in

Ex-prisioneiro retratou em cartas de baralho os horrores dos campos de concentração nazistas

Estas cartas são obra de um artista esloveno chamado Boris Kobe, que foi feito prisioneiro político pelos nazistas em Allach, um sub-campo do campo de concentração de Dachau, perto de Munique. Kobe viveu para ver o fim da guerra, tendo sido um arquiteto bem sucedido, e morreu aos 70 anos em 1981. Seu projeto mais importante depois da guerra foi, provavelmente, a restauração do Castelo de Ljubljana com Jože Plečnik.

Não há nenhum significado oculto nessas cartas. Elas devem ser vistas como um livro dramático de memórias visuais do que eram os horríveis campos de concentração nazistas. Como um todo, as cartas representam um resumo visual da vida num campo de concentração, Kobe representou sequências trágicas e humilhantes misturadas com humor ácido. Não se sabe, ao certo, se as cartas foram feitas antes ou depois da libertação de Allach – em abril de 1945 – por forças americanas. Há evidências de que foi depois, por exemplo, a carta XXI (abaixo) descreve a libertação, a bandeira eslovena e uma lápide em chamas com o nome “Allach”.

Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-12

As cartas são destinadas a um jogo chamado Tarock/Tarot, mas a palavra “tarô” pode ser interpretada erroneamente. Tarô/Tarot é jogo popular na Europa há séculos, portanto, este não é um baralho de tarô no sentido oculto. Veja:

Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-1 Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-2 Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-3 Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-4 Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-5 Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-6 Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-7 Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-8 Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-10 Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-11 Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-13 Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-14 Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-15 Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-16 Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-17 Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-18 Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-19 Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-20 Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-21 Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-22 Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-23 Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-24 Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-25 Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-26 Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-27 Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-28 Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-29 Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-30 Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-31 Boris-Kobe-Tarock-Card-Game-Tarot-Cards-32

O baralho original está no Arquivo da República da Eslovenia.

E aí, curtiu?

Escrito por Louise

Amo, respiro e me alimento de quadrinhos, acho completamente normal se envolver emocionalmente com personagens de séries e filmes, e já vou avisando: NÃO MEXA COM MEUS HERÓIS!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0

E se o Vader fizesse um vídeo comemorando seus 10 anos no Facebook?

Conheça alguns super-heróis homossexuais dos quadrinhos