HQ do Dia

The Sandman: Overture #1

Véspera do dia das bruxas de 2013. Há quase dois anos atrás, a Vertigo lançou a primeira edição do retorno do mestre Neil Gaiman à uma de suas criações mais marcantes: O universo de Sandman. Overture é uma “prequela” em seis partes dos eventos da popular série da Vertigo eternizada por Gaiman na década de 1990 e que até hoje tem impacto na indústria de quadrinhos adultos. Sim. Esta resenha está com um puta atraso, no entanto na época não havia “HQ do Dia” e, devido à grandiosidade da obra estamos voltando ao passado para resenhar a primeira edição de The Sandman: Overture.Sandman-Overture-1

Nesta primeira edição somos re-apresentados a algumas caras conhecidas a la Gaiman, portanto se você já conhece algo de Sandman não vai ter muita dificuldade reconhecendo SonhoMorteDestinoLucien e alguns dos coadjuvantes mais famosos da série através de diálogos de extremo bom gosto. Entretanto se este é seu primeiro contato com este universo pode ser que alguns conceitos e personagens exijam alguma pesquisa, mas nada muito profundo. Basta saber quem é quem e você já tem ideia das motivações das personagens. O roteiro nesta primeira parte de Overture é belo e tem um ritmo entorpecente, porém introdutório. A revista não apresenta um objetivo para Oneiros logo de cara. Sabemos que há gravidade na situação proposta e existe um alarme que literalmente “arranca” o protagonista de uma cena crucial, mas isso não é suficiente para pôr a história em movimento. Portanto ficamos no campo das apresentações e mais para o final temos uma bela surpresa. Os diálogos e narrações de Gaiman por sua vez são tudo aquilo que você que lia (ou lê) em Sandman (ou em qualquer coisa do autor) espera. O sujeito é um contador de histórias clássico e uma imaginador nato e isso fica evidente desde a primeira página do gibi, com a descrição de um planeta fictício em um sistema solar diferente do nosso. Só Gaiman consegue escrever diálogos como o de Sonho com o Coríntio, por exemplo e esta sequência em particular é um presente aos antigos leitores. Overture #1 está recheada destes “presentes” e para quem já não lia nada novo de Sandman há anos isso já vale muito mais que o preço de capa. Mas ainda temos que falar da arte…

A arte de J.H. Williams III é tudo que este tipo de história merece (e isso é dizer muito em se tratando de uma das mitologias mais marcantes da história da nossa mídia). Se esta for a sua primeira leitura de Sandman, qualquer outra arte que vier depois não terá o mesmo impacto do visual desta primeira edição. Terceiro nasceu para desenhar Sandman e isto fica evidente logo na primeira página da revista. O visual é simplesmente embasbacante. Aquele tipo de gibi em que você exclama um palavrão a cada virada de página. A caracterização e principalmente a diagramação insana e brilhante do ilustrador são obras de arte em forma de quadrinhos. Cada página dupla engrandece e arrasta o leitor mais e mais para dentro deste universo. Isso tudo é feito de forma a apresentar os diálogos e narrações de Gaiman da forma mais completa possível. Em momento algum a arte “sufoca” a história. As páginas moldam as palavras do roteiro e temos um sincronismo perfeito entre escrita e arte que captura o leitor logo de cara e compensa o ritmo cadenciado desta primeira edição.

The Sandman: Overture #1 é uma estreia deliciosa para o fãs da antiga série da Vertigo. Aqui re-encontramos velhos conhecidos, mas a sensação não é de nostalgia, mas de que estamos vendo novos aspectos e camadas de personagens que já eram familiares. Ainda para quem é fã de Sandman, o ritmo da narrativa é um delicioso passeio pelo reino dos sonhos e apesar de pouco movimentado, o roteiro é impecável e os diálogos são quitutes saborosos preparados Gaiman. Para os novos leitores, Overture pode ser um pouco vaga e ter um ritmo lento, mas o visual incrível e a interação roteiro / arte compensam totalmente esta aparente falta de movimento na estreia da série.

Leia todas as resenhas da saga “The Sandman: Overture”:

The Sandman: Overture #2
The Sandman: Overture #3
The Sandman: Overture #4
The Sandman: Overture #5


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2018 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.