HQ do Dia | The Sandman: Overture #6

2 anos atrás ( 01/10/2015 )

Lá se vão quase dois anos desde que a primeira edição do prelúdio de “Sandman” (30 de Outubro de 2013) foi publicada pela Vertigo – DC Comics. E os fãs que tem acompanhado o trabalho de Neil Gaiman, J.H. Williams III, Dave Stewart e Todd Klein neste ritmo de publicação homeopático vem experimentando um misto de êxtase e agonia a cada nova revista publicada.

Esta semana o time criativo finalmente revela ao mundo a edição final do prelúdio para o universo de “Sandman”. Então prepare-se para reler tudo de novo e no final mergulhar na primeira edição desta histórica publicação com uma perspectiva muito mais profunda sobre a natureza deste amado personagem.

Quando deixamos nossos queridos Sonho, Hope (que deve ser traduzida aqui no Brasil como Esperança) e o Gato vimos que o estrago causado pelas estrelas ensandecidas devastou quase que todo o universo da revista. Os sobreviventes (ou não) reúnem-se em uma embarcação conduzida por Sonho e são a chave para a salvação. Somente com os esforços de Hope e de todos à bordo a ordem e a criação poderão ser restabelecidas, mas há um grande preço a se pagar. E isso caí na conta de Sonho.Sandman-Overture-6

O roteiro de Gaiman e a resolução da trama não tem nada de chocantes, como de fato ocorre na maioria dos prelúdios. Se você leu pelo menos o início da antológica “Prelúdios e Noturnos”, sabe mais ou menos como esta história aqui termina. A maneira como a história se encaminha, a condução de Gaiman através de seus deliciosos diálogos e testemunhar algumas sementes de relações futuras e de arcos como “Casa de bonecas” sendo plantadas são coisa que não tem preço para o fã da série. Se você é um novo leitor, logicamente vai ficar cheio de lacunas na cabeça após terminar de ler a sexta parte de “Overture”. Gaiman foi até bastante benevolente com vocês na grande parte da série, no entanto aqui não há espaço para exposição. Qualquer explicação adicional quebraria o ritmo e estragaria o clímax absurdo da edição final que mostra literalmente como o universo da revista foi criado e as terríveis consequências para seu protagonista. Digamos somente que Oneiros sofre uma transformação que conecta “Overture” diretamente à primeira edição de “Sandman”.

A espera entre uma edição e outra de “Overture” se justifica (se não pela belíssima capa) imediatamente quando o leitor bate os olhos na primeira página desta edição desenhada por J.H. Williams III e colorizada por Dave Stewart. Dos círculos concêntricos alternando entre estilos distintos de traçado e pintura na primeira página, ao lindo mosaico caótico no interior do barco de Sonho, passando pelo inebriante “bate papo” com Delírio e chegando até a criação de um universo inteiro… Terceiro e Stewart desenham literalmente a “porra toda e mais um pouco” nesta edição. Somado às fantásticas artes das edições anteriores podemos dizer que “Overture” figura com facilidade no rol dos trabalhos gráficos mais fantásticos já produzidos pelo selo Vertigo, quiçá na DC Comics inteira. Não há mais o que dizer sobre esta arte.

Prelúdios são um tema polêmico. Principalmente se tratando de franquias consagradas e que vendem muito. Por vezes este modelo de história é somente uma desculpa para revisitar um universo popularizado no passado e vender material de qualidade contestável. Nada disso se aplica a “Overture”. A mini série de fato não é vital para o entendimento do universo da “Sandman” original, no entanto sua leitura posterior nos faz enxergar a publicação de origem sob uma lente completamente nova. Particularmente nesta conclusão, os novos leitores podem ficar levemente perdidos, mas não por alguma deficiência de roteiro e sim pela complexidade desta mitologia e pelo formato único de apresentação de Neil Gaiman. Com uma das artes mais lindas do selo Vertigo nos últimos anos, “Overture” é um material de altíssimo nível que celebra a série original ao mesmo tempo que nos arrasta de volta a um dos universos mais inovadores da história dos quadrinhos.

Leia todas as resenhas da saga “The Sandman: Overture”:

The Sandman: Overture #1

The Sandman: Overture #2

The Sandman: Overture #3

The Sandman: Overture #4

The Sandman: Overture #5

 

 

 


© 2017 Proibido Ler | Feito com Wordpress - Desenvolvimento por Dk Ribeiro & Baruch Vitorino