in

Batman | 5 Histórias que poderiam ser adaptadas no filme solo

O aguardado longa Batman vs Superman: A Origem da Justiça teve sua grande estréia realizada no mês de março e trouxe consigo um divisor de opiniões. De todo modo, Batman vs Superman: A Origem da Justiça só não nos apresentou, pela primeira vez, a trindade da DC Comics nos cinemas, como veio pra marcar o alvorecer dos heroicos membros fundadores da Liga da Justiça e solidificar a base para DCU.

Um dos personagens a ter um longa solo planejado para o DCU é ninguém menos do que o Cavaleiro das Trevas, o Batman. Sem quaisquer informações sólidas sobre o que o filme pode vir a explorar e trabalhar, bem como sem qualquer previsão de lançamento para o longa, decidimos listar cinco arcos das histórias em quadrinhos do Batman – Bruce Wayne – que poderiam servir de base para uma adaptação no primeiro longa do herói. Confira:

05. Batman: O Homem Que Ri  (2005)

Batman | 5 Histórias que poderiam ser adaptadas no filme solo

Em Batman: O Homem Que Ri a cidade de Gotham prova da loucura de um dos maiores, se não o maior, antagonistas do Cavaleiro das Trevas, o Coringa. Neste arco, o Coringa passa a deixar um rastro de caos e corpos sorridentemente mortos em sua campanha de destruição para Gotham, fazendo assim com que o coloque em rota de colisão com o Cavaleiro das Trevas. Enquanto a trama se desenrola, o arco explora uma das histórias de origens contadas para o Coringa, bem como o desenrolar da relação de nêmesis entre ele e o Batman.

A adaptação deste arco poderia ser uma boa combinação entre a exploração de um roteiro que busque apresentar o primeiro contato entre a cidade de Gotham e o Coringa, bem como um inicio para a sua relação de nêmesis com o Batman. Outro ponto interessante e que a adaptação poderia explorar uma das histórias acerca da origem do Coringa, ainda que não de forma oficial. No entanto, a exploração deste arco pode não apresentar uma diferenciação de proposta, tornando-o similar a história contada no longa Batman: O Cavaleiro das Trevas.

04. Uma Morte na Família – Batman #426~#429 (1989)

Batman | 5 Histórias que poderiam ser adaptadas no filme solo

No arco Uma Morte na Família, Batman percebe que a conduta em campo contrastante de Jason Todd está longe de torná-lo um lutador contra o crime ideal, onde o mesmo logo o afasta das funções. Por sua vez, Jason Todd descobre que não é filho de quem pensava ser, tendo como possível mãe três mulheres que estão espalhadas pelo mundo, e decidi ir em busca delas. Como consequência dessa busca, Jason Todd, contra a vontade do Cavaleiro das Trevas, acaba se envolvendo numa caça ao Coringa, que por sua vez, se torna o responsável pela morte do jovem prodígio.

A adaptação deste arco certamente seria interessante uma vez que nos apresentaria ao personagem Jason Todd no DCU, fazendo também uma grande homenagem aos quadrinhos clássicos e bem mais do que isso, com um bom desenvolvimento, trabalho, intensidade e tons certos, poderia expressar de forma profunda como o jovem prodígio Jason Todd se tornou o maior fracasso do Cavaleiro das Trevas.

03. Batman: Sob o Capuz Vermelho (2005)

Batman | 5 Histórias que poderiam ser adaptadas no filme solo

Em Batman: Sob o Capuz Vermelho, como consequência de eventos anteriores, o Cavaleiro das Trevas tem muito com o que se preocupar: Robin, Batgirl e Asa Noturna não deixaram a cidade de Gotham, Stephanie Brown está morto, Asa Noturna posteriormente é ferido e o GCPD vê Batman como um criminoso enquanto Máscara Negra assume todo o crime organizado em Gotham City. No entanto, uma figura misteriosa conhecida como Capuz Vermelho tem assumido as operações de Máscara Negra e tomando o controle de suas gangues. Ao fim da história, Capuz Vermelho revela ser Jason Todd.

Este arco poderia adaptar-se perfeitamente a um roteiro que procure trabalhar em cima do maior fracasso do Cavaleiro das Trevas, mas introduzindo o perigo de uma ameaça que está em um nível tão pessoal como o Capuz Vermelho. Assim como o tópico anterior, a adaptação além de ser uma grande homenagem aos clássicos quadrinhos, também teria a grande oportunidade de apresentar um personagem que morreu como herói e retornou à vida como um anti-herói brutalmente violento, com grandes possibilidades de explorar a intensidade e dicotomia entre “bem e mal”.

02. Batman: Arkham Knight (2015)

Batman | 5 Histórias que poderiam ser adaptadas no filme solo

Das indicações desta matéria, está é a única cujo história não é diretamente do mundo dos quadrinhos. Em Batman: Arkham Knight, no Halloween, o Espantalho ameaça lançar o seu novo gás do medo por toda a cidade de Gotham. Sendo assim, a cidade é evacuada deixando apenas a policia e os criminosos. Em suas investigações para impedir que Espantalho mergulhe a cidade de Gotham no medo, Batman entra em rota de colisão com Arkham Knight e o seu exército armado. Com o desenrolar dessa trama, Batman enfrenta muito de seus vilões, enquanto tenta impedir Espantalho de destruir Gotham e luta contra o Coringa pelo domínio de sua mente.

De fato, o enredo de Batman: Arkham Knight possui grandes possibilidades de exploração, mas teria de ser bem adaptado a proposta do filme solo do Cavaleiro das Trevas e, possivelmente do DCU. No entanto, uma vez que feito isso, a essência em si pode apresentar um longa com um grande leque de personagens (adversários ou não), uma proposta inusitada e que expressaria a intensidade por trás do Cavaleiro das Trevas e sua sina para proteger a cidade de Gotham. Além do quê, eu realmente gostaria de ver a fase de Jason Todd como Arkham Knight no DCU.

Leia mais: Batman: Arkham Knight | Uma adaptação literária digna do Cavaleiro das Trevas

01. A Corte das Corujas – Batman #01~#07 (Novos 52)

Batman | 5 Histórias que poderiam ser adaptadas no filme solo

No primeiro arco do título do Batman nos Novos 52, A Corte das Corujas, na vida pública Bruce Wayne revela seus maciços novos planos de desenvolvimento para trazer Gotham City ao futuro. No entanto, o Cavaleiro das Trevas acaba por entrar em rota de colisão com uma lenda urbana tirado de uma canção de ninar que cerca a cidade de Gotham: A Corte das Corujas.

A adaptação deste arco possui um grandes potencialidades de exploração em um filme solo do Cavaleiro das Trevas. No entanto, o que destaca esse arco é que além de apresentar a cidade protagonista de uma forma diferenciadamente inusitada e com o toque de uma lenda urbana, é que a Corte das Corujas se demonstra como um desafio muito além das capacidades do Batman em vários pontos. Certamente seria interessante ver o Cavaleiro das Trevas lidando com um desafio maior do quê ele próprio, ainda mais um que engloba não só ele mas como sua cidade também.

Gostou das indicações que estão nesta lista? Conte para nós nos comentários.

Veja também: The Flash | 5 Histórias que poderiam ser adaptadas no filme solo

E aí, curtiu?

Escrito por Isaias Setúbal

All I hear is doom and gloom. And all is darkness in my room. Through the night your face I see. Baby, come on. Baby, won't you dance with me?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0

Smite | Atualização traz Invasão Viking!

Thor Ragnarok | Marvel anuncia novidades sobre o elenco