Poltergeist. Ninguém mandou gostar de ler e ver filmes cedo, já dizia minha mãe. Depois que cresci a história mudou, e comecei a ter verdadeira adoração por eles, principalmente no horror. Esse filme é aquele que vale a pena pegar emprestado na locadora e nunca mais devolver. Não, eu nunca fiz isso. Não me prendam. O longa se passa numa noite de sexta-feira, Mike e Debbie namoram no banco de trás do carro, quando uma forte luz rasga o céu e cai numa clareira. O casal parte para lá e encontra uma brilhante tenda de circo. São os palhaços assassinos que chegaram do outro mundo.

A Cat In The Brain (1990) – Lucio Fulci

semana-halloween-melhor-do-cinema-trash-3

Dr. Lucio Fulci, é um diretor de filmes de horror que parece estar se deixando influenciar demais pela orgia sangrenta. Assombrado por visões de seus filmes todos os dias, ele pede ajuda a um psiquiatra sem saber que o médico possui mais problemas que o próprio paciente. O psiquiatra usa as visões de Fulci para realizar assassinatos brutais na vida real.  Notou o realismo?

O Ataque dos Vermes Malditos (1990) – Ron Underwood

semana-halloween-melhor-do-cinema-trash-4

Você já deve ter escutado esse título, isso porque esse é o trash que mais brilhou nas telas de TV nos anos 90. A história se passa em Perfection, uma pequena vila isolada no meio do estado de Nevada onde, indo de encontro à calmaria costumeira, passa a sofrer uma série de abalos sísmicos estranhos. Para investigar as vibrações, a estudande de sismologia Rhonda (Finn Carter) instala aparelhos no deserto. É quando dois trapaceiros, Val (Kevin Bacon) e Earl (Fred Ward), descobrem que embaixo da cidade está uma ninhada de vermes gigantes e fedorentos, com tentáculos na boca e que se movem sob a terra em alta velocidade. Acuados pelas criaturas, os habitantes da cidade se unem para encontrar uma solução e eliminá-los.

A História de Ricky (1991) – Ngai Kai Lam

semana-halloween-melhor-do-cinema-trash-6

Estava faltando um representante daqueles filmes de pancadaria orientais, não é? Pois não está mais! Story of Ricky é um festival de sangue e surras absurdamente bizarros, e serve pra mostrar que nem só de zumbis, demônios ou monstros deformados são feitos os filmes trash.

semana-halloween-melhor-do-cinema-trash-5Ricky é um jovem que foi mandado para a penitenciária após matar alguns chefões da Tríade que levaram sua namorada a cometer suicídio. Lá, usará suas incríveis habilidades nas artes marciais para combater o sistema corrupto e violento que impera no presídio. Para isso, terá que enfrentar os guardas, várias gangues de presidiários e os diretores da instituição, todos interessados na sua morte.

Fome Animal (1992) – Peter Jackson

semana-halloween-melhor-do-cinema-trash-7

Um filme bastante divertido e extremamente exagerado, gore com zumbis monstruosos por toda a parte, muita maquiagem e criação de criaturas incríveis, aqui vemos o que pouca renda e muita criatividade podem fazer. Lionel, interpretado por Timothy Balme, é um rapaz muito tímido e totalmente submisso à sua mãe, interpretada por Elizabeth Moody, até ela ser mordida por uma macaca-rata de Sumatra, que tem uma doença que transforma pessoas em zumbis. Depois do acontecido, sua mãe sai matando e comendo animais e pessoas, deixando sua desajeitada vida ainda mais de cabeça pra baixo.

Pelo Amor e Pela Morte (1994) – Michele Soavi

Semana do Halloween – Noite 3 - O melhor do Cinema Trash 5

Filme italiano que elevou o trash para um nível mais intelectual, duas. O filme contém questões filosóficas sérias sobre vida e a morte, amor e ódio, existência e inexistência e crítica social, além de ser, também, uma obra sobre mortos-vivos bastante interessante e original. Um dos mais filosóficos de todo o gênero de horror. Francesco Dellamorte, interpretado por Everett, é guarda do cemitério de uma pequena cidade, num momento indeterminado do tempo. Há um mistério naquele local que ninguém consegue explicar, mas que todos parecem aceitar com naturalidade: os mortos voltam à vida sete dias depois de terem sido enterrados. Imagina só como foi o dia em que sua antiga amante aparece e o leva a ter relações sexuais em cima do túmulo do ex-marido?

O Sorveteiro (1995) – Paul Norman

Semana do Halloween – Noite 3 - O melhor do Cinema Trash 10

Trilha sonora com a tradicional música de sorveteiro chegando no bairro. Na infância, Gregory Tudor presenciou seu amigo sorveteiro tendo um final trágico. Quando se torna um adulto, Gregory começa a trabalhar como sorveteiro e mata todas as criaturas que encontra pela frente.
Alguém aqui quer experimentar o sorvete de Gregory?

Wild Zero (2000) – Tetsuro Takeuchi

Semana-do-Halloween

Ace, um jovem roqueiro, vai ao show da sua banda favorita, a Guitar Wolf, e acaba salvando-os da morte. Ele recebe um apito mágico que serve para chamá-los sempre que estiver em perigo. No dia seguinte, Ace segue seu caminho rumo a um outro show de rock, para num posto de gasolina e salva a vida de uma outra pessoa, uma garota chamada Tobio. Após encher o tanque, ele continua sua viagem ao show e encontra um carro parado na estrada. Quando se aproxima, encontra zumbis e decide voltar para resgatar a jovem Tobio, mas logo percebe que há mortos-vivos por todo lugar. Uma viagem pelo mundo underground japonês com tudo que o horror mais ama: zumbis, violência, nudez, humor negro e rock n roll!


Você deve estar questionando se eu sou a guria que mais gosta de filmes sangrentos no mundo… E se não está, respondo mesmo assim: sou mesmo. Espero que tenha curtido a lista que preparei com todo horror e carinho para você, e se não curtiu vou te mat… Brincadeira!
Tem outras listas vindo por aí. Selecionei os melhores do trash, ou ao menos, considerados melhores pelos cineastas e pela crítica.
Comente aqui se lembrar de algum trash que considera ícone do horror, e não se esqueça de conferir o restinho da Semana do Halloween, que acontece na quinta e na sexta.

Sonhe com tripas e um beijo no seu coração dilacerado por zumbis.