Será que a tecnologia causa isolamento social?
in

Será que a tecnologia causa isolamento social?

Neste artigo vamos analisar alguns dos efeitos da tecnologia na vida social das pessoas

Uma das maiores vantagens da internet, e a que deslumbrou toda a gente aquando da sua invenção, foi a capacidade desta tecnologia ligar pessoas em tempo real em qualquer parte do mundo. Todavia, existem aqueles que, apesar desse facto inegável que é a ligação social potenciada pela internet, acreditam que esta, e a tecnologia no geral, causam isolamento social. Mas nem sempre: por exemplo, a sweet bonanza slot é uma forma de desanuviar após um dia complicado e oferece ainda a hipótese de ganhar prémios apelativos. 

Mas será que existe valor nestas afirmações? Vamos analisar alguns dos aspetos negativos das redes sociais e averiguar se esse isolamento social é maior do que as vantagens que as redes oferecem.

O fear of missing out

Embora a internet permita que nos mantenhamos conectados com os nossos amigos e familiares mesmo que estejam do outro lado do mundo, as redes sociais também potenciam e exacerbam o sentimento de isolamento e a solidão. O culpado? O FOMO, sigla inglesa para fear of missing out.

Isto acontece quando fazemos scroll pelas redes sociais e vemos as vidas perfeitas dos nossos amigos. De férias em sítios paradisíacos, a jantar num restaurante caro ou ir àquele festival a que queríamos mesmo ir.

Apesar de as redes sociais serem um sítio extremamente curado e de as pessoas exporem apenas as melhores facetas das suas vidas, por vezes esquecemo-nos desse facto: as vidas dos nossos amigos parecem tão emocionantes e as nossas tão aborrecidas em comparação… Como tal, é natural que se crie esse sentimento de que estamos a perder algo, que devíamos estar a fazer algo mais com a nossa vida.

Será que a tecnologia causa isolamento social?

O afastamento das relações físicas

Outro dos problemas que se pode encontrar com as redes sociais é o afastamento físico das pessoas que nos são próximas. Ao investirmos demasiado tempo nas relações online, acabamos por descurar as relações pessoais.

Apesar de a solidão fazer parte da condição humana e de todos a terem experienciado de algum modo, muito antes de haver tecnologia, atualmente parece que existe uma espécie de epidemia de solidão. Contudo, por mais que possamos trocar as relações pessoais pelas virtuais, acabamos sempre por não puder culpar tudo isso na tecnologia: será que as pessoas se sentem mais sós por estar na internet, ou será que estão na internet porque se sentem mais sós?

O que causa o sentimento de solidão?

Apesar de tudo, as relações interpessoais são necessárias para que não nos sintamos tão sozinhos. O teletrabalho, apesar de todas as suas vantagens, acaba por remeter as interações interpessoais para um mundo virtual, através de reuniões por zoom ou de conversas por chat.

De acordo com um artigo da NPR, as pessoas sentiam-se 8 pontos menos sozinhas quando partilhavam objetivos comuns com os seus colegas de trabalho.

As redes sociais ajudam a combater ou promovem a solidão?

O mesmo artigo da NPR indica que as pessoas que mais utilizem as redes sociais sentem-se mais sozinhas do que as pessoas que só as usam esporadicamente. No entanto, mantém-se a mesma questão: o que será que veio primeiro, as redes sociais ou o sentimento de solidão?

Uma pesquisa de 2021 indicou algo curioso: os mais jovens sentem-se mais sozinhos com as redes sociais, porém o inverso acontece com as faixas etárias mais velhas. Em 2020, um estudo da Renken indicou que a Gen Z, com pessoas entre os 18 e os 22 anos, tinha a maior pontuação na escala de solidão, com 50 de 80 pontos máximos.

Portanto, apesar de tudo, a solidão pode ser um problema transversal à população e não algo causado pela tecnologia e pelas redes sociais.

A tecnologia causa isolamento social?

Alguns estudos indicam que o modo como se usa a tecnologia pode agravar o isolamento social, enquanto outros podem ser benéficos para aliviar essa sensação de solidão.

Por exemplo, caminhar de fones na rua, evitando assim o ruído do mundo natural, pode ter um impacto negativo no bem-estar psicológico. A troca de interações reais por interações virtuais (como reuniões físicas passadas a ser feitas por videochamada) também pode agravar essa sensação de solidão.

Todavia, nem tudo está perdido. A tecnologia também pode ser utilizada para aliviar alguns problemas psicológicos e oferecer modos de relaxamento.

De um modo geral, a tecnologia pode causar isolamento social, mas também o pode evitar. Depende tudo da forma como é utilizada e do acompanhamento dado aos adolescentes, que são o público mais sensível a esta questão.

Escrito por Equipe Proibido Ler

Produzindo conteúdo sobre o universo geek há mais de uma década. Nos acompanhe também no Instagram, Twitter e Facebook.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

A importância de comédias românticas pra saúde do cinema

A importância das comédias românticas pra saúde do cinema

ASUS ROG anuncia seu primeiro console portátil com Windows 11